Rio de Janeiro Artes marciais

1
Judô Clube Leonardo Lara, Zona Norte
  Rua Alfredo Pinto 4-B - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ
             
Consagrado na formação de atletas campeões de judô, Leonardo Lara, faixa preta 5° DAN e criador do Judô Clube que leva o seu nome, fez constar em seu currículo graduação pelo Curso de Educação e Treinamento pela Federação Internacionao de Judô.
Aulas com boa freqüência para crianças de 3 a 5 anos, judô infantil para crianças de 6 a 10 anos, estimulando a disciplina e a auto confiança.
Judô feminino com excelente procura.
Endereços:
Sede Rua Alfredo Pinto, 4-B - Tijuca
Núcleo 1 Academia Pro Trainer - Tijuca
Núcleo 2 Colégio Batista - Tijuca
Núcleo 3 Colégio Braga Carneiro Tijuca
Núcleo 4 Academia KDM Vila Isabel
2
Associação Lagoa Azul Capoeira RJ, Zona Sul
  Av. Borges de Medeiros - Parque dos Patins - Lagoa - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer2' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/6tsjevCSB6w" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer2'>
Fundada na década de 90 no Rio, a Associação Lagoa Azul Capoeira tem como fundador João José da Silva, mais conhecido como Mestre João do Pulo. Ao longo de mais de 10 anos, o resultado do crescimento do Grupo possibilitou a expansão de novos núcleos espalhados pelo Rio e exterior.
A Associação tem como objetivo trabalhar com base no aspecto, prático, físico, disciplinar; na saúde física e mental, na vivência da capoeira e na formação do caráter. Trabalha o intelecto e o comportamento de cada indivíduo, despertando nos jovens a auto-estima e resgatando seus valores, a fim de obter, assim, grandes resultados.
O grupo visa a divulgação da nossa cultura, através de vídeos, CDs e palestras em escolas e universidades. Para isso, vem qualificando seus profissionais para a execução de seus trabalhos de cidadania.
Além disso, tem como filosofia, a difusão e a proteção de manifestações culturais brasileiras sempre trazendo uma nova dinâmica à Capoeira, através da formação de novos valores, capazes de transformar uma sociedade através da cultura, esporte e educação.
Por fim, a Associação está, sobretudo, trabalhando para que os jovens sejam bons cidadãos dentro e fora da comunidade onde vivem.
Fonte: Professor Mazinho - Professor de Capoeira pelo Grupo Lagoa Azul.
Locais de aulas do Grupo Lagoa Azul:
Parque dos Patins - Lagoa, Fonte da Saudade - Lagoa, Academia Local Ipanema, Quintal das Belas Artes - Botafogo, Escola Nova - Jardim Botânico, Stella Maris Vidigal, Creche Florescer - Rio Comprido, Praça dos Cavalinhos e Estrada Velha da Tijuca - Tijuca, Academia Ginasticlube e City Gym - Centro, Estúdio Volorarte - Copacabana, Teresópolis e Guapimirim
3
SeiShinKan de Karatê e Kobu-Do, Zona Sul
  Rua das Palmeiras, 66 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ              
Como o Judo, o Karate também chegou ao Brasil com os imigrantes japoneses no ano de 1908 e instalou-se primeiro em São Paulo, principalmente nas cidades do interior. Criado por nativos e monges da antigüidade instintivamente e desenvolvido por samurais, o Karatê é uma arte marcial oficial folclórica ritualista tradicional da Ilha de Okinawa (Japão), linha zen, inspirada pelos fenômenos da natureza e observações dos animais, com finalidades educacionais, terapêuticas, defesa pessoal, ética, estética e uma proposta estilística de vida.
Muito apreciado em todas as camadas sociais é hoje esporte olímpico praticado em mais de 150 países.
Seus preceitos incluem respeito, cortesia, paz, fraternidade, dedicação, harmonia, justiça, união, humildade, paciência, otimismo, bom-senso, prudência, controle da violência e disciplina.
Efeitos imediatos são elasticidade, reflexo,auto-confiança, controle do stress, bem-estar, sensibilidade, percepção, intuição, criatividade e segurança pessoal.
4
Instituto Reação, Zona Sul
  Av. Niemeyer, 776 - São Conrado - Rio de Janeiro, RJ              
O Instituto Reação é uma associação sem fins lucrativos que atua em comunidades de baixa renda no Rio de Janeiro, tendo como objetivo a promoção do desenvolvimento humano e da inclusão social por meio do judô e de atividades complementares — passeios culturais, atendimento fisioterapêutico, aulas de inglês e reforço escolar, entre outras.
A ONG, criada em 2003 pelo medalhista olímpico Flávio Canto (bronze no judô em Atenas/2004), atende cerca de mil crianças e jovens, entre quatro e 25 anos de idade.
A filosofia do Projeto está baseada na força do esporte como elemento fundamental para o desenvolvimento humano, despertando as potencialidades de crianças e adolescentes nas dimensões cognitiva, produtiva, social e pessoal. O judô, esporte utilizado para atingir tais objetivos, é uma modalidade olímpica, com componentes educacionais baseados na disciplina, respeito ao próximo e não-violência. A prática do esporte devolve aos jovens a auto-estima, a determinação e a autoconfiança.
Hoje, com quatro pólos no Rio de Janeiro, aproximadamente mil crianças e jovens praticam diariamente judô nas Unidades Rocinha, Tubiacanga, Cidade de Deus e Pequena Cruzada.
5
Casquinha Jiu-Jitsu Clube, Zona Norte
  Rua Vilela Tavares, 169 - Méier - Rio de Janeiro, RJ              
Casquinha, já revelou grandes nomes do cenário da luta como o bicampeão mundial André Mendes e o treinador de Jiu-Jitsu da Chute Boxe, Cristiano Marcello, antes deste ir treinar com Royler Gracie. Hoje, Casquinha conta com filiais da sua equipe nos Estados Unidos, Panamá, Japão, Israel, Colômbia, Aruba e México, esse último, Casquinha ministrou aulas para os seguranças do ex-presidente mexicano, Vicente Fox. O trabalho social desenvolvido pelo Mestre Cézar Guimarães, o Casquinha, nas comunidades do Méier e Lins de Vasconcellos, no Rio de Janeiro, foi reconhecida pela Câmara dos Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro, tendo recebido na ocasião a Medalha de Mérito Esportivo, comenda conferida a poucos desportistas desta cidade. Fonte: www.tatame.com.br/
6
Ricardo Martins Sensei, Zona Oeste
  Estrada dos Três Rios, 607 - Freguesia - Rio de Janeiro, RJ              
O Mestre Ricardo Martins, é o instrutor de Aikido do Kohirajuku Kanie Dojos - Owari Aikika. Ricardo foi aluno direto dos mestres Shihan Masakazu Kitahira 8º Dan (Hiroshima Aikikai), Roberto Maruyama 6º Dan (Instituto Maruyama - Pres. Brazil Aikikai), Sensei Severino Sales 6º Dan (Pres. FEBRAI), Sensei Pedro Paulo 5º Dan (Aikido Rio de Janeiro), Sensei Adélio 4º Dan, Sensei Ortega 4º Dan (Aikido Rio de Janeiro), Sensei Luis Cláudio 2º Dan (Instituto Takemussu) e do saudoso Mestre Clóvis (Independente).
Dojos em Jacarepaguá e Botafogo (Rua São Clemente, 155).
7
Keishinkan Centro Cultural de Artes Marciais, Zona Oeste
  Rua Eutiquio Soledade, 473 - Jacarepaguá - Rio de Janeiro, RJ              
Fundada em 1994 a Kenshinkan Centro Cultural de Artes Marciais, embora jovem, acumula vasta experiência. A sua frente está o Sensei Paulo Roberto, 6º Dan, que há mais de 20 anos ministra karate no Rio de Janeiro.
Os praticantes de karate devem ter como objetivo o autoconhecimento, a formação moral, emocional e espiritual. Baseando-se nisso, a Kenshinkan desenvolve um trabalho focado no verdadeiro sentido do Karate-Do. A academia tem em seus quadros os mais variados tipos de alunos, de crianças a adultos, sem limites de idade ou sexo.
Esta diversidade só é possível por tratar-se de um trabalho sério, que prega a não violência e o respeito como sendo premissas para um bom aprendizado, constituindo uma Escola de Karate para todos.
Outros Endereços:
Rua Maldonado, 55 - Ribeira - Ilha do Governador
Rua Moravia, 91 - Cocotá - Ilha do Governador
Rfua São Clemente, 155 – Botafogo
8
Kobukan Clube de Artes Marciais, Zona Sul
  Av. Rui Barbosa, 70 lj.A - Flamengo - Rio de Janeiro, RJ
             
O treinamento de Karate é sistematizado e dividido em três componentes: Kihon, Katas e Kumite.
"O Karate-Dô Tradicional é muito mais do que um esporte de combate competitivo, pois o espírito que o norteia não é apenas a busca de vitórias em competições, mas acima de tudo, a auto-superação. Seu praticante visa vencer a si mesmo e as suas imperfeições. Neste sentido, não há vitória exterior sem vitória interior, no Karate-Dô Tradicional."
Sensei Yasutaka Tanaka 9º Dan http://www.kobukan.com.br/
9
Escola de Jiu-Jitsu Leão Teixeira, Zona Sul
  Rua dos Oitis, 20 - Gávea - Rio de Janeiro, RJ              
A Escola de Jiu-Jitsu Leão Teixeira com uma tradição no ensino infantil, desde 1992, mantém hoje em dia, uma média de 400 praticantes, divididos na faixa etária de 03 a 15 anos. Procurando passar uma filosofia calcada em cima dos valores morais adquiridos da prática esportiva, tendo como objetivo principal, educar e formar alunos, com determinação, respeito e disciplina. Pesquisas internacionais demonstram que as artes marciais contemplam a nível mundial, o maior índice de crescimento de número de praticantes, se comparado a qualquer outra atividade física. Numa “fotografia” do mercado nacional do Jiu-Jitsu – arte marcial mais popular no Brasil – observamos que a demanda se comporta da mesma forma, sendo o esporte individual que mais cresce no país. São mais de 500.000 praticantes, distribuídos nos 15.000 centros de ensino da arte – considerando somente, as grandes capitais.
10
Akxe Jiu-Jitsu Brasil, Zona Oeste
  Av. Prefeito Dulcídio Cardoso, 2900 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ              
Localizada em um dos pontos mais nobres da Barra da Tijuca, a Akxe Jiu-Jitsu Brasil oferece bem mais que infra-estrutura de altíssimo nível. O espaço dos treinos conta com mais de 300 metros quadrados de tatames instalados no campus da Estácio de Sá e ao lado da academia Akxe. Sem precisar ir muito longe, o aluno de jiu-jitsu pode malhar com equipamento moderno, nadar em uma piscina de 25 metros, curtir uma sauna e estudar em uma das universidades mais conhecidas do Rio de Janeiro.
11
Academia Gracie Jiu-Jitsu, Zona Sul
  Rua Humaitá, 52 - Humaitá - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer11' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/294v220I9WE" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer11'>
A academia de jiu jitsu mais tradicional do mundo se sagrou penta campeã Internacional de Másteres e Seniores, com um numero de pontos superior a soma das academias concorrentes. Aos atletas que levaram nossa bandeira ao topo mais uma vez, nosso mestres Rolker e Royler Gracie agradecem mais uma vez a garra e a determinação de todos.
12
Aikido Hikari Dojo, Zona Sul
  Rua Sorocaba, 258 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ
             
O Professor Sérgio Roberto Silva Rabello, atualmente é o líder do Hikari Dojo. Iniciou o aprendizado do aikidô com o Prof. Alberto Ferreira. Aperfeiçoou sua técnica com outro mestre, o Prof. Luiz Cláudio, a quem veio a substituir, a pedido do próprio. Atualmente, com graduação em shodan, promove o ensino do aikidô, encontros técnicos e seminários em seu dojo à Rua Sorocaba, 258 nas dependências da Academia Top Defense.
13
Associação Nikkei de Karate Do Seigokai RJ, Zona Norte
  Rua Ferreira de Sampaio, 12 - Piedade - Rio de Janeiro, RJ              
O Sensei Roberto Takeshi Fukuchi fundou a Associação Nikkei de Karate Do Seigokai do Rio de Janeiro em 21 de Julho de 1979, com um grupo de amigos de um clube da colônia japonesa sediada no Rio deJaneiro. Atualmente ensina no Dojo à Rua Ferreira de Sampaio nº 12, Piedade e na Associação dos Servidores do Banco Central no Andaraí (A.B.M Academia). O que começou quase que como um encontro entre amigos, hoje tornou-se uma das academias mais conceituadas no Estado do Rio de Janeiro formando atletas com excelentes colocações em eventos nacionais e internacionais. O objetivo do Sensei R. Takeshi Fukuchi, será sempre o de ajudar na formação social, moral e educacional de todos os seus alunos.
14
Kombato
  Rua Ubaldino do Amaral, 56 sobrado - Centro - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer14' src='https://www.youtube.com/embed/?listType=user_uploads&list=kombato'></iframe id='palyer14'>
O Diretor Técnico Paulo Albuquerque, (responsável pelo treinamento na Marinha do Brasil, Aeronáutica, Rede Globo de Televisão, Polícia Militar) seleciona através de rigorosos critérios quem pode usar o nome Kombato, como Professor , Instrutor ou Monitor.
Outros endereços: Academia By Fit – Tijuca, HM4 Wellness Center – Humaitá, Academia XGYM – Recreio dos Bandeirantes, Niterói (Consulte site)
15
Oficina da Luta, Zona Norte
  Rua Pereira Nunes, 206 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ
             
A academia Oficina da Luta foi criada com intuito de desenvolver a cultura das artes marciais de diversos pontos do mundo. Sua sede tem como histórico uma antiga oficina mecânica, por isso o nome escolhido.
Seu fundador Ivan Baptista, praticante de artes marciais a 10 anos, filho de um grande lutador de jiu-jitsu da década de 60, tem como essência familiar, a vocação ao treinamento técnico especializado.
Aprimorando a qualidade de serviços, a Academia da Luta, estabeleceu convênio com o consultório de Fisioterapia da Drª Ana Póvoa, possibilitando aos alunos, desfrutar de tratamentos terapêuticos e estéticos a preços mais acessíveis. http://www.oficinadaluta.com.br/
16
Academia Budokan, Zona Norte
  Rua do Matoso, 248 - Rio Comprido - Rio de Janeiro, RJ
             
Espaço real de 600m2 divididos em salas de ginástica, dança, musculação e artes marciais, incluindo luta livre, vale tudo, muay thai, karatê e capoeira, com uma estrutura moderna e planejada. A meta da academia é criar um ambiente descontraido, aliado a uma completa aparelhagem para cada grupo muscular. http://www.academiabudokan.com.br/
17
Luta Livre Submission, Zona Norte
  Rua Araújo Pena, 16/18 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ              
A Luta nasceu em cada lugar onde o homem apareceu. E junto com ele se desenvolveu. Ela nasce “livre” como diz o próprio nome sem adereços ou complementos, em consonância com a própria natureza. O homem sempre lutou, e continuará lutando até o fim dos séculos.
”A Luta Livre nestes últimos 10 anos cresceu em técnica, reduzindo o impacto da força e condicionamento físico, conseqüentemente aumentando o seu refinamento, exatamente no sentido contrário do que aconteceu com outras modalidades, especialmente praticada com kimono.”
o Brasil se tornou uma força na Luta Mundial, embora até hoje sem a organização que se faria necessário. Japão e Estados Unidos, caminharam juntos também, sem entretanto atingir o nível do Brasil. Um dos fatores que mais alavancaram a Luta, foi o ressurgimento do “Vale Tudo” (“No Holds Barred” ou “Mixed Martial Arts”) com diversos eventos importantes no Brasil, Estados Unidos e Japão.
18
Academia Boxe Thai, Zona Norte
  Rua Barão de Mesquita 1107 - Grajaú - Rio de Janeiro, RJ              
Mestre Luiz Alves, em 1984 juntou-se a um amigo, professor de taekwondo no Grajaú e fundou a Academia Boxe Thai no mesmo endereço. A academia tornou-se uma referência nacional no mundo das lutas, pois praticamente todos os atletas que precisam afiar sua “trocação” procuram o Mestre Luiz Alves, que por sua vez os integrava à Academia Boxe Thai. Hoje a equipe, conta com vários atletas formados em MUAY THAY por Mestre Luiz Alves, alguns com suas próprias academias, outros ministrando aulas na própria Boxe Thai. A Academia conta com material de treino profissional, sacos de areia de vários tamanhos e pesos, um ringue oficial, uma área para a prática de Submission e Jiu jitsu, treinos diários de todas as modalidades.
19
Academia Strauch - Brazilian Power Team, Zona Sul
  Av. N.Sª de Copacabana, 1063/202 - Copacabana - Rio de Janeiro, RJ              
Coordenada pelo Professor Paulo Maurício, a Academia Strauch oferece aos seus alunos as seguintes modalidades: jiu jitsu, judô, kick boxing, aikidô, hapkidô e box inglês
20
Instituto Maruyama de Aikido, Zona Oeste
  Estrada do Guanumbi, 501 - Freguesia - Rio de Janeiro, RJ              
O Instituto Maruyama tem por objetivo a divulgação do Aikido de acordo com técnicas e orientações da Fundação Aikikai do Japão (Hombu Dojo) liderada pelo atual Doshu Moriteru Ueshiba, para a melhoria da saúde, recursos para preservação da integridade individual e melhoria da qualidade de vida.
No Brasil o Instituto faz parte da Confederação Brasileira de Aikido, Brazil Aikikai, fortalecendo o seu propósito em se comprometer a manter um padrão de nível internacional em suas Unidades, bem como propiciar a seus alunos a participação ativa nos Seminário promovidos no território nacional.
Para acessar o site http//aikido.dojo-guanumbi.com.br/ será necessário contatar a secretaria do Instituto para obtenção da senha.
21
Rio-Aikido Dojo, Zona Oeste
  Condomínio Novo Leblon - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ              
O Rio-Aikido Dojo tem sua sede no Rio de Janeiro, dentro do condomínio Novo Leblon na Barra da Tijuca. Tem como objetivo colocar em prática os princípios do Ki-Aikido como são ensinados pelo Sensei Kenjiro Yoshigasaki. A prática do Aikido está intimamente ligada ao entendimento e ao uso da percepção da mente/corpo. É parte integral de nossas aulas, o treino de unificação mente e corpo.
22
Ganseki Dojo Aikido, Zona Norte
  Rua Jurupari, 18 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ              
O Ganseki Dojo é uma associação sem fins lucrativos que, desde 2005, divulga a prática de Aikido. Também promove e apoia encontros de praticantes em todas as atividades que se julguem importantes para o desenvolvimento dos seus associados, dentro desta arte marcial. Os treinos no Ganseki Dojo são conduzidos por Walter Amorim Sensei, 2o Dan com 18 anos de prática continua dentro do aikido, filiado a União Sul Americana de Aikido.
23
Academia Tatá Fight Team, Zona Oeste
  Av. Canal de Marapendi, 3007 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ
             
A Academia Tatá Fight Team funciona nas instalações do Clube Oásis em parceria com a Academia Barra Gym, com estrutura adequada composta de tatame de 70 m2, ringue de boxe de 5 m x 5 m. e jaula de 30 m2.
A Academia Tatá Fight Team, foi fundada pelo professor Otávio “Tatá” Duarte, há cerca de 15 anos. Sua sede principal fica na Barra da Tijuca. As atividades oferecidas são: Jiu-Jitsu, Muay Thai, Wrestling, Boxe, Judô, Submission e MMA.
Otávio " Tatá " Duarte, faixa preta 3° grau formado pelo grande mestre Jorge Pereira Pinto, começou a treinar há 18 anos. Tem em seu currículo vários títulos, dentre eles, sete campeonatos brasileiros, cinco terceiros lugares em mundiais, quatro campeonatos pan-americanos, além de duas participações no Abbu-Dabhi. http://www.tatafightteam.com/
24
Grupo Capoeira Brasil, Zona Oeste
  Estrada dos Três Rios, 721 - Freguesia - Rio de Janeiro, RJ              
O Grupo Capoeira Brasil, criado em 1989, foi fundado pelo Mestre Boneco (Beto Simas), Mestre Paulão e Mestre Paulinho Sabiá. Desde sua fundação, o Grupo Capoeira Brasil vem crescendo tanto em quantidade como em qualidade. A organização Capoeira Brasil já alcança quase a totalidade dos estados brasileiros e encontra-se presente em mais de 15 países nos cinco continentes. Ao mesmo tempo, o Grupo Capoeira Brasil tem uma preocupação fundamental com o corpo de educadores, pois tem a consciência do quanto é importante um bom educador na formação da criança e do adolescente. Dispõe de 10 Mestres, dezenas de Contra-Mestres e centenas de professores e instrutores. Onde praticar no Rio de Janeiro: Academia Estilo Saúde e Academia Rio Swim, ambas em Jacarepaguá
25
Aikido Alberto Ferreira
  Av. Rio Branco, 120 2º andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ              
O Professor Alberto Ferreira começou seu caminho dentro do Aikido em 1978 em Niterói. Hoje vive exclusivamente do Aikido, sendo um dos membros fundadores do A.R.J. Aikido Rio de Janeiro. É 5º dan de Aikido direto pela Fundação AIKIKAI (Tóquio, Japão) e pelo Sensei Shikanai direto desde da Faixa Branca. ,br> Paralelamente à atividade de ensino do Aikido, o Prof. Alberto desenvolveu, em parceria com o Sensei Shikanai, uma incrível habilidade, tornando-se Artesão Armeiro. Confecciona armas para treinamento de Aikido (bokkens, shotos, Jos, Tantos).
Com seu Aikido vigoroso e sua discipilna rígida, é uma pessoa carismática, de muito caráter, e querido por todos os seus alunos. Contrubui muito para a divulgação do Aikido e do Jodo, e na observação de todas as suas tradições mais antigas.
Completou no ano de 2008 os seus 30 anos de prática do Akido, todos estes diretamente ligados e fiéis ao seu professor e seus alunos.
Prof. Alberto Ferreira ministra aulas em vários Dojos em diversos locais no estado do Rio de Janeiro, em Nova Iguaçu, São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro.
26
Infight Jiu Jitsu, Zona Oeste
  Av. Ayrton Senna, 170 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ              
A Academia nasceu por volta de 1987, no bairro da Barra da Tijuca, na Cidade do Rio de Janeiro. Os primeiros alunos a rolar e se queimar nos tapetes foram: Paulo Nardy, Rogério Poggio, entre outros iniciando assim, o que é hoje a academia.
A Academia Infight cresceu muito, tendo hoje várias filiais no Rio de Janeiro, São Paulo e ainda uma unidade no Japão.
Unidades RJ: Alfabarra, Barra Sul, Taquara, Cidade de Deus, Pedra de Guaratiba 1, 2 e 3, Gardênia Azul, Recreio dos Bandeirantes e Academia Hiper Fórmula.