Rio de Janeiro Artes marciais

1
Savate Boxe Francês, Zona Oeste
  Av. Alfredo Baltazar da Silveira, 520/101-C - Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro, RJ              
Savate, arte marcial francesa considerada como uma das mais eficientes de trocação da atualidade. Os primeiros métodos de combate do Savate surgiram antes do século 18 nas ruas da França.
Savate hoje é praticado em 96 países, e a Federação Internacional tem criado Federações Continentais, responsáveis pela organização de eventos em seus continentes e de Competições em geral, proporcionando aos praticantes de savate a oportunidade de se desenvolverem e competirem mais.
No Rio de Janeiro pode ser praticado na Academia Ilha Fitness, academia X-Gym, Iate Clube Jardim Guanabara e Academia Balance Fitness
2
Rio-Aikido Dojo, Zona Oeste
  Condomínio Novo Leblon - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ              
O Rio-Aikido Dojo tem sua sede no Rio de Janeiro, dentro do condomínio Novo Leblon na Barra da Tijuca. Tem como objetivo colocar em prática os princípios do Ki-Aikido como são ensinados pelo Sensei Kenjiro Yoshigasaki. A prática do Aikido está intimamente ligada ao entendimento e ao uso da percepção da mente/corpo. É parte integral de nossas aulas, o treino de unificação mente e corpo.
3
Parque Desportivo UGF Universidade Gama Filho, Zona Norte
  Rua Manuel Vitorino, 553 - Piedade - Rio de Janeiro, RJ              
O Parque Desportivo da Universidade Gama Filho, fundada em 1972, localizado no Campus Piedade, dispõe de 7.500 m² de área construída, sendo uma das melhores estruturas da Zona Norte, contando com duas piscinas (uma olímpica e outra semi-olímpica) aquecidas, duas quadras polivalentes e dependências para várias práticas de esporte.
O Parque Desportivo UGF proporciona aos praticantes, variada atividade, como natação, hidroginástica, judô, jiu jitsu, luta olímpica, futsal musculação.
Requisitos para inscrição: Submeter-se ao exame médico gratuito no Parque Desportivo, de 2ª a 6ª feira, entre 8h e 18h, ou apresentar atestado médico particular, constando o texto “Apto à prática de atividade física”. Pessoas a partir de 30 anos devem apresentar também um exame ergométrico (Teste de Esforço Físico).
4
Nintai Ryu Aikijutsu Buraziru, Zona Oeste
   - Santa Cruz - Rio de Janeiro, RJ              
O Instituto Cultura Brasil Japão de Aikijutsu ButokukaI,foi fundado em 04 de dezembro de 1999, no bairro de Santa Cruz no Rio de Janeiro , pelo sensei Nilson José Bispo de Souza e Dr. Carlos Antonio Fernandes do Couto, advogado especialista em desporto, endossado pela sua real alteza Higashi Fujimi Jiai sendo Adashi do Daí Nippon Butokukai , em Kyoto no Japão e o presidente internacional Hiroyuki Tensshin Hamada 9 º Dan. Foi a primeira instituição desta modalidade no Brasil com o sério propósito de divulgar o Aikijujutsu e suas escolas e confraternizar com outras organizações.
5
Luta Livre Submission, Zona Norte
  Rua Araújo Pena, 16/18 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ              
A Luta nasceu em cada lugar onde o homem apareceu. E junto com ele se desenvolveu. Ela nasce “livre” como diz o próprio nome sem adereços ou complementos, em consonância com a própria natureza. O homem sempre lutou, e continuará lutando até o fim dos séculos.
”A Luta Livre nestes últimos 10 anos cresceu em técnica, reduzindo o impacto da força e condicionamento físico, conseqüentemente aumentando o seu refinamento, exatamente no sentido contrário do que aconteceu com outras modalidades, especialmente praticada com kimono.”
o Brasil se tornou uma força na Luta Mundial, embora até hoje sem a organização que se faria necessário. Japão e Estados Unidos, caminharam juntos também, sem entretanto atingir o nível do Brasil. Um dos fatores que mais alavancaram a Luta, foi o ressurgimento do “Vale Tudo” (“No Holds Barred” ou “Mixed Martial Arts”) com diversos eventos importantes no Brasil, Estados Unidos e Japão.
6
Kombato
  Rua Ubaldino do Amaral, 56 sobrado - Centro - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer6' src='https://www.youtube.com/embed/?listType=user_uploads&list=kombato'></iframe id='palyer6'>
O Diretor Técnico Paulo Albuquerque, (responsável pelo treinamento na Marinha do Brasil, Aeronáutica, Rede Globo de Televisão, Polícia Militar) seleciona através de rigorosos critérios quem pode usar o nome Kombato, como Professor , Instrutor ou Monitor.
Outros endereços: Academia By Fit – Tijuca, HM4 Wellness Center – Humaitá, Academia XGYM – Recreio dos Bandeirantes, Niterói (Consulte site)
7
Kobukan Clube de Artes Marciais, Zona Sul
  Av. Rui Barbosa, 70 lj.A - Flamengo - Rio de Janeiro, RJ
             
O treinamento de Karate é sistematizado e dividido em três componentes: Kihon, Katas e Kumite.
"O Karate-Dô Tradicional é muito mais do que um esporte de combate competitivo, pois o espírito que o norteia não é apenas a busca de vitórias em competições, mas acima de tudo, a auto-superação. Seu praticante visa vencer a si mesmo e as suas imperfeições. Neste sentido, não há vitória exterior sem vitória interior, no Karate-Dô Tradicional."
Sensei Yasutaka Tanaka 9º Dan http://www.kobukan.com.br/
8
Instituto Maruyama de Aikido, Zona Oeste
  Estrada do Guanumbi, 501 - Freguesia - Rio de Janeiro, RJ              
O Instituto Maruyama tem por objetivo a divulgação do Aikido de acordo com técnicas e orientações da Fundação Aikikai do Japão (Hombu Dojo) liderada pelo atual Doshu Moriteru Ueshiba, para a melhoria da saúde, recursos para preservação da integridade individual e melhoria da qualidade de vida.
No Brasil o Instituto faz parte da Confederação Brasileira de Aikido, Brazil Aikikai, fortalecendo o seu propósito em se comprometer a manter um padrão de nível internacional em suas Unidades, bem como propiciar a seus alunos a participação ativa nos Seminário promovidos no território nacional.
Para acessar o site http//aikido.dojo-guanumbi.com.br/ será necessário contatar a secretaria do Instituto para obtenção da senha.
9
Infight Jiu Jitsu, Zona Oeste
  Av. Ayrton Senna, 170 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ              
A Academia nasceu por volta de 1987, no bairro da Barra da Tijuca, na Cidade do Rio de Janeiro. Os primeiros alunos a rolar e se queimar nos tapetes foram: Paulo Nardy, Rogério Poggio, entre outros iniciando assim, o que é hoje a academia.
A Academia Infight cresceu muito, tendo hoje várias filiais no Rio de Janeiro, São Paulo e ainda uma unidade no Japão.
Unidades RJ: Alfabarra, Barra Sul, Taquara, Cidade de Deus, Pedra de Guaratiba 1, 2 e 3, Gardênia Azul, Recreio dos Bandeirantes e Academia Hiper Fórmula.
10
Grupo Capoeira Brasil, Zona Oeste
  Estrada dos Três Rios, 721 - Freguesia - Rio de Janeiro, RJ              
O Grupo Capoeira Brasil, criado em 1989, foi fundado pelo Mestre Boneco (Beto Simas), Mestre Paulão e Mestre Paulinho Sabiá. Desde sua fundação, o Grupo Capoeira Brasil vem crescendo tanto em quantidade como em qualidade. A organização Capoeira Brasil já alcança quase a totalidade dos estados brasileiros e encontra-se presente em mais de 15 países nos cinco continentes. Ao mesmo tempo, o Grupo Capoeira Brasil tem uma preocupação fundamental com o corpo de educadores, pois tem a consciência do quanto é importante um bom educador na formação da criança e do adolescente. Dispõe de 10 Mestres, dezenas de Contra-Mestres e centenas de professores e instrutores. Onde praticar no Rio de Janeiro: Academia Estilo Saúde e Academia Rio Swim, ambas em Jacarepaguá
11
Gracie Tijuca Centro de Treinamento, Zona Norte
  Rua Hadock Lobo, 227 4ºandar - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ              
Em virtude da necessidade crescente de dar aos nossos atletas um suporte de primeiro mundo, inauguramos em julho de 2006 o Centro de Treinamento Gracie Tijuca. É um moderno complexo disposto numa área de 350 m2, dotado de academia de musculação, ringue de MMA e tatame, localizado na AABB Tijuca.
12
Gracie Barra, Zona Oeste
  Av. Comte. Júlio de Moura, 300 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ              
Segundo alguns historiadores o Jiu-jitsu ou "arte suave", nasceu na Índia e era praticado por monges budistas. Preocupados com a auto defesa, os monges desenvolveram uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio, do sistema de articulação do corpo e das alavancas, evitando o uso da força e de armas. Com a expansão do budismo o jiu-jitsu percorreu o Sudeste asiático, a China e, finalmente, chegou ao Japão, onde se desenvolveu e popularizou-se. A partir do final do século XIX, alguns mestres de jiu-jitsu migraram do Japão para outros Continentes, vivendo do ensino da arte marcial e das lutas que realizavam. A história da Gracie Barra, fundada e dirigida por Carlos Gracie Jr. está diretamente relacionada com história do próprio masters. Nascido de uma família de lutadores liderada pelo seu pai Carlos Gracie, um espiritualista por natureza, que tinha por finalidade, difundir o jiu-jitsu, já que o aprendizado dessa arte lhe trouxera enormes benefícios na vida. A primeira sede da Gracie Barra foi em uma casa na Olegário Maciel 484 - começando com aproximadamente 20 alunos e após um ano 200 alunos praticavam jiu-jitsu no local. Mudaram então para a academia Espaço Vital (atual ByFit). Desde então começaram a projetar a Gracie Barra em competições esportivas e hoje formam a maior equipe de Jiu-Jitsu de mundo. A Grace Barra conta com 13 Unidades no Estado do Rio de Janeiro.
13
Escola de Jiu-Jitsu Leão Teixeira, Zona Sul
  Rua dos Oitis, 20 - Gávea - Rio de Janeiro, RJ              
A Escola de Jiu-Jitsu Leão Teixeira com uma tradição no ensino infantil, desde 1992, mantém hoje em dia, uma média de 400 praticantes, divididos na faixa etária de 03 a 15 anos. Procurando passar uma filosofia calcada em cima dos valores morais adquiridos da prática esportiva, tendo como objetivo principal, educar e formar alunos, com determinação, respeito e disciplina. Pesquisas internacionais demonstram que as artes marciais contemplam a nível mundial, o maior índice de crescimento de número de praticantes, se comparado a qualquer outra atividade física. Numa “fotografia” do mercado nacional do Jiu-Jitsu – arte marcial mais popular no Brasil – observamos que a demanda se comporta da mesma forma, sendo o esporte individual que mais cresce no país. São mais de 500.000 praticantes, distribuídos nos 15.000 centros de ensino da arte – considerando somente, as grandes capitais.
14
Delfim Escola de Boxe, Zona Norte
  Rua Pereira da Siqueira, 45 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ              
Delfim é um centro esportivo voltado para a prática e aprendizagem do Boxe tradicional para todas as faixas etárias, desde crianças a idosos, e portadores de necessidades especiais. Sua infra-estrutura de primeira linha conta ainda com vestiários, ar condicionado central e o bar do Pepe.
Profissionais de renome no esporte são os responsáveis pelo atendimento exclusivo e personalizado garantindo um exercício saudável que atende as necessidades de cada um.
O Centro com 350 m2 tem como objetivo, promover a saúde e o bem estar dos alunos, por meio de uma atividade física saudável, estimular o desenvolvimento corporal, a superação de limites, a disciplina, a socialização e a inclusão social através do boxe. E conseqüentemente, desmistificar o boxe como um esporte violento e divulgá-lo para toda a sociedade.
A Delfim adota s seguinte divisão de faixa etária para treinamento de seus pupilos: Boxe recreativo I - 3 a 6 anos de idade, Boxe recreativo II - 6 a 12 anos de idade e Boxe Esportivo - a partir de 12 anos
15
Associação Nikkei do Rio de Janeiro, Zona Sul
  Rua Cosme Velho, 1166 - Cosme Velho - Rio de Janeiro, RJ              
Na manhã de 11 de março de 1972 realizava-se a primeira reunião oficial pró-fundação da entidade Associação Nikkei do Rio de Janeiro.
Formalmente a Associação Nikkei do Rio de Janeiro é uma entidade, pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos, constituída pela união de número ilimitado de pessoas físicas ou jurídicas, sem distinção de nacionalidade, religião ou raça, que apóiem os propósitos sociais, e regido por Estatuto próprio de 7 de dezembro de 2003 e pela legislação em vigor.
A associação funciona em sede própria, no desenvolvimento da cultura física e atividades esportivas. Promovemos atividades educativas, culturais, beneficentes e sociais e de intercâmbio cultural entre povos do Brasil e outros países.
16
Aikido Hikari Dojo, Zona Sul
  Rua Sorocaba, 258 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ              
O Professor Sérgio Roberto Silva Rabello, atualmente é o líder do Hikari Dojo. Iniciou o aprendizado do aikidô com o Prof. Alberto Ferreira. Aperfeiçoou sua técnica com outro mestre, o Prof. Luiz Cláudio, a quem veio a substituir, a pedido do próprio. Atualmente, com graduação em shodan, promove o ensino do aikidô, encontros técnicos e seminários em seu dojo à Rua Sorocaba, 258 nas dependências da Academia Top Defense.
17
Aikido Alberto Ferreira
  Av. Rio Branco, 120 2º andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ              
O Professor Alberto Ferreira começou seu caminho dentro do Aikido em 1978 em Niterói. Hoje vive exclusivamente do Aikido, sendo um dos membros fundadores do A.R.J. Aikido Rio de Janeiro. É 5º dan de Aikido direto pela Fundação AIKIKAI (Tóquio, Japão) e pelo Sensei Shikanai direto desde da Faixa Branca. ,br> Paralelamente à atividade de ensino do Aikido, o Prof. Alberto desenvolveu, em parceria com o Sensei Shikanai, uma incrível habilidade, tornando-se Artesão Armeiro. Confecciona armas para treinamento de Aikido (bokkens, shotos, Jos, Tantos).
Com seu Aikido vigoroso e sua discipilna rígida, é uma pessoa carismática, de muito caráter, e querido por todos os seus alunos. Contrubui muito para a divulgação do Aikido e do Jodo, e na observação de todas as suas tradições mais antigas.
Completou no ano de 2008 os seus 30 anos de prática do Akido, todos estes diretamente ligados e fiéis ao seu professor e seus alunos.
Prof. Alberto Ferreira ministra aulas em vários Dojos em diversos locais no estado do Rio de Janeiro, em Nova Iguaçu, São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro.
18
Academia Vikings de Artes Marciais, Zona Oeste
  Rua Gustavo Corção, 784 - Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro, RJ              
Já conhecida no Recreio, a Academia Vikings é sede da Associação de Jiu-Jitsu do Recreio dos Bandeirantes e além de oferecer aulas de jiu-jitsu adulto e infantil com os Senseis Viking e Nai, karatê sob a responsabilidade do Prof. Paulo Góes (6º Dan), conta também com outras atividades: boxe, aikido e submission
19
Academia Nikon Karate Kyokai, Zona Norte
  Rua Félix da Cunha, 65 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ              
O surgimento da academia NKK na cidade do Rio de Janeiro está intrinsecamente ligado à vinda do Shihan Sadamu Uriu para esta cidade. Formado em economia, mas especialista na área de Artes Marciais, desenvolveu o Karate estilo Shotokan no Brasil.
Em meados de 76, sensei Uriu, estabeleceu-se na Tijuca, na Rua Félix da Cunha, 65, até os dias atuais, sendo que a academia passara a denominar-se NKK, em virtude do estreito relacionamento do sensei Uriu com os mestres da então Nihon Karate Kyokai (sensei Nakayama fora seu professor na Universidade Takudai, de onde saíram os maiores e melhores Karatecas do Mundo).
A NKK se tornou uma referência para todos os que praticam Karate no Rio de Janeiro e no Brasil e conserva a aparência e o espírito dos Dojos japoneses tradicionais. Lá é a segunda casa de Mestre Uriu, que está sempre aberta a todos que se interessam pelo Karate
20
Academia Gracie Jiu-Jitsu, Zona Sul
  Rua Humaitá, 52 - Humaitá - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer20' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/294v220I9WE" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer20'>
A academia de jiu jitsu mais tradicional do mundo se sagrou penta campeã Internacional de Másteres e Seniores, com um numero de pontos superior a soma das academias concorrentes. Aos atletas que levaram nossa bandeira ao topo mais uma vez, nosso mestres Rolker e Royler Gracie agradecem mais uma vez a garra e a determinação de todos.
21
Academia Equipe Fabrício Jiu Jitsu, Zona Sul
  Av. Nª Sª de Copacabana, 1017 s/ljs. 201/203 - Copacabana - Rio de Janeio, RJ              
Fabrício Martins desenvolveu seu jiu jitsu na Escola do Mestre Oswaldo Alves, vindo a se tornar um dos melhores lutadores da história do jiu jitsu brasileiro. Seu ápice, na década de 80, antes mesmo de se tornar faixa preta, se deu nas faixas roxa e marron, onde, conquistou sucessivos campeonatos. A subida para a faixa preta se deu a pedido do lendário Mestre Hélio Grace, sugerindo ao Mestre Oswaldo, graduar Fabrício por mérito, justificando que o lutador praticamente não tinha adversários na marron
22
Academia Champion Factory, Zona Sul
  Rua Barata Ribeiro, 181 lj.1 - Copacabana - Rio de Janeiro, RJ              
A Champions Factory é liderada pelo Mestre Artur Mariano, invicto no Muay-Thai desde 1985. Hoje é representada por campeões em todo o mundo. A Champions Factory tem a metodologia de ensino, totalmente diferenciada dos padrões existentes. A programação de treinamento é toda baseada em técnicas holandesas, tailandesas e cubanas. Dentro desse contexto, tecnicamente, a Champions Factory está entre as melhores do mundo.
Mestre Artur Mariano é formado como Mestre de Muay Thai, Professor de Boxe, Professor de Jiu Jitsu e Professor de MMA.
Filiais RJ: Itanhangá Center - Barra da Tijuca Clube Six Gym - Tijuca
23
Academia Budokan, Zona Norte
  Rua do Matoso, 248 - Rio Comprido - Rio de Janeiro, RJ
             
Espaço real de 600m2 divididos em salas de ginástica, dança, musculação e artes marciais, incluindo luta livre, vale tudo, muay thai, karatê e capoeira, com uma estrutura moderna e planejada. A meta da academia é criar um ambiente descontraido, aliado a uma completa aparelhagem para cada grupo muscular. http://www.academiabudokan.com.br/
24
Academia Boxe Thai, Zona Norte
  Rua Barão de Mesquita 1107 - Grajaú - Rio de Janeiro, RJ              
Mestre Luiz Alves, em 1984 juntou-se a um amigo, professor de taekwondo no Grajaú e fundou a Academia Boxe Thai no mesmo endereço. A academia tornou-se uma referência nacional no mundo das lutas, pois praticamente todos os atletas que precisam afiar sua “trocação” procuram o Mestre Luiz Alves, que por sua vez os integrava à Academia Boxe Thai. Hoje a equipe, conta com vários atletas formados em MUAY THAY por Mestre Luiz Alves, alguns com suas próprias academias, outros ministrando aulas na própria Boxe Thai. A Academia conta com material de treino profissional, sacos de areia de vários tamanhos e pesos, um ringue oficial, uma área para a prática de Submission e Jiu jitsu, treinos diários de todas as modalidades.
25
Judô Clube Leonardo Lara, Zona Norte
  Rua Alfredo Pinto 4-B - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ
             
Consagrado na formação de atletas campeões de judô, Leonardo Lara, faixa preta 5° DAN e criador do Judô Clube que leva o seu nome, fez constar em seu currículo graduação pelo Curso de Educação e Treinamento pela Federação Internacionao de Judô.
Aulas com boa freqüência para crianças de 3 a 5 anos, judô infantil para crianças de 6 a 10 anos, estimulando a disciplina e a auto confiança.
Judô feminino com excelente procura.
Endereços:
Sede Rua Alfredo Pinto, 4-B - Tijuca
Núcleo 1 Academia Pro Trainer - Tijuca
Núcleo 2 Colégio Batista - Tijuca
Núcleo 3 Colégio Braga Carneiro Tijuca
Núcleo 4 Academia KDM Vila Isabel
26
Brazilian Top Team, Zona Sul
  Av. Borges de Medeiros, 829 - Lagoa - Rio de Janeiro, RJ              
Brazilian Top Team foi criada em abril de 2000 por Murilo Bustamante, Ricardo Libório, Zé Mário Sperry e Luis Roberto Duarte, ex-membros da Academia Carlson Gracie, no sentido de desenvolver e criar novas técnicas em jiu-jitsu, submission wrestling e técnicas de mixed martial arts - MMA. Através de um rigoroso trabalho profissional e aprofundados estudos sobre artes marciais, o Brazilian Top Team, vêm-se firmado-se como uma das melhores academia em MMA no mundo. Brazilian Top Team inaugurou em abril de 2002 o seu Centro de Treinamento para profissionais lutadores na AABB, Lagoa - RJ No novo Centro, os atletas são capazes de contar com professores de muai thai, boxe, wrestling e as já reconhecidas competências dos seus professores de mixed martial arts - MMA e jiu-jitsu. Compõem o highlights team: Ricardo Arona, Murilo Bustamante, Luis Firmino – Buscapé, Fabiano Capoani, Milton Vieira e Rousimar Palhares – Toquinho.