Rio de Janeiro Atrações

    Centro Cultural Banco do Brasil
  R. Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro, RJ             
<iframe id='palyer1' title="YouTube video player" width="300" height="250" src="https://www.youtube.com/embed/hm_f3PtQ3bw" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer1'>
O Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro é um dos quatro CCBBs do país, que também existem nas capitais Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. Os Centros são espaços multidisciplinares com programação regular (seis dias por semana), nas áreas de artes cênicas, cinema, exposição, ideias (palestras, debates, seminários etc), música e programa educativo. O CCBB oferece ao público uma programação cultural que é referência no Rio de Janeiro e no Brasil. Com projetos nas mais diversas áreas, o Centro tem um volume de freqüentadores comparável ao de outras grandes instituições culturais do mundo.
Nos vários campos da arte, a programação procura oferecer obras que vão do clássico ao experimental, do erudito ao popular, dos grandes mestres aos talentos iniciantes. Esses critérios de seleção permitem ao CCBB alcançar freqüentadores com os mais abrangentes níveis de interesse. Instalado no número 66 da Rua Primeiro de Março, o Centro Cultural Banco do Brasil é uma das jóias arquitetônicas da Cidade. Seus espaços, organizados e adornados com elementos neoclássicos, abrigam três teatros, sala de cinema, sala de vídeo, cinco salas de exposições, biblioteca com 140 mil títulos, museu e arquivo histórico, videoteca e salão para conferências e palestras. O freqüentador dispõe ainda de restaurante, casa de chá, bombonière e loja de produtos culturais.
    Parque da Catacumba, Zona Sul
  Av. Eptacio Pessoa (em frente ao posto Br) - Lagoa - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer2' title="Parque da Catacumba - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/NJ3CCPaz6UU" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer2'>
Criado pela Prefeitura do rio em 1979, com área de 30,8 hectares, o Parque possui esculturas dispostas sobre o relevo natural do terreno, em recantos paisagisticamentes tratados com espécies ornamentais singelas, que se harmonizam às obras de arte. Possui uma trilha que leva ao Pico do Sacopã, de onde é possível contemplar a bela vista da Lagoa Rodrigo de Freitas.
    Cidade das Crianças Leonel Brizola, Zona Oeste
  Rodovia Rio-Santos km.1 - Santa Cruz - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer3' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/VBdrvw2aLu8?controls=0&amp;start=25" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer3'>
A Cidade das Crianças Leonel Brizola é um dos maiores parques públicos de lazer da América Latina, ocupando uma área de 186 mil m2 (equivalente a 20 campos de futebol com as dimensões do Maracanã), em Santa Cruz, região oeste da cidade.
    Parque da Cidade, Zona Sul
  Estrada Santa Marinha, 505 - (Parque da Gávea) - Rio de Janeiro, RJ
           
<iframe id='palyer4' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/QsCxblZ5l0c" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer4'>
O local se caracteriza em parte por mata fechada e em parte por tratamento paisagístico com magníficos jardins. Em 1939 a família Guinle repassou o imóvel ao governo do Distrito Federal, que então determinou sua conversão em parque público.
Ideal para a criançada correr à vontade em locais gramados, em pisos planos e outros levemente íngreme. Um bonito lago foi formado através do trajeto de um sinuoso córrego represado. Muito bom também para namorar. Excelente para piqueniques e propício para reflexões e relaxamento dos adultos.
    Mosteiro de São Bento
  Rua Dom Gerardo, 68 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer5' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/oj-wK_dib74" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer5'>
Fundado em 1590 por monges vindos da Bahia, o Mosteiro beneditino do Rio de Janeiro foi construído a pedido dos próprios habitantes da recém fundada cidade de São Sebastião. Em pleno Centro da grande metrópole, conserva-se aqui um lugar de silêncio, paz, oração e trabalho, que se traduz em diversas atividades mantidas regularmente. As duas principais são as celebrações diárias do Ofício Divino e da Missa, com canto gregoriano. Além disso, funcionam dentro da Abadia: o Colégio de São Bento, as Edições Lumen Christi, a Faculdade de São Bento, a Casa de retiros de Emaús e a Obra Social São Bento. O Mosteiro mantém também duas casas de retiro e encontros: a Casa de São Bento, no Alto da Boa Vista, e o Sitio Seio de Abrahão, em Teresópolis.
    Top Kart Indoor, Zona Oeste
  Av. das Américas, 1510 Subsolo do Extra 24h - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ            
Uma empresa com 13 anos de atividade no segmento de kart de lazer. Iniciou sua jornada em 1996 no Shopping Nova América até o ano de 2001. Atualmente, ajusta os motores para ocupar o Pátio Norte Shopping.
A partir do ano de 2005, com a inauguração da unidade Barra da Tijuca, colocou em prática uma estrutura inovadora, com bons equipamentos, instalações adequadas, salão climatizado, lanchonete, som ambiente e equipe qualificada.
Kart infantil para crianças com altura mínima de 1,20m e altura máxima de 1,45m. Os organizadores fornecem aos pilotos macacão, luvas, pescoceira, balaclava e capacete. O modelo do motor do kart é o Moro de última geração com Motor Honda de 2,5 HP. Dois karts correm por bateria na pista infantil com duração de 15 minutos (disponível apenas no Top Kart Norte Shopping).
Promoção Kart Cultural ‘incentivo à cultura’ aberta aos freqüentadores de cinema, teatro e museu (consulte regulamento no site)
    Palácio do Itamaraty
  Av. Marechal Floriano, 196 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer7' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/nAwzXdrHQec?si=vGjS0hGYUhns9vX4" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen></iframe id='palyer7'>
O Palácio do Itamaraty, de grande valor histórico e artístico é uma construção de 1851, autoria de Francisco José da Rocha, Conde de Itamarati. Foi sede do governo republicano de 1889 a 1898 e sede do Ministério das Relações Exteriores de 1899 a 1970. Os jardins e lago internos são de autoria de Jacinto Rebelo, como também o projeto do edifício principal do palácio, em estilo neoclássico, simétrico e de nobres proporções. Abriga, hoje, o Museu Histórico e Diplomático, Arquivo Histórico e Mapoteca. A edificação é o 8º prédio tombado pelo Patrimônio Histórico no país. Funciona no Palácio Itamaraty, a mais completa biblioteca de referência das Nações Unidas no Brasil, com documentos sobre a Organização internacional. A Biblioteca do Centro de Informação da ONU no Rio de Janeiro possui mais de 15 mil livros e 300 títulos de periódicos a disposição dos usuários, além de folhetos e material informativo.
    Paço Imperial
  Praça 15 de novembro, 48 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer8' width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/axei5HnyyP0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer8'>
O Paço Imperial é um Centro Cultural com rica programação artística, localizado na Praça XV de Novembro, no centro histórico da cidade, no prédio considerado o mais importante dos edifícios civis coloniais do Brasil. Foi primeiro a residência dos governadores da Capitania do Rio de Janeiro e depois passou a ser a casa de despachos, sucessivamente, do Vice-Rei do Brasil, do Rei de Portugal Dom João VI e dos imperadores do Brasil. Em sua restauração, na reconstituição da fachada, optou-se pela feição colonial, adquirida particularmente no período da ocupação pela Família Real Portuguesa, mas foram preservadas marcas e formas de vários outros momentos históricos. O Paço Imperial conta com uma diversificada programação de artes plásticas, cinema, teatro, música, biblioteca, atividades educativas, seminários, serviços de lojas e restaurantes. Percorrê-lo é fazer uma releitura do tempo inscrito em seus espaços, relacionando-os com épocas e fatos ocorridos. As exposições permanentes também são um ótimo programa cultural.
    Jockey Club Brasileiro, Zona Sul
  Praça Santos Dumont - Gávea - Rio de Janeiro, RJ             
<object width="300" height="200"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/ybNidIsBvvk"></param><param name="wmode" value="transparent"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/ybNidIsBvvk" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="300" height="200"></embed></object>
Fundado em 1932, o Jockey Club Brasileiro teve como primeiro presidente Linneo de Paula Machado, que foi o responsável pela construção do Hipódromo da Gávea, a maior obra da cidade na época. Lá é realizado anualmente o Grande Prêmio Brasil, a prova de maior expressão do turfe nacional, também famosa pela elegância dos trajes dos visitantes da festa. O Jockey Club também possui uma sede social no Centro do Rio de Janeiro, localizada num prédio de 12 andares, projeto assinado pelo arquiteto Lúcio Costa. As dependências são amplas e espaçosas, contando com 363 salas para escritórios, sete lojas, um auditório servido por elevadores especiais, 13 andares de estacionamento para 800 carros. No 11º e 12º andares, os jardins são de Burle Marx e os interiores do arquiteto Jorge Hue. Atividades: piscina, hidroginástica, saunas, massagiata, estética, quadra poliesportiva, ginástica.
    Theatro Municipal do Rio
  Avenida Rio Branco - Centro - Rio de Janeiro, RJ             
<iframe id='palyer10' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/cAw7FjX6MUw" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer10'>
Dia 3, 4, 5 e 7 às 20h Dia 8 às 17h. Programa: BALLET O QUEBRA-NOZES. Música: Tchaikovsky Concepção, Coreografia e Mise-en-Scène: Dalal Achcar Solistas: Ana Botafogo, Cecília Kerche, Claudia Mota, Márcia Jaqueline, Karen Mesquita. Francisco Timbó, Cícero Gomes, Filipe Moreira, Denis Vieira. Cenários e Figurinos: José Varona Regência: Silvio Viegas,
Um dos mais bonitos prédios do Rio de Janeiro, localizado na Praça Floriano, conhecida como Cinelândia, no centro da cidade, o Theatro Municipal é a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul. Desde a sua inauguração, em 14 de julho de 1909, o Theatro tem recebido os maiores artistas internacionais, assim como os principais nomes da dança, música e da ópera brasileiras.
    Centro Esportivo Miécimo da Silva, Zona Oeste
  Rua Olinda Elis, 470 - Campo Grande - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer11' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/lQOU3W9dOJQ" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer11'>
Referência no município e um dos mais importantes do estado do Rio de Janeiro, tendo sediado diversas competições nacionais e internacionais, como a Copa do Mundo de Judô para Deficientes Visuais, em 2001; o Grand Prix de Atletismo, a Copa do Mundo de Natação e a Copa do Mundo de Ginástica, todos em 2004; e os Jogos Mundiais em cadeira de Rodas & Amputados, em setembro de 2005.
Ocupando uma área de 64 mil metros quadrados, o complexo tem capacidade para abrigar 3.835 espectadores no ginásio e 1.953 no estádio.
Entre outros destaques, possui um Ginásio Esportivo que leva o nome do grande jogador de basquetebol, Algodão, nascido em Campo Grande, e um dos maiores jogadores do esporte de todos os tempos no país, campeão mundial ao lado de outros grandes craques como Rosa Branca, Jatir e Wlamir Marques.
    Kinderland, Zona Sul
  Rua São Clemente, 155 - Botafogo - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ            
A pouco mais de 80 quilômetros do Rio, a pequena Sacra Família do Tinguá, no município de Engenheiro Paulo de Frontin, vive-se um clima de autêntica descontração, resultante das peripécias e traquinagens dos hóspedes do local; crianças alegres e felizes se divertindo a valer. A razão de tanto barulho se chama Kinderland (terra de criança em alemão), a mais tradicional colônia de férias fluminense.
A instituição iniciou suas atividades em 1952, com o trabalho de um grupo de senhoras judias que acolhia órfãos de guerra, entretanto, o lugar não se caracteriza como instituição religiosa.
A palavra de ordem é confraternização, valorizar ao máximo a convivência em grupo.
Os acampamentos livram as crianças do controle familiar e abrem um mundo novo para elas. O primeiro grito de independência. Longe dos olhares paternos, as crianças convivem com pessoas diferentes, tomam decisões sozinhas, aprendem a ser disciplinadas e crescem em todos os sentidos.
São 750 mil metros quadrados de área verde cercado de montanhas e belas paisagens comportando grupos de até 170 pessoas. A colônia oferece acomodações para dormir, refeitório, piscina, quadra de esporte, lago, gincanas, festas dançantes e peças de teatro. Durante o dia, o passeio ecológico é um dos momentos mais esperados. Acompanhados por um biólogo, a garotada sai à procura de animais de diferentes espécies pela mata. São três refeições e mais três lanches por dia para repor a energia,
Passaram por lá crianças famosas como David Zylbersztajn, genro do ex presidente Fernando Henrique, os integrantes do Casseta & Planeta, Cláudio Manoel, Marcelo Madureira e o saudoso Cláudio Bessermann, o Bussunda, o músico Jacques Morelenbaum, a atriz Débora Bloch, a coreógrafa Debora Colker e o carioca Carlos Minc, Ministro do Meio Ambiente do governo Lula
Quando bate a saudade, alguns retornam para rever os amigos feitos naqueles gramados e lembrar as brincadeiras na piscina, o hasteamento da bandeira, o soar do gongo e das Kinderlíadas (olimpíadas da Kinderland).
Um lugar guardado nas boas lembranças
    Centro de Artes Hélio Oiticica
  Rua Luís de Camões, 68 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer13' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/RCEC8Rn8N8U" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer13'>
Helio Oiticica (1937-1980) foi um dos mais criativos artistas plásticos brasileiros. A síntese de sua obra são seus belos "Parangolés" (1964): capas, estandartes ou bandeiras coloridas de algodão ou náilon com poemas em tinta sobre o tecido a serem vestidas ou carregadas pelo ator/espectador, que passa a perceber seu corpo transformado em dança. Quase uma poesia, pois a obra de arte só se revela quando alguém a manuseia, a movimenta.
    Centro de Artes Calouste Gulbenkian
  Rua Benedito Hipólito, 125 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer14' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/HWldOOrQsGs" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer14'>
O Centro de Artes Calouste Gulbenkian foi criado em 11 de março de 1971 e recebeu este nome em homenagem à instituição cultural portuguesa sediada em Lisboa, a Fundação Calouste Gulbenkian. A origem do Centro Calouste Gulbenkian, que está instalado na Praça Onze, está ligada à necessidade de formar professores de artesanato para atender às escolas públicas do Estado do Rio. Os cursos de Artes oferecidos no Centro de Artes Calouste Gulbenkian traduzem uma proposta artístico-educacional diversificada e plural, dentro de uma prática atualizada e dinâmica, onde múltiplas linguagens artísticas se integram - do artesanato à pesquisa com novos matérias. Esses cursos são direcionados a quem busca a iniciação ou o aperfeiçoamento através da arte, tanto como linguagem expressiva como para a criação de objetos utilitários. Através de aulas práticas em salas-oficinas, adequadas a cada uma das modalidades artísticas, os professores procuram dar atendimento individualizado, buscando atender os diferentes objetivos de cada aluno.
    Centro Cultural Waly Salomão, Zona Norte
   - Vigário Geral - Rio de Janeiro, RJ             
<iframe id='palyer15' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/d5dFq1ZoemE" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer15'>
Missão - Promover a inclusão e a justiça social, utilizando a arte, a cultura afro-brasileira e a educação como ferramentas para a criação de pontes que unam as diferenças e sirvam como alicerces para a sustentabilidade e o exercício da cidadania.
Visão - O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a auto-estima de jovens das camadas populares.
    Escola de Música Villa-Lobos
  Rua Ramalho Ortigão, 9 - Centro - Rio de Janeiro, RJ           
Fundada em junho de 1952, a Escola de Música Villa-Lobos foi idealizada como um centro popular de ensino de arte. Indicado para quem quer começar o estudo da música ou pretende aprimorar os conhecimentos adquiridos em vivências musicais anteriores, o Curso de Formação Inicial e Continuada não exige para ingresso nenhum conhecimento musical prévio. É realizado em regime de curso livre e promovido em convênio com a Associação de Músicos, Docentes e Amigos da Escola de Música Villa-Lobos AmaVilla. Aberto a jovens de 13 a 18 anos, nos turnos manhã e tarde e para adultos a partir de 19 anos, no turno da noite.
    Zoológico e Quinta da Boa Vista, Zona Norte
  Quinta da Boa Vista - São Cristóvão - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer17' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/ddUga3ThMZ4" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer17'>
Com uma área de 138 mil metros quadrados, mais de 2.100 animais entre répteis, mamíferos e aves e cerca de 400 espécies, o zoológico do Rio é o mais antigo do Brasil. Possui o maior plantel de primatas brasileiros, a maior coleção de aves expostas do país e, no setor de fauna, reproduzem-se espécies raras e ameaçadas de extinção como o urubu rei, a ararajuba e o mico leão dourado.
    Rio Water Planet, Zona Oeste
  Estrada dos Bandeirantes, 24.000 - Vargem Grande - Rio de Janeiro, RJ             
<iframe id='palyer18' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/aEN43eQspds" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer18'>
Instalado em área de 400.000 m2, cercada por florestas e aos pés do Maciço da Pedra Branca, o parque que já é o maior do gênero na América Latina virou clube. Entre as 35 atrações do complexo aquático, que incluem a praia artificial, os toboáguas, o rio lento e uma vasta área infantil, merecem destaques, a corredeira de 500 m de extensão, o space bowl com o formato de um gigantesco funil onde o visitante tem a nítida sensação de estar em um twister de emoção e lógico a imensa piscina de ondas que é o palco de várias produções de novelas e mini series da TV.
    Instituto Casa de Cultura Rio, Zona Sul
  Rua Visconde de Ouro Preto, 58 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ
          
O Instituto Casa de Cultura Rio (ICCRIO) foi fundado em 1988, sendo a escola pioneira do Método Suzuki de ensino musical no Rio de Janeiro. Ao longo destes anos, Suray Soren, diretora artística do Instituto, vem ensinando violino a crianças e adolescentes por este revolucionário método japonês. O ICCRIO oferece cursos de violino, cello, piano, baby class, musicalização, prática de orquestra e também mantém o projeto social "Com a Corda Toda",que beneficia hoje crianças e adolescentes de várias comunidades situadas no Rio e Grande Rio.
    Floresta da Tijuca, Zona Norte
  Alto da Boa Vista - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer20' title="Floresta da Tijuca - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/q8VljuZSNzo" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer20'>
Localizada no coração da cidade, a poucos minutos da maior parte dos bairros do Rio, a maior floresta urbana do mundo, com cerca de 3.200 hectares, tem a grande vantagem de mesclar centenas de espécies da fauna e da flora só encontradas na Mata Atlântica.
A Floresta da Tijuca foi reflorestada no século XIX após anos de desmatamento intenso e plantio, principalmente de café. O reflorestamento foi uma iniciativa pioneira em toda a América Latina.
A Floresta da Tijuca possui recantos e atrativos históricos que merecem ser visitados, como: a Cascatinha, a Capela Mayrink, o Mirante Excelsior, o Barracão, a Gruta Paulo e Virgínia, o Lago das Fadas, a Vista Chinesa e o Açude da Solidão, pontos freqüentados por famílias inteiras nos fins de semana.
    XKart Indoor, Zona Oeste
  Estrada do Gabinal, 313 Freguesia - Jacarepaguá - Rio de Janeiro, RJ           
O XKart é um grupo de kart amador do Rio de Janeiro, fundado em 2003, que realiza campeonatos de kart indoor. Apesar do que possa parecer, o termo "kart indoor", não se refere a competições em pista coberta. Esse termo atualmente é sinônimo de kart de aluguel, ou seja, karts alugados e mantidos pelos próprios kartódromos, independentemente de a pista ser coberta ou não
    Casas Casadas, Zona Sul
  Rua das Laranjeiras, 307 - Laranjeiras - Rio de Janeiro, RJ
           
<iframe id='palyer22' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/XT3x7OdYU_Q" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer22'>
Patrimônio tombado, é uma das construções do século XIX mais representativas e originais da cidade, um exemplar único de residência multifamiliar, análogo aos edifícios residenciais atuais. Em uma edificação anexa às Casas Casadas está instalado o Espaço Carioca, com café, bar, livraria, loja de CDs e um pequeno palco para lançamentos musicais, de DVDs e de livros.
    Villa Riso, Zona Sul
  Estrada da Gávea, 728 - São Conrado - Rio de Janeiro, RJ           
Em meados de 1700 uma grande casa foi construída para abrigar a sede da Fazenda São José da Alagoinha da Gávea, cujas extensões iam da Gávea até Jacarepaguá e Tijuca. Anos mais tarde a propriedade, já desmembrada foi adquirida por Ferreira Viana, redator da Lei Áurea, Conselheiro Imperial e Ministro da Justiça do II Império. A casa transformada em local de repouso e veraneio, acolheu hóspedes ilustres, como o próprio Imperador D. Pedro II que, pessoalmente, plantou cinco das seis imponentes palmeiras imperiais que hoje guardam a casa. Em 1932 a casa passou às mãos do italiano Comendador Osvaldo Riso, um jovem entusiasta no compromisso com o desenvolvimento cultural do país e principal incentivador das relações entre Brasil e Itália. Na década de 80, Cesarina Riso, primogênita do casamento do Comendador com a artista plástica amazonense Camélia Riso inicia trabalho de adaptação e reestruturação da antiga mansão transformando-a em sofisticado centro cultural e casa de reuniões sociais inspirada nas “ville” italianas...
    Trem do Corcovado, Zona Sul
  Rua Cosme Velho, 513 - Cosme Velho - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer24' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/a5nVbTzopzA" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer24'>
O Trem do Corcovado é uma linha férrea localizada na cidade do Rio de Janeiro. A linha começa em Cosme Velho e segue até o cume do Corcovado, a uma altitude de 710m. O cume é famoso pela estátua do Cristo Redentor e pela vistá aérea de várias praias do Rio de Janeiro.
A linha possui 3,8km de extensão e utiliza um sistema de tração elétrico. A linha foi inaugurada pelo imperador Dom Pedro II em 9 de Outubro de 1884. Inicialmente utilizava tração mecânica, sendo que o sistema de tração elétrico foi instalado em 1910, se tornando pioneiro no Brasil. Em 1980 a linha foi modernizada com a compra de trens da empresa SLM, sediada na cidade de Winterthur, Suíça.
A linha férrea do Corcovado é uma das poucas que ainda utilizam um sistema elétrico trifásico, possuindo, assim, dois cabos aéreos. A linha possui 4 trens, cada qual com dois vagões. O trajeto é completado em cerca de 20 minutos, sendo que um trem parte a cada meia hora, o que dá ao sistema uma capacidade de transporte de 360 passageiros por hora. Devido à capacidade limitada, o acesso à estação pode levar horas Source
    Casa da Moeda do Brasil, Zona Oeste
  Rua René Bittencourt, 371 - Santa Cruz - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer25' width="300" height="233" src="https://www.youtube.com/embed/u71ycFy-Xqg" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer25'>
A Casa da Moeda do Brasil, fundada em 1694, é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Fazenda.
Após alguns anos de atividade no nordeste do Brasil e em Minas Gerais, a CMB foi transferida para o Rio de Janeiro, então capital da República, operando em amplo e adequado prédio construído na Praça da República, inaugurado em 1868 e, hoje, pertencente ao Arquivo Nacional.
O crescimento da economia brasileira durante os anos subseqüentes veio requerer a expansão da capacidade de produção da empresa. Um novo complexo industrial, que hoje representa um dos maiores do gênero no mundo, foi especificamente projetado, construído e inaugurado em 1984, no Distrito Industrial de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
    Parque Estadual da Pedra Branca, Zona Oeste
  Estrada do Pau Fome, 4003 - Taquara - Rio de Janeiro, RJ
           
<iframe id='palyer26' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/a6psshUOH40" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer26'>
Quem pensa que a Floresta da Tijuca é a maior floresta urbana do mundo, pode estar enganado. Localizado na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, considerado um dos maiores parques urbanos do mundo e a maior floresta urbana do país, ocupando cerca de 10% da área total do município do Rio de Janeiro, o Parque Estadual da Pedra Branca possui cerca de 12.500 hectares de área coberta por vegetação típica da Mata Atlântica, como cedros, jacarandás, jequitibás e ipês, além de uma variada fauna, composta por jaguatiricas, preguiças-de-coleira, tamanduás-mirins, pacas, tatus e cotias.
O maciço circunda os bairros de Guaratiba a oeste, Bangu e Realengo ao norte, Jacarepaguá a leste, Barra da Tijuca a sudoeste e ao sul, Recreio dos Bandeirantes e Grumari ao sul e Campo Grande a noroeste e compreende o conjunto das seguintes serras: Valqueire, Viegas, Bangu, Barata, Lameirão, Engenho Velho, Rio Pequeno, Taquara, Pedra Branca, Quilombo, Santa Bárbara, Rio da Prata, Nogueira, Alto do Peri, Sacarrão, Geral de Guaratiba, Carapiá, Cabuçu e Grumari. Separa-se do Maciço de Gericinó pela Baixada Bangu - Realengo e do Maciço da Tijuca pela baixada de Jacarepaguá.
    Parque Aquático Maria Lenk, Zona Oeste
  Cidade dos Esportes - Jacarepaguá - Rio de Janeiro, RJ
           
<iframe id='palyer27' width="300" height="240" src="https://www.youtube.com/embed/8Wxac7iV01U" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer27'>
O Parque Aquático MariaLenk está localizado na Cidade dos Esportes, no Autódromo de Jacarepaguá, no mesmo complexo esportivo da Arena e do Velódromo.
O Parque com 42 mil m2 é composto por uma piscina olímpica, uma piscina de aquecimento e um tanque para saltos ornamentais, construídos de acordo com as normas da Federação Internacional de Natação.
As piscinas são específicas para as provas de natação, nado sincronizado, saltos ornamentais e pólo aquático.
A piscina para competições de natação e nado sincronizado tem 50m de comprimento, medidos internamente para permitir a cronometragem eletrônica e borda quebra ondas.
Maria Lenk, pioneira da natação feminina no Brasil e primeira mulher sul-americana a se apresentar em competições no exterior, foi recordista mundial nos 200 e 400 metros do nado borboleta
    Boulevard Olímpico Parque Madureira, Zona Norte
  Rua Parque Madureira, s/n - Madureira - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer28' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/54XEpsEZW_Q" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer28'>
No Boulevard Olímpico do Parque Madureira é um live site dos Jogos Olímpicos, onde a população pode curtir os Jogos Rio 2016 com muitos shows, atividades esportivas e culturais, além de acompanhar a transmissão oficial dos jogos por meio de um telão, instalado em cima do palco.
    Observatório Nacional, Zona Norte
  Rua Gal. José Cristino, 77 - São Cristóvão - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer29' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/6A3ORQakZ_Y" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer29'>
O Observatório Nacional foi criado oficialmente por D. Pedro I em 15 de outubro de 1827. Entre suas finalidades estava a orientação e estudos geográficos do território brasileiro e de ensino da navegação. Entretanto, segundo o Padre Serafim Leite, em 1730, os jesuítas instalaram um observatório no Morro do Castelo, na cidade do Rio de Janeiro.
O Observatório Nacional, atualmente, tem a missão de realizar pesquisa e desenvolvimento em Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Freqüência, formar pesquisadores em seus cursos de pós-graduação, capacitar profissionais, coordenar projetos e atividades nacionais nestas áreas e gerar, manter e disseminar a Hora Legal Brasileira.
O site dedica dois links para o público infantil de conteúdo lúdico muito interessantes:
Brincando com a Ciência - Jogos Interativos, Quebra Cabeças Terra, Astronomia e Galáxias.
O Pequeno Cientista - Jogos com direito a impressão, Experiências, Curiosidades e o Vamos Colorir.
Bem produzida a revista eletrônica Café Orbital, destinada a adolescentes e futuros cientistas!
    Point Kart Indoor, Zona Norte
  Rua José Higino, 115 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ
           
<iframe id='palyer30' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/Puncy_k4gIA" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer30'>
O Point Kart Indoor possui uma adequada estrutura para receber seus clientes proporcionando um ambiente familiar e agradável com amplo estacionamento, 15 karts novos, segurança para a pratica do esporte, profissionais treinados e experientes, bar temático, sala VIP para eventos, boutique com acessórios, macacões e coletes de proteção, 2 vestiários: masculino e feminino.
Eventos: Etapa do F46, Etapa do KTL e o Campeonato Tijucano.
Escola de Pilotagem todos os sábados das 14 até as 16 horas, para crianças a partir de 8 anos e 1,5 m. de altura, orientados por instrutores com grande experiência em kartismo, ministrando aulas teóricas e práticas.
Adultos sem limite de idade.