Rio de Janeiro Atrações

    Instituto Casa de Cultura Rio, Zona Sul
  Rua Visconde de Ouro Preto, 58 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ
          
O Instituto Casa de Cultura Rio (ICCRIO) foi fundado em 1988, sendo a escola pioneira do Método Suzuki de ensino musical no Rio de Janeiro. Ao longo destes anos, Suray Soren, diretora artística do Instituto, vem ensinando violino a crianças e adolescentes por este revolucionário método japonês. O ICCRIO oferece cursos de violino, cello, piano, baby class, musicalização, prática de orquestra e também mantém o projeto social "Com a Corda Toda",que beneficia hoje crianças e adolescentes de várias comunidades situadas no Rio e Grande Rio.
    Biblioteca da Marinha
  Rua Mayrink Veiga, 28 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer2' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/cLAYGAdEHiA" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer2'>
O Serviço de Documentação da Marinha é o resultado da evolução, mais que secular, iniciada com a criação da Biblioteca da Marinha. Esta teve como embrião o Depósito de Escritos Marítimos da Real Academia dos Guardas-Marinha de Portugal, criado em 1802, e transferido para o Brasil, com a Academia, em 1808. Em 1846, foi criada a Biblioteca da Marinha. Com um acervo de aproximadamente cem mil volumes, entre livros, folhetos, periódicos e mapas, a Biblioteca da Marinha é especializada nas áreas de História Naval, História Geral e do Brasil e Cartografia.
    Cidade das Crianças Leonel Brizola, Zona Oeste
  Rodovia Rio-Santos km.1 - Santa Cruz - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer3' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/VBdrvw2aLu8?controls=0&amp;start=25" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer3'>
A Cidade das Crianças Leonel Brizola é um dos maiores parques públicos de lazer da América Latina, ocupando uma área de 186 mil m2 (equivalente a 20 campos de futebol com as dimensões do Maracanã), em Santa Cruz, região oeste da cidade.
    Observatório Nacional, Zona Norte
  Rua Gal. José Cristino, 77 - São Cristóvão - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer4' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/6A3ORQakZ_Y" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer4'>
O Observatório Nacional foi criado oficialmente por D. Pedro I em 15 de outubro de 1827. Entre suas finalidades estava a orientação e estudos geográficos do território brasileiro e de ensino da navegação. Entretanto, segundo o Padre Serafim Leite, em 1730, os jesuítas instalaram um observatório no Morro do Castelo, na cidade do Rio de Janeiro.
O Observatório Nacional, atualmente, tem a missão de realizar pesquisa e desenvolvimento em Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Freqüência, formar pesquisadores em seus cursos de pós-graduação, capacitar profissionais, coordenar projetos e atividades nacionais nestas áreas e gerar, manter e disseminar a Hora Legal Brasileira.
O site dedica dois links para o público infantil de conteúdo lúdico muito interessantes:
Brincando com a Ciência - Jogos Interativos, Quebra Cabeças Terra, Astronomia e Galáxias.
O Pequeno Cientista - Jogos com direito a impressão, Experiências, Curiosidades e o Vamos Colorir.
Bem produzida a revista eletrônica Café Orbital, destinada a adolescentes e futuros cientistas!
    Barra on Ice, Zona Oeste
  Av das Américas, 3255 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ             
<iframe id='palyer5' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/onZLMEA-kMA" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer5'>
Entretenimento com alegra e qualidade. Atuando no ramo de patinação desde 1996 é hoje em dia, uma empresa de referência e sucesso neste setor no Brasil. Ao longo desses últimos 9 anos a empresa vem montando pistas de patinação em diversos locais, inicialmente através de equipamento de terceiros e depois com pista própria.
A empresa está sempre aberta a receber propostas no desenvolvimento de novos projetos caso exista interesse em alugar ou em implantar uma pista de patinação no gelo..
    Instituto Ciência Hoje, Zona Sul
  Av. Venceslau Brás, 71 casa 27 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ           
O Instituto Ciência Hoje (ICH) é uma organização social de interesse público sem fins lucrativos vinculada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
O site Ciência Hoje On-line é uma iniciativa pioneira de divulgação científica na internet brasileira. Além de disponibilizar parte do conteúdo das publicações do ICH, o site publica notícias exclusivas atualizadas diariamente que oferecem ao leitor uma cobertura dinâmica da atualidade científica no Brasil e no mundo.
Em 2007, foi lançado, em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, o livro Física Hoje - Uma aventura pela natureza: dos átomos ao universo, que reúne 11 artigos escritos por renomados pesquisadores brasileiros e originalmente publicados na revista Ciência Hoje ao longo de 2005, em comemoração ao Ano Mundial da Física.
O ICH atua também na divulgação científica em meios audiovisuais: o Instituto promoveu a realização do programa de televisão Tome Ciência, uma série semanal que abordou de forma acessível temas de ciência e tecnologia.. Em outubro de 2004, o ICH se uniu à Rede Globo na campanha Ciência Vale a Pena.
    Florestaventura, Zona Sul
  Largo da Barra Velha s/nº - Joá - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer7' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/Oj-iwuhbE_8" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer7'>
O Florestaventura, primeira empresa de Arvorismo no Rio de Janeiro, montou em 2002 os seus primeiros circuitos no bairro do Joá, em plena cidade, de fácil acesso,porem no meio de uma mata tropical extraordinária, proporcionando assim um verdadeiro clima de aventura.
Ele proporciona de forma lúdica, esportiva e didática, uma aproximação com o meio florestal, um contato com as árvores e com o meio ambiente.
O percurso entre as árvores é constituido de 2 circuitos num total de 36 obstáculos, feitos de troncos, pontes, passarelas, cordas de Tarzan, tirolesas, redes, túnel, cabos de aço, etc.
O Florestaventura permite crianças à partir de 6-7 anos de idade, com média de altura de 1,30m, bem como adultos sem limite de idade, peso ou altura.
Localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, Largo da Barra Velha (Barrinha), entre São Conrado e Largo da Barra, no encosto da Pedra da Gávea
    Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro
  Rua Silva Jardim, 23 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
A Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, organizada em 1862, é a Igreja-Mãe das Igrejas Presbiterianas do Brasil.
Restaurada e iluminada, a Catedral Presbiteriana integra o roteiro turístico do Centro Histórico do Rio de Janeiro. A igreja está situada entre a antiguidade preservada pela Praça Tiradentes, Rua da Carioca e adjacências e as linhas modernas dos espigões da av. Chile. Amplo estacionamento para visitantes com entrada no final da Avenida Passos.
    Palácio Tiradentes, Centro
  Rua Primeiro de Março s/nº - Praça XV - Rio de Janeiro, RJ           
Com a mudança da Capital Federal para Brasília, em 1960 a cidade do Rio de Janeiro passou à qualidade de Estado da Guanabara e o Palácio Tiradentes passou a ser a sede da Assembléia Legislativa do Estado da Guanabara. Anteriormente entre 1926 a 1960, serviu à Câmara Federal. A Guanabara existiria entre 1960 e 1975, quando se fundiu ao Estado do Rio de Janeiro e o Palácio Tiradentes passou a abrigar a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O painel decorativo do plenário do Palácio Tiradentes foi executado por Eliseu Visconti em 1926 e representa a assinatura da primeira Constituição Republicana de 1891. No grande painel, restaurado em 2001, figuram em tamanho natural os retratos dos sessenta e três constituintes
    Forte de Copacabana, Zona Sul
  Praça Coronel Eugênio Franco, 01 - Copacabana - Rio de Janeiro, RJ
           
<iframe id='palyer10' title="Forte de Copacabana - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/tmNrshyUhFQ" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer10'>
Construído em 1914, com o objetivo de reforçar a defesa da Baía de Guanabara, o Forte de Copacabana oferece aos seus visitantes muitas curiosidades e atrações. No Museu Histórico do Exército, fatos marcantes estão registrados através de exposições, exibições de vídeo, maquetes e, até, um setor interativo, original e bastante visitado pelos freqüentadores do Forte. Tudo com direito a uma vista panorâmica de um dos pontos mais belos de toda a nossa Costa. Crédito: acervo riotur.
    Parque Guinle, Zona Sul
  Rua Gago Coutinho, 66 - Laranjeiras - Rio de Janeiro, RJ           
O Parque Guinle é um parque público localizado numa área arborizada de cerca de 30 mil metros quadrados no entorno do Palácio Laranjeiras, residência do governador do Rio de Janeiro. O Parque foi no originalmente construído como jardins do palacete da família Guinle erguido na década de 20. A partir de 1940, o Parque Guinle passou a pertencer ao Governo Federal e foi objeto de um projeto de urbanização com a construção de um conjunto de edifícios residenciais projetados pelo arquiteto Lucio Costa, concebidos conforme os princípios propostos pelo arquiteto francês Le Corbusier, que serviram de ensaio para o padrão residencial das superquadras da capital do país, Brasília.
    Largo do Boticário, Zona Sul
  R. Cosme Velho, 822 - Cosme Velho - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer12' width="300" height="250" src="//www.youtube.com/embed/OOSPWiC3M6I?rel=0&cc_load_policy=1" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer12'>
Apenas sete casas compõem esse belo recanto da cidade do Rio de Janeiro. Batizado em homenagem a Joaquim Luiz da Silva Souto, boticário da família real que ali morou em uma fazenda, o Largo do Boticário exibe telhados e fachadas coloniais, calçamento estilo pé-de-moleque, árvores centenárias e possui, ainda, o supremo privilégio de ter como vizinhos o Rio Carioca e um belo trecho de Mata Atlântica.
    Barra Bowling, Zona Oeste
  Av. das Américas, 4666 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ
          
O Barra Bowling conta hoje com 20 modernas pistas de boliche, elaborada nos moldes dos boliches internacionais e, possui uma equipe de jovens treinada para oferecer os melhores serviços. Oferece tênis especiais, próprios para as pistas em regime de aluguel. Completam e complexo; bar e restaurante. http://www.barrabowling.com.br/
    Cristo Redentor, Zona Sul
  R. Cosme Velho, 513 - Cosme Velho - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer14' title="YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/7oDNFuoxAuk" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer14'>
One of the worlds most visited monuments is that of Christ the Redeemer, the statue that stands atop the Corcovado Mountain. Journey up to the statue via the cog train and marvel at the scenery along the way. From the top, you will enjoy panoramic views of Rio de Janeiro.
    Sala Cecília Meireles
  Largo da Lapa - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
A imponente e conceituada Sala Cecília Meireles, uma edificação do século XIX, está localizada na cidade do Rio de Janeiro, no Largo da Lapa. Tradicional casa de concertos de música de câmara no cenário cultural da cidade, assim denominada em homenagem à poetisa, pianista Cecília Meireles. O prédio, originalmente erguido para funcionar como hotel (Grande Hotel da Lapa) recebeu empresários e políticos da República Velha. Posteriormente, em 1948 foi reformado e transformado em sala de cinema (Cine Colonial). Desde o início da década de 70, vem recebendo atenções especiais das autoridades do estado do Rio de Janeiro com o apoio de instituições privadas objetivando manter um espaço cultural permanente para difusão de música erudita, em particular a música de câmara. O Auditório Guiomar Novaes e o Espaço Ayres de Andrade integram o Espaço. Site em desenvolvimento
    Jockey Club Brasileiro, Zona Sul
  Praça Santos Dumont - Gávea - Rio de Janeiro, RJ             
<object width="300" height="200"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/ybNidIsBvvk"></param><param name="wmode" value="transparent"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/ybNidIsBvvk" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="300" height="200"></embed></object>
Fundado em 1932, o Jockey Club Brasileiro teve como primeiro presidente Linneo de Paula Machado, que foi o responsável pela construção do Hipódromo da Gávea, a maior obra da cidade na época. Lá é realizado anualmente o Grande Prêmio Brasil, a prova de maior expressão do turfe nacional, também famosa pela elegância dos trajes dos visitantes da festa. O Jockey Club também possui uma sede social no Centro do Rio de Janeiro, localizada num prédio de 12 andares, projeto assinado pelo arquiteto Lúcio Costa. As dependências são amplas e espaçosas, contando com 363 salas para escritórios, sete lojas, um auditório servido por elevadores especiais, 13 andares de estacionamento para 800 carros. No 11º e 12º andares, os jardins são de Burle Marx e os interiores do arquiteto Jorge Hue. Atividades: piscina, hidroginástica, saunas, massagiata, estética, quadra poliesportiva, ginástica.
    Point Kart Indoor, Zona Norte
  Rua José Higino, 115 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ
           
<iframe id='palyer17' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/Puncy_k4gIA" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer17'>
O Point Kart Indoor possui uma adequada estrutura para receber seus clientes proporcionando um ambiente familiar e agradável com amplo estacionamento, 15 karts novos, segurança para a pratica do esporte, profissionais treinados e experientes, bar temático, sala VIP para eventos, boutique com acessórios, macacões e coletes de proteção, 2 vestiários: masculino e feminino.
Eventos: Etapa do F46, Etapa do KTL e o Campeonato Tijucano.
Escola de Pilotagem todos os sábados das 14 até as 16 horas, para crianças a partir de 8 anos e 1,5 m. de altura, orientados por instrutores com grande experiência em kartismo, ministrando aulas teóricas e práticas.
Adultos sem limite de idade.
    Mosteiro de São Bento
  Rua Dom Gerardo, 68 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer18' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/oj-wK_dib74" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer18'>
Fundado em 1590 por monges vindos da Bahia, o Mosteiro beneditino do Rio de Janeiro foi construído a pedido dos próprios habitantes da recém fundada cidade de São Sebastião. Em pleno Centro da grande metrópole, conserva-se aqui um lugar de silêncio, paz, oração e trabalho, que se traduz em diversas atividades mantidas regularmente. As duas principais são as celebrações diárias do Ofício Divino e da Missa, com canto gregoriano. Além disso, funcionam dentro da Abadia: o Colégio de São Bento, as Edições Lumen Christi, a Faculdade de São Bento, a Casa de retiros de Emaús e a Obra Social São Bento. O Mosteiro mantém também duas casas de retiro e encontros: a Casa de São Bento, no Alto da Boa Vista, e o Sitio Seio de Abrahão, em Teresópolis.
    Bondinho de Santa Teresa, Centro
  Ao lado do Aqueduto da Carioca, na Rua Lélio Gama - Rio de Janeiro, RJ            
<object width="212" height="175"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/hTJyCmoRvks"></param><param name="wmode" value="transparent"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/hTJyCmoRvks" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="212" height="175" align="right"></embed></object>
O bonde sai do centro da cidade, passa sobre os Arcos da Lapa e segue a rota do tempo no sobe-e-desce das ladeiras de Santa Teresa. O ponto de partida é a estação no Largo da Carioca: a estação fica bem perto da sede da Petrobrás, na Rua Lélio Gama. O lugar tem um jardim encantador e revela um pouco do que se vai encontrar nesse passeio.
    Igreja NªSª da Penha, Zona Norte
  Largo da Penha, 19 - Penha - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer20' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/hjNvs7TftO4" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer20'>
O Santuário da Penha conta com uma grande infra-estrutura que vem sendo melhorada incansavelmente para acolher a todos os Romeiros que sempre comparecem em grande quantidade, principalmente na época de festa. O Santuário da Penha fica em uma enorme e belíssima área verde, com uma localização de fácil acesso, seja pela Linha Vermelha, Linha Amarela ou Avenida Brasil. Para atender os romeiros, o Santuário da Penha conta com a comodidade de bebedouros, lanchonete e diversos banheiros, além de outras diversas instalações. Para aqueles que não desejam subir ou descer os 382 degraus da escadaria principal, o acesso do pátio até a Igreja pode ser feito através de um novíssimo bondinho, com capacidade para transportar cerca de 500 pessoas por hora.
    Boulevard Olímpico Parque Madureira, Zona Norte
  Rua Parque Madureira, s/n - Madureira - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer21' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/54XEpsEZW_Q" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer21'>
No Boulevard Olímpico do Parque Madureira é um live site dos Jogos Olímpicos, onde a população pode curtir os Jogos Rio 2016 com muitos shows, atividades esportivas e culturais, além de acompanhar a transmissão oficial dos jogos por meio de um telão, instalado em cima do palco.
    Bosque da Barra, Zona Oeste
  Av. das Américas, 6000 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer22' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/ISrAzZCLTbE" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer22'>
O Bosque da Barra ou Parque Arruda Câmara, localizado no quilômetro 6 da Avenida das Américas com 50 hectares ocupados com vegetação típica de praia é refúgio natural de pássaros e animais. Com área equivalente a 50 campos de futebol, constitui uma das áreas verdes mais visitadas da região, propiciando um delicioso passeio.
O parque possui amplos gramados, equipamentos para a prática esportiva como campos de futebol e quadras de vôlei, payground para a criançada, pista em terra batida com extensão de 3.000 metros para caminhada e trilhas na mata para a prática de mountain bike.
Funciona de terça a domingo de 07hs. as 18hs.
    Centro de Artes Hélio Oiticica
  Rua Luís de Camões, 68 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer23' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/RCEC8Rn8N8U" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer23'>
Helio Oiticica (1937-1980) foi um dos mais criativos artistas plásticos brasileiros. A síntese de sua obra são seus belos "Parangolés" (1964): capas, estandartes ou bandeiras coloridas de algodão ou náilon com poemas em tinta sobre o tecido a serem vestidas ou carregadas pelo ator/espectador, que passa a perceber seu corpo transformado em dança. Quase uma poesia, pois a obra de arte só se revela quando alguém a manuseia, a movimenta.
    Parque Estadual da Pedra Branca, Zona Oeste
  Estrada do Pau Fome, 4003 - Taquara - Rio de Janeiro, RJ
           
<iframe id='palyer24' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/a6psshUOH40" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer24'>
Quem pensa que a Floresta da Tijuca é a maior floresta urbana do mundo, pode estar enganado. Localizado na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, considerado um dos maiores parques urbanos do mundo e a maior floresta urbana do país, ocupando cerca de 10% da área total do município do Rio de Janeiro, o Parque Estadual da Pedra Branca possui cerca de 12.500 hectares de área coberta por vegetação típica da Mata Atlântica, como cedros, jacarandás, jequitibás e ipês, além de uma variada fauna, composta por jaguatiricas, preguiças-de-coleira, tamanduás-mirins, pacas, tatus e cotias.
O maciço circunda os bairros de Guaratiba a oeste, Bangu e Realengo ao norte, Jacarepaguá a leste, Barra da Tijuca a sudoeste e ao sul, Recreio dos Bandeirantes e Grumari ao sul e Campo Grande a noroeste e compreende o conjunto das seguintes serras: Valqueire, Viegas, Bangu, Barata, Lameirão, Engenho Velho, Rio Pequeno, Taquara, Pedra Branca, Quilombo, Santa Bárbara, Rio da Prata, Nogueira, Alto do Peri, Sacarrão, Geral de Guaratiba, Carapiá, Cabuçu e Grumari. Separa-se do Maciço de Gericinó pela Baixada Bangu - Realengo e do Maciço da Tijuca pela baixada de Jacarepaguá.
    Fazendinha Estação Natureza, Zona Oeste
  Estrada dos Bandeirantes, 26645 - Vargem Grande - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer25' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/5Nu6fsmzB2M" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer25'>
Nasceu de uma idéia no ano de 1994, de duas irmãs que tinham como objetivo principal proporcionar à criança urbana um contato com a vida rural, resgatando, de uma maneira lúdica, a infância perdida de quem vive nos grandes centros. Animais de porte pequeno e médio, bem próximos de se habitat natural, fazem a alegria da criançada. A Fazendinha recebe até visita de índios de verdade. Jogos e pinturas são ingredientes importantes do passeio. Programa imperdível.
    Associação Brasileira de Imprensa - ABI, Centro
  Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Castelo - Rio de Janeiro, RJ           
Construído em três anos, de 1936 a 1939, o prédio da ABI, destaca-se inclusive por ter sido nele utilizada pela primeira vez a solução apresentada pelo legendário Le Corbusier para o problema do excesso de luz - o “brise-soleil”, quebra-sol através de persianas de concreto na fachada.
O edifício-sede da ABI foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Estadual em 1965. Sua principal característica é a unidade, que dá a tônica do conjunto, tanto nas soluções plásticas quanto nas estruturais.
A história da fundação da ABI se confunde com a de seu perseverante idealizador Gustavo de Lacerda. Criada em 7 de abril de 1908, seu principal objetivo era assegurar à classe jornalística os direitos assistenciais e tornar-se um centro poderoso de ação. Segundo o próprio Lacerda, a Associação deveria ser um campo neutro em que se pudessem abrigar todos os trabalhadores da imprensa.
    Centro Esportivo Miécimo da Silva, Zona Oeste
  Rua Olinda Elis, 470 - Campo Grande - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer27' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/lQOU3W9dOJQ" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer27'>
Referência no município e um dos mais importantes do estado do Rio de Janeiro, tendo sediado diversas competições nacionais e internacionais, como a Copa do Mundo de Judô para Deficientes Visuais, em 2001; o Grand Prix de Atletismo, a Copa do Mundo de Natação e a Copa do Mundo de Ginástica, todos em 2004; e os Jogos Mundiais em cadeira de Rodas & Amputados, em setembro de 2005.
Ocupando uma área de 64 mil metros quadrados, o complexo tem capacidade para abrigar 3.835 espectadores no ginásio e 1.953 no estádio.
Entre outros destaques, possui um Ginásio Esportivo que leva o nome do grande jogador de basquetebol, Algodão, nascido em Campo Grande, e um dos maiores jogadores do esporte de todos os tempos no país, campeão mundial ao lado de outros grandes craques como Rosa Branca, Jatir e Wlamir Marques.
    XKart Indoor, Zona Oeste
  Estrada do Gabinal, 313 Freguesia - Jacarepaguá - Rio de Janeiro, RJ           
O XKart é um grupo de kart amador do Rio de Janeiro, fundado em 2003, que realiza campeonatos de kart indoor. Apesar do que possa parecer, o termo "kart indoor", não se refere a competições em pista coberta. Esse termo atualmente é sinônimo de kart de aluguel, ou seja, karts alugados e mantidos pelos próprios kartódromos, independentemente de a pista ser coberta ou não
    Floresta da Tijuca, Zona Norte
  Alto da Boa Vista - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer29' title="Floresta da Tijuca - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/q8VljuZSNzo" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer29'>
Localizada no coração da cidade, a poucos minutos da maior parte dos bairros do Rio, a maior floresta urbana do mundo, com cerca de 3.200 hectares, tem a grande vantagem de mesclar centenas de espécies da fauna e da flora só encontradas na Mata Atlântica.
A Floresta da Tijuca foi reflorestada no século XIX após anos de desmatamento intenso e plantio, principalmente de café. O reflorestamento foi uma iniciativa pioneira em toda a América Latina.
A Floresta da Tijuca possui recantos e atrativos históricos que merecem ser visitados, como: a Cascatinha, a Capela Mayrink, o Mirante Excelsior, o Barracão, a Gruta Paulo e Virgínia, o Lago das Fadas, a Vista Chinesa e o Açude da Solidão, pontos freqüentados por famílias inteiras nos fins de semana.
    Feira de São Cristóvão, Zona Norte
  Campo de São Cristóvão s/nº - São Cristóvão - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer30' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/qCJMQnQ5txk" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer30'>
Tudo começou em 1945, quando os caminhões pau-de-arara, vindos de vários estados do Nordeste, chegavam ao Campo de São Cristóvão trazendo retirantes nordestinos para trabalhar na construção civil, onde já tinham vaga garantida.
O encontro dos recém-chegados com parentes e outros conterrâneos era animado com música e comida nordestinas, dando origem à Feira de São Cristóvão. Durante 58 anos, a tradicional Feira permaneceu no Campo de São Cristóvão, debaixo das árvores. Em 2003, as barracas foram transferidas para dentro do antigo Pavilhão, que foi reformado pela Prefeitura do Rio e transformado no Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. Hoje, a Feira de São Cristóvão tem boa infra-estrutura de limpeza e segurança, com banheiros públicos e estacionamento. São cerca de 700 barracas fixas, que oferecem as várias modalidades da cultura nordestina: culinária, artesanato, trios e bandas de forró, dança, cantores e poetas populares, repente e literatura de cordel.