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O Observatório Nacional foi criado oficialmente por D. Pedro I em 15 de outubro de 1827. Entre suas finalidades estava a orientação e estudos geográficos do território brasileiro e de ensino da navegação. Entretanto, segundo o Padre Serafim Leite, em 1730, os jesuítas instalaram um observatório no Morro do Castelo, na cidade do Rio de Janeiro.
O Observatório Nacional, atualmente, tem a missão de realizar pesquisa e desenvolvimento em Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Freqüência, formar pesquisadores em seus cursos de pós-graduação, capacitar profissionais, coordenar projetos e atividades nacionais nestas áreas e gerar, manter e disseminar a Hora Legal Brasileira. O site dedica dois links para o público infantil de conteúdo lúdico muito interessantes: Brincando com a Ciência - Jogos Interativos, Quebra Cabeças Terra, Astronomia e Galáxias. O Pequeno Cientista - Jogos com direito a impressão, Experiências, Curiosidades e o Vamos Colorir. Bem produzida a revista eletrônica Café Orbital, destinada a adolescentes e futuros cientistas! |
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O Paço Imperial é um Centro Cultural com rica programação artística, localizado na Praça XV de Novembro, no centro histórico da cidade, no prédio considerado o mais importante dos edifícios civis coloniais do Brasil. Foi primeiro a residência dos governadores da Capitania do Rio de Janeiro e depois passou a ser a casa de despachos, sucessivamente, do Vice-Rei do Brasil, do Rei de Portugal Dom João VI e dos imperadores do Brasil. Em sua restauração, na reconstituição da fachada, optou-se pela feição colonial, adquirida particularmente no período da ocupação pela Família Real Portuguesa, mas foram preservadas marcas e formas de vários outros momentos históricos. O Paço Imperial conta com uma diversificada programação de artes plásticas, cinema, teatro, música, biblioteca, atividades educativas, seminários, serviços de lojas e restaurantes.
Percorrê-lo é fazer uma releitura do tempo inscrito em seus espaços, relacionando-os com épocas e fatos ocorridos. As exposições permanentes também são um ótimo programa cultural.
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Referência no município e um dos mais importantes do estado do Rio de Janeiro, tendo sediado diversas competições nacionais e internacionais, como a Copa do Mundo de Judô para Deficientes Visuais, em 2001; o Grand Prix de Atletismo, a Copa do Mundo de Natação e a Copa do Mundo de Ginástica, todos em 2004; e os Jogos Mundiais em cadeira de Rodas & Amputados, em setembro de 2005.
Ocupando uma área de 64 mil metros quadrados, o complexo tem capacidade para abrigar 3.835 espectadores no ginásio e 1.953 no estádio. Entre outros destaques, possui um Ginásio Esportivo que leva o nome do grande jogador de basquetebol, Algodão, nascido em Campo Grande, e um dos maiores jogadores do esporte de todos os tempos no país, campeão mundial ao lado de outros grandes craques como Rosa Branca, Jatir e Wlamir Marques. |
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Helio Oiticica (1937-1980) foi um dos mais criativos artistas plásticos brasileiros. A síntese de sua obra são seus belos "Parangolés" (1964): capas, estandartes ou bandeiras coloridas de algodão ou náilon com poemas em tinta sobre o tecido a serem vestidas ou carregadas pelo ator/espectador, que passa a perceber seu corpo transformado em dança. Quase uma poesia, pois a obra de arte só se revela quando alguém a manuseia, a movimenta.
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Tudo começou em 1945, quando os caminhões pau-de-arara, vindos de vários estados do Nordeste, chegavam ao Campo de São Cristóvão trazendo retirantes nordestinos para trabalhar na construção civil, onde já tinham vaga garantida.
O encontro dos recém-chegados com parentes e outros conterrâneos era animado com música e comida nordestinas, dando origem à Feira de São Cristóvão. Durante 58 anos, a tradicional Feira permaneceu no Campo de São Cristóvão, debaixo das árvores. Em 2003, as barracas foram transferidas para dentro do antigo Pavilhão, que foi reformado pela Prefeitura do Rio e transformado no Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. Hoje, a Feira de São Cristóvão tem boa infra-estrutura de limpeza e segurança, com banheiros públicos e estacionamento. São cerca de 700 barracas fixas, que oferecem as várias modalidades da cultura nordestina: culinária, artesanato, trios e bandas de forró, dança, cantores e poetas populares, repente e literatura de cordel. |
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Construído em 1914, com o objetivo de reforçar a defesa da Baía de Guanabara, o Forte de Copacabana oferece aos seus visitantes muitas curiosidades e atrações. No Museu Histórico do Exército, fatos marcantes estão registrados através de exposições, exibições de vídeo, maquetes e, até, um setor interativo, original e bastante visitado pelos freqüentadores do Forte. Tudo com direito a uma vista panorâmica de um dos pontos mais belos de toda a nossa Costa. Crédito: acervo riotur.
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Carinhosamente apelidada pela população de Princesinha do Mar, uma canção popular dos brasileiros João de Barro, o Braguinha, e Alberto Ribeiro, a praia de Copacabana localiza-se no bairro de mesmo nome, na zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Copacabana conta com bicicletário, ciclovia, quiosques, hotéis, bares e restaurantes, freqüentados tanto de dia como à noite. Além de dois Fortes Militares, um em cada extremidade da praia, com vistas panorâmicas, abertos à visitação.
Tamanho fascínio também se dá pelo belíssimo calçadão da Avenida Atlântica em pedras portuguesas brancas e pretas, que formam um lindo mosaico no formato de ondas, inspirado no calçadão de Lisboa e usado por Burle Max na praia. Possuem grande infraestrutura de hotéis e quiosques, que atrem turistas do mundo inteiro. Palco da maior festa de Réveillon do planeta, com seus fogos mundialmente conhecidos, reúne mais de três milhões de pessoas. Suas areias também abrigam grandiosos eventos como os Jogos Pan-americanos do Rio 2007, campeonatos mundiais de futebol de areia e campeonatos mundiais de vôlei. |
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A Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, organizada em 1862, é a Igreja-Mãe das Igrejas Presbiterianas do Brasil.
Restaurada e iluminada, a Catedral Presbiteriana integra o roteiro turístico do Centro Histórico do Rio de Janeiro. A igreja está situada entre a antiguidade preservada pela Praça Tiradentes, Rua da Carioca e adjacências e as linhas modernas dos espigões da av. Chile. Amplo estacionamento para visitantes com entrada no final da Avenida Passos. |
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Aberta a todos os interessados, com resultados de amplo alcance social, comprometida com a disseminação de uma das maiores riquezas da cultura brasileira, a Escola Portátil de Música é patrocinada pela Petrobras, como projeto convidado. Graças ao patrocínio, as aulas são gratuitas, cabendo aos alunos apenas o pagamento de uma taxa semestral administrativa.
Criada por músicos de choro em 2000, a Escola Portátil de Música vem, desde então, protagonizando uma história de crescimento e sucesso. Hoje, no campus da Uni-Rio na Urca, a EPM dispõe de 23 professores e cerca de 600 alunos de flauta, clarinete, saxofone, trompete, trombone, contrabaixo, violão de 6 e 7 cordas, cavaquinho, bandolim, pandeiro, percussão, piano, acordeom e canto, sem falar das aulas de história do choro, teoria musical, harmonia, arranjo, composição, prática de conjunto etc. A formação musical oferecida pela Escola Portátil de Música é completa (teórica e prática), dando ao aluno formado a possibilidade de trabalhar dentro de qualquer estilo musical, não apenas do choro. Consulte o site da EPM para maiores informações |
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Localizada no coração da cidade, a poucos minutos da maior parte dos bairros do Rio, a maior floresta urbana do mundo, com cerca de 3.200 hectares, tem a grande vantagem de mesclar centenas de espécies da fauna e da flora só encontradas na Mata Atlântica.
A Floresta da Tijuca foi reflorestada no século XIX após anos de desmatamento intenso e plantio, principalmente de café. O reflorestamento foi uma iniciativa pioneira em toda a América Latina. A Floresta da Tijuca possui recantos e atrativos históricos que merecem ser visitados, como: a Cascatinha, a Capela Mayrink, o Mirante Excelsior, o Barracão, a Gruta Paulo e Virgínia, o Lago das Fadas, a Vista Chinesa e o Açude da Solidão, pontos freqüentados por famílias inteiras nos fins de semana. |
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Localizado na Barra da Tijuca, região de maior crescimento econômico da cidade do Rio de Janeiro, o Riocentro possui em seu entorno variadas opções de lazer, entretenimento, gastronomia e representativa rede hoteleira.
Integrado a uma rede internacional crescente com 28 centros de convenções e exposições administrados pela GL Events, um dos maiores grupos mundiais do setor, presente em mais de 13 países, o Riocentro está em convergência com que há de mais moderno em infra-estrutura e serviços para eventos |
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Uma empresa com 13 anos de atividade no segmento de kart de lazer. Iniciou sua jornada em 1996 no Shopping Nova América até o ano de 2001. Atualmente, ajusta os motores para ocupar o Pátio Norte Shopping.
A partir do ano de 2005, com a inauguração da unidade Barra da Tijuca, colocou em prática uma estrutura inovadora, com bons equipamentos, instalações adequadas, salão climatizado, lanchonete, som ambiente e equipe qualificada. Kart infantil para crianças com altura mínima de 1,20m e altura máxima de 1,45m. Os organizadores fornecem aos pilotos macacão, luvas, pescoceira, balaclava e capacete. O modelo do motor do kart é o Moro de última geração com Motor Honda de 2,5 HP. Dois karts correm por bateria na pista infantil com duração de 15 minutos (disponível apenas no Top Kart Norte Shopping). Promoção Kart Cultural ‘incentivo à cultura’ aberta aos freqüentadores de cinema, teatro e museu (consulte regulamento no site) |
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Parada obrigatória no circuito da Barra, o Casa Bowling, com 1300 m2 e 14 pistas, já é uma referência no segmento e vem arregimentando cada vez mais fanáticos.. Segundo esporte mais praticado no mudo, som perdendo para o futebol, o boliche está fazendo muito sucesso no Casa Shopping. O local, com capacidades para 200 pessoas, também conta com o Café Orfeu e um restaurante. http://www.casabowling.com.br/
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Em 16 de junho de 1950, foi inaugurado o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, para que o Brasil pudesse sediar a Copa do Mundo, já que a Europa encontrava-se abalada pela Segunda Guerra Mundial. Com grande incentivo do jornalista Mário Filho, que depois foi homenageado dando seu nome ao estádio, a obra finalmente pôde ser concretizada, contrariando a opinião pública e políticos, que defendiam a aplicação do dinheiro na construção de hospitais e escolas.
Os grandes jogadores da história do futebol brasileiro iniciaram e consagraram suas carreiras no estádio. A primeira vez que Pelé jogou pela seleção brasileira foi no Maracanã, em 1957. Em 1961, fez o primeiro “gol de placa” e, em 19 de novembro de 1969, marcou ali seu milésimo gol. O Botafogo ganhou seu primeiro título somente sete anos depois da inauguração do estádio, com uma das maiores exibições de Garrincha em todos os tempos. O maior artilheiro da história do Maracanã é Zico, com 333 gols em 435 partidas. |
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Em 1977, junto a Feira de Livros que acontecia no Campo de São Bento, uma vasta área verde dentro da cidade, alguns artesãos e um artista plástico começaram a expor os seus trabalhos e obras de artes.
Com a transferência de outro grupo (artesãos e artistas plásticos) que faziam parte de uma feira, coordenada por órgão da prefeitura (entre 1983/1987, no centro da cidade), para essa área, começavam as atividades da Feira de Artesanatos do Campo de São Bento. Passando por tantas mudanças, hoje ela comporta, entre artesãos e artistas plásticos, 307 barracas e painéis. Com a criação da área de alimentação, foram acrescidas mais 40 barracas. Essa feira é realizada aos sábados e domingos das 09:00 às 15:00 horas. http://www.feira-artesanato.com.br |
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Uma idéia que costuma ser erroneamente pré-concebida é a de que o paintball é um esporte violento e perigoso. Este é um julgamento próprio de quem não conhece o esporte. Muitas pesquisas já foram realizadas no mundo sobre a taxa de acidentes nos esportes e o paintball é considerado um dos mais seguros, com uma taxa insignificante de acidentes, que não chega nem perto de outros esportes como futebol, ciclismo, artes marciais, etc. Quanto à violência, no paintball o contato físico é contra as regras, o que já elimina muitos problemas. http://www.arenapaintball.com.br/
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A Ilha da Boa Viagem, na ponta da Praia do mesmo nome, revela e oculta dois monumentos arquitetônicos do período colonial. Fincada em seu topo, solitária e poeticamente contemplando a baía de Guanabara, a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem se oferece aos olhos dos que a contemplam. Ocultas sob a vegetação, abaixo da Igreja, escondem-se as ruínas de uma fortificação que, no final do século XVII início do século XVIII, foi erguida com o nome de Forte da Barra, logo depois chamado Forte da Boa Viagem.
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O Teatro Municipal João Caetano foi reinaugurado em 1995, após uma profunda restauração. O projeto de recuperação encarou um grande desafio que era respeitar os aspectos históricos e ao mesmo tempo dotá-lo de modernidade. Ao longo de sua história, o teatro sofreu sucessivas obras de reformas que foram alterando a forma original do prédio, adaptando espaços e desfigurando seus seus núcleos históricos, dando origem a um prédio com características de diferentes épocas. No entanto, a fachada manteve as linhas arquitetônicas neoclássicas da reforma de 1888 e 1889.
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A 230 metros de altura, no morro do Pico, com entrada pelo Forte Barão do Rio Branco, estão plantadas as ruínas do conjunto arquitetônico que, no século XVIII, abrigou as fortificações do Pico ou São Luiz.
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Duas praias gêmeas, a primeira tem 250m e a segunda 150m. Águas calmas e de coloração esverdeada, com areias claras e finas, localizam-se bem próximo à entrada da Baía de Guanabara e dão acesso à Fortaleza de Santa de Cruz.
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Há duas hipóteses para a sua denominação: a primeira relacionada as flechas utilizadas pelos índios, e a outra, mais provável supõe que derivou da planta abundante nos brejos locais, da qual se originam a flecha e a paina da flecha.
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Suas águas são calmas, com areia clara e fina. Localiza-se numa área residencial e conta com calçadão em toda a orla, que é muito usado para passeios, jogging e ciclismo, ideal também, para a prática de esportes a vela.
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Passeio Turístico. Roteiro: Enseada de Botafogo (Outeiro da Glória, Marina da Glória, Botafogo, Flamengo, Corcovado e Pão de Açúcar); Fortalezas de São João, de Lage e Santa Cruz; Praias de Jurujuba, Adão e Eva e Maçã; Clube Naval (Réplica da Nau Capitania - Caravela de Pedro Álvares Cabral); Charitas; São Francisco; Icaraí e Praia das Flechas; Boa Viagem (Ilha da Boa Viagem e MAC); Forte Gragoatá; Caminho Niemeyer; Vão Central da Ponte Rio-Niterói; Ilha das Enxadas; Porta Aviões; Ilha Fiscal, Estação do Rio e Estação de Niterói.
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A Florália foi fundada em 1956 por Rolf Altenburg, um descendente de alemães apaixonado por orquídeas, uma referência no país e no mundo entre os orquidófilos por sua vasta seleção de espécies da flor. A Florália é reconhecida nacional e internacionalmente por produzir orquídeas híbridas, que são admiradas em várias parte do mundo por colecionadores e cultivadores em grande escala pelo tamanho e beleza das suas cores. Venha conhecer um dos maiores orquidários do Brasil.
Além das orquídeas, a Florária também oferece uma grande variedade de plantas, como diversos tipos de flores e árvores frutíferas. Além de ser o local ideal para quem quer montar um jardim, a Florália é uma boa opção de passeio para a família, principalmente para crianças, pois conta com um simpático parquinho e um cercadinho com aves.
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Divisor de águas da bacia do sistema lagunar de Piratininga e Itaipu, é o limite natural entre os municípios de Niterói, São Gonçalo e Maricá, apresentando uma cobertura florestal de Mata Atlântica em boas condições.
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Com 2.600m, é uma extensão da própria Praia de Itaipu. Suas águas são transparentes e esverdeadas, e sua areia clara e fina. Recanto pitoresco, é muito procurado pelos amantes da pesca de arremesso; pelos velejadores e wind-surfistas.
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O solar apresenta fachadas inteiramente revestidas de azulejos portugueses e beirais constituídos por telhões de louça, pintados à mão, provenientes da cidade do Porto, em Portugal. Um padrão específico da azulejaria repete-se em todas as superfícies, salvo na fachada posterior, com padrão diverso; outros, com formatos e cromatismos distintos, formam barras, guarnições, frisos e pilastras dos cunhais.
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