Região Metropolitana Clubes Recreativos

1
Iate Clube Icaraí
  Estrada Leopoldo Froes, 450 - Icaraí - Niterói, RJ              
O indeferimento de quatro propostas para ingresso no quadro social do Iate Clube Brasileiro e a vontade de fundar um grande clube foram os fatos principais que possibilitaram a germinação daquela semente abençoada, dando origem à grande potência que é hoje, 68 anos depois, o nosso Iate Clube Icaraí - ICI, para os íntimos.
É que, em 1935, dois grandes velejadores, os jovens estudantes Átila Faria e Hélio Lemos Duarte, haviam preenchido a proposta do Iate Clube Brasileiro, então freqüentado apenas por alemães, para que fossem aceitos como sócios.
2
Jurujuba Iate Clube, Niterói
  Rua Lauro Sodré, s/n - Jurujuba - New York,               
O JIC reativou a sua escola de vela. Reformou os espaços essenciais para o laser, tais como a Boate Mada e o parque infantil. Disponibilizou "lan house" e "wireless".
3
Flamengo, Clube de Regatas do
   - Gávea - Rio de Janeiro, RJ              
A sede principal do Flamengo fica na Gávea, em frente à Lagoa Rodrigo de Freitas.
No local, está a sede social e administrativa do clube. Os sócios podem usufruir do parque aquático, quadras de tênis, futebol, basquete e vôlei, brinquedos, restaurantes, além de ter locais para realização de festas.
Além da parte social, existe no local ginásios para disputa e treinamentos de esportes olímpicos. No Ginásio Hélio Maurício, há a realização de atividades ligadas ao basquete e voleibol. No Ginásio Cláudio Coutinho, acontecem treinamentos da equipe de Ginástica Olímpica. A natação também tem seu espaço nas piscinas do Parque Aquático Fadel Fadel. Além disso, o Estádio José Bastos Padilha, mais conhecido como Estádio da Gávea, é o antigo local onde o time de futebol do Flamengo mandava seus jogos de pequeno porte. Atualmente, o campo é utilizado para treinamentos da equipe.
Do outro lado da rua da sede, junto à Lagoa Rodrigo de Freitas, encontra-se a base de treinamentos do remo rubro-negro. Fonte
4
Jockey Club Brasileiro
  Praça Santos Dumont - Gávea - Rio de Janeiro, RJ              
<object width="300" height="200"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/ybNidIsBvvk"></param><param name="wmode" value="transparent"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/ybNidIsBvvk" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="300" height="200"></embed></object>
Fundado em 1932, o Jockey Club Brasileiro teve como primeiro presidente Linneo de Paula Machado, que foi o responsável pela construção do Hipódromo da Gávea, a maior obra da cidade na época. Lá é realizado anualmente o Grande Prêmio Brasil, a prova de maior expressão do turfe nacional, também famosa pela elegância dos trajes dos visitantes da festa. O Jockey Club também possui uma sede social no Centro do Rio de Janeiro, localizada num prédio de 12 andares, projeto assinado pelo arquiteto Lúcio Costa. As dependências são amplas e espaçosas, contando com 363 salas para escritórios, sete lojas, um auditório servido por elevadores especiais, 13 andares de estacionamento para 800 carros. No 11º e 12º andares, os jardins são de Burle Marx e os interiores do arquiteto Jorge Hue. Atividades: piscina, hidroginástica, saunas, massagiata, estética, quadra poliesportiva, ginástica.
5
Clube Naval Charitas
  Av. Carlos Ermelindo Marins 68 - Jurujuba - Niterói, RJ              
Conforto, comodidade, lazer e diversão. Essas são as palavras que definem bem a filosofia do Clube Naval Charitas, situado em Niterói.
Fundado em 1983, o CNC oferece aos seus associados os melhores serviços que um clube pode fornecer, fazendo com que seja indiscutivelmente o melhor clube da cidade. As atrações são as mais variadas.
Além das duas piscinas (adulto e infantil), saunas (seca e a vapor), churrasqueiras, restaurante, bar, sala de vídeo, parque infantil, toboágua, amplo estacionamento, o Clube Naval Charitas tem a náutica como o carro chefe de suas atividades.
6
Rio Squash Clube
  Rua Cândido Mendes, 581 - Glória - Rio de Janeiro, RJ              
O Rio Squash Clube é o maior e mais tradicional clube de squash do Rio de Janeiro. O clube disponibiliza aos usuários 06 quadras de squash, estacionamento, segurança, internet, bar, cozinha e completa estrutura para a prática do esporte.
O clube é filiado as Federações do Estado, Brasileira e Internacional de Squash, já tendo realizado diversos campeonatos em suas dependências.
Apesar de o risco de contusão no squash não ser grande, óculos de proteção, tem sido uma recomendação da World Squash Federation, seguindo padrões específicos.
7
Clube Hebraica
  Rua das Laranjeiras, 346 - Laranjeiras - Rio de Janeiro, RJ              
"O Clube Hebraica, o nosso clube, deveria ser visto com a extensão mais próxima de nossas casas. É isso que ele é; e é por isso que sou sócio. Temos na zona sul, em Laranjeiras, um clube só nosso. Espaço este, que certamente abrigaria os mais diversos eventos da nossa coletividade. Na Hebraica sinto-me em casa." Felipe Fogel.
8
Sport Club Mackenzie
  Rua Dias da Cruz, 561 - Méier - Rio de Janeiro, RJ
             
<iframe id='palyer8' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/geY8Ds2IOhc" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer8'>
O gigante da zona norte, como é conhecido carinhosamente o Sport Club Mackenzie, ocupa área nobre de 8000 m2 no bairro do Méier. O seu parque aquático com lâmina d’água de 1000 metros quadrados, conta com três piscinas sem uma delas semi-olímpica, junto a churrasqueiras e bar interno. O clube dispõe ainda de dois ginásios cobertos e uma quadra descoberta polivalente, academias de musculação, 4 bares, salas para pratica de atividades esportivas e fisioterapia
O Mackenzie é o único clube a conquistar títulos em todas as categorias de futsal na cidade do Rio de Janeiro.
Escolinhas de futsal masculino e feminino, basquete, vôlei, karatê, judô, muay thai, capoeira, natação, hidroginástica, dança de salão, modern jazz, ballet, tango e biodanza
9
Clube dos Aliados
  Rua Viúva Dantas, 99 - Campo Grande - Rio de Janeiro, RJ              
Fundado em 16 de Março de 1924 no bairro de Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro, o Clube dos Aliados é filiado as Federações Metropolitana de Basquetebol e Carioca de Futebol de Salão e CBC - Confederação Brasileira de Clubes.
O Clube recepciona seus sócios com animados bailes e shows com cantores e grupos musicais mais badalados no cenário artístico da MPB.
Na parte esportiva, o Clube dos Aliados apresenta variadas atividades como musculação, natação, hidroginástica, sauna, tênis, futebol society em campo de grama sintética, kung fu e defesa pessoal para homens e mulheres, quadra polivalente para a prática de basquetebol e futsal.
A Escolinha de futebol de campo funciona sob a responsabilidade dos orientadores do Toque de Letra Núcleo Oficial do Club de Regatas Vasco da Gama. Escolinha de futsal.
Sede Social: Rua Viúva Dantas, 99
Sede Campestre: Estrada do Mendanha, 1025
10
LOB Academia de Tênis
  Rua Stefan Zweig, 290 - Laranjeiras - Rio de Janeiro, RJ              
A LOB Academia de Tênis, foi fundada em 1977 com apenas 04 quadras e desde então não parou de crescer. Oferece hoje 11 quadras de tênis, sauna masculina e feminina, ginástica , musculação, equipe de competição, personal trainer, preparação física para atletas de competição e amplo estacionamento. Funciona como um clube, isto é, todas as pessoas que quiserem frequentar suas dependências e usar seus serviços terão de pagar uma mensalidade que varia conforme a categoria do sócio.
11
Paissandu Atlético Clube
  Av. Afrânio de Melo Franco, 330 - Leblon - Rio de Janeiro, RJ              
A primeira semente do Paissandu Atlético Clube foi originalmente concebida por um grupo de jovens ingleses apaixonados pela pratica de esporte que , criaram uma agremiação chamada Rio Cricket Club, num terreno alugado na Rua Berquó, atual Rua General Polidoro, em Botafogo. Após vários anos alternando bons momentos com etapas muito difíceis, o Clube inaugura sua sede social em 1963, projetada por Rolf Hütner e inspirada nas formas de Oscar Niemeyer. Com a nova sede, a vida social do clube ganha nova vida. Em 2005, o Paissandu comemorou 133 anos de uma história de persistência, amizade e amor ao esporte. Apesar da origem inglesa, hoje o Paissandu é um clube brasileiro, que congrega em seu quadro social pessoas de diversas nacionalidades, que convivem em um ambiente familiar e de total harmonia.
12
Clube Municipal
  Rua Haddock Lobo 359 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ              
Situado na rua Haddock Lobo 359 na Tijuca, RJ, em uma área de mais de 4000 m2, a sede social do CLUB MUNICIPAL possui um prédio principal com seis andares que abrigam setores administrativos, salão nobre, boate, salão de festas, salas para cursos, auditório/teatro, salas de diretorias, gabinete dentário, sala de fonoaudiologia, gabinete da presidência, entre outras instalações. Seu quadro social e comunidade podem usufruir de três piscinas aquecidas sendo uma semi-olímpica, quadra externa poliesportiva, academia de ginástica e musculação, centro fisioterápico (saunas masculina e feminina), sala de tênis de mesa, salão de sinuca, salão de jogos, sala de xadrez, dois salões de dança, uma sala de ballet, dois bares, salão de beleza, ginásio para três mil pessoas, estacionamento e é o único clube do Rio que possui um e stande exclusivo de tiro com arco.
13
Clube 17
  Rua Pacheco Leão, 2038 - Horto - Rio de Janeiro, RJ              
O Clube 17, também denominado Clube dos Macacos, foi fundado em 22/09/64, por um grupo de engenheiros dirigentes da Cedag, atual Cedae - Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo, na época, era manter os engenheiros de prontidão nos dias de descanso e lazer, aos sábados, domingos e feriados para atender as emergências da recém criada empresa. A proposta inicial de nome do Clube era Clube dos Macacos, nome originário do rio dos Macacos que nasce na Floresta da Tijuca e banha os fundos da área do Clube, mas tendo em vista a revolução militar de 1964 e, para evitar qualquer mal entendido, decidiu-se na assembléia de fundação, denominá-lo simplesmente de Clube 17, por analogia ao jogo do bicho que, tem para o macaco, a designação do número 17. Pura carioquice!
14
Club Espanõl de Niterói
  Praça de Espanha, Nº13 - Itaipú - Niterói, RJ              
Club Español de Niterói – CEN, foi fundado no dia 26 de março de 1964, com o nome de Centro Recreativo Espanhol de Niterói. A estrutura física do Club inclui restaurante, lanchonete, saunas, salas de aulas, parque infantil e uma grande reserva florestal. O complexo esportivo do Club constitui-se de duas piscinas, uma para adultos ( 30mX15m ) e uma infantil ( Ø10m ), salão de jogos, quadra de vôlei e campo de futebol society de grama sintetica. O social é formado pelo salão de festa (700 m2) e a churrasqueira para receber os sócios e seus convidados. O Club possui ainda, uma biblioteca com mais de 3500 obras em espanhol e galego.
15
Olaria Atlético Clube
  Rua Bariri, 251 - Olaria - Rio de Janeiro, RJ              
Olaria Atlético Clube é um time de futebol da cidade do Rio de Janeiro fundado a 1º de julho de 1915. O clube possui o mesmo nome do bairro carioca onde nasceu e continua até hoje. O Estádio Mourão Vieira Filho é conhecido popularmente como Rua Bariri, com capacidade para 12.000 torcedores. Seu uniforme oficial é composto por camisa azul, com lista horizontal branca, calção branco e meias azuis com detalhes em branco.
16
Jequiá Iate Clube
  Estrada Rio Jequiá s/nº - Ilha do Governador - Rio de Janeiro, RJ              
O Jequiá Iate Clube é um clube tradicional da Ilha do Governador, que há 30 anos tem representatividade no basquetebol do Estado do Rio de Janeiro, sendo clube fundador da Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro - FBERJ.
O basquete do Jequiá Iate Clube é organizado e gerido pelos ‘Amigos do Basquete’, uma associação de pais e amigos que trabalha em prol do desenvolvimento do basquete do Rio de Janeiro.
As equipes da entidade, formadas por atletas do bairro, disputam os campeonatos estaduais organizados pela FBERJ em várias categorias, muito deles, formados pela Escolinha do Clube
17
Bridge Clube do Rio de Janeiro
  Rua Raul Pompéia, 12 - Copacabana - Rio de Janeiro, RJ              
O Bridge, jogo de cartas muito praticado em todo o mundo, mas ainda pouco divulgado no Brasil, é freqüentemente comparado com o Xadrez. Consiste em verdadeiro exercício para a mente, é lúdico, fascinante, e leva à criação de muitas amizades. Conforme Aurélio Buarque de Holanda, no seu famoso dicionário, elevado à categoria de esporte em 1960, não é considerado jogo de azar, e vários colégios o adotam como matéria para estímulo à memória e ao raciocínio.
O Bridge Clube do Rio de Janeiro, fundado em 1955, é o principal pólo da prática desse esporte em nossa cidade, contando hoje em seu quadro social com oito campeões mundiais e muitos outros praticantes que participam regularmente das mais importantes competições internacionais
18
Itacoatiara Pampo Clube
  Av. Beira Mar 250, Itacoatiara - Niterói, RJ              
Itacoatiara significa etmologicamente "pedra riscada". A sua privilegiada geomorfologia costeira, isto é, a praia, a enseada e os costões rochosos, além de sua vegetação de restinga junto à praia, tornam o local um dos principais pontos turísticos do município
19
CEU Clube Esportivo de Voo
  Av. Embaixador Abelardo Bueno s/nº - Jacarepaguá - Rio de Janeiro, RJ              
Fundado em 23 de outubro 1982, o CEU Clube Esportivo de Voo, é uma entidade civil, sem fins lucrativos criado por um grupo de pioneiros visando à pratica da aviação ultraleve com estímulo às demais modalidades do voo esportivo, além de uma sede social belíssima que propicia o máximo em conforto e segurança.
O CEU desenvolveu uma infraestrutura de apoio ao sócio e aeronaves que se traduz pela excelência das oficinas creditadas, qualidade e seriedade da instrução ministrada pelas escolas, pelo nível de conforto das instalações sociais, e sempre destacando-se a preocupação primeira com a segurança, tanto em vôo quanto das instalações de apoio sendo considerada pelas autoridades aeronáuticas brasileiras um padrão na aviação esportiva.
O CEU abriga em suas instalações duas Escolas de Formação de Pilotos, com 16 anos de existência, a Alpha Bravo - Escola de Aviação Desportiva e de Recreio e a Ultrapilot. Juntas, já formaram mais de 1800 pilotos.
Sede Social incluindo piscina, termas, quiosque (o cantinho da águias), restaurante, sala de jogos, sala dos pilotos, sala de estar com tv a cabo, notificação de voo eletrônica e estacionamento.
20
Fazenda Clube Marapendi
  Av. das Américas, 3979 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ              
No Fazenda Clube Marapendi, mesmo nos dias de hoje, ainda se pode encontrar paz e tranqüilidade num ambiente amplo, belo e espaçoso com mais de 200.000 mil metros quadrados. Há 45 anos (completados em 2009), um sonho nascia para se tornar realidade; o Fazenda Clube Marapendi, com sua linda história que se confunde com a própria Barra da Tijuca, um verdadeiro orgulho carioca. Atividades recreativas diversas durante todo o ano destacando o hipismo, o tênis e a Colônia de Férias para a criançada. Infra estrutura completa de lazer.
21
Clube Monte Líbano
  Av. Borges de Medeiros, 701 - Leblon - Rio de Janeiro, RJ              
O Clube Monte Líbano foi fundado em setembro de 1946 com edificação tombada pela municipalidade por sua imagem cultural e arquitetônicas. Esta situado na Av. Borges de Medeiros, 701 ocupando área de 22 mil m2 num dos pontos mais nobres do Leblon – zona sul do Rio de Janeiro. Nas décadas de 60 a 80, seus salões protagonizaram aos cariocas e visitantes animados bailes carnavalescos com repercussão no Brasil e exterior. Os desfiles de fantasias realizados em seus salões, com marcante presença de estilistas famosos e gente do meio artístico, que, independente de prêmios e honrarias, emprestavam sua arte nos quesitos de originalidade e luxo para serem exibidos por emissoras de tv’s, que exibiam em tempo real, para todo o país, a grandiosidade do espetáculo. O Clube oferece aos seus associados diversificada atividade social, cultural, esportiva e de lazer.
22
Clube Português
  Rua Prof. Lara Villela, 176 - Ingá - Niterói, RJ              
O Clube Português de Niterói, fundado em 02 de Fevereiro de 1960, oferece aos associados um novo meio de comunicação, onde apresentamos as dependências para Esporte e Lazer, como: Amplos Salões de Festas, Sala de Convenções e Vídeo, Sinuca, Jogos de mesa ( baralho, xadrez, damas e dominó ), Bar e Restaurante, Futebol Jovem, Vôlei Feminino, Ping-Pong, Totó, Biblioteca, Quadra Poli-esportiva, Campo de Futebol Society, duas piscinas, sendo uma semi-olímpica de 25m, Toboágua, Saunas masculina e feminina ( Seca e a Vapor ), Hidromassagem, Churrasqueiras situadas em aprazível local arborizado para uso dos associados, Parque Infantil e um amplo estacionamento.
23
AABB Niterói
  Rua Hélio da Silva Carneiro, 78 - São Francisco - Niterói, RJ              
A AABB Niterói teve a sua presença marcada pela famosa sede localizada no bairro residencial de São Francisco, zona sul da cidade.
24
Niterói Racket Center
  Estr. Francisco da Cruz Nunes, 1000 - Piratininga - Niterói, RJ              
Estrutura: 2 quadras de pádel (1 coberta e 1 descoberta), 2 quadras de tênis, piscina, sala de ginastica, bar, restaurante, e churrasqueira.
25
Clube Central
  Praia de Icaraí, 335 - Icaraí - Niterói, RJ              
Fundado em 18 de julho de 1920, o Clube Central iniciou suas atividades em um casarão de propriedade da família Armando Carreira Lassance, situado na Rua Presidente Pedreira, 65, no bairro do Ingá. Posteriormente, teve sua sede no prédio onde funciona, atualmente, a Escola Estadual Aurelino Leal e, mais tarde, transferiu-se para o número 138, da mesma Rua Presidente Pedreira, sua primeira sede própria. Somente em fevereiro de 1932, a mansão onde funcionou o Colégio Guanabara, situada na Praia de Icaraí, 335, tornou-se Sede do então tradicional Clube da Zona Sul de Niterói.
26
Praia Clube São Francisco
  Estrada Fróes, 700, São Francisco - Niterói, RJ              
Bocha, Tenis, Sinuca, Natação, Peteca, Futebol de Salão, Futebol de Campo.
27
Complexo Esportivo Caio Martins
  Rua Pres Backer, s/n  - Icaraí - Niterói, RJ              
O complexo já foi palco de dois campeonatos mundiais de basquete (um feminino e um masculino); de uma das Sub-Sedes da Copa do Mundo de Futebol de 1950; de uma Chave do Campeonato Mundial de Voleibol e do Sul Americano de Natação, além de inúmeras disputas nacionais de atletismo, vôlei, basquete e ginástica. Também sempre foi um dos mais importantes Centros de Iniciação Desportiva para as crianças e adolescentes, com aulas de natação, judô, basquete, futebol, vôlei, ginástica estética e olímpica e jazz. Quando se cogitou a construção do Estádio, pretendeu-se escolher um local mais ou menos central e de fácil acesso para os anseios de transportes da época, tendo sido escolhido uma área do bairro de Icaraí, de aproximadamente 47.8200 m2, onde funcionava um Canódromo. O 1º módulo construído foi o Campo de Futebol, para 1.200 espectadores; em seqüência a Piscina Olímpica e outra infantil e, finalmente o Ginásio Olímpico polivalente, com capacidade para 4.500 pessoas, sendo 3.855 assentos comuns, 592 cadeiras especiais e 73 lugares na Tribuna de Honra. Na época era o maior do Brasil, tendo abrigado em sua inauguração o Campeonato Mundial de Basquete, já na década de 50. Desde 2006 o ginásio leva o nome do grande campeão mundial de basquete, Fernando Brobró, do Flamengo, nascido em Niterói e falecido naquele ano. Já o parque aquático foi denominado Paluka, para homenagear o nadador niteroiense que foi recordista sul-americano e conquistou o terceiro lugar nas Olimpíadas, falecido em 2005. O complexo conta ainda com alojamento capaz de abrigar confortavelmente 96 atletas, além de 17 salas de federações e ONGs sócio-esportivas. No início dos anos 2000, o nome do estádio foi renomeado, sob determinação da câmara de vereadores da cidade de Niterói, para Estádio Mestre Ziza. Contudo, a mudança não foi de agrado dos botafoguenses já que o niteroiense homenageado Zizinho era jogador do rival CR Flamengo na primeira metade do século XX. A imprensa e os torcedores continuam chamando o estádio de Caio Martins. Atualmente sua capacidade é de 12.000 pessoas. Nos próximos meses, uma grande transformação se dará no Complexo Esportivo Caio Martins: ele se transformará em um Centro de Referência de Prática Esportiva, onde a população poderá praticar várias atividades gratuitamente, e em um moderno centro de treinamento de alto nível tecnológico. Sem perder, claro, sua vocação para palco de grandes astros e estrelas da MPB.
28
Country Club de Niterói
  Rua Chile, 135, Pendotiba - Niterói, RJ              
No início era apenas uma casa no campo, porém, 51 anos depois veio a se tornar o famoso Country Club de Niterói: Piscinas, Academia, Hidromassagem, Parquinho e Berçário, Bocha, Natação.
29
Rio Cricket
  Rua Fagundes Varela, 637 - Icaraí - Niterói, RJ              
Normas de utilização da piscina e portaria. Piscina - Crianças só poderão freqüentar a piscina, acompanhadas dos pais ou de responsáveis. Obrigatório a utilização de trajes de banho. Só é permitido entrar com garrafas e copos de plástico, Não é permitido consumir alimentos. Não é permitido usar óleos bronzeadores
30
Iate Clube Brasileiro
  Estr. Leopoldo Fróes, 400, São Francisco - Niterói, RJ              
Localizado num dos pontos mais belos da enseada de São Francisco em Niterói o Iate Clube Brasileiro é o primeiro clube de vela do Brasil. Fundado em 1906 mantém até hoje, suas tradições náuticas.