Rio de Janeiro Clubes Recreativos

    Jockey Club Brasileiro, Zona Sul
  Praça Santos Dumont - Gávea - Rio de Janeiro, RJ             
<object width="300" height="200"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/ybNidIsBvvk"></param><param name="wmode" value="transparent"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/ybNidIsBvvk" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="300" height="200"></embed></object>
Fundado em 1932, o Jockey Club Brasileiro teve como primeiro presidente Linneo de Paula Machado, que foi o responsável pela construção do Hipódromo da Gávea, a maior obra da cidade na época. Lá é realizado anualmente o Grande Prêmio Brasil, a prova de maior expressão do turfe nacional, também famosa pela elegância dos trajes dos visitantes da festa. O Jockey Club também possui uma sede social no Centro do Rio de Janeiro, localizada num prédio de 12 andares, projeto assinado pelo arquiteto Lúcio Costa. As dependências são amplas e espaçosas, contando com 363 salas para escritórios, sete lojas, um auditório servido por elevadores especiais, 13 andares de estacionamento para 800 carros. No 11º e 12º andares, os jardins são de Burle Marx e os interiores do arquiteto Jorge Hue. Atividades: piscina, hidroginástica, saunas, massagiata, estética, quadra poliesportiva, ginástica.
    Fazenda Clube Marapendi, Zona Oeste
  Av. das Américas, 3979 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ           
No Fazenda Clube Marapendi, mesmo nos dias de hoje, ainda se pode encontrar paz e tranqüilidade num ambiente amplo, belo e espaçoso com mais de 200.000 mil metros quadrados. Há 45 anos (completados em 2009), um sonho nascia para se tornar realidade; o Fazenda Clube Marapendi, com sua linda história que se confunde com a própria Barra da Tijuca, um verdadeiro orgulho carioca. Atividades recreativas diversas durante todo o ano destacando o hipismo, o tênis e a Colônia de Férias para a criançada. Infra estrutura completa de lazer.
    Botafogo de Futebol e Regatas, Zona Sul
  Av. Venceslau Braz, 72 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ           
O Botafogo de Futebol e Regatas é um clube socioesportivo brasileiro com sede no bairro homônimo, na cidade do Rio de Janeiro. Suas maiores glórias esportivas vêm principalmente do futebol, mas também do remo, voleibol, basquete, esportes aquáticos e outros mais. Fundado para o remo em 1 de julho de 1894 sob o nome de Club de Regatas Botafogo, fundiu-se com o Botafogo Football Club, outro clube, fundado oficialmente em 12 de agosto de 1904, do mesmo bairro, que levava uma trajetória paralela, em 8 de dezembro de 1942, mesmo dia de homenagem à santa padroeira do clube, Nossa Senhora da Conceição. O Botafogo tem como cores o preto e o branco e seus torcedores são denominados botafoguenses. Fonte
    Esporte Clube São João, Zona Sul
  Av. João Luis Alves s/nº - Urca - Rio de Janeiro, RJ           
Localizado no tranqüilo bairro da Urca, dentro da Fortaleza de São João, local de fundacão da cidade, o Esporte Clube São João tem como objetivo primordial a prática da atividade física, através da iniciação desportiva e do treinamento de atletas. Assim, o Esporte Clube São João tem conseguido, além de incentivar novos participantes a entrarem no saudável mundo da atividade física, treinar atletas que vêm participando de várias competições oficiais, conquistando títulos importantes.
Atualmente, são oferecidas aulas em várias modalidades: aikidô, biathlon, circuito aeróbico, dança aeróbica, esgrima (pentatlo moderno), futebol, ginástica localizada, ginástica olímpica, jodô, judô, karatê, musculação, natação, surf, taekwon do, surf, tênis, voleibol, vôlei de praia e yoga.
Nos últimos 6 anos, mais de 4000 alunos freqüentaram as aulas do Clube, nas mais diversas modalidades
    Bangú Atlético Clube, Zona Oeste
  Rua Sul América, 950 - Bangu - Rio de Janeiro, RJ           
O Bangu Atlético Clube é um clube brasileiro de futebol, da cidade do Rio de Janeiro, capital do estado do Rio de Janeiro. Oficialmente foi fundado em 17 de abril de 1904, mas o futebol já era praticado neste bairro do Rio de Janeiro que o alvi-rubro suburbano carrega no nome desde o Século XIX.
Entre as suas conquistas principais estão o Vice-Campeonato Brasileiro em 1985 e o Campeonato Carioca nos anos de 1933 e 1966. Seu uniforme é composto de camisas com listras verticais vermelhas e brancas, calções brancos e meias com listas horizontais na mesma cor da camisa e seu mascote é um castor.
O principal rival do Bangu é o Campo Grande Atlético Clube, pois estes dois clubes são da mesma região da cidade do Rio de Janeiro, a Zona Oeste. Fonte
    Clube 17, Zona Sul
  Rua Pacheco Leão, 2038 - Horto - Rio de Janeiro, RJ           
O Clube 17, também denominado Clube dos Macacos, foi fundado em 22/09/64, por um grupo de engenheiros dirigentes da Cedag, atual Cedae - Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo, na época, era manter os engenheiros de prontidão nos dias de descanso e lazer, aos sábados, domingos e feriados para atender as emergências da recém criada empresa. A proposta inicial de nome do Clube era Clube dos Macacos, nome originário do rio dos Macacos que nasce na Floresta da Tijuca e banha os fundos da área do Clube, mas tendo em vista a revolução militar de 1964 e, para evitar qualquer mal entendido, decidiu-se na assembléia de fundação, denominá-lo simplesmente de Clube 17, por analogia ao jogo do bicho que, tem para o macaco, a designação do número 17. Pura carioquice!
    Casa do Minho, Zona Sul
  Rua Cosme Velho, 60 - Cosme Velho - Rio de Janeiro, RJ           
A Casa do Minho foi fundada em 8 de março de 1924, com a finalidade de atender a comunidade portuguesesa com a finalidade de promover a fraternidade luso-brasileira, desenvolver atividades desportivas, recreativas culturais e sociais.
Podem fazer parte de seu quadro social portugueses e brasileiros como efetivos e qualquer pessoa de outra nacionalidade como colaboradores. Sociedade apolítica, o clube, recepciona a todos sem distinção de sexo, raça cor e religião.
Dispõe, também, de uma excelente restaurante especializado em cozinha portuguesa e contemporânea, o Costa Verde, ampla área arborizada, estacionamento, confortável galeria de artes à disposição de artistas plásticos para exposições de qualquer manifestação de arte, sempre graciosamente e ingressos franqueados ao público em geral.
O clube, distribuído em quatro pavimentos, realiza Festivais Internacionais de Folclore, com a participação de vários paises, além de proporcionar aos seus associados apresentações de renomados artistas e cantores brasileiros e portugueses.
    Alfabarra Clube, Zona Oeste
  Rua Maestro José Siqueira, 81 - Barra a Tijuca - Rio de Janeiro, RJ           
O Alfabarra Clube, presidido por Canrobert Mendes de Faria Melo, experimenta uma das melhores fases de sua história. Piscinas aquecidas, salas de musculação e ginástica totalmente climatizadas, diversificada atividade social e esportiva, reformas de instalações sanitárias e de quadra poliesportivas, são algumas das benfeitorias realizadas pela atual administração. O espaço ainda oferece salão de beleza, o Centro de Estética Ailec para rejuvenescimento corporal e facial, fisioterapia com a equipe da Clínica Espaço do Corpo incluindo RPG, pilates, quiropraxia, drenagem linfática, etc
    Arouca Barra Clube, Zona Oeste
  Av. das Américas, 2300 B - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ           
O Arouca Barra Clube, uma instituição genuinamente portuguesa localizado na Barra da Tijuca, perpetua a cultura e o folclore da região de Arouca promovendo festas seculares e rituais religiosos, a memória de uma vida social passada que identifica seus membros como pertencentes a determinada região, delimitando uma "fronteira étnica".
O clube dispõe de ampla estrutura de lazer, gastronomia e salão de eventos.
Saiba, através do site, a programação do mês e conheça mais sobre o Conselho de Arouca.
O corpo social do clube é formado por imigrantes portugueses, seus descendentes e por brasileiros, em geral grandes comerciantes e industriais, predominando os oriundos da região de Arouca.
    Sport Club Mackenzie, Zona Norte
  Rua Dias da Cruz, 561 - Méier - Rio de Janeiro, RJ
           
<iframe id='palyer10' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/geY8Ds2IOhc" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer10'>
O gigante da zona norte, como é conhecido carinhosamente o Sport Club Mackenzie, ocupa área nobre de 8000 m2 no bairro do Méier. O seu parque aquático com lâmina d’água de 1000 metros quadrados, conta com três piscinas sem uma delas semi-olímpica, junto a churrasqueiras e bar interno. O clube dispõe ainda de dois ginásios cobertos e uma quadra descoberta polivalente, academias de musculação, 4 bares, salas para pratica de atividades esportivas e fisioterapia
O Mackenzie é o único clube a conquistar títulos em todas as categorias de futsal na cidade do Rio de Janeiro.
Escolinhas de futsal masculino e feminino, basquete, vôlei, karatê, judô, muay thai, capoeira, natação, hidroginástica, dança de salão, modern jazz, ballet, tango e biodanza
    América Football Club, Zona Norte
  Rua Campos Sales, 118 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ           
A Escolinha de Futebol América do Amanhã está sediada à Rua Cosmorama, 200 em Mesquita/Edson Passos.
Outros Endereços:
Campo 7 do Aterro do Flamengo, São Gonçalo, Jacarepaguá, Duque de Caxias, Niterói. Para saber mais, consulte o site
Na sede do clube na Rua ?campos Sales estão guardados o acervo do clube, incluindo-se taças, troféus e medalhas ganhos por seus esportistas, assim como livros, fotos e recortes de jornais e revistas, contando sua história desde 1904 até os dias de hoje.
    Mello Tênis Clube, Zona Norte
  Rua Caroen, 171 - Vila da Penha - Rio de Janeiro, RJ           
Fundado em 21/04/1956, o Mello Tênis Clube, foi declarado de Utilidade Pública Lei 1063 de 06/09/56. O clube, sediado na Vila da Penha, zona norte da cidade, disponibiliza amplo leque de opções aos seus associados nas áreas de lazer e entretenimento, esportiva e cultural. O happy night, enfatizando o forró e o pagode, os almoços dançantes aos domingos e apresentação de shows variados com artistas da MPB, são sucesso garantido já um bom tempo. O clube marca presença, anualmente valorizando eventos festivos como a festa junina, o dia das crianças, dia dos pais e reveillon. Destaque, também, para o cinema da Melhor Idade e a Feirinha do Mello.
    Novo Rio Country Clube, Zona Oeste
  Av. das Américas, km. l7,5 - Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro, RJ           
Clube com 38 anos de vida o Novo Rio Country Clube oferece aos seus associados ampla estrutura de esporte e atividades sociais sempre repleta de novidades.
    CERJ Centro Excursionista Rio de Janeiro
  Av. Rio Branco, 277 gr.805 - Centro - Rio de Janeiro, RJ           
O CERJ, fundado em 20 de janeiro de 1939, é uma entidade sem fins lucrativos, cuja principal atividade é a prática do excursionismo em geral e do montanhismo em particular. A instituição é mantida através da contribuição de seus sócios e da receita gerada pela prática do montanhismo. As atividades incluem excursões diversas, tais como caminhadas, escaladas e acampamentos.
Além destas atividades, o CERJ oferece dois cursos distintos: o CBM (Curso Básico de Montanhismo) e a ETGE (Escola Técnica de Guias Excursionistas).
    Clube Militar
  Avenida Rio Branco, 251 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer15' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/LO_5z6mzsok" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer15'>
Em seu primeiro século de existência, a par das atividades sociais, culturais, esportivas e assistenciais inerentes a entidades congêneres, o Clube Militar construiu uma estrutura sólida que permite, sem solução de continuidade, prosseguir sua trajetória marcante, mantendo-se fiel ao pensamento de seus fundadores e garantindo a firmeza de seus ideais.
Programação social, cultural e esportiva em três endereços: Quintas Dançantes na sede principal - Centro e Momentos Musicais na sede esportiva no Jardim Botânico. Sede praiana na Praia dos Foguetes - Cabo Frio.
O Museu do Clube Militar procura, mediante uma ligeira mostra de peças históricas de seu acervo, documentar a veracidade das assertivas acima formuladas, homenageando destarte os responsáveis pela direção da entidade ao longo de seu primeiro século de existência, graças aos quais se concretizou extraordinário patrimônio material, cultural, moral e cívico.
    Clube de Aeronáutica
  Praça Marechal Âncora 15 - Centro - Rio de Janeiro, RJ           
Sempre visando ao bem-estar do quadro social, atualmente integrado por oficiais das Forças Armadas e Auxiliares, elementos da Aviação Civil e pessoal civil de nível superior, o Clube de Aeronáutica, extrapolando sua atuação no campo do lazer, tem dirigido seus esforços para outras prestações condignas de serviço, buscando exercer suas atividades nos setores mais úteis para seus sócios e para o Ministério.
Texto baseado na edição nº 211 da Revista aeronáutica, que comemorou os 50 anos do Clube de Aeronáutica.
    Clube Monte Sinai, Zona Norte
  Rua São Francisco Xavier, 104 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ           
O Clube tradicionalmente Judaico, localizado no coração da Tijuca, oferece quadras de futebol de campo com grama sintética e de salão, quadras de vôlei de areia, basquete e squash, ginásio de esportes, salas para ginástica e musculação, uma academia de jiu jitsu, três piscinas, salão de tênis de mesa, salões de festa, teatro, sauna masculina e feminina, biblioteca, sala de recreação, parquinho infantil, salão de beleza, chalé, bar, quiosque com churrasqueira, um pequeno estacionamento, uma grande área para lazer ao ar livre e uma sinagoga com 300 lugares.
A idéia da construção da sinagoga surgiu em 1967. Inicialmente, adquiriu-se um terreno de propriedade da Remington. Tomando posse do espaço, partiu-se em busca de quem a construísse. O clube não dispunha de recursos financeiros para levantar a sede e contou com a colaboração de ativistas empenhados no mesmo ideal: Marcos Olivetti, Abraham london e Abrão Sterenbuch, que presenteou a sinagoga com o primeiro Aron Hakodesh. A parte feminina foi construída e passou a ser orgulho de todos os associados.
    Clube dos Democráticos
  Rua do Riachuelo, 91/93 - Centro - Rio de Janeiro, RJ           
Fundado em 19 de janeiro de 1867, na Cidade do Rio de Janeiro tem por objetivo principal promover entre os seus associados reuniões social, desportivas, carnavalescas, festejadas interna e externamente.
O Clube, recheado de história e que já se chamou ‘Democráticos Carnavalescos’ foi erguido com um prêmio de loteria ganho por seus fundadores, liderados pelo português José Alves da Silva, oferece diversificada recreação para os seus associados, apresentando uma domingueira dançante conhecida e muito conhecida dos cariocas.
    Clube Ginástico Português, Centro
  Av. Graça Aranha, 187 - Castelo - Rio de Janeiro, RJ           
A Real Sociedade Clube Ginástico Português tem como principal objetivo dinamizar as atividades esportivas, culturais, artísticas e sociais, promovendo a integração da comunidade luso-brasileira. O edifício sede na Av. Graça Aranha, Castelo-Centro, edificação com oito andares, foi inaugurada em novembro de 1938 sendo a primeira piscina suspensa da América do Sul, localizada na cobertura, com 25 metros de comprimento por 12 de largura. Pelo Teatro Ginástico passaram incontáveis consagrados talentos da arte cênica. O Clube possui, também, uma Sede Barra da Tijuca contando com um excelente pólo esportivo (capoeira, paintball, vela tênis, etc.) e diversificada atividade social. Barra da Tijuca: Av. Pref. Dulcídio Cardoso, 200
    Veteran Car Club do Brasil-RJ, Zona Norte
  Rua Darke de Mattos - Higienópolis - Rio de Janeiro, RJ           
O Veteran Car Club do Brasil-RJ nasceu do sonho de alguns apaixonados pelo automóvel antigo com a necessidade de transformar aquele sentimento comum de amor em uma atitude que demonstrasse a seriedade que estes tratavam os seus "brinquedos". Assim, construíram uma sociedade sem fins lucrativos, tendo como principais objetivos, a restauração, manutenção e a preservação da memória automobilística nacional. Os associados assumem o compromisso de perseguir a manutenção dos automóveis nas características estritamente originais.