Rio de Janeiro Universidades

1
Faculdade São Camilo, Zona Norte
  Rua Dr. Satamini, 245 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ              
As Faculdades São Camilo são compostas por três unidades de atuação distintas:
» Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac: marco de excelência no ensino de enfermagem na cidade do Rio de Janeiro, com modernas instalações, laboratórios e equipamentos, além de uma infra-estrutura adequada às necessidades atuais de mercado;
» Faculdade de Administração São Camilo: a mais nova faculdade de administração do Rio de Janeiro que vem proporcionar a mais completa orientação e formação de administradores capacitando-os para uma atuação em amplas áreas - recursos humanos, finanças, marketing, relações internacionais, possuindo ainda um diferencial, capacitação em Administração Hospitalar;
» Centro de Pós-Graduação São Camilo, o mais moderno e tradicional centro de estudos em pós-graduação, oferecendo uma ampla atuação aos profissionais da área de saúde, com vários cursos onde podemos destacar: Administração Hospitalar, Saúde Pública, Nutrição Clínica e Paciente Crítico.
2
PUC-Rio, Zona Sul
  Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea - Rio de Janeiro, RJ              
A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos que prima pela produção e transmissão do saber, baseando-se no respeito aos valores humanos e na ética cristã, visando acima de tudo o benefício da sociedade.
Clique e conheça a história dos 60 anos da PUC-RioA PUC-RIO busca a excelência na pesquisa, no ensino e na extensão para a formação de profissionais competentes, habilitados ao pleno desempenho de suas funções.
3
Estácio de Sá, Universidade
  Av. Presidente Vargas, 2.560 - Centro - Rio de Janeiro, RJ              
Parte importante da história da educação no Brasil, a Estácio contribui para o crescimento dos indivíduos e para o desenvolvimento sustentável do país, formando cidadãos e disseminando conhecimento. São mais de 200 mil estudantes que, diariamente, escrevem a história de suas vidas amparados pela instituição, preparando-se para o mercado de trabalho e construindo um futuro melhor.
4
Universidade Gama Filho, Centro
  Centro - Candelária - Rio de Janeiro, RJ              
Localizada no coração financeiro e comercial da Cidade do Rio de Janeiro, a Universidade Gama Filho, Unidade Centro-Candelária, dispõe de mais de cinco mil metros quadrados, onde o estudante pode desfrutar de uma infra-estrutura adequada e favorável ao seu melhor desenvolvimento. A Unidade Candelária é divida em salas de orientação pedagógica, biblioteca, secretaria, espaços equipados para videoconferências, laboratórios de informática, auditório com 130 lugares e um anexo para recepções e eventos.
5
FACHA Faculdades Integradas Hélio Alonso, Zona Norte
  Rua Lucido Lago, 345 - Méier - Rio de Janeiro, RJ              
FACHA surgiu em 6 de dezembro de 1971, quando o ensino superior era dominado pelas universidades públicas, com poucas vagas para atender ao grande número de pessoas que queriam estudar, e o governo não apresentava verbas para construir mais universidades.
Em meio a uma época de repressão política e censura da imprensa, o professor Hélio Alonso decidiu dar início à primeira faculdade particular de Comunicação Social, com a filosofia de formar profissionais capazes de "pensar" e "agir" e com o intuito de democratizar o ensino de comunicação no Rio de Janeiro. A FACHA começou a funcionar em duas salas alugadas no Colégio Imaculada.
6
Fundação Souza Marques, Zona Norte
  Av. Ernani Cardoso, 335/345 - Cascadura - Rio de Janeiro, RJ              
O desafio maior que elege a missão das Souza Marques, Faculdades é o constante aprimoramento do processo ensino-aprendizagem como meio para formação humana e intelectual, permitindo que nossos alunos sejam capazes de enfrentar o trabalho intelectual através do crescimento da dimensão do pensamento, da crítica, da justiça, da solidariedade e da ética.
Sonhar com o amanhã abre caminhos, amplia limites e supera o existente, permitindo a produção do novo, o que deverá ser criado através da gestão do conhecimento desenvolvida nas instituições de Ensino Superior
7
Instituto Metodista Bennett, Zona Sul
  Rua Marquês de Abrantes, 55 - Flamengo - Rio de Janeiro, RJ              
A educação metodista tem uma tradição de mais de 250 anos, tendo sido iniciada em 1748 por John Wesley (patriarca do Metodismo), com a fundação da Kingswood School, em Bath, na Inglaterra. No Brasil, a caminhada metodista teve início no ano de 1881, com a instalação do Colégio Piracicabano.
Atualmente, são mais de 700 instituições metodistas em 67 países, incluindo grandes universidades no México, Argentina, Estados Unidos, Japão, Inglaterra, países da Europa e Zimbábue, na África. No Brasil, são 54 escolas, faculdades e universidades, presentes em 10 Estados, todas elas filiadas ao Cogeime (Instituto Metodista de Serviços Educacionais).
O Instituto Metodista Bennett completou 120 anos no dia 12 de outubro de 2008. Sua história data de 1888, quando foi inaugurada a Escola do Alto, fruto do trabalho missionário da Divisão de Mulheres da Missão Estrangeira da Igreja Metodista dos Estados Unidos.
8
Santa Úrsula, Universidade, Zona Sul
  Rua Fernando Ferrari, 75 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ              
Uma instituição privada de ensino superior do Brasil, com sede na cidade do Rio de Janeiro. Localiza-se entre os bairros de Laranjeiras, Flamengo e Botafogo. Foi fundada em 1937 por Alceu Amoroso Lima, um dos maiores pensadores católicos, já falecido. Foi a primeira a abrir vagas para mulheres no Rio. Source: http://en.wikipedia.org
9
Universidade Veiga de Almeida, Zona Oeste
  Rua General Felicíssimo Cardoso, 500 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ              
A Universidade Veiga de Almeida (UVA) tem como missão formar profissionais, oferecendo ensino de qualidade, estimular e desenvolver pesquisa e promover atividades de extensão relevantes à comunidade, contribuindo desse modo para a formação plena do cidadão, alicerçada em uma cultura empreendedora e em princípios humanistas, éticos e democráticos.
A UVA tem como visão ser reconhecida como uma universidade atual e inovadora pelas competências profissionais e empreendedoras dos seus egressos, pela contribuição de suas pesquisas aplicadas às demandas da sociedade e ao setor produtivo, e pelo impacto de suas ações de extensão desenvolvidas, especialmente, nas regiões em que atua.
A UVA, no desempenho de sua missão: orienta-se pelos princípios da justiça e da ética fundamentados em pressupostos democráticos, de igualdade, da solidariedade humana, da verdade, da liberdade de expressão, da igualdade de oportunidades, da idoneidade, do mérito, da eficiência, da eficácia, da inovação e do respeito ao indivíduo.
10
UNIRIO Universidade Federal do Rio de Janeiro, Zona Sul
  Av. Pasteur, 296 - Urca - Rio de Janeiro, RJ              
A UNIRIO foi criada em 5 de junho de 1979, pela Lei 6.655. O seu corpo social é constituído por discentes, técnicos-administrativos e docentes qualificados e titulados-doutores, mestres e especialistas nas mais variadas áreas de conhecimento.
Possui sistema de bibliotecas, arquivos e está implantando a informatização em toda a área acadêmica. A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro está plenamente adequada aos dispositivos estabelecidos pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação n° 9.394/96.
11
Universidade Castelo Branco, Zona Oeste
  Av. das Américas, 899 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ              
Uma instituição de ensino superior. Sediado na cidade do Rio de Janeiro, é um centro universitário particular. Dispõe de cursos de graduação nas áreas de humanas, exatas e biológicas, e programas de pós-graduação lato sensu.
Sua principal unidade localiza-se no bairro de Realengo. Além dessa possui outras unidades em outros bairros como Rocha Miranda, Penha, Centro e Recreio dos Bandeirantes. Fonte: pt.wikipedia.org
12
Universidade Unigranrio
  Rua da Lapa, 86 - Centro - Rio de Janeiro, RJ              
A história da Unigranrio começou em 1970, ano em que o professor José de Souza Herdy criou a Associação Fluminense de Educação (AFE), entidade mantenedora das então Faculdades Unidas Grande Rio. Em 1972, foram implantados os primeiros cursos superiores – Ciências Contábeis e Administração. Os cursos de Pedagogia e Letras começaram a funcionar no ano seguinte, sendo criado, em 1974, o Centro Educacional de Duque de Caxias (CEDUC) para atuar como Colégio de Aplicação.
A década de 80 registrou a criação dos primeiros cursos da área de Saúde — Odontologia, Enfermagem e Farmácia —, seguidos dos cursos de Ciências Biológicas, Matemática e Química. Quando o professor José de Souza Herdy faleceu, em 1989, deixou montada toda uma estrutura que possibilitou a continuidade da obra educacional. Assumiu a direção geral da instituição o seu filho, Arody Cordeiro Herdy, que coordenou todo o processo de reconhecimento das Faculdades Unidas Grande Rio como Universidade.
13
UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro, Zona Norte
  Av. Brigadeiro Trompowski, s/nº - Cidade Universitária - Rio de Janeiro, RJ              
A finalidade que justifica a existência da Universidade Federal do Rio de Janeiro e que baliza seus objetivos estratégicos consiste em proporcionar à sociedade brasileira os meios para dominar, ampliar, cultivar, aplicar e difundir o patrimônio universal do saber humano, capacitando todos os seus integrantes a atuar como força transformadora. Mais especificamente, a Universidade destina-se a completar a educação integral do estudante.
14
Universidade Candido Mendes
  Rua da Assembléia, 10 - Centro - Rio de Janeiro, RJ              
A Universidade Candido Mendes tem como mantenedora a Sociedade Brasileira de Instrução, a mais antiga instituição particular de ensino superior do país, fundada em 1902 pelo Conde Candido Mendes de Almeida, juntamente com a Academia de Comércio do Rio de Janeiro. Em 1919, foi criada a Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, a primeira escola superior de Economia do Brasil.
A Academia transforma-se, nos anos 50, na Escola Técnica de Comércio Candido Mendes, dedicada exclusivamente ao ensino médio. Na mesma década, Candido Mendes de Almeida Junior cria a Faculdade de Direito Candido Mendes, sediada no Convento do Carmo, na Praça XV de Novembro, instaurando um padrão de excelência na área das ciências jurídicas e sendo precursora no ensino da prática forense.
15
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Zona Oeste
   - Seropédica - Rio de Janeiro, RJ              
A UFRRJ tem suas origens no Decreto 8.319 de 20 de outubro de 1910, assinado por Nilo Peçanha, Presidente da República, e por Rodolfo Nogueira da Rocha Miranda, Ministro da Agricultura. Ele se estabeleceu as bases fundamentais do ensino agropecuário no Brasil, criando a Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, cujo primeiro diretor foi o engenheiro agrônomo Gustavo Dutra. A sede foi instalada, em 1911, no palácio do Duque de Saxe, onde hoje está o CEFET/MEC, no Maracanã, Rio de Janeiro.
16
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Zona Norte
  Rua São Francisco Xavier 524 - Maracanã - Rio de Janeiro, RJ              
Em 1950 foi fundada a Universidade do Distrito Federal, atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ao longo desses anos, a UERJ cresceu e firmou-se como uma das principais universidades do país. Sua importância no cenário acadêmico nacional pode ser atestada pela qualidade da formação superior que oferece, pela produção científica de ponta, pelas centenas de projetos de extensão que desenvolve, pela promoção da cultura e pelos valiosos serviços prestados à população.
Sua preocupação com o atendimento aos seus variados públicos e com o aprimoramento constante de seus serviços pode ser exemplificada pelo pioneirismo na criação de uma Ouvidoria. A UERJ foi a primeira universidade pública do Rio de Janeiro a criar esta instância de exercício da cidadania. Como instituição pública, sua missão está pautada nos conceitos da igualdade e pluralidade, sendo precursora também na implantação da reserva de vagas para ingresso pelo vestibular.
17
UniCarioca, Zona Norte
   - Rio de Janeiro, RJ              
A UniCarioca nasceu em 1990, sob o nome de Faculdade Carioca de Informática. Começou pequena, em um prédio de Botafogo, com apenas duas turmas de 35 alunos do curso de Tecnologia em Processamento de Dados. Aos poucos, fomos crescendo e ampliando nossa oferta de cursos. Em 1995, desenvolvemos a primeira Universidade Virtual do país, a UNIVIR. Neste ano também começamos com os cursos de Administração, Comunicação Social e Desenho Industrial. Em 1998, foi a vez do curso de Marketing e, no ano seguinte, Ciência da Computação.
Em 2001 foram criados o NUPEC (Núcleo de Projetos Especiais) e o LUPA (Laboratório UniCarioca de Pesquisas Aplicadas), projetos acadêmicos que promovem trabalhos de pesquisa e capacitação profissional. Hoje, são mais de 4.500 alunos que constituem o nosso corpo discente, da graduação em quatro unidades: Rio Comprido, Méier, Bento Ribeiro e Jacarepaguá.