Home | ||
Região Metropolitana | ||
Rio de Janeiro Escolas de Dança | ||
Zona Sul | ||
Zona Oeste | ||
Zona Norte | ||
Centro |
Rio de Janeiro Escolas de Dança |
|
O Studio de Ballet Bertha Rosanova foi fundado em 1957 numa vila em Laranjeiras, onde está localizado até hoje. É uma escola de dança especializada em ballet clássico, dirigida pela prima bailarina absoluta do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Bertha Rosanova. O Studio oferece aulas para alunos a partir dos 3 anos de idade e sua estrutura educacional é dividida em 6 níveis. A equipe atual de professores é composta por bailarinos do Theatro Municipal e os formados na própria escola.
|
|
O Grupo de Dança Julia de Athayde começou a se formar em 2001, quando Julia de Athayde e sua mãe Marisa de Athayde coordenaram um projeto de dança de salão em um condomínio de Jacarepaguá. A turma do prédio, muito animada, auto denominou-se de Gazela Dourada e, foi assim que Grupo cresceu.
Em 2002 o GDJA começou a organizar bailes mensais no Quality Shopping. Bailes de Fim de Ano, Halloween, carnaval e aniversários. Em 2006, o GDJA iniciou um projeto social com aulas de dança para as crianças carentes do AMAR - Associação do Menor Abandonado e Recuperado, em Duque de Caxias, incluindo trabalho voluntário e dança coreográfica infantil nas escolas. |
|
Nascida em Olinda-PE, Natércia Loureiro cursou ballet clássico dos 4 aos 15 anos, destacando-se o Teatro Municipal de Recife. Radicada no Rio de Janeiro desde 1977, cursou moderno e jazz, com o mestre Nino Giovannetti.
Iniciou os estudos do flamenco na Casa de España em 1994, aprimorando seus estudos com Yuri Ganko e Túlio Cortez. Em agosto de 1998 fez extensivos em Jazz e Tap Dance no programa Steps on Broadway em Nova Yorque. Em dezembro do mesmo ano esteve em Madrid, onde tomou aulas de dança flamenca com Lucya Real, Yara Castro, Cristóbal Reyes, Domingo Ortega, Mercedez Ruiz e “La Tati”. Como resultado da concentração de seus esforços na cultura flamenca fez nascer em 2002 a Companhia Ballet Flamenco Centauros dando ao Espaço Flamenco Natércia Loureiro nova diretriz. O ideal da Companhia, cujo corpo de baile é constituído de profissionais graduados no Espaço Flamenco, é levar ao público o verdadeiro espírito espanhol, rico em temperamento e precisão técnica, elaborando de forma respeitosa a cultura espanhola, mais precisamente da região de Andaluzia, onde o flamenco se firmou desde os meados do século XVII, com a fusão dos povos andaluz, israelita, árabe e principalmente cigano. |
|
“Criada em 1995, a Escola Sindicato da Dança trabalha com o conceito de qualidade total, oferecendo ensino abrangente coordenado por professores gabaritados que estão em constante aprimoramento e atualização, acompanhando as novas tendências.
A Escola Sindicato da Dança nasceu da vontade de dançar, de ensinar a dançar e de viver a dança em toda a sua plenitude. Por que a dança é muito mais do que a simples execução de passos, não se limita à beleza plástica e nem se define pela simples integração corpo e música.
Dançar é ver a vida como possibilidade, como desafio, uma grande paixão. A dança só é completa quando inserida num contexto maior, de participação, de comunidade, de troca, de vida.
Acreditamos que somos os arquitetos do futuro e damos especial atenção aos jovens, a quem oferecemos uma atividade saudável, que os afasta dos vícios, das drogas, da violência, além de ser também uma opção de trabalho, no Projeto Jovem no Salão.
O destino do homem é ser feliz e quem dança é muito mais feliz.”
|
|
Denise e Vera Casoni Jazz - Ballet é uma escola de dança, que vem realizando um trabalho de qualidade, seriedade e sucesso há 25 anos. Em junho de 1981, Vera Casoni abria sua academia ao lado de suas filhas Denise e Christine, que hoje, são as coordenadoras da escola. Sua sede, uma casa de três andares, está localizada entre os bairros de Ipanema e Copacabana, Zona Sul do Rio deJaneiro.
Vera dirige a escola e cuida da parte administrativa. Denise cuida da direção artística e é professora das turmas mais avançadas e Christine coordena o balé clássico e dá aulas para as turmas infantis. Além delas, uma equipe de professores garante a excelência no ensino dos vários estilos e técnicas oferecidos pela escola, que vão desde as aulas de balé clássico até o jazz dance, street, sapateado e contemporâneo, entre outros. "Nosso objetivo é oferecer cursos de qualidade, onde cada professor tem o compromisso de priorizar o aluno, em relação à faixa etária, o corpo físico, o ritmo de aprendizagem, a sociabilidade no grupo, a parte cognitiva e motora. A escola pretende esquematizar os programas de aula de forma a levar ao aluno um conhecimento mais amplo. O público-alvo, em sua maioria, ainda não vê a dança como importante processo educativo no desenvolvimento psicomotor e é evidente a necessidade de se imbuir esta concepção sobre a dança,” diz Christine Escolas em Ipanema e Barra da Tijuca |
|
O objetivo do Conservatório não é apenas contribuir para a formação de profissionais na área da dança, mas também, auxiliar na educação global do aluno.
Enquanto formação de profissionais oferece todos os níveis necessários em cada modalidade para que o aluno venha gradativamente se tornando apto à profissão. “A dança não é só execução de movimentos, então além de formar bailarinos, é necessário preocupar-se também em informá-los sobre tudo que envolve a dança, como história, nomenclatura, consciência corporal, repertórios, entre outros”. Os alunos da academia vão sendo estimulados naturalmente a descobrir suas potencialidades para usá-las na vida e na dança. A metodologia do Conservatório visa respeitar cada fase de desenvolvimento da criança, e também respeitar o corpo de cada indivíduo, com suas facilidades e limitações. Para os níveis de iniciação a dança, na faixa etária de 2 à 7 anos, utilizar histórias que podem ser pertencentes ao nosso folclore, cultura brasileira e de outros países, ao mundo infantil e também dos próprios repertórios da dança, utilizando uma linguagem lúdica e prazerosa para que facilite estimule o aprendizado da dança em crianças. A partir de 8 anos até a fase da adolescência, cada turma trabalha sua técnica propriamente dita sem deixar a criatividade de cada um se perder, e a linguagem simbólica dá lugar ao concreto, |
|
Fazendo os espetáculos pelas estradas afora, comecei a perceber que precisávamos poder estabelecer outras formas de comunicação com o público: formas de conhecimento, de troca de experiência. Precisávamos de uma escola. Nesta escola queremos pensar movimento, experimentar movimento, disciplinar, conscientizar, respirar e sensibilizar o corpo que pensa, muda, sente; que dança. Sempre acreditei na criatividade e irreverência. A concentração, disciplina, formação e o foco são a base e a possibilidade criativa de qualquer indivíduo.
A escola oferece cursos em todas as áreas relacionadas ao movimento, além das aulas de teatro, filosofia, anatomia, história da dança e eventos como exposições de artes visuais, leituras e recitais de música, integrados a dança num esforço de ampliar o horizonte dos nossos alunos. Todo mês de janeiro e julho o Centro de Movimento Deborah Colker inclui em sua grade uma colônia e cursos especiais. A intenção da colônia de férias é ser uma escolinha de arte, oferecemos diversas atividades corporais integradas ao teatro, a dança, a música e as artes plásticas. Debora Colker |
|
Concebido e administrado pela ex-diretora da Fundação Theatro Municipal, a ex bailarina Dalal Achcar dirige há mais de trinta anos a instituição que leva o seu nome, o Ballet Dalal Achcar, uma das principais referências do ballet clássico no Brasil. Tem sido um complemento indispensável na educação de jovens e crianças desde 1971, e é responsável pela formação de excelentes profissionais, muitos com bolsa de estudo no exterior. Agora, além da reconhecida tradição no ballet clássico, o Ballet Dalal Achcar oferece uma variedade de técnicas que abre as portas da escola para novos grupos de alunos com diferentes objetivos
|
|
O início das atividades do Professor de Danças João Piccoli, deu-se através de sua primeira mestra e tia Maria Antonieta.
João contribuiu junto a profissionais e alunos da respeitadíssima Escola de Danças de Carlinhos de Jesus a desenvolver a maior coreografia a dois já mostrado em carnaval com 25 casais dançando na ala de gafieira. João, também, esteve presente com seus alunos em trabalhos realizados em teatros, programas de televisão e eventos institucionais. |
|
Estúdio de dança especializado em dança do ventre. dança cigana, dança flamenca, jazz, sapateado americano, ballet clássico (infantil e adulto).
Iníciou suas atividades em outubro de 2001, com direção da professora e bailarina Samra Sanches. No Estúdio Kelimaski, o aluno vai encontrar orientação personalizada e atualizada com corpo de profissionais incorporando as mais recentes técnicas do universo da dança, preparando, inclusive, dançarinos profissionais. |
|
Desde sua criação em 1995, a Ballerine Studio de Dança vem conquistando seu espaço no cenário cultural de nossa cidade. A partir de 2000, o Studio está sob a direção artística da bailarina e coreógrafa Adriana Gama.
|
|
Bob Cunha foi semifinalista do IV Campeonato Mundial de Tango em Buenos Aires em 2006. Desenvolveu sua própria didática de ensino que consiste em alcançar desenvoltura em curto espaço de tempo. Já viajou para diversos países da Europa e Ásia divulgando a cultura brasileira e o tango argentino. Áurya Pires, iniciou seus estudos em 1994, tendo Bob Cunha como seu professor de danças de salão e tango. Em paralelo faz aulas de jazz, ballet e pilates para manutenção e preparo fícico. Também ministra aulas de bolero, samba de gafieira, forró e lambada. No site da dupla, endereços diversos locais de aulas nas zonas oeste, norte e sul do Rio de Janeiro.
|
|
Inaugurado em 1982, o Jazz Carlota Portella, é uma das mais conceituadas academias do Rio de Janeiro. Dirigida por Carlota Portella e Thereza Mascotte e contando com uma equipe de professores de alta qualidade, a academia vem desenvolvendo seriamente um trabalho artístico com seus alunos, cujo nível pode ser constatado nos diversos espetáculos realizados pela academia e pelo grupo profissional, a Cia. De Dança Carlota Portella – Vacilou Dançou. Trabalhando com os mais diversos estilos de dança, o Jazz Carlota Portella tem contribuido na formação artística de diversas pessoas e também na formação de profissionais da dança.
|
|
Claudio Affonso sempre acreditou em um ideal: A Dança como um caminho para a Felicidade.
Em 1994, iniciou sua carreira profissional, onde começou a ministrar aulas em diversas academias da cidade, e logo já estava sendo convidado para participar de eventos, festas, feiras e convenções. Com o passar dos anos, os convites para shows e aulas foram aumentando e então viu a necessidade da criação de uma Cia de Dança, onde desde fevereiro de 2001 vem atuando profissionalmente em diversos eventos. Há 12 anos Cláudio estabeleceu uma parceria com SESC Ramos (além das aulas do SESC Cinelândia), onde ministra aulas dos mais diversos ritmos da Dança de Salão, com capacidade total para 300 alunos e uma atuação efetiva da Cia de Dança nas mais diversas áreas. |
|
Localizado no coração de Vila Isabel, no Boulevard vinte e oito de setembro, o Espaço Cultural Ritmo e Movimento, mais conhecido como R&M, tem como principal objetivo a integração de pessoas através da arte. Com atividades culturais como teatro e capoeira além de diversos estilos de dança, como dança do ventre, samba de bamba, bolero, dança espanhola, dança afro, sapateado, jazz e balé. O carro-chefe do Espaço é a Dança de Salão.
Com 150 m2 o Espaço Cultural Ritmo e Movimento também está aberto à festas de aniversário, infantis, 15 anos, reuniões empresariais, palestras, ensaios fotográficos e eventos diversos, contando ainda com serviços de bar completo, ventiladores em todo o salão e sala reservada |
|
Escola de Dança de Salão Maria Antonieta, oferece cursos de dança de salão incluindo bolero, samba de gafieira ,soltinho, tango, salsa, lambada/zouk, entre outros, nos mais diversos horários.Cursos para crianças.
A escola funciona durante toda a semana, sempre à noite nos dias de semana e aos sábados. Aulas com duração de uma hora, duas vezes por semana, segundas e quartas ou terças e quintas de 18:30 às 22:30 h e aos sábados de 18:00 às 19:30. A Escola conta com a supervisão da mestra Maria Antonietta e, desde janeiro de 2001, está sob a direção de Marcela Ric |
|
http://www.ciakhoros.com.br/
A Cia Khoros, tem sua trajetória traçada a partir de fevereiro de 2000, quando sua diretora sentiu a necessidade de fundar na Zona Oeste do Rio de Janeiro, uma companhia de dança que levaria não só a comunidade local, mas também a diversas regiões do Brasil a arte tão peculiar que ali brotava.
Demonstrando a seriedade dos trabalhos realizados e a direção em que caminha, a Cia criou o projeto Social “Meninos de Asas” que oferece aulas gratuitas de dança desde abril de 2004, para alunos da rede municipal de ensino. |
|
Ao longo dos últimos 10 anos Gil Rangel desenvolveu seu método para aulas particulares individuais e de casal. Com muita flexibilidade, sua metodologia se ajusta à capacidade de assimilação de cada aluno acelerando em muitas vezes o aprendizado.
A metodologia assegura também uma dança tecnicamente limpa, ou seja, sem trejeitos e exageros, e permite que cada aluno desenvolva seu próprio estilo e encontre ele mesmo a maneira mais confortável de realizar os movimentos da dança,
|
|
Inaugurado em 26 de novembro de 1998 por inspiração de Márcia Simone Olinto, o Lyceu Escola de Dança é um espaço voltado para arte e um centro de formação de nível profissionalizante.
O Lyceu destaca-se pela qualificação de seus professores, por sua metodologia de ensino e por promover espetáculos nos principais festivais de dança no país e no exterior. No Lyceu todas as faixas etárias são beneficiadas: crianças, adolescentes, adultos e terceira idade. Há diversas atividades para todos. "As atividades do Lyceu não são privilégio apenas dos bailarinos. Elas são para todos que buscam saúde e prazer, em qualquer idade." |
|
Marcelo e Vanessa, professores, bailarinos e coreógrafos, dançam juntos profissionalmente, desde 1996. Começaram na Dança de Salão, mas logo se apaixonaram pelo Tango, inicialmente, sob orientação dos Professores Paulo Aaújo e Jaime Arôxa.
A dupla realizou trabalhos importantes no teatro, entre eles o Espetáculo “Entretangos” apresentado no Teatro Ipanema, no Teatro Municipal de Niterói e no Iate Club do Rio de Janeiro, a peça “Tango” no Teatro Ipanema e em Furnas; Espetáculo promovido pelo SESC e Orquestra Sinfônica Brasileira em turnê pelo Brasil, além de participarem de grandes shows no Hotel Copacabana Palace, na Cia. Fraco-brasileira “La salsamba” em São Paulo, Rio de Janeiro e Los Angeles, como também diversas apresentações pelo Brasil Argentina e França. Como professores, ministraram aulas em várias capitais de estados brasileiros como Goiânia, Belo Horizonte, Florianópolis e São Paulo. Atualmente ministram aulas de dança de Salão e Tango, são diretores, bailarinos e coreógrafos da Cia. Conexão Arte e da Cia de Tango Nuevos Aires |
|
O Grupo Cultural Dança foi fundado em 1975, por Slava Goulenko, sendo uma das escolas de dança mais tradicionais do Rio de Janeiro.Em 1987, assumiram a direção Patrícia Almeida, Patrícia Marques e Marguerita Ferraro que, do aprimormento da técnica de ensino, vêm formando diversos profissionais de dança.
|
|
A Escola de Dança Fabiano e Juliana desenvolve suas atividades há quatro anos na Barra da Tijuca. Motivados pelo propósito de criar um ambiente onde predominasse a harmonia e a alegria, esse casal idealizou e colocou em prática, uma maneira de oferecer uma melhor qualidade de vida aos seus alunos através da “Maravilhosa Arte de Dançar a Dois”
|
|
A Escola de Dança Corpo Livre foi fundada por Doris Geraldi, em março de 1984, sendo a pioneira no ensino de dança na Barra da Tijuca. Desde 1990 a Direção Geral da Escola está á cargo de Doris e Alessandra Geraldi. A dedicação e o profissionalismo de toda a equipe, mantém o trabalho sério e de qualidade que fez com que a Corpo Livre seja a principal referência no ensino de dança na Barra da Tijuca. A Escola de Dança Corpo Livre se orgulha de ter sido a responsável pela formação de excelentes profissionais que se destacam no mundo da dança, cada qual em sua atividade, alguns fundaram sua própria escola de dança, outras são professoras da Corpo Livre ou de outras academias ou escolas. O Corpo de Baile do Theatro Municipal tem entre suas dançarinas, alunas que foram formadas na Escola de Dança Corpo Livre.
|
|
A proposta educacional da Escola de Dança Petite Danse, é aplicada ao estudo da dança valorizando o aluno nos aspectos físico, artístico e moral. Desse princípio fundamental decorrem as características próprias da filosofia de trabalho da escola: amor ao estudo e a prática da dança através da formação correta e consciente do movimento corporal respeitando os limites físicos de cada um.
Os professores praticam treinamento contínuo, para que possam dar o melhor de si em cada etapa de seu trabalho. As crianças que representam o futuro da dança, devem ser orientadas de modo correto e no momento exato. A Escola de Dança Petite Danse possui três Companhias distintas: Cia infantil, Cia Juvenil e Cia Amadora.As atividades das Cias. têm como objetivo principal aprimorar o aprendizado da dança através da prática nas apresentações públicas, melhora no desempenho técnico, contato com outras companhias facilitando a troca de informações, estímulo e amor pela dança Unidades da Escola: Tijuca e Barra da Tijuca. |
|
A Escola Carioca de Dança tem como principal atividade a Dança de Salão e seus vários ritmos. Dirigida por Marcelo Martins, profissional formado pelo professor-coreógrafo Jaime Arôxa, Marcelo possui vasta experiência na formação de novos dançarinos, realização de espetáculos, workshops, trabalhos de animação cultural, além da montagem de coreografias. Como integrante da Companhia de Dança Jaime Arôxa até 2001 e também com membro da companhia franco-brasileira La Salsamba, já se apresentou em muitos estados brasileiros e no exterior.
A Escola também oferece eventos semanais com muita dança em sua sede, eventos externos com bailes, passeios e viagens. É um espaço completo onde se encontra um salão refrigerado com 120 m2, loja com artigos para dança, Bar & Café, "Lounge" com TV, 3 salas refrigeradas para aulas particulares, em grupo e ensaios, Espaço Arte & Luz com Shiatsu, Reike e Acupuntura, Sala de Arteterapia. Boutique loja Dance + com calçados e roupas par danças |
|
A dança foi uma paixão tardia na vida do engenheiro Luiz Carlos de Lima Valença, de 52 anos, que trabalha como facilitador de clima da Gerência de Logística da BR Distribuidora, no Edihb, e é dono de uma academia de dança de salão na Tijuca. “Eu tinha muito prazer em dançar. Quanto mais praticava, mais queria dançar”, conta Luiz Valença. Seus ritmos prediletos são o samba, o bolero, o forró e o soltinho. Passar de aluno a professor foi mais uma vez obra do acaso. As pistas de dança ganharam tamanha importância na vida de Luiz Valença que ele planeja dedicar-se exclusivamente à academia na aposentadoria.
|
|
A Escola Estadual de Dança Maria Olenewa seguindo a tradição de ser a primeira escola de dança clássica fundada no Brasil orgulha-se pelo trabalho desenvolvido em prol da dança brasileira e pretende continuar trabalhando incansavelmente aperfeiçoando seu trabalho de formação de bailarinos, tornando o Brasil, no novo milênio, o verdadeiro pólo de talentos.
Nessa perspectiva, hoje diversos ex-alunos carregam no corpo, no coração e na memória lembranças do período que aqui estudaram.
|
|
“Criado e coordenado por Armando Cavadas e Karol Bottino, o Grupo Fábrica Dança de Salão nasceu em 2006, no Circo Voador, na Lapa, Rio de Janeiro, fruto de anos de estudo das mais diversas formas de movimento e principalmente da técnica da dança a dois. Em suas aulas tem como proposta um estilo de dança atual, sem se desligar das raízes da Dança de Salão.
Em suas coreografias e apresentações o Grupo desenvolve um trabalho de pesquisa de movimentos, buscando estabelecer relações entre a Dança de Salão e outras manifestações artísticas, imprimindo um estilo contemporâneo a sua Dança.” Aulas regulares no Circo Voador e Sesc Barra da Tijuca |
|
Depois de ser muito tempo massacrado pela palavra, o teatro descobriu o gesto, o salto, opulo. Então deu a mão à dança. O par achando que podia ser ainda mais espetacular botou o circo na roda. Os três se olharam e disseram ao mesmo tempo: Intrépida Trupe Somos! Isso aconteceu em 1986, dentro da missão impossível que foi a viagem do Circo Voador ao México para a Copa do Mundo. Fragmentos da Escola Nacional de Circo, na Praça da Bandeira, somados a estilhaços de dançarinas do Coringa, mixados a atores do Manchas e Manias e designer da Blitz, só podia dar em algo além do nível do mar...
|
|
Professor de Dança de Salão formado pela Cia. Aérea de Dança, onde atuou como professor e dançarino até 1993, passou a dirigir espaço próprio, o Studio Marcello Moragas - Dança de Salão. Integra, também, a Cia. de Dança Carlinhos de Jesus onde desenvolve atividades como dançarino, ensaísta, coreógrafo e diretor artístico
|