Home | ||
Região Metropolitana | ||
Rio de Janeiro Escolas de Dança | ||
Zona Sul | ||
Zona Oeste | ||
Zona Norte | ||
Centro |
Rio de Janeiro Escolas de Dança |
|
http://www.ciakhoros.com.br/
A Cia Khoros, tem sua trajetória traçada a partir de fevereiro de 2000, quando sua diretora sentiu a necessidade de fundar na Zona Oeste do Rio de Janeiro, uma companhia de dança que levaria não só a comunidade local, mas também a diversas regiões do Brasil a arte tão peculiar que ali brotava.
Demonstrando a seriedade dos trabalhos realizados e a direção em que caminha, a Cia criou o projeto Social “Meninos de Asas” que oferece aulas gratuitas de dança desde abril de 2004, para alunos da rede municipal de ensino. |
|
Dirigida pela coreógrafa baiana Ana Vitória a Cia Ana Vitória de Dança Contemporânea conquistou seu público a partir do seu trabalho autoral, recebendo inúmeros prêmios no Brasil e no exterior. Como intérprete criadora, Ana traz como marca seu vigor físico adquirido como atleta, a precisão e a originalidade pertinente ao pesquisador debruçado sobre a sua cultura, a brasileira.
Ana Vitória é professora de Técnica de Dança Contemporânea e Composição Coreográfica de duas Universidades de dança na cidade do Rio de Janeiro. Seus workshops de técnicas de dança objetivam conduzir os bailarinos à um um maior entendimento da linguagem utilizada por essa criadora, bem como fazê-los investigar através das ferramentas pós modernas utilizadas pela dança, novos contornos e possibilidades gestuais Público alvo: bailarinos, coreógrafos e professores de dança |
|
A Academia Alvaro`s Dance foi fundada no dia 12 de Maio de 2005. Dirigida pelo pelo professor, diretor e coreógrafo Álvaro Reys o Espaço busca expandir a cultura da dança de salão no Rio de Janeiro e a conscientização de que essa dança é um instrumento de inclusão social, perda de timidez e estímulo da auto-estima através da expressão corporal.
A metodologia de ensino prioriza as aulas cantadas, possibilitando ao aluno relembrar em todas as aulas os passos aprendidos em aulas anteriores e as aulas baile que ensinam os (as) alunos (as) como se comportarem diante de seu parceiro (a) no salão de festas. Atualmente, recebe também, alunos de outros estados para aulas e oficinas numa abrangência de rítmos que vai do balé clássico à dança flamenca, entre outras, como tango, salsa e zouk. |
|
No Tex Studio de Dança é possível estudar o movimento, percebê-lo no corpo com diferentes nuances e dimensões e transformá-lo em dança, valorizando o indivícuo e trazendo harmonia. O corpo é trabalhado de uma forma consciente, a partir da combinação de estilos e com base no aprendizado de diverss técnicas, com total respeito à pessoa. A base dessa filosofia consiste em oferecer ao aluno um grande leque de opções, para que se sinta à vontade e escolha a técnica que melhor traduza o seu jeito de se movimentar e de sentir a dança. Aqui a criança pode dar os primeiros passos na direção de uma carreira fascinante. Ou, simplesmente, desenvolver criatividade, postura, equilíbrio e senso de responsabilidade.
|
|
Depois de ser muito tempo massacrado pela palavra, o teatro descobriu o gesto, o salto, opulo. Então deu a mão à dança. O par achando que podia ser ainda mais espetacular botou o circo na roda. Os três se olharam e disseram ao mesmo tempo: Intrépida Trupe Somos! Isso aconteceu em 1986, dentro da missão impossível que foi a viagem do Circo Voador ao México para a Copa do Mundo. Fragmentos da Escola Nacional de Circo, na Praça da Bandeira, somados a estilhaços de dançarinas do Coringa, mixados a atores do Manchas e Manias e designer da Blitz, só podia dar em algo além do nível do mar...
|
|
A Escola Estadual de Dança Maria Olenewa seguindo a tradição de ser a primeira escola de dança clássica fundada no Brasil orgulha-se pelo trabalho desenvolvido em prol da dança brasileira e pretende continuar trabalhando incansavelmente aperfeiçoando seu trabalho de formação de bailarinos, tornando o Brasil, no novo milênio, o verdadeiro pólo de talentos.
Nessa perspectiva, hoje diversos ex-alunos carregam no corpo, no coração e na memória lembranças do período que aqui estudaram.
|
|
A Escola Carioca de Dança tem como principal atividade a Dança de Salão e seus vários ritmos. Dirigida por Marcelo Martins, profissional formado pelo professor-coreógrafo Jaime Arôxa, Marcelo possui vasta experiência na formação de novos dançarinos, realização de espetáculos, workshops, trabalhos de animação cultural, além da montagem de coreografias. Como integrante da Companhia de Dança Jaime Arôxa até 2001 e também com membro da companhia franco-brasileira La Salsamba, já se apresentou em muitos estados brasileiros e no exterior.
A Escola também oferece eventos semanais com muita dança em sua sede, eventos externos com bailes, passeios e viagens. É um espaço completo onde se encontra um salão refrigerado com 120 m2, loja com artigos para dança, Bar & Café, "Lounge" com TV, 3 salas refrigeradas para aulas particulares, em grupo e ensaios, Espaço Arte & Luz com Shiatsu, Reike e Acupuntura, Sala de Arteterapia. Boutique loja Dance + com calçados e roupas par danças |
|
Nascida em Olinda-PE, Natércia Loureiro cursou ballet clássico dos 4 aos 15 anos, destacando-se o Teatro Municipal de Recife. Radicada no Rio de Janeiro desde 1977, cursou moderno e jazz, com o mestre Nino Giovannetti.
Iniciou os estudos do flamenco na Casa de España em 1994, aprimorando seus estudos com Yuri Ganko e Túlio Cortez. Em agosto de 1998 fez extensivos em Jazz e Tap Dance no programa Steps on Broadway em Nova Yorque. Em dezembro do mesmo ano esteve em Madrid, onde tomou aulas de dança flamenca com Lucya Real, Yara Castro, Cristóbal Reyes, Domingo Ortega, Mercedez Ruiz e “La Tati”. Como resultado da concentração de seus esforços na cultura flamenca fez nascer em 2002 a Companhia Ballet Flamenco Centauros dando ao Espaço Flamenco Natércia Loureiro nova diretriz. O ideal da Companhia, cujo corpo de baile é constituído de profissionais graduados no Espaço Flamenco, é levar ao público o verdadeiro espírito espanhol, rico em temperamento e precisão técnica, elaborando de forma respeitosa a cultura espanhola, mais precisamente da região de Andaluzia, onde o flamenco se firmou desde os meados do século XVII, com a fusão dos povos andaluz, israelita, árabe e principalmente cigano. |
|
O Grupo Cultural Dança foi fundado em 1975, por Slava Goulenko, sendo uma das escolas de dança mais tradicionais do Rio de Janeiro.Em 1987, assumiram a direção Patrícia Almeida, Patrícia Marques e Marguerita Ferraro que, do aprimormento da técnica de ensino, vêm formando diversos profissionais de dança.
|
|
O Studio Sauer Danças, um dos mais respeitados no universo da dança e do ballet clássico e moderno em todo o Brasil, é responsável pela formação de diversos profissionais que trabalham nas melhores Companhias do país e do mundo. O corpo docente do Studio é composto por nomes consagrados na arte da dança.
O ballet clássico do studio é dirigido pelo Professor Jean-Marie Dubrul, francês, ex-coreógrafo do corpo de baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e um dos precursores no ensino de balé para adultos no país há 30 anos. Entre as suas alunas mais assíduas, estão as atrizes Alinne Moraes, Letícia Spiller, Luana Piovani, Paula Burlamaqui e Carolina Dieckmann, que descobriram o poder da prática no condicionamento físico. . |
|
O Projeto Dançarte iniciou sua história, ainda não oficializado, em agosto de 2000, no Bairro de Santa Teresa na Cidade do Rio de Janeiro, pela professora e bailarina Luciana Dutra, destinando-se ao ensino da técnica de Dança Espanhola, com aulas práticas, teóricas e de vídeo, para crianças de sete (7) a quinze (15) anos, moradoras do Bairro de Santa Teresa e adjacências, trazendo-lhes através de uma cultura distante da sua realidade a possibilidade de novos conhecimentos sócio-culturais, hoje o projeto é coordenado pela professora personal stylet Simone Montenegro que agrega outros valores ao projeto voltado para reciclagem pessoal...
|
|
A Escola de Dança Corpo Livre foi fundada por Doris Geraldi, em março de 1984, sendo a pioneira no ensino de dança na Barra da Tijuca. Desde 1990 a Direção Geral da Escola está á cargo de Doris e Alessandra Geraldi. A dedicação e o profissionalismo de toda a equipe, mantém o trabalho sério e de qualidade que fez com que a Corpo Livre seja a principal referência no ensino de dança na Barra da Tijuca. A Escola de Dança Corpo Livre se orgulha de ter sido a responsável pela formação de excelentes profissionais que se destacam no mundo da dança, cada qual em sua atividade, alguns fundaram sua própria escola de dança, outras são professoras da Corpo Livre ou de outras academias ou escolas. O Corpo de Baile do Theatro Municipal tem entre suas dançarinas, alunas que foram formadas na Escola de Dança Corpo Livre.
|
|
Inaugurado em 1982, o Jazz Carlota Portella, é uma das mais conceituadas academias do Rio de Janeiro. Dirigida por Carlota Portella e Thereza Mascotte e contando com uma equipe de professores de alta qualidade, a academia vem desenvolvendo seriamente um trabalho artístico com seus alunos, cujo nível pode ser constatado nos diversos espetáculos realizados pela academia e pelo grupo profissional, a Cia. De Dança Carlota Portella – Vacilou Dançou. Trabalhando com os mais diversos estilos de dança, o Jazz Carlota Portella tem contribuido na formação artística de diversas pessoas e também na formação de profissionais da dança.
|
|
Alice Arja tem sido responsável pela formação de uma nova geração de bailarinos que, com um estilo apurado e próprio, vem conquistando as platéias nacionais e internacionais. Tendo como objetivo maior em seu trabalho popularizar o ballet e levar arte e cultura a todos os segmentos da sociedade, em 1995 firmou convênio com a 7ª Coordenadoria Regional de Educação, quando sua Escola começou a oferecer bolsas de estudos para crianças/adolescentes oriundas de comunidades carentes.
|
|
Bob Cunha foi semifinalista do IV Campeonato Mundial de Tango em Buenos Aires em 2006. Desenvolveu sua própria didática de ensino que consiste em alcançar desenvoltura em curto espaço de tempo. Já viajou para diversos países da Europa e Ásia divulgando a cultura brasileira e o tango argentino. Áurya Pires, iniciou seus estudos em 1994, tendo Bob Cunha como seu professor de danças de salão e tango. Em paralelo faz aulas de jazz, ballet e pilates para manutenção e preparo fícico. Também ministra aulas de bolero, samba de gafieira, forró e lambada. No site da dupla, endereços diversos locais de aulas nas zonas oeste, norte e sul do Rio de Janeiro.
|
|
O nome de Angel Vianna está associado a anos de experiência profissional em diferentes institutos e centros de estudos do país como bailarina, coreógrafa, professora e pesquisadora em Dança. Com sua rica bagagem, Angel não se dedicou apenas ao seu "Centro de Estudos do Movimento e Artes".
Desenvolveu trabalhos em Universidades Públicas, Escolas, Teatros, Associações Profissionais, Centros Culturais, Áreas de Lazer, Circos, Instituições Científicas e Clínicas, onde transmite o seu processo interdisciplinar, desenvolvendo uma ação sem fronteiras. Angel investe o seu tempo na produção de cidadãos livres. Esse importante trabalho vem sendo reconhecido pela sociedade e tem se revelado através de Homenagens, Condecorações e Prêmios, entre os quais destacam-se: Comenda da Ordem ao Mérito Cultural, inspirada na Ordem do Mérito Cultural na Classe de Cavaleiro, pela Presidência da República do Brasil, por suas relevantes contribuições à cultura brasileira, Diploma Orgulho Carioca, pela sua importância na vida cultural da Cidade do Rio de Janeiro, conferido pelo Prefeito do Município do Rio de Janeiro. Visite também o site: .www.angelvianna.art.br/
|
|
Escola de Dança de Salão Maria Antonieta, oferece cursos de dança de salão incluindo bolero, samba de gafieira ,soltinho, tango, salsa, lambada/zouk, entre outros, nos mais diversos horários.Cursos para crianças.
A escola funciona durante toda a semana, sempre à noite nos dias de semana e aos sábados. Aulas com duração de uma hora, duas vezes por semana, segundas e quartas ou terças e quintas de 18:30 às 22:30 h e aos sábados de 18:00 às 19:30. A Escola conta com a supervisão da mestra Maria Antonietta e, desde janeiro de 2001, está sob a direção de Marcela Ric |
|
A Cia Nós da Dança, sob direção da premiada Regina Sauer, está presente nos palcos brasileiros desde 1981. Com sua versatilidade e determinação é uma das poucas que conseguiu sobreviver por tão longo período, tornando-se uma das mais tradicionais da cidade e do país, mantendo até hoje a criatividade e o frescor inicial. Regina Sauer como uma vitrine da dança moderna carioca.
Em seus 25 anos de existência, a Cia Nós da Dança, enfrentando diversas dificuldades e sempre valorizando os artistas que estão ligados a ela, tenta manter-se em cena buscando revelar ao público leigo e especializado que a dança é um registro histórico, social e artístico que ajuda a construir a memória de uma nação. Com aulas de Ballet Clássico, Jazz, Dança Moderna, Dança Espanhola, Dança do Ventre, Sapateado, Baby Class e uma concepção ampla de Arte e Educação, o CAND apresenta o seu Programa infanto-juvenil de Dança. O programa além das aulas técnicas e teóricas – com avaliações semestrais – realiza as “Noites de Performances” em sua própria sede e encerra seus trabalhos anuais com um grande espetáculo, proporcionando à seus alunos uma experiência artística inesquecível. |
|
O Studio de Ballet Bertha Rosanova foi fundado em 1957 numa vila em Laranjeiras, onde está localizado até hoje. É uma escola de dança especializada em ballet clássico, dirigida pela prima bailarina absoluta do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Bertha Rosanova. O Studio oferece aulas para alunos a partir dos 3 anos de idade e sua estrutura educacional é dividida em 6 níveis. A equipe atual de professores é composta por bailarinos do Theatro Municipal e os formados na própria escola.
|
|
Professor de Dança de Salão formado pela Cia. Aérea de Dança, onde atuou como professor e dançarino até 1993, passou a dirigir espaço próprio, o Studio Marcello Moragas - Dança de Salão. Integra, também, a Cia. de Dança Carlinhos de Jesus onde desenvolve atividades como dançarino, ensaísta, coreógrafo e diretor artístico
|
|
Eloisa Menezes atuou como primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e da Ópera de Nantes. Há 20 anos forma bailarinos de grandes companhias do Brasil e do exterior. Ballet para todas as idades: Baby class, Crianças, Iniciante, Intermediário, Avançado e Sênior. Consultar e Conservatório sobre aulas de jazz, contemporâneo, pilates e alongamento.
|
|
Cursos na ABM Associação Bosque Marapendi, Turmas no Atlântico Sul, Dança de Salão Carioca na Barra da Tijuca, Samba de Gafieira
|
|
Iniciativa bem sucedida, o Centro de Dança de Jacarepaguá foi criado em 2003,
como resultado da parceria entre as Professoras Sueli Grabinska
e Paloma Collaço e tem o objetivo de proporcionar a ampla divulgação
da arte da dança.
Ao longo destes quase 5 anos, o CDJ - carinhosamente chamado por seus alunos, se firmou em Jacarepaguá como uma opção de aprendizado em Dança Infantil, Ballet, Jazz e Sapateado. No CDJ há espaço para todos, seja para os que procuram formação profissionalizante, incluindo: Alongamento, Matérias Teóricas,Técnica de Pas-de-Deux e Estágios Supervisionados, ou para quem simplesmente procura uma forma prazerosa de atividade física e interação social. A instituição conta hoje com 3 unidades: Taquara, Praça Seca e Freguesia. |
|
A proposta educacional da Escola de Dança Petite Danse, é aplicada ao estudo da dança valorizando o aluno nos aspectos físico, artístico e moral. Desse princípio fundamental decorrem as características próprias da filosofia de trabalho da escola: amor ao estudo e a prática da dança através da formação correta e consciente do movimento corporal respeitando os limites físicos de cada um.
Os professores praticam treinamento contínuo, para que possam dar o melhor de si em cada etapa de seu trabalho. As crianças que representam o futuro da dança, devem ser orientadas de modo correto e no momento exato. A Escola de Dança Petite Danse possui três Companhias distintas: Cia infantil, Cia Juvenil e Cia Amadora.As atividades das Cias. têm como objetivo principal aprimorar o aprendizado da dança através da prática nas apresentações públicas, melhora no desempenho técnico, contato com outras companhias facilitando a troca de informações, estímulo e amor pela dança Unidades da Escola: Tijuca e Barra da Tijuca. |
|
“Criado e coordenado por Armando Cavadas e Karol Bottino, o Grupo Fábrica Dança de Salão nasceu em 2006, no Circo Voador, na Lapa, Rio de Janeiro, fruto de anos de estudo das mais diversas formas de movimento e principalmente da técnica da dança a dois. Em suas aulas tem como proposta um estilo de dança atual, sem se desligar das raízes da Dança de Salão.
Em suas coreografias e apresentações o Grupo desenvolve um trabalho de pesquisa de movimentos, buscando estabelecer relações entre a Dança de Salão e outras manifestações artísticas, imprimindo um estilo contemporâneo a sua Dança.” Aulas regulares no Circo Voador e Sesc Barra da Tijuca |
|
Marcelo e Vanessa, professores, bailarinos e coreógrafos, dançam juntos profissionalmente, desde 1996. Começaram na Dança de Salão, mas logo se apaixonaram pelo Tango, inicialmente, sob orientação dos Professores Paulo Aaújo e Jaime Arôxa.
A dupla realizou trabalhos importantes no teatro, entre eles o Espetáculo “Entretangos” apresentado no Teatro Ipanema, no Teatro Municipal de Niterói e no Iate Club do Rio de Janeiro, a peça “Tango” no Teatro Ipanema e em Furnas; Espetáculo promovido pelo SESC e Orquestra Sinfônica Brasileira em turnê pelo Brasil, além de participarem de grandes shows no Hotel Copacabana Palace, na Cia. Fraco-brasileira “La salsamba” em São Paulo, Rio de Janeiro e Los Angeles, como também diversas apresentações pelo Brasil Argentina e França. Como professores, ministraram aulas em várias capitais de estados brasileiros como Goiânia, Belo Horizonte, Florianópolis e São Paulo. Atualmente ministram aulas de dança de Salão e Tango, são diretores, bailarinos e coreógrafos da Cia. Conexão Arte e da Cia de Tango Nuevos Aires |
|
Ao longo dos últimos 10 anos Gil Rangel desenvolveu seu método para aulas particulares individuais e de casal. Com muita flexibilidade, sua metodologia se ajusta à capacidade de assimilação de cada aluno acelerando em muitas vezes o aprendizado.
A metodologia assegura também uma dança tecnicamente limpa, ou seja, sem trejeitos e exageros, e permite que cada aluno desenvolva seu próprio estilo e encontre ele mesmo a maneira mais confortável de realizar os movimentos da dança,
|
|
Claudio Affonso sempre acreditou em um ideal: A Dança como um caminho para a Felicidade.
Em 1994, iniciou sua carreira profissional, onde começou a ministrar aulas em diversas academias da cidade, e logo já estava sendo convidado para participar de eventos, festas, feiras e convenções. Com o passar dos anos, os convites para shows e aulas foram aumentando e então viu a necessidade da criação de uma Cia de Dança, onde desde fevereiro de 2001 vem atuando profissionalmente em diversos eventos. Há 12 anos Cláudio estabeleceu uma parceria com SESC Ramos (além das aulas do SESC Cinelândia), onde ministra aulas dos mais diversos ritmos da Dança de Salão, com capacidade total para 300 alunos e uma atuação efetiva da Cia de Dança nas mais diversas áreas. |
|
Estúdio de dança especializado em dança do ventre. dança cigana, dança flamenca, jazz, sapateado americano, ballet clássico (infantil e adulto).
Iníciou suas atividades em outubro de 2001, com direção da professora e bailarina Samra Sanches. No Estúdio Kelimaski, o aluno vai encontrar orientação personalizada e atualizada com corpo de profissionais incorporando as mais recentes técnicas do universo da dança, preparando, inclusive, dançarinos profissionais. |
|
Academia de Dança no Shopping Downtown com direção da Profª Patrizia Pizzolato, profissional com larga experiência, ex-participante da Cia. De Dança Carlinhos de Jesus, Jaime Arôxa e de diversos programas de sucesso na tv. Xanda Robaina, Fernando Romano, Manu, Ramonzinho e outras feras integram o “Corpo Docente” do Lá na Gafieira.
|