Rio de Janeiro Escolas de Dança

1
Kelimaski Estudio de Dança, Zona Norte
  Rua Marechal Trompowski, 103 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ              
Estúdio de dança especializado em dança do ventre. dança cigana, dança flamenca, jazz, sapateado americano, ballet clássico (infantil e adulto).
Iníciou suas atividades em outubro de 2001, com direção da professora e bailarina Samra Sanches.
No Estúdio Kelimaski, o aluno vai encontrar orientação personalizada e atualizada com corpo de profissionais incorporando as mais recentes técnicas do universo da dança, preparando, inclusive, dançarinos profissionais.
2
Arte Dança Betina Guelmann e Companhia, Zona Oeste
  R. Cel. Eurico de Souza Gomes Filho 99 Cob - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ
             
3
Jaime Arôxa Escola de Dança, Zona Sul
  Rua São Clemente, 41 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ              
Criada em 1985, a Escola recebeu, inicialmente, o nome de Escola de Dança Chiquinha Gonzaga. Posteriormente, mudou de nome, em homenagem a Maria Antonieta, professora de Jaime Arôxa. Em 1986, já com 800 alunos, tornou-se oficialmente a Escola de Dança e Centro Cultural Jaime Arôxa, de acordo com alguns, um pequeno paraíso no meio da selva de pedra carioca
Pioneiro na arte de ensinar Dança de Salão, Jaime Arôxa formou dezenas de professores e milhares de alunos, além de atuar em todas as áreas da dança (cinema, teatro, coreografia e eventos).
Na Escola, se respira dança e alegria, faz-se amigos, e aprimora-se gestual e sensibilidade. Studio recomendado. Capacitadíssima equipe de professores. Outros endereços:
Tijuca - Rua Almirante Cochrane, 162
Niterói - Rua Estado de Israel, 14 Icaraí.
Barra da Tijuca - Academia de Dança Ramalho's - Condomínio Riviera Dei Fiori
Ipanema - Rua Farme de Amoedo, 75/203
Cia Carioca de Dança e Arte - Rua Vilela Tavares, 45 - Méier
4
Centro de Dança de Jacarepaguá, Zona Oeste
  Estrada dos Três Rios, 90 sl.332 - Freguesia - Rio de Janeiro, RJ              
Iniciativa bem sucedida, o Centro de Dança de Jacarepaguá foi criado em 2003, como resultado da parceria entre as Professoras Sueli Grabinska e Paloma Collaço e tem o objetivo de proporcionar a ampla divulgação da arte da dança.
Ao longo destes quase 5 anos, o CDJ - carinhosamente chamado por seus alunos, se firmou em Jacarepaguá como uma opção de aprendizado em Dança Infantil, Ballet, Jazz e Sapateado. No CDJ há espaço para todos, seja para os que procuram formação profissionalizante, incluindo: Alongamento, Matérias Teóricas,Técnica de Pas-de-Deux e Estágios Supervisionados, ou para quem simplesmente procura uma forma prazerosa de atividade física e interação social. A instituição conta hoje com 3 unidades: Taquara, Praça Seca e Freguesia.
5
Jelilah’s Studio de Dança, Zona Norte
  Rua Leopoldina Rêgo, 542 - Olaria - Rio de Janeiro, RJ              
Formado em 2006, o Grupo Jalilah's tem como proposta de trabalho levar ao público um pouco da Cultura Árabe através de suas danças, que traduzem todo o mistério e encanto das 1001 Noites.
O Estúdio localizado em Olaria oferece aos seus alunos ambiente agradável e profissionais qualificados com reconhecimento em suas respectivas áreas, com especialização em dança do ventre, dança de salão, dança flamenca, ballet, sapateado, baby class e terceira idade.
Suas apresentações de dança do ventre e danças folclóricas são preparadas a partir de intensas pesquisas sobre a história e tradições desses povos em vários espaços da cidade do Rio de Janeiro, como o Tijuca tênis Clube e América Futebol Clube.
6
Jazz Carlota Portella, Zona Sul
  Rua Jardim Botânico, 119 - Jardim Botânico - Rio de Janeiro, RJ              
Inaugurado em 1982, o Jazz Carlota Portella, é uma das mais conceituadas academias do Rio de Janeiro. Dirigida por Carlota Portella e Thereza Mascotte e contando com uma equipe de professores de alta qualidade, a academia vem desenvolvendo seriamente um trabalho artístico com seus alunos, cujo nível pode ser constatado nos diversos espetáculos realizados pela academia e pelo grupo profissional, a Cia. De Dança Carlota Portella – Vacilou Dançou. Trabalhando com os mais diversos estilos de dança, o Jazz Carlota Portella tem contribuido na formação artística de diversas pessoas e também na formação de profissionais da dança.
7
Lá na Gafieira Academia de Dança, Zona Oeste
  Av. das Américas, 500 Bl.9 loja 107 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ              
Academia de Dança no Shopping Downtown com direção da Profª Patrizia Pizzolato, profissional com larga experiência, ex-participante da Cia. De Dança Carlinhos de Jesus, Jaime Arôxa e de diversos programas de sucesso na tv. Xanda Robaina, Fernando Romano, Manu, Ramonzinho e outras feras integram o “Corpo Docente” do Lá na Gafieira.
8
Escola Carioca de Dança, Zona Norte
  Rua Barão de Mesquita, 482 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ              
Marcelo e Vanessa, professores, bailarinos e coreógrafos, dançam juntos profissionalmente, desde 1996. Começaram na Dança de Salão, mas logo se apaixonaram pelo Tango, inicialmente, sob orientação dos Professores Paulo Aaújo e Jaime Arôxa.
A dupla realizou trabalhos importantes no teatro, entre eles o Espetáculo “Entretangos” apresentado no Teatro Ipanema, no Teatro Municipal de Niterói e no Iate Club do Rio de Janeiro, a peça “Tango” no Teatro Ipanema e em Furnas; Espetáculo promovido pelo SESC e Orquestra Sinfônica Brasileira em turnê pelo Brasil, além de participarem de grandes shows no Hotel Copacabana Palace, na Cia. Fraco-brasileira “La salsamba” em São Paulo, Rio de Janeiro e Los Angeles, como também diversas apresentações pelo Brasil Argentina e França.
Como professores, ministraram aulas em várias capitais de estados brasileiros como Goiânia, Belo Horizonte, Florianópolis e São Paulo.
Atualmente ministram aulas de dança de Salão e Tango, são diretores, bailarinos e coreógrafos da Cia. Conexão Arte e da Cia de Tango Nuevos Aires
9
Catsapá Escola de Musicais, Zona Sul
  Rua Visconde Silva, 59 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ              
A idéia de inaugurar uma escola, surgiu quando ao final de cada sessão dos espetáculos do Grupo Catsapá, Mabel Tude e Gisela Saldanha, criadoras da instituição, eram procuradas por dezenas de crianças e adolescentes interessadas naquela arte que fundia o sapateado e a dança com o teatro. A Catsapá pretende desenvolver nos alunos o potencial artístico que exige a versatilidade dos espetáculos musicais e contribuir para o desenvolvimento do auto conhecimento, auto estima e socialização do indivíduo através do ensino artístico.
10
Anna Moura Academia de Danças de Salão, Zona Oeste
  Av. das Américas, 3939 Bl.2 Cob.306/307 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ              
A festejada Professora Anna Moura, um dos nomes mais importantes na arte da Dança de Salão no Rio de Janeiro, resolveu há 16 anos dedicar-se integramente à sua arte. Anna, está recebendo gente de todas as idades na Barra da Tijuca, Ipanema e adjacências, principalmente, àquelas, avessas a aparelhos de musculação e ginástica, para suas aulas. “Elas vêem na dança uma forma de terapia, de fazer amizades e recarregar as energias. É importante que o aluno sinta seu corpo e a música confortavelmente. Dança não é só executar movimentos e passos, é uma questão de emoção e de relação com o parceiro e com o corpo, esclarece Anna”. Vários ritmos são trazidos para a dança de salão: o tango, o samba no pé, o zouk, o bolero e o forró, fazem o maior sucesso, não deixando o salão vazio. Quem se habilita!
11
Bar de Tango, Zona Sul
  Rua Pacheco Leão, 2038 - Horto - Rio de Janeiro, RJ              
Ney Homero Rocha, iniciou no tango em Bariloche Argentina, em 1987 e na dança de salão no Clube 17 em outubro do mesmo ano, através do convênio com o Centro de Dança Jaime Arôxa, de quem foi aluno por seis anos e meio. Sua parceira, Cristina Otálora, argentina, iniciou seu aprendizado de tango com Norberto Esbrez e Alejandra, Marcelo e Alejandra. A proposta pedagógica dos professores Ney e Cristina, visa o aprendizado de qualidade o mais rápido possível. Para tanto, preferem dar aulas individuais ou em pequenos grupos de no máximo seis casais. As aulas são ministradas no Bardetango - Barra da Tijuca e no Clube 17, Jardim Botânico, zona sul da cidade
12
Sauer Danças, Zona Sul
  Rua Lopes Quintas, 576 - Jardim Botânico - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer12' width="300" height="240" src="https://www.youtube.com/embed/Q4jA4Kg8ROk" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer12'>
O Studio Sauer Danças, um dos mais respeitados no universo da dança e do ballet clássico e moderno em todo o Brasil, é responsável pela formação de diversos profissionais que trabalham nas melhores Companhias do país e do mundo. O corpo docente do Studio é composto por nomes consagrados na arte da dança.
O ballet clássico do studio é dirigido pelo Professor Jean-Marie Dubrul, francês, ex-coreógrafo do corpo de baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e um dos precursores no ensino de balé para adultos no país há 30 anos. Entre as suas alunas mais assíduas, estão as atrizes Alinne Moraes, Letícia Spiller, Luana Piovani, Paula Burlamaqui e Carolina Dieckmann, que descobriram o poder da prática no condicionamento físico. .
13
Ballet Dalal Achcar, Zona Sul
  Rua dos Oitis, 20 - Gávea - Rio de Janeiro, RJ              
Concebido e administrado pela ex-diretora da Fundação Theatro Municipal, a ex bailarina Dalal Achcar dirige há mais de trinta anos a instituição que leva o seu nome, o Ballet Dalal Achcar, uma das principais referências do ballet clássico no Brasil. Tem sido um complemento indispensável na educação de jovens e crianças desde 1971, e é responsável pela formação de excelentes profissionais, muitos com bolsa de estudo no exterior. Agora, além da reconhecida tradição no ballet clássico, o Ballet Dalal Achcar oferece uma variedade de técnicas que abre as portas da escola para novos grupos de alunos com diferentes objetivos
14
Espaço Flamenco Natércia Loureiro
  Rua Álvaro Alvim, 48 sala 307 - Centro - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer14' src='https://www.youtube.com/embed/?listType=user_uploads&list=espacoflamenco'></iframe id='palyer14'>
Nascida em Olinda-PE, Natércia Loureiro cursou ballet clássico dos 4 aos 15 anos, destacando-se o Teatro Municipal de Recife. Radicada no Rio de Janeiro desde 1977, cursou moderno e jazz, com o mestre Nino Giovannetti.
Iniciou os estudos do flamenco na Casa de España em 1994, aprimorando seus estudos com Yuri Ganko e Túlio Cortez.
Em agosto de 1998 fez extensivos em Jazz e Tap Dance no programa Steps on Broadway em Nova Yorque.
Em dezembro do mesmo ano esteve em Madrid, onde tomou aulas de dança flamenca com Lucya Real, Yara Castro, Cristóbal Reyes, Domingo Ortega, Mercedez Ruiz e “La Tati”.
Como resultado da concentração de seus esforços na cultura flamenca fez nascer em 2002 a Companhia Ballet Flamenco Centauros dando ao Espaço Flamenco Natércia Loureiro nova diretriz.
O ideal da Companhia, cujo corpo de baile é constituído de profissionais graduados no Espaço Flamenco, é levar ao público o verdadeiro espírito espanhol, rico em temperamento e precisão técnica, elaborando de forma respeitosa a cultura espanhola, mais precisamente da região de Andaluzia, onde o flamenco se firmou desde os meados do século XVII, com a fusão dos povos andaluz, israelita, árabe e principalmente cigano.
15
Intrépida Trupe, Centro
  Rua dos Arcos, 24 2º andar - Lapa - Rio de Janeiro, RJ              
Depois de ser muito tempo massacrado pela palavra, o teatro descobriu o gesto, o salto, opulo. Então deu a mão à dança. O par achando que podia ser ainda mais espetacular botou o circo na roda. Os três se olharam e disseram ao mesmo tempo: Intrépida Trupe Somos! Isso aconteceu em 1986, dentro da missão impossível que foi a viagem do Circo Voador ao México para a Copa do Mundo. Fragmentos da Escola Nacional de Circo, na Praça da Bandeira, somados a estilhaços de dançarinas do Coringa, mixados a atores do Manchas e Manias e designer da Blitz, só podia dar em algo além do nível do mar...
16
Grupo de Dança Júlia de Athayde, Zona Oeste
  Rua Jorge Figueiredo, 390 - Anil - Rio de Janeiro, RJ
             
O Grupo de Dança Julia de Athayde começou a se formar em 2001, quando Julia de Athayde e sua mãe Marisa de Athayde coordenaram um projeto de dança de salão em um condomínio de Jacarepaguá. A turma do prédio, muito animada, auto denominou-se de Gazela Dourada e, foi assim que Grupo cresceu.
Em 2002 o GDJA começou a organizar bailes mensais no Quality Shopping. Bailes de Fim de Ano, Halloween, carnaval e aniversários.
Em 2006, o GDJA iniciou um projeto social com aulas de dança para as crianças carentes do AMAR - Associação do Menor Abandonado e Recuperado, em Duque de Caxias, incluindo trabalho voluntário e dança coreográfica infantil nas escolas.
17
Escola de Dança Alice Arja, Zona Oeste
  Estrada do Tindiba, 1497 - Taquara - Rio de Janeiro, RJ              
Alice Arja tem sido responsável pela formação de uma nova geração de bailarinos que, com um estilo apurado e próprio, vem conquistando as platéias nacionais e internacionais. Tendo como objetivo maior em seu trabalho popularizar o ballet e levar arte e cultura a todos os segmentos da sociedade, em 1995 firmou convênio com a 7ª Coordenadoria Regional de Educação, quando sua Escola começou a oferecer bolsas de estudos para crianças/adolescentes oriundas de comunidades carentes.
18
Centro de Dança Alex de Carvalho, Zona Oeste
  Av. Meriti, 1600 2ºandar - Vila da Penha - Rio de Janeiro, RJ              
Dançarino, professor, coreógrafo e empresário, Alex de Carvalho, ingressou na Dança em 1996 pelo Centro de Dança Jaime Arôxa. Participou de várias novelas e seriados da Rede Globo como elenco de apoio profissional em Dança e presta serviços de assessoria e consultoria em academias de Dança.
Ministra aulas de diversos ritmos em sua escola no Rio de Janeiro, além dos mais importantes Congressos de Dança de Salão do Brasil.
Participou ainda, da terceira edição do quadro “A Dança dos Famosos” do programa “Domingão do Faustão” da Rede Globo, dançando com a ex-atleta Hortência Marcari.
O Centro de Dança Alex de Carvalho, inaugurado em Outubro de 2003, tem o objetivo de não só trabalhar o aspecto cultural, psicológico e técnico da Dança, mas também o profissional, que é o foco principal na condução do quadro de bolsistas da Escola.
19
Academia de Dança Luiz Valença, Zona Norte
  Rua São Francisco Xavier, 266 Sobrado - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer19' width="300" height="240" src="https://www.youtube.com/embed/WqCCbyvhSYg" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer19'>
A dança foi uma paixão tardia na vida do engenheiro Luiz Carlos de Lima Valença, de 52 anos, que trabalha como facilitador de clima da Gerência de Logística da BR Distribuidora, no Edihb, e é dono de uma academia de dança de salão na Tijuca. “Eu tinha muito prazer em dançar. Quanto mais praticava, mais queria dançar”, conta Luiz Valença. Seus ritmos prediletos são o samba, o bolero, o forró e o soltinho. Passar de aluno a professor foi mais uma vez obra do acaso. As pistas de dança ganharam tamanha importância na vida de Luiz Valença que ele planeja dedicar-se exclusivamente à academia na aposentadoria.
20
Sindicato da Dança, Zona Norte
  Rua Carmela Dutra, 82 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ              
“Criada em 1995, a Escola Sindicato da Dança trabalha com o conceito de qualidade total, oferecendo ensino abrangente coordenado por professores gabaritados que estão em constante aprimoramento e atualização, acompanhando as novas tendências. A Escola Sindicato da Dança nasceu da vontade de dançar, de ensinar a dançar e de viver a dança em toda a sua plenitude. Por que a dança é muito mais do que a simples execução de passos, não se limita à beleza plástica e nem se define pela simples integração corpo e música. Dançar é ver a vida como possibilidade, como desafio, uma grande paixão. A dança só é completa quando inserida num contexto maior, de participação, de comunidade, de troca, de vida. Acreditamos que somos os arquitetos do futuro e damos especial atenção aos jovens, a quem oferecemos uma atividade saudável, que os afasta dos vícios, das drogas, da violência, além de ser também uma opção de trabalho, no Projeto Jovem no Salão. O destino do homem é ser feliz e quem dança é muito mais feliz.”
21
Gafieiríssima, Zona Oeste
  Av. Sernambetiba, 3600 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ              
Cursos na ABM Associação Bosque Marapendi, Turmas no Atlântico Sul, Dança de Salão Carioca na Barra da Tijuca, Samba de Gafieira
22
Escola de Dança Maria Olenewa, Centro
  Rua Visconde de Maranguape, 15 - Lapa - Rio de Janeiro, RJ              
A Escola Estadual de Dança Maria Olenewa seguindo a tradição de ser a primeira escola de dança clássica fundada no Brasil orgulha-se pelo trabalho desenvolvido em prol da dança brasileira e pretende continuar trabalhando incansavelmente aperfeiçoando seu trabalho de formação de bailarinos, tornando o Brasil, no novo milênio, o verdadeiro pólo de talentos. Nessa perspectiva, hoje diversos ex-alunos carregam no corpo, no coração e na memória lembranças do período que aqui estudaram.
23
Escola de Dança de Salão Maria Antonieta, Zona Sul
  Rua do Catete, 112 – 2º andar - Catete - Rio de Janeiro, RJ              
Escola de Dança de Salão Maria Antonieta, oferece cursos de dança de salão incluindo bolero, samba de gafieira ,soltinho, tango, salsa, lambada/zouk, entre outros, nos mais diversos horários.Cursos para crianças.
A escola funciona durante toda a semana, sempre à noite nos dias de semana e aos sábados. Aulas com duração de uma hora, duas vezes por semana, segundas e quartas ou terças e quintas de 18:30 às 22:30 h e aos sábados de 18:00 às 19:30.
A Escola conta com a supervisão da mestra Maria Antonietta e, desde janeiro de 2001, está sob a direção de Marcela Ric
24
Studio Nefertari, Zona Sul
  Rua Siqueira Campos, 43 conj.203 - Copacabana - Rio de Janeiro, RJ              
Em ambiente decorado com motivos orientais, confortável e elegante, onde a arte e a técnica caminham juntas, proporcionando às suas alunas um aprendizado completo das danças milenares, O Studio Nefertari conta com uma equipe de professoras qualificadas e possui turmas específicas para todas as idades, com diversas opções de horários. O Studio Nefertari busca o aperfeiçoamento constante de suas alunas, para isso, realiza em seu espaço, diversos workshops com bailarinas nacionais e internacionais e promove espetáculos que possibilitam a apresentação das alunas.
25
Studio Gil Rangel, Zona Norte
  Av. 28 de Setembro, 389 sl.204 - Vila Isabel - Rio de JaneirRJ, NY              
Ao longo dos últimos 10 anos Gil Rangel desenvolveu seu método para aulas particulares individuais e de casal. Com muita flexibilidade, sua metodologia se ajusta à capacidade de assimilação de cada aluno acelerando em muitas vezes o aprendizado. A metodologia assegura também uma dança tecnicamente limpa, ou seja, sem trejeitos e exageros, e permite que cada aluno desenvolva seu próprio estilo e encontre ele mesmo a maneira mais confortável de realizar os movimentos da dança,
26
Grupo Fábrica Dança de Salão, Centro
  Rua dos Arcos s/nº - Lapa - Rio de Janeiro, RJ              
“Criado e coordenado por Armando Cavadas e Karol Bottino, o Grupo Fábrica Dança de Salão nasceu em 2006, no Circo Voador, na Lapa, Rio de Janeiro, fruto de anos de estudo das mais diversas formas de movimento e principalmente da técnica da dança a dois. Em suas aulas tem como proposta um estilo de dança atual, sem se desligar das raízes da Dança de Salão.
Em suas coreografias e apresentações o Grupo desenvolve um trabalho de pesquisa de movimentos, buscando estabelecer relações entre a Dança de Salão e outras manifestações artísticas, imprimindo um estilo contemporâneo a sua Dança.” Aulas regulares no Circo Voador e Sesc Barra da Tijuca
27
Grupo Cultural de Dança, Zona Norte
  Rua Francisco Alves, 39 - Ilha do Governador - Rio de Janeiro, RJ              
O Grupo Cultural Dança foi fundado em 1975, por Slava Goulenko, sendo uma das escolas de dança mais tradicionais do Rio de Janeiro.Em 1987, assumiram a direção Patrícia Almeida, Patrícia Marques e Marguerita Ferraro que, do aprimormento da técnica de ensino, vêm formando diversos profissionais de dança.
28
Claudio Affonso Cia de Dança, Centro
  Rua Santa Luzia, 685/203 - Cinelândia - Rio de Janeiro, RJ              
Claudio Affonso sempre acreditou em um ideal: A Dança como um caminho para a Felicidade.
Em 1994, iniciou sua carreira profissional, onde começou a ministrar aulas em diversas academias da cidade, e logo já estava sendo convidado para participar de eventos, festas, feiras e convenções.
Com o passar dos anos, os convites para shows e aulas foram aumentando e então viu a necessidade da criação de uma Cia de Dança, onde desde fevereiro de 2001 vem atuando profissionalmente em diversos eventos.
Há 12 anos Cláudio estabeleceu uma parceria com SESC Ramos (além das aulas do SESC Cinelândia), onde ministra aulas dos mais diversos ritmos da Dança de Salão, com capacidade total para 300 alunos e uma atuação efetiva da Cia de Dança nas mais diversas áreas.
29
Projeto Dançarte
  Av. Henrique Valadares, 139 2ºandar - Centro - Rio de Janeiro, RJ              
O Projeto Dançarte iniciou sua história, ainda não oficializado, em agosto de 2000, no Bairro de Santa Teresa na Cidade do Rio de Janeiro, pela professora e bailarina Luciana Dutra, destinando-se ao ensino da técnica de Dança Espanhola, com aulas práticas, teóricas e de vídeo, para crianças de sete (7) a quinze (15) anos, moradoras do Bairro de Santa Teresa e adjacências, trazendo-lhes através de uma cultura distante da sua realidade a possibilidade de novos conhecimentos sócio-culturais, hoje o projeto é coordenado pela professora personal stylet Simone Montenegro que agrega outros valores ao projeto voltado para reciclagem pessoal...
30
Espaço Cultural Ritmo e Movimento, Zona Norte
  Av. 28 de Setembro, 317 - Vila Isabel - Rio de Janeiro, RJ
             
Localizado no coração de Vila Isabel, no Boulevard vinte e oito de setembro, o Espaço Cultural Ritmo e Movimento, mais conhecido como R&M, tem como principal objetivo a integração de pessoas através da arte. Com atividades culturais como teatro e capoeira além de diversos estilos de dança, como dança do ventre, samba de bamba, bolero, dança espanhola, dança afro, sapateado, jazz e balé. O carro-chefe do Espaço é a Dança de Salão.
Com 150 m2 o Espaço Cultural Ritmo e Movimento também está aberto à festas de aniversário, infantis, 15 anos, reuniões empresariais, palestras, ensaios fotográficos e eventos diversos, contando ainda com serviços de bar completo, ventiladores em todo o salão e sala reservada