Home | ||
Região Metropolitana | ||
Rio de Janeiro Escolas de Dança | ||
Zona Sul | ||
Zona Oeste | ||
Zona Norte | ||
Centro |
Rio de Janeiro Escolas de Dança |
|
Fábio Venturini começou a traçar seu rumo profissional estudando balé clássico e dança contemporânea, fazendo parte da Cia. de Dança Compasso do coreógrafo e bailarino Raimundo Branco, da Cia. Trapiá de Dança e do Balé Popular do Recife. Na década de 80 descobriu a dança de salão. Associando a ela sua experiência nos ritmos de forró e lambada, decidiu investir em si mesmo, aperfeiçoando-se nas técnicas de aprendizagem e ensino de todos os ritmos concernentes à dança de salão. Conheceu, então, Jaime Arôxa, que ficou impressionado com a performance de Venturini e o convidou para vir ao Rio de Janeiro e fazer parte de seu staff de bolsistas. Em 1998, começou a ministrar aulas em uma pequena sala comercial no Leblon. Inaugurou sua própria academia em 11 de setembro de 1999.
|
|
Claudio Affonso sempre acreditou em um ideal: A Dança como um caminho para a Felicidade.
Em 1994, iniciou sua carreira profissional, onde começou a ministrar aulas em diversas academias da cidade, e logo já estava sendo convidado para participar de eventos, festas, feiras e convenções. Com o passar dos anos, os convites para shows e aulas foram aumentando e então viu a necessidade da criação de uma Cia de Dança, onde desde fevereiro de 2001 vem atuando profissionalmente em diversos eventos. Há 12 anos Cláudio estabeleceu uma parceria com SESC Ramos (além das aulas do SESC Cinelândia), onde ministra aulas dos mais diversos ritmos da Dança de Salão, com capacidade total para 300 alunos e uma atuação efetiva da Cia de Dança nas mais diversas áreas. |
|
Escola de Dança de Salão Maria Antonieta, oferece cursos de dança de salão incluindo bolero, samba de gafieira ,soltinho, tango, salsa, lambada/zouk, entre outros, nos mais diversos horários.Cursos para crianças.
A escola funciona durante toda a semana, sempre à noite nos dias de semana e aos sábados. Aulas com duração de uma hora, duas vezes por semana, segundas e quartas ou terças e quintas de 18:30 às 22:30 h e aos sábados de 18:00 às 19:30. A Escola conta com a supervisão da mestra Maria Antonietta e, desde janeiro de 2001, está sob a direção de Marcela Ric |
|
O Grupo de Dança Julia de Athayde começou a se formar em 2001, quando Julia de Athayde e sua mãe Marisa de Athayde coordenaram um projeto de dança de salão em um condomínio de Jacarepaguá. A turma do prédio, muito animada, auto denominou-se de Gazela Dourada e, foi assim que Grupo cresceu.
Em 2002 o GDJA começou a organizar bailes mensais no Quality Shopping. Bailes de Fim de Ano, Halloween, carnaval e aniversários. Em 2006, o GDJA iniciou um projeto social com aulas de dança para as crianças carentes do AMAR - Associação do Menor Abandonado e Recuperado, em Duque de Caxias, incluindo trabalho voluntário e dança coreográfica infantil nas escolas. |
|
A Academia de Dança Jimmy de Oliveira dispõe de generoso espaço com aproximadamente 200 m2 e está localizado à Rua do Catete, 112 - sobrado, ao lado do metrô. O ensino enfatiza o desenvolvimento da coordenação motora equilíbrio, flexibilidade, musicalidade, socialização e logicamente a arte de dançar.
O aprendizado pode ser iniciado pelos passos básicos, dependendo da desenvoltura do aluno e, gradativamente as exigências técnicas irão aumentando com o natural aperfeiçoamento de cada um (a). O Estúdio conta com ar condicionado, mesas e serviço de bar. |
|
O Studio de Danças Marquinhos Copacabana conta com uma excelente equipe de profissionais com técnica apurada e um espaço físico confortável com ar condicionado, piso próprio para dança, grande variedade de gêneros de música , aproximadamente 2000 Cd’s, entre Samba, Tango, Salsa, Zouk, Bolero, Soltinho etc, além de sapatos, sapatilhas, sandálias, tênis (masculino e feminino). Ambiente respeitoso, convidando a todos para dançar.
|
|
O objetivo do Conservatório não é apenas contribuir para a formação de profissionais na área da dança, mas também, auxiliar na educação global do aluno.
Enquanto formação de profissionais oferece todos os níveis necessários em cada modalidade para que o aluno venha gradativamente se tornando apto à profissão. “A dança não é só execução de movimentos, então além de formar bailarinos, é necessário preocupar-se também em informá-los sobre tudo que envolve a dança, como história, nomenclatura, consciência corporal, repertórios, entre outros”. Os alunos da academia vão sendo estimulados naturalmente a descobrir suas potencialidades para usá-las na vida e na dança. A metodologia do Conservatório visa respeitar cada fase de desenvolvimento da criança, e também respeitar o corpo de cada indivíduo, com suas facilidades e limitações. Para os níveis de iniciação a dança, na faixa etária de 2 à 7 anos, utilizar histórias que podem ser pertencentes ao nosso folclore, cultura brasileira e de outros países, ao mundo infantil e também dos próprios repertórios da dança, utilizando uma linguagem lúdica e prazerosa para que facilite estimule o aprendizado da dança em crianças. A partir de 8 anos até a fase da adolescência, cada turma trabalha sua técnica propriamente dita sem deixar a criatividade de cada um se perder, e a linguagem simbólica dá lugar ao concreto, |
|
A Cia Nós da Dança, sob direção da premiada Regina Sauer, está presente nos palcos brasileiros desde 1981. Com sua versatilidade e determinação é uma das poucas que conseguiu sobreviver por tão longo período, tornando-se uma das mais tradicionais da cidade e do país, mantendo até hoje a criatividade e o frescor inicial. Regina Sauer como uma vitrine da dança moderna carioca.
Em seus 25 anos de existência, a Cia Nós da Dança, enfrentando diversas dificuldades e sempre valorizando os artistas que estão ligados a ela, tenta manter-se em cena buscando revelar ao público leigo e especializado que a dança é um registro histórico, social e artístico que ajuda a construir a memória de uma nação. Com aulas de Ballet Clássico, Jazz, Dança Moderna, Dança Espanhola, Dança do Ventre, Sapateado, Baby Class e uma concepção ampla de Arte e Educação, o CAND apresenta o seu Programa infanto-juvenil de Dança. O programa além das aulas técnicas e teóricas – com avaliações semestrais – realiza as “Noites de Performances” em sua própria sede e encerra seus trabalhos anuais com um grande espetáculo, proporcionando à seus alunos uma experiência artística inesquecível. |
|
Depois de ser muito tempo massacrado pela palavra, o teatro descobriu o gesto, o salto, opulo. Então deu a mão à dança. O par achando que podia ser ainda mais espetacular botou o circo na roda. Os três se olharam e disseram ao mesmo tempo: Intrépida Trupe Somos! Isso aconteceu em 1986, dentro da missão impossível que foi a viagem do Circo Voador ao México para a Copa do Mundo. Fragmentos da Escola Nacional de Circo, na Praça da Bandeira, somados a estilhaços de dançarinas do Coringa, mixados a atores do Manchas e Manias e designer da Blitz, só podia dar em algo além do nível do mar...
|
|
A elaboração de um nítido desenho espacial, aliado a um entendimento temporal não restritivo, conduz a uma outra relação, esta especialmente constitutiva dos trabalhos da Esther Weitzman Companhia de Dança: a utilização do peso e da leveza e o jogo de oposições e contrastes que daí nasce. O Studio Casa de Pedra - Centro de Educação e Arte do Movimento tem como objetivo principal desenvolver um trabalho voltado para o conhecimento do corpo, com uma proposta pedagógica que visa a expansão das possibilidades expressivas de cada indivíduo.
|
|
Alice Arja tem sido responsável pela formação de uma nova geração de bailarinos que, com um estilo apurado e próprio, vem conquistando as platéias nacionais e internacionais. Tendo como objetivo maior em seu trabalho popularizar o ballet e levar arte e cultura a todos os segmentos da sociedade, em 1995 firmou convênio com a 7ª Coordenadoria Regional de Educação, quando sua Escola começou a oferecer bolsas de estudos para crianças/adolescentes oriundas de comunidades carentes.
|
|
Palavras do Mestre Toni Sá: “Em nossa dança de salão não há regras que digam o que é certo ou errado, então, temos que nos basear pelo bom gosto, contudo há uma obrigatoriedade incontestável, o ritmo. Tudo é nada sem ritmo. Por mais e melhores passos que o casal use, com toda elegância e suavidade, se estiverem fora da música estarão errados. Um dito popular que se aplica perfeitamente neste nosso caso é: “tem que se dançar conforme a música”. Não é a orquestra que deve acompanhar o dançarino(a), e sim o contrário.”
|
|
Inaugurado em 1982, o Jazz Carlota Portella, é uma das mais conceituadas academias do Rio de Janeiro. Dirigida por Carlota Portella e Thereza Mascotte e contando com uma equipe de professores de alta qualidade, a academia vem desenvolvendo seriamente um trabalho artístico com seus alunos, cujo nível pode ser constatado nos diversos espetáculos realizados pela academia e pelo grupo profissional, a Cia. De Dança Carlota Portella – Vacilou Dançou. Trabalhando com os mais diversos estilos de dança, o Jazz Carlota Portella tem contribuido na formação artística de diversas pessoas e também na formação de profissionais da dança.
|
|
Denise e Vera Casoni Jazz - Ballet é uma escola de dança, que vem realizando um trabalho de qualidade, seriedade e sucesso há 25 anos. Em junho de 1981, Vera Casoni abria sua academia ao lado de suas filhas Denise e Christine, que hoje, são as coordenadoras da escola. Sua sede, uma casa de três andares, está localizada entre os bairros de Ipanema e Copacabana, Zona Sul do Rio deJaneiro.
Vera dirige a escola e cuida da parte administrativa. Denise cuida da direção artística e é professora das turmas mais avançadas e Christine coordena o balé clássico e dá aulas para as turmas infantis. Além delas, uma equipe de professores garante a excelência no ensino dos vários estilos e técnicas oferecidos pela escola, que vão desde as aulas de balé clássico até o jazz dance, street, sapateado e contemporâneo, entre outros. "Nosso objetivo é oferecer cursos de qualidade, onde cada professor tem o compromisso de priorizar o aluno, em relação à faixa etária, o corpo físico, o ritmo de aprendizagem, a sociabilidade no grupo, a parte cognitiva e motora. A escola pretende esquematizar os programas de aula de forma a levar ao aluno um conhecimento mais amplo. O público-alvo, em sua maioria, ainda não vê a dança como importante processo educativo no desenvolvimento psicomotor e é evidente a necessidade de se imbuir esta concepção sobre a dança,” diz Christine Escolas em Ipanema e Barra da Tijuca |
|
Localizado no coração de Vila Isabel, no Boulevard vinte e oito de setembro, o Espaço Cultural Ritmo e Movimento, mais conhecido como R&M, tem como principal objetivo a integração de pessoas através da arte. Com atividades culturais como teatro e capoeira além de diversos estilos de dança, como dança do ventre, samba de bamba, bolero, dança espanhola, dança afro, sapateado, jazz e balé. O carro-chefe do Espaço é a Dança de Salão.
Com 150 m2 o Espaço Cultural Ritmo e Movimento também está aberto à festas de aniversário, infantis, 15 anos, reuniões empresariais, palestras, ensaios fotográficos e eventos diversos, contando ainda com serviços de bar completo, ventiladores em todo o salão e sala reservada |
|
Dançarino, professor, coreógrafo e empresário, Alex de Carvalho, ingressou na Dança em 1996 pelo Centro de Dança Jaime Arôxa. Participou de várias novelas e seriados da Rede Globo como elenco de apoio profissional em Dança e presta serviços de assessoria e consultoria em academias de Dança.
Ministra aulas de diversos ritmos em sua escola no Rio de Janeiro, além dos mais importantes Congressos de Dança de Salão do Brasil. Participou ainda, da terceira edição do quadro “A Dança dos Famosos” do programa “Domingão do Faustão” da Rede Globo, dançando com a ex-atleta Hortência Marcari. O Centro de Dança Alex de Carvalho, inaugurado em Outubro de 2003, tem o objetivo de não só trabalhar o aspecto cultural, psicológico e técnico da Dança, mas também o profissional, que é o foco principal na condução do quadro de bolsistas da Escola. |
|
O Studio de Ballet Bertha Rosanova foi fundado em 1957 numa vila em Laranjeiras, onde está localizado até hoje. É uma escola de dança especializada em ballet clássico, dirigida pela prima bailarina absoluta do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Bertha Rosanova. O Studio oferece aulas para alunos a partir dos 3 anos de idade e sua estrutura educacional é dividida em 6 níveis. A equipe atual de professores é composta por bailarinos do Theatro Municipal e os formados na própria escola.
|
|
A Escola Carioca de Dança tem como principal atividade a Dança de Salão e seus vários ritmos. Dirigida por Marcelo Martins, profissional formado pelo professor-coreógrafo Jaime Arôxa, Marcelo possui vasta experiência na formação de novos dançarinos, realização de espetáculos, workshops, trabalhos de animação cultural, além da montagem de coreografias. Como integrante da Companhia de Dança Jaime Arôxa até 2001 e também com membro da companhia franco-brasileira La Salsamba, já se apresentou em muitos estados brasileiros e no exterior.
A Escola também oferece eventos semanais com muita dança em sua sede, eventos externos com bailes, passeios e viagens. É um espaço completo onde se encontra um salão refrigerado com 120 m2, loja com artigos para dança, Bar & Café, "Lounge" com TV, 3 salas refrigeradas para aulas particulares, em grupo e ensaios, Espaço Arte & Luz com Shiatsu, Reike e Acupuntura, Sala de Arteterapia. Boutique loja Dance + com calçados e roupas par danças |
|
Professor de Dança de Salão formado pela Cia. Aérea de Dança, onde atuou como professor e dançarino até 1993, passou a dirigir espaço próprio, o Studio Marcello Moragas - Dança de Salão. Integra, também, a Cia. de Dança Carlinhos de Jesus onde desenvolve atividades como dançarino, ensaísta, coreógrafo e diretor artístico
|
|
Inaugurado em 26 de novembro de 1998 por inspiração de Márcia Simone Olinto, o Lyceu Escola de Dança é um espaço voltado para arte e um centro de formação de nível profissionalizante.
O Lyceu destaca-se pela qualificação de seus professores, por sua metodologia de ensino e por promover espetáculos nos principais festivais de dança no país e no exterior. No Lyceu todas as faixas etárias são beneficiadas: crianças, adolescentes, adultos e terceira idade. Há diversas atividades para todos. "As atividades do Lyceu não são privilégio apenas dos bailarinos. Elas são para todos que buscam saúde e prazer, em qualquer idade." |
|
Desde sua criação em 1995, a Ballerine Studio de Dança vem conquistando seu espaço no cenário cultural de nossa cidade. A partir de 2000, o Studio está sob a direção artística da bailarina e coreógrafa Adriana Gama.
|
|
O Projeto Dançarte iniciou sua história, ainda não oficializado, em agosto de 2000, no Bairro de Santa Teresa na Cidade do Rio de Janeiro, pela professora e bailarina Luciana Dutra, destinando-se ao ensino da técnica de Dança Espanhola, com aulas práticas, teóricas e de vídeo, para crianças de sete (7) a quinze (15) anos, moradoras do Bairro de Santa Teresa e adjacências, trazendo-lhes através de uma cultura distante da sua realidade a possibilidade de novos conhecimentos sócio-culturais, hoje o projeto é coordenado pela professora personal stylet Simone Montenegro que agrega outros valores ao projeto voltado para reciclagem pessoal...
|
|
http://www.ciakhoros.com.br/
A Cia Khoros, tem sua trajetória traçada a partir de fevereiro de 2000, quando sua diretora sentiu a necessidade de fundar na Zona Oeste do Rio de Janeiro, uma companhia de dança que levaria não só a comunidade local, mas também a diversas regiões do Brasil a arte tão peculiar que ali brotava.
Demonstrando a seriedade dos trabalhos realizados e a direção em que caminha, a Cia criou o projeto Social “Meninos de Asas” que oferece aulas gratuitas de dança desde abril de 2004, para alunos da rede municipal de ensino. |
|
Academia de Dança no Shopping Downtown com direção da Profª Patrizia Pizzolato, profissional com larga experiência, ex-participante da Cia. De Dança Carlinhos de Jesus, Jaime Arôxa e de diversos programas de sucesso na tv. Xanda Robaina, Fernando Romano, Manu, Ramonzinho e outras feras integram o “Corpo Docente” do Lá na Gafieira.
|
|
Ao longo dos últimos 10 anos Gil Rangel desenvolveu seu método para aulas particulares individuais e de casal. Com muita flexibilidade, sua metodologia se ajusta à capacidade de assimilação de cada aluno acelerando em muitas vezes o aprendizado.
A metodologia assegura também uma dança tecnicamente limpa, ou seja, sem trejeitos e exageros, e permite que cada aluno desenvolva seu próprio estilo e encontre ele mesmo a maneira mais confortável de realizar os movimentos da dança,
|
|
A proposta educacional da Escola de Dança Petite Danse, é aplicada ao estudo da dança valorizando o aluno nos aspectos físico, artístico e moral. Desse princípio fundamental decorrem as características próprias da filosofia de trabalho da escola: amor ao estudo e a prática da dança através da formação correta e consciente do movimento corporal respeitando os limites físicos de cada um.
Os professores praticam treinamento contínuo, para que possam dar o melhor de si em cada etapa de seu trabalho. As crianças que representam o futuro da dança, devem ser orientadas de modo correto e no momento exato. A Escola de Dança Petite Danse possui três Companhias distintas: Cia infantil, Cia Juvenil e Cia Amadora.As atividades das Cias. têm como objetivo principal aprimorar o aprendizado da dança através da prática nas apresentações públicas, melhora no desempenho técnico, contato com outras companhias facilitando a troca de informações, estímulo e amor pela dança Unidades da Escola: Tijuca e Barra da Tijuca. |
|
“Criado e coordenado por Armando Cavadas e Karol Bottino, o Grupo Fábrica Dança de Salão nasceu em 2006, no Circo Voador, na Lapa, Rio de Janeiro, fruto de anos de estudo das mais diversas formas de movimento e principalmente da técnica da dança a dois. Em suas aulas tem como proposta um estilo de dança atual, sem se desligar das raízes da Dança de Salão.
Em suas coreografias e apresentações o Grupo desenvolve um trabalho de pesquisa de movimentos, buscando estabelecer relações entre a Dança de Salão e outras manifestações artísticas, imprimindo um estilo contemporâneo a sua Dança.” Aulas regulares no Circo Voador e Sesc Barra da Tijuca |
|
A Escola de Dança Fabiano e Juliana desenvolve suas atividades há quatro anos na Barra da Tijuca. Motivados pelo propósito de criar um ambiente onde predominasse a harmonia e a alegria, esse casal idealizou e colocou em prática, uma maneira de oferecer uma melhor qualidade de vida aos seus alunos através da “Maravilhosa Arte de Dançar a Dois”
|
|
A Escola Estadual de Dança Maria Olenewa seguindo a tradição de ser a primeira escola de dança clássica fundada no Brasil orgulha-se pelo trabalho desenvolvido em prol da dança brasileira e pretende continuar trabalhando incansavelmente aperfeiçoando seu trabalho de formação de bailarinos, tornando o Brasil, no novo milênio, o verdadeiro pólo de talentos.
Nessa perspectiva, hoje diversos ex-alunos carregam no corpo, no coração e na memória lembranças do período que aqui estudaram.
|
|
“Criada em 1995, a Escola Sindicato da Dança trabalha com o conceito de qualidade total, oferecendo ensino abrangente coordenado por professores gabaritados que estão em constante aprimoramento e atualização, acompanhando as novas tendências.
A Escola Sindicato da Dança nasceu da vontade de dançar, de ensinar a dançar e de viver a dança em toda a sua plenitude. Por que a dança é muito mais do que a simples execução de passos, não se limita à beleza plástica e nem se define pela simples integração corpo e música.
Dançar é ver a vida como possibilidade, como desafio, uma grande paixão. A dança só é completa quando inserida num contexto maior, de participação, de comunidade, de troca, de vida.
Acreditamos que somos os arquitetos do futuro e damos especial atenção aos jovens, a quem oferecemos uma atividade saudável, que os afasta dos vícios, das drogas, da violência, além de ser também uma opção de trabalho, no Projeto Jovem no Salão.
O destino do homem é ser feliz e quem dança é muito mais feliz.”
|