Home | ||
Região Metropolitana | ||
Rio de Janeiro Dance Schools | ||
Zona Sul | ||
Zona Oeste | ||
Zona Norte | ||
Centro |
Rio de Janeiro Dance Schools |
|
“Criado e coordenado por Armando Cavadas e Karol Bottino, o Grupo Fábrica Dança de Salão nasceu em 2006, no Circo Voador, na Lapa, Rio de Janeiro, fruto de anos de estudo das mais diversas formas de movimento e principalmente da técnica da dança a dois. Em suas aulas tem como proposta um estilo de dança atual, sem se desligar das raízes da Dança de Salão.
Em suas coreografias e apresentações o Grupo desenvolve um trabalho de pesquisa de movimentos, buscando estabelecer relações entre a Dança de Salão e outras manifestações artísticas, imprimindo um estilo contemporâneo a sua Dança.” Aulas regulares no Circo Voador e Sesc Barra da Tijuca |
|
O Studio Sauer Danças, um dos mais respeitados no universo da dança e do ballet clássico e moderno em todo o Brasil, é responsável pela formação de diversos profissionais que trabalham nas melhores Companhias do país e do mundo. O corpo docente do Studio é composto por nomes consagrados na arte da dança.
O ballet clássico do studio é dirigido pelo Professor Jean-Marie Dubrul, francês, ex-coreógrafo do corpo de baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e um dos precursores no ensino de balé para adultos no país há 30 anos. Entre as suas alunas mais assíduas, estão as atrizes Alinne Moraes, Letícia Spiller, Luana Piovani, Paula Burlamaqui e Carolina Dieckmann, que descobriram o poder da prática no condicionamento físico. . |
|
http://www.ciakhoros.com.br/
A Cia Khoros, tem sua trajetória traçada a partir de fevereiro de 2000, quando sua diretora sentiu a necessidade de fundar na Zona Oeste do Rio de Janeiro, uma companhia de dança que levaria não só a comunidade local, mas também a diversas regiões do Brasil a arte tão peculiar que ali brotava.
Demonstrando a seriedade dos trabalhos realizados e a direção em que caminha, a Cia criou o projeto Social “Meninos de Asas” que oferece aulas gratuitas de dança desde abril de 2004, para alunos da rede municipal de ensino. |
|
A proposta educacional da Escola de Dança Petite Danse, é aplicada ao estudo da dança valorizando o aluno nos aspectos físico, artístico e moral. Desse princípio fundamental decorrem as características próprias da filosofia de trabalho da escola: amor ao estudo e a prática da dança através da formação correta e consciente do movimento corporal respeitando os limites físicos de cada um.
Os professores praticam treinamento contínuo, para que possam dar o melhor de si em cada etapa de seu trabalho. As crianças que representam o futuro da dança, devem ser orientadas de modo correto e no momento exato. A Escola de Dança Petite Danse possui três Companhias distintas: Cia infantil, Cia Juvenil e Cia Amadora.As atividades das Cias. têm como objetivo principal aprimorar o aprendizado da dança através da prática nas apresentações públicas, melhora no desempenho técnico, contato com outras companhias facilitando a troca de informações, estímulo e amor pela dança Unidades da Escola: Tijuca e Barra da Tijuca. |
|
A Escola Carioca de Dança tem como principal atividade a Dança de Salão e seus vários ritmos. Dirigida por Marcelo Martins, profissional formado pelo professor-coreógrafo Jaime Arôxa, Marcelo possui vasta experiência na formação de novos dançarinos, realização de espetáculos, workshops, trabalhos de animação cultural, além da montagem de coreografias. Como integrante da Companhia de Dança Jaime Arôxa até 2001 e também com membro da companhia franco-brasileira La Salsamba, já se apresentou em muitos estados brasileiros e no exterior.
A Escola também oferece eventos semanais com muita dança em sua sede, eventos externos com bailes, passeios e viagens. É um espaço completo onde se encontra um salão refrigerado com 120 m2, loja com artigos para dança, Bar & Café, "Lounge" com TV, 3 salas refrigeradas para aulas particulares, em grupo e ensaios, Espaço Arte & Luz com Shiatsu, Reike e Acupuntura, Sala de Arteterapia. Boutique loja Dance + com calçados e roupas par danças |
|
Iniciativa bem sucedida, o Centro de Dança de Jacarepaguá foi criado em 2003,
como resultado da parceria entre as Professoras Sueli Grabinska
e Paloma Collaço e tem o objetivo de proporcionar a ampla divulgação
da arte da dança.
Ao longo destes quase 5 anos, o CDJ - carinhosamente chamado por seus alunos, se firmou em Jacarepaguá como uma opção de aprendizado em Dança Infantil, Ballet, Jazz e Sapateado. No CDJ há espaço para todos, seja para os que procuram formação profissionalizante, incluindo: Alongamento, Matérias Teóricas,Técnica de Pas-de-Deux e Estágios Supervisionados, ou para quem simplesmente procura uma forma prazerosa de atividade física e interação social. A instituição conta hoje com 3 unidades: Taquara, Praça Seca e Freguesia. |
|
Escola de Dança de Salão Maria Antonieta, oferece cursos de dança de salão incluindo bolero, samba de gafieira ,soltinho, tango, salsa, lambada/zouk, entre outros, nos mais diversos horários.Cursos para crianças.
A escola funciona durante toda a semana, sempre à noite nos dias de semana e aos sábados. Aulas com duração de uma hora, duas vezes por semana, segundas e quartas ou terças e quintas de 18:30 às 22:30 h e aos sábados de 18:00 às 19:30. A Escola conta com a supervisão da mestra Maria Antonietta e, desde janeiro de 2001, está sob a direção de Marcela Ric |
|
No Tex Studio de Dança é possível estudar o movimento, percebê-lo no corpo com diferentes nuances e dimensões e transformá-lo em dança, valorizando o indivícuo e trazendo harmonia. O corpo é trabalhado de uma forma consciente, a partir da combinação de estilos e com base no aprendizado de diverss técnicas, com total respeito à pessoa. A base dessa filosofia consiste em oferecer ao aluno um grande leque de opções, para que se sinta à vontade e escolha a técnica que melhor traduza o seu jeito de se movimentar e de sentir a dança. Aqui a criança pode dar os primeiros passos na direção de uma carreira fascinante. Ou, simplesmente, desenvolver criatividade, postura, equilíbrio e senso de responsabilidade.
|
|
Marcelo e Vanessa, professores, bailarinos e coreógrafos, dançam juntos profissionalmente, desde 1996. Começaram na Dança de Salão, mas logo se apaixonaram pelo Tango, inicialmente, sob orientação dos Professores Paulo Aaújo e Jaime Arôxa.
A dupla realizou trabalhos importantes no teatro, entre eles o Espetáculo “Entretangos” apresentado no Teatro Ipanema, no Teatro Municipal de Niterói e no Iate Club do Rio de Janeiro, a peça “Tango” no Teatro Ipanema e em Furnas; Espetáculo promovido pelo SESC e Orquestra Sinfônica Brasileira em turnê pelo Brasil, além de participarem de grandes shows no Hotel Copacabana Palace, na Cia. Fraco-brasileira “La salsamba” em São Paulo, Rio de Janeiro e Los Angeles, como também diversas apresentações pelo Brasil Argentina e França. Como professores, ministraram aulas em várias capitais de estados brasileiros como Goiânia, Belo Horizonte, Florianópolis e São Paulo. Atualmente ministram aulas de dança de Salão e Tango, são diretores, bailarinos e coreógrafos da Cia. Conexão Arte e da Cia de Tango Nuevos Aires |
|
Nascida em Olinda-PE, Natércia Loureiro cursou ballet clássico dos 4 aos 15 anos, destacando-se o Teatro Municipal de Recife. Radicada no Rio de Janeiro desde 1977, cursou moderno e jazz, com o mestre Nino Giovannetti.
Iniciou os estudos do flamenco na Casa de España em 1994, aprimorando seus estudos com Yuri Ganko e Túlio Cortez. Em agosto de 1998 fez extensivos em Jazz e Tap Dance no programa Steps on Broadway em Nova Yorque. Em dezembro do mesmo ano esteve em Madrid, onde tomou aulas de dança flamenca com Lucya Real, Yara Castro, Cristóbal Reyes, Domingo Ortega, Mercedez Ruiz e “La Tati”. Como resultado da concentração de seus esforços na cultura flamenca fez nascer em 2002 a Companhia Ballet Flamenco Centauros dando ao Espaço Flamenco Natércia Loureiro nova diretriz. O ideal da Companhia, cujo corpo de baile é constituído de profissionais graduados no Espaço Flamenco, é levar ao público o verdadeiro espírito espanhol, rico em temperamento e precisão técnica, elaborando de forma respeitosa a cultura espanhola, mais precisamente da região de Andaluzia, onde o flamenco se firmou desde os meados do século XVII, com a fusão dos povos andaluz, israelita, árabe e principalmente cigano. |
|
Criada em 1985, a Escola recebeu, inicialmente, o nome de Escola de Dança Chiquinha Gonzaga. Posteriormente, mudou de nome, em homenagem a Maria Antonieta, professora de Jaime Arôxa. Em 1986, já com 800 alunos, tornou-se oficialmente a Escola de Dança e Centro Cultural Jaime Arôxa, de acordo com alguns, um pequeno paraíso no meio da selva de pedra carioca
Pioneiro na arte de ensinar Dança de Salão, Jaime Arôxa formou dezenas de professores e milhares de alunos, além de atuar em todas as áreas da dança (cinema, teatro, coreografia e eventos). Na Escola, se respira dança e alegria, faz-se amigos, e aprimora-se gestual e sensibilidade. Studio recomendado. Capacitadíssima equipe de professores. Outros endereços: Tijuca - Rua Almirante Cochrane, 162 Niterói - Rua Estado de Israel, 14 Icaraí. Barra da Tijuca - Academia de Dança Ramalho's - Condomínio Riviera Dei Fiori Ipanema - Rua Farme de Amoedo, 75/203 Cia Carioca de Dança e Arte - Rua Vilela Tavares, 45 - Méier |
|
O Projeto Dançarte iniciou sua história, ainda não oficializado, em agosto de 2000, no Bairro de Santa Teresa na Cidade do Rio de Janeiro, pela professora e bailarina Luciana Dutra, destinando-se ao ensino da técnica de Dança Espanhola, com aulas práticas, teóricas e de vídeo, para crianças de sete (7) a quinze (15) anos, moradoras do Bairro de Santa Teresa e adjacências, trazendo-lhes através de uma cultura distante da sua realidade a possibilidade de novos conhecimentos sócio-culturais, hoje o projeto é coordenado pela professora personal stylet Simone Montenegro que agrega outros valores ao projeto voltado para reciclagem pessoal...
|
|
A Cia Nós da Dança, sob direção da premiada Regina Sauer, está presente nos palcos brasileiros desde 1981. Com sua versatilidade e determinação é uma das poucas que conseguiu sobreviver por tão longo período, tornando-se uma das mais tradicionais da cidade e do país, mantendo até hoje a criatividade e o frescor inicial. Regina Sauer como uma vitrine da dança moderna carioca.
Em seus 25 anos de existência, a Cia Nós da Dança, enfrentando diversas dificuldades e sempre valorizando os artistas que estão ligados a ela, tenta manter-se em cena buscando revelar ao público leigo e especializado que a dança é um registro histórico, social e artístico que ajuda a construir a memória de uma nação. Com aulas de Ballet Clássico, Jazz, Dança Moderna, Dança Espanhola, Dança do Ventre, Sapateado, Baby Class e uma concepção ampla de Arte e Educação, o CAND apresenta o seu Programa infanto-juvenil de Dança. O programa além das aulas técnicas e teóricas – com avaliações semestrais – realiza as “Noites de Performances” em sua própria sede e encerra seus trabalhos anuais com um grande espetáculo, proporcionando à seus alunos uma experiência artística inesquecível. |
|
Claudio Affonso sempre acreditou em um ideal: A Dança como um caminho para a Felicidade.
Em 1994, iniciou sua carreira profissional, onde começou a ministrar aulas em diversas academias da cidade, e logo já estava sendo convidado para participar de eventos, festas, feiras e convenções. Com o passar dos anos, os convites para shows e aulas foram aumentando e então viu a necessidade da criação de uma Cia de Dança, onde desde fevereiro de 2001 vem atuando profissionalmente em diversos eventos. Há 12 anos Cláudio estabeleceu uma parceria com SESC Ramos (além das aulas do SESC Cinelândia), onde ministra aulas dos mais diversos ritmos da Dança de Salão, com capacidade total para 300 alunos e uma atuação efetiva da Cia de Dança nas mais diversas áreas. |
|
A elaboração de um nítido desenho espacial, aliado a um entendimento temporal não restritivo, conduz a uma outra relação, esta especialmente constitutiva dos trabalhos da Esther Weitzman Companhia de Dança: a utilização do peso e da leveza e o jogo de oposições e contrastes que daí nasce. O Studio Casa de Pedra - Centro de Educação e Arte do Movimento tem como objetivo principal desenvolver um trabalho voltado para o conhecimento do corpo, com uma proposta pedagógica que visa a expansão das possibilidades expressivas de cada indivíduo.
|
|
O início das atividades do Professor de Danças João Piccoli, deu-se através de sua primeira mestra e tia Maria Antonieta.
João contribuiu junto a profissionais e alunos da respeitadíssima Escola de Danças de Carlinhos de Jesus a desenvolver a maior coreografia a dois já mostrado em carnaval com 25 casais dançando na ala de gafieira. João, também, esteve presente com seus alunos em trabalhos realizados em teatros, programas de televisão e eventos institucionais. |
|
Muito bem montada por seu idealizador e diretor, Fávio Salles, a Academia do Tap, inaugurada em 12 de março de 1992, o Rio de Janeiro ganhou a única escola especializada em ensino do sapateado norte-americano do Rio de Janeiro.
São diversos níveis de aprendizado: o baby class, a partir de quatro anos, e do básico ao profissional, para crianças, adolescentes e adultos de qualquer idade. |
|
Inaugurado em 1982, o Jazz Carlota Portella, é uma das mais conceituadas academias do Rio de Janeiro. Dirigida por Carlota Portella e Thereza Mascotte e contando com uma equipe de professores de alta qualidade, a academia vem desenvolvendo seriamente um trabalho artístico com seus alunos, cujo nível pode ser constatado nos diversos espetáculos realizados pela academia e pelo grupo profissional, a Cia. De Dança Carlota Portella – Vacilou Dançou. Trabalhando com os mais diversos estilos de dança, o Jazz Carlota Portella tem contribuido na formação artística de diversas pessoas e também na formação de profissionais da dança.
|
|
O Grupo Cultural Dança foi fundado em 1975, por Slava Goulenko, sendo uma das escolas de dança mais tradicionais do Rio de Janeiro.Em 1987, assumiram a direção Patrícia Almeida, Patrícia Marques e Marguerita Ferraro que, do aprimormento da técnica de ensino, vêm formando diversos profissionais de dança.
|
|
Dirigida pela coreógrafa baiana Ana Vitória a Cia Ana Vitória de Dança Contemporânea conquistou seu público a partir do seu trabalho autoral, recebendo inúmeros prêmios no Brasil e no exterior. Como intérprete criadora, Ana traz como marca seu vigor físico adquirido como atleta, a precisão e a originalidade pertinente ao pesquisador debruçado sobre a sua cultura, a brasileira.
Ana Vitória é professora de Técnica de Dança Contemporânea e Composição Coreográfica de duas Universidades de dança na cidade do Rio de Janeiro. Seus workshops de técnicas de dança objetivam conduzir os bailarinos à um um maior entendimento da linguagem utilizada por essa criadora, bem como fazê-los investigar através das ferramentas pós modernas utilizadas pela dança, novos contornos e possibilidades gestuais Público alvo: bailarinos, coreógrafos e professores de dança |
|
A Academia de Dança Jimmy de Oliveira dispõe de generoso espaço com aproximadamente 200 m2 e está localizado à Rua do Catete, 112 - sobrado, ao lado do metrô. O ensino enfatiza o desenvolvimento da coordenação motora equilíbrio, flexibilidade, musicalidade, socialização e logicamente a arte de dançar.
O aprendizado pode ser iniciado pelos passos básicos, dependendo da desenvoltura do aluno e, gradativamente as exigências técnicas irão aumentando com o natural aperfeiçoamento de cada um (a). O Estúdio conta com ar condicionado, mesas e serviço de bar. |
|
Alice Arja tem sido responsável pela formação de uma nova geração de bailarinos que, com um estilo apurado e próprio, vem conquistando as platéias nacionais e internacionais. Tendo como objetivo maior em seu trabalho popularizar o ballet e levar arte e cultura a todos os segmentos da sociedade, em 1995 firmou convênio com a 7ª Coordenadoria Regional de Educação, quando sua Escola começou a oferecer bolsas de estudos para crianças/adolescentes oriundas de comunidades carentes.
|
|
A Academia Alvaro`s Dance foi fundada no dia 12 de Maio de 2005. Dirigida pelo pelo professor, diretor e coreógrafo Álvaro Reys o Espaço busca expandir a cultura da dança de salão no Rio de Janeiro e a conscientização de que essa dança é um instrumento de inclusão social, perda de timidez e estímulo da auto-estima através da expressão corporal.
A metodologia de ensino prioriza as aulas cantadas, possibilitando ao aluno relembrar em todas as aulas os passos aprendidos em aulas anteriores e as aulas baile que ensinam os (as) alunos (as) como se comportarem diante de seu parceiro (a) no salão de festas. Atualmente, recebe também, alunos de outros estados para aulas e oficinas numa abrangência de rítmos que vai do balé clássico à dança flamenca, entre outras, como tango, salsa e zouk. |
|
Estúdio de dança especializado em dança do ventre. dança cigana, dança flamenca, jazz, sapateado americano, ballet clássico (infantil e adulto).
Iníciou suas atividades em outubro de 2001, com direção da professora e bailarina Samra Sanches. No Estúdio Kelimaski, o aluno vai encontrar orientação personalizada e atualizada com corpo de profissionais incorporando as mais recentes técnicas do universo da dança, preparando, inclusive, dançarinos profissionais. |
|
O Grupo de Dança Julia de Athayde começou a se formar em 2001, quando Julia de Athayde e sua mãe Marisa de Athayde coordenaram um projeto de dança de salão em um condomínio de Jacarepaguá. A turma do prédio, muito animada, auto denominou-se de Gazela Dourada e, foi assim que Grupo cresceu.
Em 2002 o GDJA começou a organizar bailes mensais no Quality Shopping. Bailes de Fim de Ano, Halloween, carnaval e aniversários. Em 2006, o GDJA iniciou um projeto social com aulas de dança para as crianças carentes do AMAR - Associação do Menor Abandonado e Recuperado, em Duque de Caxias, incluindo trabalho voluntário e dança coreográfica infantil nas escolas. |
|
Professor de Dança de Salão formado pela Cia. Aérea de Dança, onde atuou como professor e dançarino até 1993, passou a dirigir espaço próprio, o Studio Marcello Moragas - Dança de Salão. Integra, também, a Cia. de Dança Carlinhos de Jesus onde desenvolve atividades como dançarino, ensaísta, coreógrafo e diretor artístico
|
|
O objetivo do Conservatório não é apenas contribuir para a formação de profissionais na área da dança, mas também, auxiliar na educação global do aluno.
Enquanto formação de profissionais oferece todos os níveis necessários em cada modalidade para que o aluno venha gradativamente se tornando apto à profissão. “A dança não é só execução de movimentos, então além de formar bailarinos, é necessário preocupar-se também em informá-los sobre tudo que envolve a dança, como história, nomenclatura, consciência corporal, repertórios, entre outros”. Os alunos da academia vão sendo estimulados naturalmente a descobrir suas potencialidades para usá-las na vida e na dança. A metodologia do Conservatório visa respeitar cada fase de desenvolvimento da criança, e também respeitar o corpo de cada indivíduo, com suas facilidades e limitações. Para os níveis de iniciação a dança, na faixa etária de 2 à 7 anos, utilizar histórias que podem ser pertencentes ao nosso folclore, cultura brasileira e de outros países, ao mundo infantil e também dos próprios repertórios da dança, utilizando uma linguagem lúdica e prazerosa para que facilite estimule o aprendizado da dança em crianças. A partir de 8 anos até a fase da adolescência, cada turma trabalha sua técnica propriamente dita sem deixar a criatividade de cada um se perder, e a linguagem simbólica dá lugar ao concreto, |
|
Depois de ser muito tempo massacrado pela palavra, o teatro descobriu o gesto, o salto, opulo. Então deu a mão à dança. O par achando que podia ser ainda mais espetacular botou o circo na roda. Os três se olharam e disseram ao mesmo tempo: Intrépida Trupe Somos! Isso aconteceu em 1986, dentro da missão impossível que foi a viagem do Circo Voador ao México para a Copa do Mundo. Fragmentos da Escola Nacional de Circo, na Praça da Bandeira, somados a estilhaços de dançarinas do Coringa, mixados a atores do Manchas e Manias e designer da Blitz, só podia dar em algo além do nível do mar...
|
|
Ao longo dos últimos 10 anos Gil Rangel desenvolveu seu método para aulas particulares individuais e de casal. Com muita flexibilidade, sua metodologia se ajusta à capacidade de assimilação de cada aluno acelerando em muitas vezes o aprendizado.
A metodologia assegura também uma dança tecnicamente limpa, ou seja, sem trejeitos e exageros, e permite que cada aluno desenvolva seu próprio estilo e encontre ele mesmo a maneira mais confortável de realizar os movimentos da dança,
|
|
Formado em 2006, o Grupo Jalilah's tem como proposta de trabalho levar ao público um pouco da Cultura Árabe através de suas danças, que traduzem todo o mistério e encanto das 1001 Noites.
O Estúdio localizado em Olaria oferece aos seus alunos ambiente agradável e profissionais qualificados com reconhecimento em suas respectivas áreas, com especialização em dança do ventre, dança de salão, dança flamenca, ballet, sapateado, baby class e terceira idade. Suas apresentações de dança do ventre e danças folclóricas são preparadas a partir de intensas pesquisas sobre a história e tradições desses povos em vários espaços da cidade do Rio de Janeiro, como o Tijuca tênis Clube e América Futebol Clube. |