Estado do Rio Atrações

    Parque Guinle, Região Metropolitana

  Rua Gago Coutinho, 66 - Laranjeiras - Rio de Janeiro, RJ           
O Parque Guinle é um parque público localizado numa área arborizada de cerca de 30 mil metros quadrados no entorno do Palácio Laranjeiras, residência do governador do Rio de Janeiro. O Parque foi no originalmente construído como jardins do palacete da família Guinle erguido na década de 20. A partir de 1940, o Parque Guinle passou a pertencer ao Governo Federal e foi objeto de um projeto de urbanização com a construção de um conjunto de edifícios residenciais projetados pelo arquiteto Lucio Costa, concebidos conforme os princípios propostos pelo arquiteto francês Le Corbusier, que serviram de ensaio para o padrão residencial das superquadras da capital do país, Brasília.
    Centro Esportivo Miécimo da Silva, Região Metropolitana
  Rua Olinda Elis, 470 - Campo Grande - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer2' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/lQOU3W9dOJQ" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer2'>
Referência no município e um dos mais importantes do estado do Rio de Janeiro, tendo sediado diversas competições nacionais e internacionais, como a Copa do Mundo de Judô para Deficientes Visuais, em 2001; o Grand Prix de Atletismo, a Copa do Mundo de Natação e a Copa do Mundo de Ginástica, todos em 2004; e os Jogos Mundiais em cadeira de Rodas & Amputados, em setembro de 2005.
Ocupando uma área de 64 mil metros quadrados, o complexo tem capacidade para abrigar 3.835 espectadores no ginásio e 1.953 no estádio.
Entre outros destaques, possui um Ginásio Esportivo que leva o nome do grande jogador de basquetebol, Algodão, nascido em Campo Grande, e um dos maiores jogadores do esporte de todos os tempos no país, campeão mundial ao lado de outros grandes craques como Rosa Branca, Jatir e Wlamir Marques.
    Academia Brasileira de Música, Região Metropolitana
  Rua da Lapa, 120 12º andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ           
Fundada no dia 14 de julho de 1945, por Heitor Villa-Lobos, nos moldes da Academia Francesa, a Academia Brasileira de Música é instituição cultural sem fins lucrativos composta de quarenta Acadêmicos, personalidades de destaque no meio musical brasileiro nas áreas da composição musical, da interpretação e da musicologia.
    Fundação Oscar Niemeyer, Região Metropolitana
  Rua Conde Lages, 25 - Glória - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer4' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/4mrAFwrCREs" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer4'>
A Fundação Oscar Niemeyer é um centro de informação e pesquisa voltado para a reflexão e difusão da arquitetura, urbanismo, design e artes plásticas, e para a valorização e preservação da memória e do patrimônio arquitetônico moderno do país.
Sediada no Rio de Janeiro e no Espaço Oscar Niemeyer em Brasília, a Fundação Oscar Niemeyer é uma instituição privada sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública pelo Governo Federal e pelos governos do Distrito Federal e do estado da cidade do Rio de Janeiro.
Não deixe de visitar a Casa das Canoas, no bairro de São Conrado, considerada um dos mais significativos exemplares da arquitetura moderna brasileira, sendo notoriamente reconhecida, por especialistas de história e crítica da arte como síntese apuradíssima e premonitória da arquitetura moderna de livre criação autoral que floresceu na Europa e nas Américas, justamente a partir de então.
    Jockey Club Brasileiro, Região Metropolitana
  Praça Santos Dumont - Gávea - Rio de Janeiro, RJ             
<object width="300" height="200"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/ybNidIsBvvk"></param><param name="wmode" value="transparent"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/ybNidIsBvvk" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="300" height="200"></embed></object>
Fundado em 1932, o Jockey Club Brasileiro teve como primeiro presidente Linneo de Paula Machado, que foi o responsável pela construção do Hipódromo da Gávea, a maior obra da cidade na época. Lá é realizado anualmente o Grande Prêmio Brasil, a prova de maior expressão do turfe nacional, também famosa pela elegância dos trajes dos visitantes da festa. O Jockey Club também possui uma sede social no Centro do Rio de Janeiro, localizada num prédio de 12 andares, projeto assinado pelo arquiteto Lúcio Costa. As dependências são amplas e espaçosas, contando com 363 salas para escritórios, sete lojas, um auditório servido por elevadores especiais, 13 andares de estacionamento para 800 carros. No 11º e 12º andares, os jardins são de Burle Marx e os interiores do arquiteto Jorge Hue. Atividades: piscina, hidroginástica, saunas, massagiata, estética, quadra poliesportiva, ginástica.
    Feira de São Cristóvão, Região Metropolitana
  Campo de São Cristóvão s/nº - São Cristóvão - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer6' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/qCJMQnQ5txk" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer6'>
Tudo começou em 1945, quando os caminhões pau-de-arara, vindos de vários estados do Nordeste, chegavam ao Campo de São Cristóvão trazendo retirantes nordestinos para trabalhar na construção civil, onde já tinham vaga garantida.
O encontro dos recém-chegados com parentes e outros conterrâneos era animado com música e comida nordestinas, dando origem à Feira de São Cristóvão. Durante 58 anos, a tradicional Feira permaneceu no Campo de São Cristóvão, debaixo das árvores. Em 2003, as barracas foram transferidas para dentro do antigo Pavilhão, que foi reformado pela Prefeitura do Rio e transformado no Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. Hoje, a Feira de São Cristóvão tem boa infra-estrutura de limpeza e segurança, com banheiros públicos e estacionamento. São cerca de 700 barracas fixas, que oferecem as várias modalidades da cultura nordestina: culinária, artesanato, trios e bandas de forró, dança, cantores e poetas populares, repente e literatura de cordel.
    Centro de Artes Calouste Gulbenkian, Região Metropolitana
  Rua Benedito Hipólito, 125 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer7' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/HWldOOrQsGs" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer7'>
O Centro de Artes Calouste Gulbenkian foi criado em 11 de março de 1971 e recebeu este nome em homenagem à instituição cultural portuguesa sediada em Lisboa, a Fundação Calouste Gulbenkian. A origem do Centro Calouste Gulbenkian, que está instalado na Praça Onze, está ligada à necessidade de formar professores de artesanato para atender às escolas públicas do Estado do Rio. Os cursos de Artes oferecidos no Centro de Artes Calouste Gulbenkian traduzem uma proposta artístico-educacional diversificada e plural, dentro de uma prática atualizada e dinâmica, onde múltiplas linguagens artísticas se integram - do artesanato à pesquisa com novos matérias. Esses cursos são direcionados a quem busca a iniciação ou o aperfeiçoamento através da arte, tanto como linguagem expressiva como para a criação de objetos utilitários. Através de aulas práticas em salas-oficinas, adequadas a cada uma das modalidades artísticas, os professores procuram dar atendimento individualizado, buscando atender os diferentes objetivos de cada aluno.
    Escola de Belas Artes, Região Metropolitana
  Av. Ipê, 550 7º andar - Cidade Universitária - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer8' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/gGGlOzhPtaw" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer8'>
O Decreto de 12/08/1816 criando a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios implantou no Brasil a educação artística em caráter oficial. Em 05/11/1826 configurou-se a instalação definitiva da Academia Imperial das Belas Artes - como ficou conhecida a Escola Real - instituindo-se um sistema de ensino artístico que iria moldar de forma singular o desenvolvimento da arte brasileira. A partir de 08/11/1890, a antiga Academia Imperial foi transformada na Escola Nacional de Belas Antes. Em 1965 passou a se chamar Escola de Belas Artes incorporando-se a Universidade Federal do Rio de Janeiro.
    Centro Cultural Light, Região Metropolitana
  Av. Marechal Floriano, 168 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer9' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/e017bXvR8aw" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer9'>
A importância da edificação, sede do CCL, para a memória do Rio levou o governo federal a decretar o tombamento de sua fachada, em 1985. Guardião de um rico acervo histórico sobre a empresa, a cidade e o estado, o CCL já teve no apoio às artes um de seus principais focos. Atualmente dedica-se a um projeto educacional denominado Centro Cultural Light para Estudantes, onde as crianças podem aprofundar seus conhecimentos sobre a história da eletricidade e da Light. Esse projeto, iniciado em junho de 2002, já beneficiou cerca de 150 mil estudantes e professores.
    Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, Região Metropolitana
  Av. República do Chile, 245 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer10' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/H1Ex3SAAMo8" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer10'>
A Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, ou como é mais conhecida Catedra Metropolitana, teve sua pedra fundamental abençoada e lançada por Dom Jaime de Barros Câmara, a 20 de janeiro de 1964. Em 1972, o Cardeal D. Eugenio de Araujo Sales, já pôde celebrar a Missa de Natal na nova Igreja. Aos 2 dias do mês de julho de 1980, Sua Santidade o Papa João Paulo II, em sua primeira visita ao Brasil, presidiu solene cerimônia com os bispos do CELAM, que comemorava Jubileu de Prata. E, no dia 4 de outubro de 1997, Sua Santidade presidiu solene Missa celebrada por mais de 500 bispos do mundo inteiro. A Catedra. tem 75 metros de altura externa e 64 metros de latura interna, 106 metros de diâmetro externo e 96 metros interno, com capacidade para abrigar 20.00 pessoas em pé ou 5.000 sentadas. A exemplo de todas as igrejas católicas, também a Catedral do Rio de Janeiro tem como símbo máximo a Cruz.
    Praia do Leblon, Região Metropolitana
   - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer11' title="Praia do Leblon - YouTube video player" width="300" height="200" src="https://www.youtube.com/embed/wmVRgPidclk" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer11'>
Praia bastante familiar, com uma área específica para crianças, apelidade de Baixo Bebê. Atrai gente jovem e bonita, que costuma desfilar por seu calçadão, antecipando tendências da moda carioca. No fim da praia, junto à subida do Vidigal, encontra-se um mirante com uma vista deslumbrante da orla do Leblon e Ipanema.
    Praia das Flexas, Região Metropolitana
   - Ingá - Niterói, RJ           
Há duas hipóteses para a sua denominação: a primeira relacionada as flechas utilizadas pelos índios, e a outra, mais provável supõe que derivou da planta abundante nos brejos locais, da qual se originam a flecha e a paina da flecha.
    Marina da Glória, Região Metropolitana
  Aterro da Glória - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer13' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/f2otJjsm1Rw?si=-3-Jv7MFYKUYwh5V" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen></iframe id='palyer13'>
A Marina da Glória é um dos locais mais charmosos da cidade, que conta com uma infra-estrutura de apoio às embarcações turísticas e desportivas. A Mariana também oferece uma variada opção de lojas especializadas em material náutico, restaurantes, lojas de conveniência, estacionamento privativo, segurança dia e noite, cursos de vela, pesca e mergulho, inclusive com tanque para aulas práticas com 5m de profundidade , serviços de eletricidade, mecânica, serralheria, marcenaria, laminação, pintura.
    Outeiro da Glória, Região Metropolitana
  Praça Nossa Senhora da Glória, 135/204 - Glória - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer14' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/gIy8mOjwFdE?si=kqklQtP7tT0R5-Cs" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen></iframe id='palyer14'>
Considerada uma joia da arquitetura setecentista, a Igreja Imperial Irmandade da Nossa Senhora da Glória do Outeiro é um dos maiores patrimônios da arquitetura colonial religiosa brasileira. Construída no centro do adro, é formada por dois octógonos irregulares, alongados e interligados, antecedidos pela base quadrada da torre sineira, cujo pé lhe serve de pórtico. Os trabalhos ornamentais em talha estão no altar-mor, altares da nave, tribunas e coro, e representam a transição entre o final do estilo rococó e o neoclássico. Sua autoria é atribuída ao Mestre Valentim de Almeida, expoente da azulejaria joanina , e formam um dos conjuntos mais importantes do Brasil. A devoção a Nossa Senhora da Glória surgiu no início do século XVII, alguns anos após a fundação da cidade, quando no ano de 1608, um certo Ayres colocou uma pequena imagem da Virgem numa gruta natural existente no morro.
    Zoológico e Quinta da Boa Vista, Região Metropolitana
  Quinta da Boa Vista - São Cristóvão - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer15' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/ddUga3ThMZ4" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer15'>
Com uma área de 138 mil metros quadrados, mais de 2.100 animais entre répteis, mamíferos e aves e cerca de 400 espécies, o zoológico do Rio é o mais antigo do Brasil. Possui o maior plantel de primatas brasileiros, a maior coleção de aves expostas do país e, no setor de fauna, reproduzem-se espécies raras e ameaçadas de extinção como o urubu rei, a ararajuba e o mico leão dourado.
    Feira Hippie de Ipanema, Região Metropolitana
  Praça General Osório - Ipanema - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer16' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/bfHFPhIqtHI" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer16'>
A Feira Hippie de Ipanema, com mais de quarenta anos de existência, é um espaço aberto onde o visitante vai encontrar em aproximadamente 900 pontos de exposição, artesanato brasileiro, bijuterias, bordados em roupas e acessórios, pinturas em tela, objetos de decoração, etc.
Funciona somente aos domingos de 07:00h às 20h.
A freqüência de turistas brasileiros e estrangeiros já foi mais expressiva em passado recente, mas, ainda é um local interessante para um passeio após o almoço para garimpar algumas peças com bom preço.
Alguns nomes de expressão iniciaram suas atividades na Feira de Ipanema, como o empresário do segmento de moda Vitor Hugo e a artista plástica Miriam Medeiros, entre outros.
    Fortaleza de São João, Região Metropolitana
  Av. João Luís Alves s/nº - URCA - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer17' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/2-YYXjHDRws" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer17'>
Em 1º de março de 1565, Estácio de Sá fundou, na Urca, entre os Morros Cara de Cão e Pão de Açúcar, a Cidade do Rio de Janeiro. Neste mesmo local foi erguida a Fortaleza de São João, constituída por três redutos (pequenos fortins também chamados de Baterias) e um grande Forte, o Forte São José, de 1578 – o terceiro forte mais antigo do país.
Depois de mais de cem anos, o Forte São José está sendo restaurado com apoio da lei Rouanet de Incentivo à Cultura. As duas primeiras fases da restauração foram patrocinadas pelo BNDES. Agora em sua terceira fase, o objetivo é fazer o restauro dos canhões do séc. XIX, e implantar projeto de iluminação para que o local possa ser visitado também à noite. A arquitetural original está sendo respeitada para que o carioca possa voltar no tempo.
A restauração do Forte São José será o ponto culminante de um grande complexo turístico-cultural dentro da Fortaleza de São João, que já está recebendo a visitação de escolas interessadas em mostrar aos seus alunos o palco de tantos momentos históricos importantes.
    Forte da Boa Viagem, Região Metropolitana
   - Boa Viagem - Niterói, RJ           
A Ilha da Boa Viagem, na ponta da Praia do mesmo nome, revela e oculta dois monumentos arquitetônicos do período colonial. Fincada em seu topo, solitária e poeticamente contemplando a baía de Guanabara, a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem se oferece aos olhos dos que a contemplam. Ocultas sob a vegetação, abaixo da Igreja, escondem-se as ruínas de uma fortificação que, no final do século XVII início do século XVIII, foi erguida com o nome de Forte da Barra, logo depois chamado Forte da Boa Viagem.
    Instituto Ciência Hoje, Região Metropolitana
  Av. Venceslau Brás, 71 casa 27 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ           
O Instituto Ciência Hoje (ICH) é uma organização social de interesse público sem fins lucrativos vinculada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
O site Ciência Hoje On-line é uma iniciativa pioneira de divulgação científica na internet brasileira. Além de disponibilizar parte do conteúdo das publicações do ICH, o site publica notícias exclusivas atualizadas diariamente que oferecem ao leitor uma cobertura dinâmica da atualidade científica no Brasil e no mundo.
Em 2007, foi lançado, em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, o livro Física Hoje - Uma aventura pela natureza: dos átomos ao universo, que reúne 11 artigos escritos por renomados pesquisadores brasileiros e originalmente publicados na revista Ciência Hoje ao longo de 2005, em comemoração ao Ano Mundial da Física.
O ICH atua também na divulgação científica em meios audiovisuais: o Instituto promoveu a realização do programa de televisão Tome Ciência, uma série semanal que abordou de forma acessível temas de ciência e tecnologia.. Em outubro de 2004, o ICH se uniu à Rede Globo na campanha Ciência Vale a Pena.
    Funarte, Região Metropolitana
  Rua da Imprensa, 16 5º andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ           
A Fundação Nacional de Arte - Funarte - é vinculada ao Ministério da Cultura e tem como objetivo primordial incentivar e amparar, em todo o território nacional e no exterior, a prática, o desenvolvimento e a difusão das atividades artísticas e culturais nas áreas das artes cênicas: teatro, dança e circo, artes visuais e música.
    Casa Bowling, Região Metropolitana
  Av. Ayrton Senna, 2150 bloco - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ
          
Parada obrigatória no circuito da Barra, o Casa Bowling, com 1300 m2 e 14 pistas, já é uma referência no segmento e vem arregimentando cada vez mais fanáticos.. Segundo esporte mais praticado no mudo, som perdendo para o futebol, o boliche está fazendo muito sucesso no Casa Shopping. O local, com capacidades para 200 pessoas, também conta com o Café Orfeu e um restaurante. http://www.casabowling.com.br/
    Radical Parque Búzios, Região dos Lagos
   - Centro - Búzios, RJ           
Kart, paintball, kids off road.