Estado do Rio Escolas de Dança

    Jaime Arôxa Escola de Dança, Região Metropolitana
  Rua São Clemente, 41 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ           
Criada em 1985, a Escola recebeu, inicialmente, o nome de Escola de Dança Chiquinha Gonzaga. Posteriormente, mudou de nome, em homenagem a Maria Antonieta, professora de Jaime Arôxa. Em 1986, já com 800 alunos, tornou-se oficialmente a Escola de Dança e Centro Cultural Jaime Arôxa, de acordo com alguns, um pequeno paraíso no meio da selva de pedra carioca
Pioneiro na arte de ensinar Dança de Salão, Jaime Arôxa formou dezenas de professores e milhares de alunos, além de atuar em todas as áreas da dança (cinema, teatro, coreografia e eventos).
Na Escola, se respira dança e alegria, faz-se amigos, e aprimora-se gestual e sensibilidade. Studio recomendado. Capacitadíssima equipe de professores. Outros endereços:
Tijuca - Rua Almirante Cochrane, 162
Niterói - Rua Estado de Israel, 14 Icaraí.
Barra da Tijuca - Academia de Dança Ramalho's - Condomínio Riviera Dei Fiori
Ipanema - Rua Farme de Amoedo, 75/203
Cia Carioca de Dança e Arte - Rua Vilela Tavares, 45 - Méier
    Conservatório de Dança Eloisa Menezes, Região Metropolitana
  Rua Francisco Sá, 23 sl.302 - Copacabana - Rio de Janeiro, RJ           
Eloisa Menezes atuou como primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e da Ópera de Nantes. Há 20 anos forma bailarinos de grandes companhias do Brasil e do exterior. Ballet para todas as idades: Baby class, Crianças, Iniciante, Intermediário, Avançado e Sênior. Consultar e Conservatório sobre aulas de jazz, contemporâneo, pilates e alongamento.
    Conservatório de Dança, Região Metropolitana
  Av. das Américas, 7700 ljs.130/131  - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ           
O objetivo do Conservatório não é apenas contribuir para a formação de profissionais na área da dança, mas também, auxiliar na educação global do aluno.
Enquanto formação de profissionais oferece todos os níveis necessários em cada modalidade para que o aluno venha gradativamente se tornando apto à profissão. “A dança não é só execução de movimentos, então além de formar bailarinos, é necessário preocupar-se também em informá-los sobre tudo que envolve a dança, como história, nomenclatura, consciência corporal, repertórios, entre outros”.
Os alunos da academia vão sendo estimulados naturalmente a descobrir suas potencialidades para usá-las na vida e na dança.
A metodologia do Conservatório visa respeitar cada fase de desenvolvimento da criança, e também respeitar o corpo de cada indivíduo, com suas facilidades e limitações.
Para os níveis de iniciação a dança, na faixa etária de 2 à 7 anos, utilizar histórias que podem ser pertencentes ao nosso folclore, cultura brasileira e de outros países, ao mundo infantil e também dos próprios repertórios da dança, utilizando uma linguagem lúdica e prazerosa para que facilite estimule o aprendizado da dança em crianças.
A partir de 8 anos até a fase da adolescência, cada turma trabalha sua técnica propriamente dita sem deixar a criatividade de cada um se perder, e a linguagem simbólica dá lugar ao concreto,
    Cia Marinho Braz, Região Metropolitana
  Travessa Euclides de Matos, 40 - Laranjeiras - Rio de Janeiro, RJ            
O Reboco de Bamba da Cia. Marinho Braz (Escola de Dança), está localizada num casarão, construído em 1912, no bairro de Laranjeiras, e, rapidamente tornou-se o novo xodó da cidade. O “design” do Reboco, como é carinhosamente chamado pelos freqüentadores e amigos, ficou por conta do próprio Marinho Braz, que além de professor de dança, também, é formado em decoração. A grande atração da casa são as aulas de forró, ministrado pelo Mestre Marinho, mas, a casa tem especialistas em dança de salão, samba de gafieira, dança do ventre, zouk e outros ritmos. Projetos avançados para aulas de capoeira com início em março/2009.
    Lyceu Escola de Dança, Região Metropolitana
  Rua das Palmeiras, 19 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ           
Inaugurado em 26 de novembro de 1998 por inspiração de Márcia Simone Olinto, o Lyceu Escola de Dança é um espaço voltado para arte e um centro de formação de nível profissionalizante.
O Lyceu destaca-se pela qualificação de seus professores, por sua metodologia de ensino e por promover espetáculos nos principais festivais de dança no país e no exterior.
No Lyceu todas as faixas etárias são beneficiadas: crianças, adolescentes, adultos e terceira idade. Há diversas atividades para todos. "As atividades do Lyceu não são privilégio apenas dos bailarinos. Elas são para todos que buscam saúde e prazer, em qualquer idade."
    Ballet Claudia Araujo, Região Metropolitana
  Avenida 7 de Setembro, 61, Icaraí - Niterói, RJ           
Procuramos dar uma continuidade a educação familiar abrindo novos horizontes para jovens aspirantes a arte da dança, que possivelmente, é a mais inclemente com o artista.
    Carlinhos de Jesus Casa de Dança, Região Metropolitana
  Rua Álvaro Ramos, 11 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ           
Carlinhos de Jesus é o diretor artístico da Casa de Dança, que reflete a mais pura tradição da dança de salão. Com capacidade para 1500 alunos êsse espaço cultural inclui ritmos genuinamente brasileiros como o samba, forró, maxixe, xaxado, lambada e ritmos internacionais como o swing, tango, bolero, valsa, salsa, rock, chachachá entre outros. Carlinhos de Jesus apresenta-se, também, ministrando Palestras e Conferências, atendendo aos setores de RH de Empresas nacionais e multinacionais. O seu discurso é desenvolvido de forma bastante dinâmica com analogia à sua experiência de vida e de uma forma bem brasileira: DANÇANDO.
Filial Recreio dos Bandeirantes: Av. das Américas, 17.500 - Academia The Place – dentro do Novo Rio Country Club
    Academia de Danças Fábio Venturini, Região Metropolitana
  Rua Barata Ribeiro, 450 sl.602 - Copacabana - Rio de Janeiro, RJ           
Fábio Venturini começou a traçar seu rumo profissional estudando balé clássico e dança contemporânea, fazendo parte da Cia. de Dança Compasso do coreógrafo e bailarino Raimundo Branco, da Cia. Trapiá de Dança e do Balé Popular do Recife. Na década de 80 descobriu a dança de salão. Associando a ela sua experiência nos ritmos de forró e lambada, decidiu investir em si mesmo, aperfeiçoando-se nas técnicas de aprendizagem e ensino de todos os ritmos concernentes à dança de salão. Conheceu, então, Jaime Arôxa, que ficou impressionado com a performance de Venturini e o convidou para vir ao Rio de Janeiro e fazer parte de seu staff de bolsistas. Em 1998, começou a ministrar aulas em uma pequena sala comercial no Leblon. Inaugurou sua própria academia em 11 de setembro de 1999.
    Ballet Allegro, Região Metropolitana
  Rua Mariz e Barros, 82, Sobrejola - Icaraí - Niterói, RJ           
    Espaço Flamenco Natércia Loureiro, Região Metropolitana
  Rua Álvaro Alvim, 48 sala 307 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer10' src='https://www.youtube.com/embed/?listType=user_uploads&list=espacoflamenco'></iframe id='palyer10'>
Nascida em Olinda-PE, Natércia Loureiro cursou ballet clássico dos 4 aos 15 anos, destacando-se o Teatro Municipal de Recife. Radicada no Rio de Janeiro desde 1977, cursou moderno e jazz, com o mestre Nino Giovannetti.
Iniciou os estudos do flamenco na Casa de España em 1994, aprimorando seus estudos com Yuri Ganko e Túlio Cortez.
Em agosto de 1998 fez extensivos em Jazz e Tap Dance no programa Steps on Broadway em Nova Yorque.
Em dezembro do mesmo ano esteve em Madrid, onde tomou aulas de dança flamenca com Lucya Real, Yara Castro, Cristóbal Reyes, Domingo Ortega, Mercedez Ruiz e “La Tati”.
Como resultado da concentração de seus esforços na cultura flamenca fez nascer em 2002 a Companhia Ballet Flamenco Centauros dando ao Espaço Flamenco Natércia Loureiro nova diretriz.
O ideal da Companhia, cujo corpo de baile é constituído de profissionais graduados no Espaço Flamenco, é levar ao público o verdadeiro espírito espanhol, rico em temperamento e precisão técnica, elaborando de forma respeitosa a cultura espanhola, mais precisamente da região de Andaluzia, onde o flamenco se firmou desde os meados do século XVII, com a fusão dos povos andaluz, israelita, árabe e principalmente cigano.
    Esther Weitzman Cia. de Dança, Região Metropolitana
  Rua Major Rubens Vaz, 436 - Gávea - Rio de Janeiro, RJ           
A elaboração de um nítido desenho espacial, aliado a um entendimento temporal não restritivo, conduz a uma outra relação, esta especialmente constitutiva dos trabalhos da Esther Weitzman Companhia de Dança: a utilização do peso e da leveza e o jogo de oposições e contrastes que daí nasce. O Studio Casa de Pedra - Centro de Educação e Arte do Movimento tem como objetivo principal desenvolver um trabalho voltado para o conhecimento do corpo, com uma proposta pedagógica que visa a expansão das possibilidades expressivas de cada indivíduo.
    Academia do Tap, Região Metropolitana
  Rua Visconde de Pirajá, 235 sala 101 - Ipanema - Rio de Janeiro, RJ           
Muito bem montada por seu idealizador e diretor, Fávio Salles, a Academia do Tap, inaugurada em 12 de março de 1992, o Rio de Janeiro ganhou a única escola especializada em ensino do sapateado norte-americano do Rio de Janeiro.
São diversos níveis de aprendizado: o baby class, a partir de quatro anos, e do básico ao profissional, para crianças, adolescentes e adultos de qualquer idade.
    Academia de Dança Toni Sá, Região Metropolitana
  Rua Siqueira Campos, 143 - Copacabana - Rio de Janeiro, RJ           
Palavras do Mestre Toni Sá: “Em nossa dança de salão não há regras que digam o que é certo ou errado, então, temos que nos basear pelo bom gosto, contudo há uma obrigatoriedade incontestável, o ritmo. Tudo é nada sem ritmo. Por mais e melhores passos que o casal use, com toda elegância e suavidade, se estiverem fora da música estarão errados. Um dito popular que se aplica perfeitamente neste nosso caso é: “tem que se dançar conforme a música”. Não é a orquestra que deve acompanhar o dançarino(a), e sim o contrário.”
    Claudio Affonso Cia de Dança, Região Metropolitana
  Rua Santa Luzia, 685/203 - Cinelândia - Rio de Janeiro, RJ           
Claudio Affonso sempre acreditou em um ideal: A Dança como um caminho para a Felicidade.
Em 1994, iniciou sua carreira profissional, onde começou a ministrar aulas em diversas academias da cidade, e logo já estava sendo convidado para participar de eventos, festas, feiras e convenções.
Com o passar dos anos, os convites para shows e aulas foram aumentando e então viu a necessidade da criação de uma Cia de Dança, onde desde fevereiro de 2001 vem atuando profissionalmente em diversos eventos.
Há 12 anos Cláudio estabeleceu uma parceria com SESC Ramos (além das aulas do SESC Cinelândia), onde ministra aulas dos mais diversos ritmos da Dança de Salão, com capacidade total para 300 alunos e uma atuação efetiva da Cia de Dança nas mais diversas áreas.
    Escola de Dança Alice Arja, Região Metropolitana
  Estrada do Tindiba, 1497 - Taquara - Rio de Janeiro, RJ           
Alice Arja tem sido responsável pela formação de uma nova geração de bailarinos que, com um estilo apurado e próprio, vem conquistando as platéias nacionais e internacionais. Tendo como objetivo maior em seu trabalho popularizar o ballet e levar arte e cultura a todos os segmentos da sociedade, em 1995 firmou convênio com a 7ª Coordenadoria Regional de Educação, quando sua Escola começou a oferecer bolsas de estudos para crianças/adolescentes oriundas de comunidades carentes.
    Cia Khoros, Região Metropolitana
  Rua Belo Horizonte, 196 - Bangú - Rio de Janeiro, RJ
          
http://www.ciakhoros.com.br/ A Cia Khoros, tem sua trajetória traçada a partir de fevereiro de 2000, quando sua diretora sentiu a necessidade de fundar na Zona Oeste do Rio de Janeiro, uma companhia de dança que levaria não só a comunidade local, mas também a diversas regiões do Brasil a arte tão peculiar que ali brotava.
Demonstrando a seriedade dos trabalhos realizados e a direção em que caminha, a Cia criou o projeto Social “Meninos de Asas” que oferece aulas gratuitas de dança desde abril de 2004, para alunos da rede municipal de ensino.
    Studio Macello Moragas, Região Metropolitana
  Rua Visconde de Inhaúma, 115 - 1º e 2º andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ           
Professor de Dança de Salão formado pela Cia. Aérea de Dança, onde atuou como professor e dançarino até 1993, passou a dirigir espaço próprio, o Studio Marcello Moragas - Dança de Salão. Integra, também, a Cia. de Dança Carlinhos de Jesus onde desenvolve atividades como dançarino, ensaísta, coreógrafo e diretor artístico
    Escola de Dança Jaime Arôxa, Região Metropolitana
  Rua Estado de Israel, 14 - Icaraí - Niterói, RJ           
Carlinhos de Niterói - Professor, bailarino e coreógrafo, segue a metodologia do seu mestre Jaime Arôxa por 15 anos. Inaugurou a filial Jaime Arôxa Niterói no dia 07/7/2001. Se formou em Dança de Salão e Coreografia pela Universidade Estácio de Sá no dia 4 de julho de 2008. Viaja para Buenos Aires uma ou duas vezes ao ano levando alunos para passeio e para reciclagem de tango.
    Luna Llena Danças, Região Metropolitana
  Rua Lopes Trovão 52 sala 705, Icaraí - Niterói, RJ           
A Luna Llena Danças, foi fundada em 1999 por Suraya Helayel, bailarina, professora e coreógrafa de Flamenco, a partir do grupo Luna Llena. Vem difundindo a cultura flamenca em Niterói, apresentando suas músicas, ensinando suas danças e mantendo vivos estilos e tradições.
    Bar de Tango, Região Metropolitana
  Rua Pacheco Leão, 2038 - Horto - Rio de Janeiro, RJ           
Ney Homero Rocha, iniciou no tango em Bariloche Argentina, em 1987 e na dança de salão no Clube 17 em outubro do mesmo ano, através do convênio com o Centro de Dança Jaime Arôxa, de quem foi aluno por seis anos e meio. Sua parceira, Cristina Otálora, argentina, iniciou seu aprendizado de tango com Norberto Esbrez e Alejandra, Marcelo e Alejandra. A proposta pedagógica dos professores Ney e Cristina, visa o aprendizado de qualidade o mais rápido possível. Para tanto, preferem dar aulas individuais ou em pequenos grupos de no máximo seis casais. As aulas são ministradas no Bardetango - Barra da Tijuca e no Clube 17, Jardim Botânico, zona sul da cidade
    Centro de Artes Nós da Dança, Região Metropolitana
  Av. N.Sª de Copacabana, 1138 - Copacabana - Rio de Janeiro, RJ           
A Cia Nós da Dança, sob direção da premiada Regina Sauer, está presente nos palcos brasileiros desde 1981. Com sua versatilidade e determinação é uma das poucas que conseguiu sobreviver por tão longo período, tornando-se uma das mais tradicionais da cidade e do país, mantendo até hoje a criatividade e o frescor inicial. Regina Sauer como uma vitrine da dança moderna carioca.
Em seus 25 anos de existência, a Cia Nós da Dança, enfrentando diversas dificuldades e sempre valorizando os artistas que estão ligados a ela, tenta manter-se em cena buscando revelar ao público leigo e especializado que a dança é um registro histórico, social e artístico que ajuda a construir a memória de uma nação.
Com aulas de Ballet Clássico, Jazz, Dança Moderna, Dança Espanhola, Dança do Ventre, Sapateado, Baby Class e uma concepção ampla de Arte e Educação, o CAND apresenta o seu Programa infanto-juvenil de Dança.
O programa além das aulas técnicas e teóricas – com avaliações semestrais – realiza as “Noites de Performances” em sua própria sede e encerra seus trabalhos anuais com um grande espetáculo, proporcionando à seus alunos uma experiência artística inesquecível.
    Academia de Dança Luiz Valença, Região Metropolitana
  Rua São Francisco Xavier, 266 Sobrado - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer22' width="300" height="240" src="https://www.youtube.com/embed/WqCCbyvhSYg" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer22'>
A dança foi uma paixão tardia na vida do engenheiro Luiz Carlos de Lima Valença, de 52 anos, que trabalha como facilitador de clima da Gerência de Logística da BR Distribuidora, no Edihb, e é dono de uma academia de dança de salão na Tijuca. “Eu tinha muito prazer em dançar. Quanto mais praticava, mais queria dançar”, conta Luiz Valença. Seus ritmos prediletos são o samba, o bolero, o forró e o soltinho. Passar de aluno a professor foi mais uma vez obra do acaso. As pistas de dança ganharam tamanha importância na vida de Luiz Valença que ele planeja dedicar-se exclusivamente à academia na aposentadoria.
    Centro de Danças João Piccoli, Região Metropolitana
  Estrada do Gabinal, 313 ljs. 101 a 103 - Freguesia - Rio de Janeiro, RJ           
O início das atividades do Professor de Danças João Piccoli, deu-se através de sua primeira mestra e tia Maria Antonieta.
João contribuiu junto a profissionais e alunos da respeitadíssima Escola de Danças de Carlinhos de Jesus a desenvolver a maior coreografia a dois já mostrado em carnaval com 25 casais dançando na ala de gafieira.
João, também, esteve presente com seus alunos em trabalhos realizados em teatros, programas de televisão e eventos institucionais.
    Centro de Dança de Jacarepaguá, Região Metropolitana
  Estrada dos Três Rios, 90 sl.332 - Freguesia - Rio de Janeiro, RJ           
Iniciativa bem sucedida, o Centro de Dança de Jacarepaguá foi criado em 2003, como resultado da parceria entre as Professoras Sueli Grabinska e Paloma Collaço e tem o objetivo de proporcionar a ampla divulgação da arte da dança.
Ao longo destes quase 5 anos, o CDJ - carinhosamente chamado por seus alunos, se firmou em Jacarepaguá como uma opção de aprendizado em Dança Infantil, Ballet, Jazz e Sapateado. No CDJ há espaço para todos, seja para os que procuram formação profissionalizante, incluindo: Alongamento, Matérias Teóricas,Técnica de Pas-de-Deux e Estágios Supervisionados, ou para quem simplesmente procura uma forma prazerosa de atividade física e interação social. A instituição conta hoje com 3 unidades: Taquara, Praça Seca e Freguesia.
    Centro de Dança Alex de Carvalho, Região Metropolitana
  Av. Meriti, 1600 2ºandar - Vila da Penha - Rio de Janeiro, RJ           
Dançarino, professor, coreógrafo e empresário, Alex de Carvalho, ingressou na Dança em 1996 pelo Centro de Dança Jaime Arôxa. Participou de várias novelas e seriados da Rede Globo como elenco de apoio profissional em Dança e presta serviços de assessoria e consultoria em academias de Dança.
Ministra aulas de diversos ritmos em sua escola no Rio de Janeiro, além dos mais importantes Congressos de Dança de Salão do Brasil.
Participou ainda, da terceira edição do quadro “A Dança dos Famosos” do programa “Domingão do Faustão” da Rede Globo, dançando com a ex-atleta Hortência Marcari.
O Centro de Dança Alex de Carvalho, inaugurado em Outubro de 2003, tem o objetivo de não só trabalhar o aspecto cultural, psicológico e técnico da Dança, mas também o profissional, que é o foco principal na condução do quadro de bolsistas da Escola.
    Escola de Dança Maria Olenewa, Região Metropolitana
  Rua Visconde de Maranguape, 15 - Lapa - Rio de Janeiro, RJ           
A Escola Estadual de Dança Maria Olenewa seguindo a tradição de ser a primeira escola de dança clássica fundada no Brasil orgulha-se pelo trabalho desenvolvido em prol da dança brasileira e pretende continuar trabalhando incansavelmente aperfeiçoando seu trabalho de formação de bailarinos, tornando o Brasil, no novo milênio, o verdadeiro pólo de talentos. Nessa perspectiva, hoje diversos ex-alunos carregam no corpo, no coração e na memória lembranças do período que aqui estudaram.
    Academia de Dança Jimmy de Oliveira, Região Metropolitana
  Rua do Catete, 112 – sobrado - Catete - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer27' src='https://www.youtube.com/embed/?listType=user_uploads&list=jimmydeoliveira'></iframe id='palyer27'>
A Academia de Dança Jimmy de Oliveira dispõe de generoso espaço com aproximadamente 200 m2 e está localizado à Rua do Catete, 112 - sobrado, ao lado do metrô. O ensino enfatiza o desenvolvimento da coordenação motora equilíbrio, flexibilidade, musicalidade, socialização e logicamente a arte de dançar.
O aprendizado pode ser iniciado pelos passos básicos, dependendo da desenvoltura do aluno e, gradativamente as exigências técnicas irão aumentando com o natural aperfeiçoamento de cada um (a). O Estúdio conta com ar condicionado, mesas e serviço de bar.
    Catsapá Escola de Musicais, Região Metropolitana
  Rua Visconde Silva, 59 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ           
A idéia de inaugurar uma escola, surgiu quando ao final de cada sessão dos espetáculos do Grupo Catsapá, Mabel Tude e Gisela Saldanha, criadoras da instituição, eram procuradas por dezenas de crianças e adolescentes interessadas naquela arte que fundia o sapateado e a dança com o teatro. A Catsapá pretende desenvolver nos alunos o potencial artístico que exige a versatilidade dos espetáculos musicais e contribuir para o desenvolvimento do auto conhecimento, auto estima e socialização do indivíduo através do ensino artístico.
    Petite Danse Escola de Dança, Região Metropolitana
  Estrada da Barra da Tijuca, 1636 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ            
A proposta educacional da Escola de Dança Petite Danse, é aplicada ao estudo da dança valorizando o aluno nos aspectos físico, artístico e moral. Desse princípio fundamental decorrem as características próprias da filosofia de trabalho da escola: amor ao estudo e a prática da dança através da formação correta e consciente do movimento corporal respeitando os limites físicos de cada um.
Os professores praticam treinamento contínuo, para que possam dar o melhor de si em cada etapa de seu trabalho. As crianças que representam o futuro da dança, devem ser orientadas de modo correto e no momento exato.
A Escola de Dança Petite Danse possui três Companhias distintas: Cia infantil, Cia Juvenil e Cia Amadora.As atividades das Cias. têm como objetivo principal aprimorar o aprendizado da dança através da prática nas apresentações públicas, melhora no desempenho técnico, contato com outras companhias facilitando a troca de informações, estímulo e amor pela dança Unidades da Escola: Tijuca e Barra da Tijuca.
    Grupo Cultural de Dança, Região Metropolitana
  Rua Francisco Alves, 39 - Ilha do Governador - Rio de Janeiro, RJ           
O Grupo Cultural Dança foi fundado em 1975, por Slava Goulenko, sendo uma das escolas de dança mais tradicionais do Rio de Janeiro.Em 1987, assumiram a direção Patrícia Almeida, Patrícia Marques e Marguerita Ferraro que, do aprimormento da técnica de ensino, vêm formando diversos profissionais de dança.