Estado do Rio Atrações

    Parque Municipal Eduardo Travassos, Região Metropolitana

  Localizado no Morro da Detenção, Centro - Niterói, RJ           
    XKart Indoor, Região Metropolitana
  Estrada do Gabinal, 313 Freguesia - Jacarepaguá - Rio de Janeiro, RJ           
O XKart é um grupo de kart amador do Rio de Janeiro, fundado em 2003, que realiza campeonatos de kart indoor. Apesar do que possa parecer, o termo "kart indoor", não se refere a competições em pista coberta. Esse termo atualmente é sinônimo de kart de aluguel, ou seja, karts alugados e mantidos pelos próprios kartódromos, independentemente de a pista ser coberta ou não
    Palácio do Itamaraty, Região Metropolitana
  Av. Marechal Floriano, 196 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer3' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/nAwzXdrHQec?si=vGjS0hGYUhns9vX4" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen></iframe id='palyer3'>
O Palácio do Itamaraty, de grande valor histórico e artístico é uma construção de 1851, autoria de Francisco José da Rocha, Conde de Itamarati. Foi sede do governo republicano de 1889 a 1898 e sede do Ministério das Relações Exteriores de 1899 a 1970. Os jardins e lago internos são de autoria de Jacinto Rebelo, como também o projeto do edifício principal do palácio, em estilo neoclássico, simétrico e de nobres proporções. Abriga, hoje, o Museu Histórico e Diplomático, Arquivo Histórico e Mapoteca. A edificação é o 8º prédio tombado pelo Patrimônio Histórico no país. Funciona no Palácio Itamaraty, a mais completa biblioteca de referência das Nações Unidas no Brasil, com documentos sobre a Organização internacional. A Biblioteca do Centro de Informação da ONU no Rio de Janeiro possui mais de 15 mil livros e 300 títulos de periódicos a disposição dos usuários, além de folhetos e material informativo.
    Centro de Artes Hélio Oiticica, Região Metropolitana
  Rua Luís de Camões, 68 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer4' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/RCEC8Rn8N8U" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer4'>
Helio Oiticica (1937-1980) foi um dos mais criativos artistas plásticos brasileiros. A síntese de sua obra são seus belos "Parangolés" (1964): capas, estandartes ou bandeiras coloridas de algodão ou náilon com poemas em tinta sobre o tecido a serem vestidas ou carregadas pelo ator/espectador, que passa a perceber seu corpo transformado em dança. Quase uma poesia, pois a obra de arte só se revela quando alguém a manuseia, a movimenta.
    Casa França Brasil, Região Metropolitana
  Rua Visconde de Itaboraí, 78, - Centro - Rio de Janeiro, RJ             
<iframe id='palyer5' src='https://www.youtube.com/embed/?listType=user_uploads&list=CasaFrBrasil'></iframe id='palyer5'>
A Casa França-Brasil é um Centro Cultural difusor de Arte Contemporânea, com Exposições, Projeto Educativo, Sala de Leitura e Bistrô. A instituição está instalada numa construção neoclássica tombada, projetada no século XIX. Em janeiro de 1816 chegou ao Rio de Janeiro uma Missão Artística Francesa chefiada pelo escritor Joachim Lebreton (1760-1819), com o objetivo de formar no Brasil o núcleo de uma Academia de Belas Artes. De suas atividades deriva o projeto do prédio que hoje abriga a Casa França-Brasil, de autoria de Grandjean de Montigny, idealizado para ser uma Praça de Comércio (inaugurada em 13/10/1820 e fechada um ano depois). Em 1824, o prédio é reaberto como alfândega. E, 1956 a 1978, sedia o II Tribunal do Júri. Fechado desde então, é reinaugurado em 29/03/1990 depois de convênio firmado entre a Secretaria Estadual de Cultural, a Secretaria de Patrimônio Histórico e Artístico, a Fundação Nacional Pró-Memória, o Ministério da Cultura da França, a Fundação Roberto Marinho e a Rodhia para a execução das obras que o tornaram um centro cultural.
    Escola de Música Villa-Lobos, Região Metropolitana
  Rua Ramalho Ortigão, 9 - Centro - Rio de Janeiro, RJ           
Fundada em junho de 1952, a Escola de Música Villa-Lobos foi idealizada como um centro popular de ensino de arte. Indicado para quem quer começar o estudo da música ou pretende aprimorar os conhecimentos adquiridos em vivências musicais anteriores, o Curso de Formação Inicial e Continuada não exige para ingresso nenhum conhecimento musical prévio. É realizado em regime de curso livre e promovido em convênio com a Associação de Músicos, Docentes e Amigos da Escola de Música Villa-Lobos AmaVilla. Aberto a jovens de 13 a 18 anos, nos turnos manhã e tarde e para adultos a partir de 19 anos, no turno da noite.
    Radical Parque Búzios, Região dos Lagos
   - Centro - Búzios, RJ           
Kart, paintball, kids off road.
    Música no Museu, Região Metropolitana
  Praça Pio X, 55 gr. 202 - Centro - Rio de Janeiro, RJ             
<iframe id='palyer8' src='https://www.youtube.com/embed/?listType=user_uploads&list=MMUSEU'></iframe id='palyer8'>
Música no Museu, é a versão brasileira do que acontece nos museus de maior expressão no mundo: Metropolitan, MoMA, Guggenhein (Nova Iorque), Louvre, Picasso, Montmartre (Paris), Gulbenkian (Lisboa), Prado (Madrid) etc. que, a par de suas atividades principais nas artes plásticas, dedicam amplos espaços à música. A música como elo entre as artes plásticas e os seus próprios cenários dos museus trazem um ganho considerável a sua densidade cultura razendo-lhes um ganho considerável na sua densidade cultural.
Todos os concertos são gratuitos e neles busca-se privilegiar a música de boa qualidade, sem distinção de procedência, escola ou época.
    Parque Guinle, Região Metropolitana
  Rua Gago Coutinho, 66 - Laranjeiras - Rio de Janeiro, RJ           
O Parque Guinle é um parque público localizado numa área arborizada de cerca de 30 mil metros quadrados no entorno do Palácio Laranjeiras, residência do governador do Rio de Janeiro. O Parque foi no originalmente construído como jardins do palacete da família Guinle erguido na década de 20. A partir de 1940, o Parque Guinle passou a pertencer ao Governo Federal e foi objeto de um projeto de urbanização com a construção de um conjunto de edifícios residenciais projetados pelo arquiteto Lucio Costa, concebidos conforme os princípios propostos pelo arquiteto francês Le Corbusier, que serviram de ensaio para o padrão residencial das superquadras da capital do país, Brasília.
    Casa Bowling, Região Metropolitana
  Av. Ayrton Senna, 2150 bloco - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ
          
Parada obrigatória no circuito da Barra, o Casa Bowling, com 1300 m2 e 14 pistas, já é uma referência no segmento e vem arregimentando cada vez mais fanáticos.. Segundo esporte mais praticado no mudo, som perdendo para o futebol, o boliche está fazendo muito sucesso no Casa Shopping. O local, com capacidades para 200 pessoas, também conta com o Café Orfeu e um restaurante. http://www.casabowling.com.br/
    Centro Cultural Oduvaldo Viana Filho, Região Metropolitana
  Praia do Flamengo, 158 - Flamengo - Rio de Janeiro, RJ
           
<iframe id='palyer11' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/zwAo3qi_8Fs" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer11'>
O Castelinho do Flamengo, também conhecido como Castelinho das Bruxas e Castelinho do Flamengo, patrimônio histórico tombado da cidade, construção residencial do Comendador Joaquim da Silva Cardoso e sua esposa Dona Carolina.Castelinho no início do Século XX, foi projetado em 1916 pelo arquiteto italiano Gino Copede e sua construção terminou em 1918.
O Centro Cultural municipal foi criado em 1992. O nome escolhido buscou homenagear o dramaturgo carioca Oduvaldo Vianna Filho, carinhosamente chamado pelos amigos de Vianinha, falecido precocemente em 1974.
A programação do espaço privilegia a palavra e inclui exposições de poesia visual, oficinas de literatura, filosofia e artes, cursos, debates, seminários e mostras especiais de filmes em vídeo.
O Castelinho disponibiliza ainda uma midiateca com cerca de 750 títulos em seu acervo e acesso gratuito à internet. Tem um auditório com capacidade para 40 lugares, 3 pequenas galerias para exposições e 3 salas para debates e oficinas.
    Palácio da Cultura Gustavo Capanema, Região Metropolitana
  Rua da Imprensa, 19 - Castelo - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer12' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/KKzU05TMAGg?si=JtlzUjUo2pYBI0vy" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen></iframe id='palyer12'>
Primeiro prédio modernista do Rio de Janeiro, formado por um bloco de 14 andares, o Ministério da Educação e Saúde, projeto inspirado por Le Corbisier, passou a ser conhecido como o prédio do MEC, hoje Palácio da Cultura Gustavo Capanema, uma homenagem ao então Ministro da Pasta do Governa Vargas que ordenou sua construção. Inaugurado em 1945, congregou os melhores representantes da nova geração de arquitetos, pintores e escultores, como Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Cândido Portinari, responsável pelos painés e os azulejos decorativos do prédio, Bruno Giorgi e Roberto Burle Marx, responsável pelo aspecto paisagístico. Na edificação são elementos de detaque, o prédio solto no centro do quarteirão com as pessoas cruzando-o diagonalmente, o pilotis de dupla altura, o átrio de paredes de travertino, a escada helicoidal, a estatuária acrescentada ao passeio e as fachadas compostas de vidro e de brise-soleil, dispositivo regulável para entrada do sol.
    Fortaleza de Santa Cruz da Barra, Região Metropolitana
  Estrada de Jurujuba, s/n - Jurujuba - Niterói, RJ            
<iframe id='palyer13' title="YouTube video player" width="250" height="200" src="https://www.youtube.com/embed/uspjSTDRIEo" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer13'>
A Fortaleza de Santa Cruz da Barra localiza-se no lado esquerdo da barra da baía de Guanabara, no bairro de Jurujuba, município de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, no Brasil.
Cruzando fogos com a Fortaleza de São João, constituiu a principal estrutura defensiva da barra da baía de Guanabara e da cidade e porto do Rio de Janeiro durante o período da Colônia e do Império. Encontra-se guarnecida até aos dias de hoje, atraindo uma média de dois mil visitantes por mês, em visitas guiadas, de hora em hora, com a duração de cerca de 45 minutos. Source
    Pólo Cultural Novo Rio Antigo, Região Metropolitana
  Rua do Lavradio - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer14' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/pF999zETA5w" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer14'>
O Pólo Cultural Novo Rio Antigo é uma das áreas mais dinâmicas da cidade, com música e arte por todo lado, atraindo residentes e turistas do mundo inteiro. Em uma área que, alguns anos atrás, poderia ser chamada de decadente, ocorreu o maior fenômeno de renovação urbana do Rio de Janeiro. Jovens empresários da área de cultura e gastronomia mobilizaram-se, e encontraram apoio nos moradores e na administração pública.
Uma vez por mês, uma feira de antiguidades divide as calçadas com músicos e artistas performáticos.
Em nenhum outro lugar o Rio é tão carioca e democrático. Ao lado de monumentos históricos, como o antigo aqueduto do século 18, e dos velhos sobrados da antiga capital, encontre as casas noturnas mais procuradas da cidade: a programação varia do samba de raiz à música instrumental, passando pelo mais autêntico chorinho. À mesa, conheça o que existe de melhor em termos de gastronomia de botequim.
    Forte da Boa Viagem, Região Metropolitana
   - Boa Viagem - Niterói, RJ           
A Ilha da Boa Viagem, na ponta da Praia do mesmo nome, revela e oculta dois monumentos arquitetônicos do período colonial. Fincada em seu topo, solitária e poeticamente contemplando a baía de Guanabara, a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem se oferece aos olhos dos que a contemplam. Ocultas sob a vegetação, abaixo da Igreja, escondem-se as ruínas de uma fortificação que, no final do século XVII início do século XVIII, foi erguida com o nome de Forte da Barra, logo depois chamado Forte da Boa Viagem.
    Instituto Ciência Hoje, Região Metropolitana
  Av. Venceslau Brás, 71 casa 27 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ           
O Instituto Ciência Hoje (ICH) é uma organização social de interesse público sem fins lucrativos vinculada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
O site Ciência Hoje On-line é uma iniciativa pioneira de divulgação científica na internet brasileira. Além de disponibilizar parte do conteúdo das publicações do ICH, o site publica notícias exclusivas atualizadas diariamente que oferecem ao leitor uma cobertura dinâmica da atualidade científica no Brasil e no mundo.
Em 2007, foi lançado, em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, o livro Física Hoje - Uma aventura pela natureza: dos átomos ao universo, que reúne 11 artigos escritos por renomados pesquisadores brasileiros e originalmente publicados na revista Ciência Hoje ao longo de 2005, em comemoração ao Ano Mundial da Física.
O ICH atua também na divulgação científica em meios audiovisuais: o Instituto promoveu a realização do programa de televisão Tome Ciência, uma série semanal que abordou de forma acessível temas de ciência e tecnologia.. Em outubro de 2004, o ICH se uniu à Rede Globo na campanha Ciência Vale a Pena.
    Academia Brasileira de Cinema, Região Metropolitana
  Rua João Afonso, 60-A - Humaitá - Rio de Janeiro, RJ            
A Academia Brasileira de Cinema foi fundada em 20 de maio de 2002, e tem como objetivo promover, preservar e divulgar o cinema brasileiro, além de ser um espaço de convivência e troca de experiências entre profissionais da área.
A criação de um prêmio para celebrar a produção anual de filmes marcou o início de um projeto que aproximou mais de 300 sócios, entre realizadores, distribuidores, produtores, exibidores, técnicos, atores e outros profissionais do cinema e audiovisual.