Estado do Rio Attractions

    Praia do Leblon, Região Metropolitana

   - Rio de Janeiro, RJ            
Praia bastante familiar, com uma área específica para crianças, apelidade de Baixo Bebê. Atrai gente jovem e bonita, que costuma desfilar por seu calçadão, antecipando tendências da moda carioca. No fim da praia, junto à subida do Vidigal, encontra-se um mirante com uma vista deslumbrante da orla do Leblon e Ipanema.
    Associação Brasileira de Imprensa - ABI, Região Metropolitana
  Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Castelo - Rio de Janeiro, RJ           
Construído em três anos, de 1936 a 1939, o prédio da ABI, destaca-se inclusive por ter sido nele utilizada pela primeira vez a solução apresentada pelo legendário Le Corbusier para o problema do excesso de luz - o “brise-soleil”, quebra-sol através de persianas de concreto na fachada.
O edifício-sede da ABI foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Estadual em 1965. Sua principal característica é a unidade, que dá a tônica do conjunto, tanto nas soluções plásticas quanto nas estruturais.
A história da fundação da ABI se confunde com a de seu perseverante idealizador Gustavo de Lacerda. Criada em 7 de abril de 1908, seu principal objetivo era assegurar à classe jornalística os direitos assistenciais e tornar-se um centro poderoso de ação. Segundo o próprio Lacerda, a Associação deveria ser um campo neutro em que se pudessem abrigar todos os trabalhadores da imprensa.
    Casa da Ciência, Região Metropolitana
  Rua Lauro Müller nº 3 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ           
A Universidade Federal do Rio de Janeiro, participando do processo de valorização da cidade como centro de produção do saber inaugurou, em junho de 1995, a Casa da Ciência - Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ, espaço com 3 mil m2, explorando as diversas áreas do conhecimento através de linguagens variadas - teatro, música, oficinas, cursos, palestras, seminários e audiovisual.
As grandes atrações da Casa têm sido as exposições e mostras, mesclando um público bastante variado, que vai desde crianças em idade pré-escolar até grupos de terceira idade.
O visitante é atraído pela diversidade dos temas apresentados, pela beleza plástica das exposições e pela possibilidade de entrar em contato com um mundo novo, onde ele é o personagem principal.
    Fortaleza de São João, Região Metropolitana
  Av. João Luís Alves s/nº - URCA - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer4' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/2-YYXjHDRws" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer4'>
Em 1º de março de 1565, Estácio de Sá fundou, na Urca, entre os Morros Cara de Cão e Pão de Açúcar, a Cidade do Rio de Janeiro. Neste mesmo local foi erguida a Fortaleza de São João, constituída por três redutos (pequenos fortins também chamados de Baterias) e um grande Forte, o Forte São José, de 1578 – o terceiro forte mais antigo do país.
Depois de mais de cem anos, o Forte São José está sendo restaurado com apoio da lei Rouanet de Incentivo à Cultura. As duas primeiras fases da restauração foram patrocinadas pelo BNDES. Agora em sua terceira fase, o objetivo é fazer o restauro dos canhões do séc. XIX, e implantar projeto de iluminação para que o local possa ser visitado também à noite. A arquitetural original está sendo respeitada para que o carioca possa voltar no tempo.
A restauração do Forte São José será o ponto culminante de um grande complexo turístico-cultural dentro da Fortaleza de São João, que já está recebendo a visitação de escolas interessadas em mostrar aos seus alunos o palco de tantos momentos históricos importantes.
    Lagoa Rodrigo de Freitas, Região Metropolitana
  Av. Epitácio Pessoa e Av. Borges de Medeiros - Lagoa - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer5' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/Dep2RHJftgQ" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer5'>
Cercada pelos mais badalados bairros cariocas - Lagoa, Ipanema, Leblon, Gávea e Jardim Botânico -, emoldurada por montanhas e abraçada pelo Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas impressiona pelo pôr-do-sol e o reflexo dourado em suas águas plácidas e silenciosas, tornando-se um grande ponto de encontro, tanto para os cariocas quanto para os visitantes. Unida ao mar pelo canal do Jardim de Alah, entre Ipanema e Leblon, sua orla abriga parques, quadras de esportes, rinque de patinação, heliporto, pista para caminhadas e corrida, ciclovia e um centro gastronômico distribuído por quiosques que oferecem de comida alemã a japonesa, além de música ao vivo a partir do anoitecer. Isso sem falar nos passeios de pedalinho que, nos domingos e feriados,
    Jockey Club Brasileiro, Região Metropolitana
  Praça Santos Dumont - Gávea - Rio de Janeiro, RJ             
<object width="300" height="200"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/ybNidIsBvvk"></param><param name="wmode" value="transparent"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/ybNidIsBvvk" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="300" height="200"></embed></object>
Fundado em 1932, o Jockey Club Brasileiro teve como primeiro presidente Linneo de Paula Machado, que foi o responsável pela construção do Hipódromo da Gávea, a maior obra da cidade na época. Lá é realizado anualmente o Grande Prêmio Brasil, a prova de maior expressão do turfe nacional, também famosa pela elegância dos trajes dos visitantes da festa. O Jockey Club também possui uma sede social no Centro do Rio de Janeiro, localizada num prédio de 12 andares, projeto assinado pelo arquiteto Lúcio Costa. As dependências são amplas e espaçosas, contando com 363 salas para escritórios, sete lojas, um auditório servido por elevadores especiais, 13 andares de estacionamento para 800 carros. No 11º e 12º andares, os jardins são de Burle Marx e os interiores do arquiteto Jorge Hue. Atividades: piscina, hidroginástica, saunas, massagiata, estética, quadra poliesportiva, ginástica.
    Escola Portátil de Música, Região Metropolitana
  Av. Pasteur, 436 - Fundos - Urca - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer7' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/tv331EBaIW0" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer7'>
Aberta a todos os interessados, com resultados de amplo alcance social, comprometida com a disseminação de uma das maiores riquezas da cultura brasileira, a Escola Portátil de Música é patrocinada pela Petrobras, como projeto convidado. Graças ao patrocínio, as aulas são gratuitas, cabendo aos alunos apenas o pagamento de uma taxa semestral administrativa.
Criada por músicos de choro em 2000, a Escola Portátil de Música vem, desde então, protagonizando uma história de crescimento e sucesso. Hoje, no campus da Uni-Rio na Urca, a EPM dispõe de 23 professores e cerca de 600 alunos de flauta, clarinete, saxofone, trompete, trombone, contrabaixo, violão de 6 e 7 cordas, cavaquinho, bandolim, pandeiro, percussão, piano, acordeom e canto, sem falar das aulas de história do choro, teoria musical, harmonia, arranjo, composição, prática de conjunto etc. A formação musical oferecida pela Escola Portátil de Música é completa (teórica e prática), dando ao aluno formado a possibilidade de trabalhar dentro de qualquer estilo musical, não apenas do choro.
Consulte o site da EPM para maiores informações
    Zoonit, Região Metropolitana
  Alameda São BoaVentura, 770 - Fonseca - Niterói, RJ
          
O único zoológico no Brasil que trabalha essencialmente na reabilitação da fauna selvagem. São animais vindos das mais diversas partes, vítimas de queimadas, caçadores, poluição e doenças, que graças à nossa fundação tem uma segunda chance de vida e liberdade garantida. Além de toda essa imensa importância para a preservação de nossa biodiversidade, a Fundação Zoonit é também um grande centro de pesquisa, cultura e lazer para a comunidade.
Localizada no coração do Fonseca, um dos bairros mais tradicionais de Niterói, a Fundação Zoonit se encontra numa área de aproximadamente 10.000m2 e dispõe de 14 funcionários que estão a serviço de nossos visitantes e, é claro de nossos queridos hóspedes, os mais de 480 animais, instalados no parque. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, de utilidade pública Estadual e Municipal, registrada na Curadoria de Fundações do Ministério Público do Rio de Janeiro.
    Zoológico e Quinta da Boa Vista, Região Metropolitana
  Quinta da Boa Vista - São Cristóvão - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer9' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/ddUga3ThMZ4" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer9'>
Com uma área de 138 mil metros quadrados, mais de 2.100 animais entre répteis, mamíferos e aves e cerca de 400 espécies, o zoológico do Rio é o mais antigo do Brasil. Possui o maior plantel de primatas brasileiros, a maior coleção de aves expostas do país e, no setor de fauna, reproduzem-se espécies raras e ameaçadas de extinção como o urubu rei, a ararajuba e o mico leão dourado.
    Centro Cultural Banco do Brasil, Região Metropolitana
  R. Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro, RJ             
<iframe id='palyer10' title="YouTube video player" width="300" height="250" src="https://www.youtube.com/embed/hm_f3PtQ3bw" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer10'>
O Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro é um dos quatro CCBBs do país, que também existem nas capitais Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. Os Centros são espaços multidisciplinares com programação regular (seis dias por semana), nas áreas de artes cênicas, cinema, exposição, ideias (palestras, debates, seminários etc), música e programa educativo. O CCBB oferece ao público uma programação cultural que é referência no Rio de Janeiro e no Brasil. Com projetos nas mais diversas áreas, o Centro tem um volume de freqüentadores comparável ao de outras grandes instituições culturais do mundo.
Nos vários campos da arte, a programação procura oferecer obras que vão do clássico ao experimental, do erudito ao popular, dos grandes mestres aos talentos iniciantes. Esses critérios de seleção permitem ao CCBB alcançar freqüentadores com os mais abrangentes níveis de interesse. Instalado no número 66 da Rua Primeiro de Março, o Centro Cultural Banco do Brasil é uma das jóias arquitetônicas da Cidade. Seus espaços, organizados e adornados com elementos neoclássicos, abrigam três teatros, sala de cinema, sala de vídeo, cinco salas de exposições, biblioteca com 140 mil títulos, museu e arquivo histórico, videoteca e salão para conferências e palestras. O freqüentador dispõe ainda de restaurante, casa de chá, bombonière e loja de produtos culturais.
    Academia Brasileira de Letras, Região Metropolitana
  Av. Presidente Wilson, 203 Castelo - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer11' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/8bllkjWUZcw" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer11'>
A Academia Brasileira de Letras é uma instituição que foi fundada em 20 de julho de 1897.
Composta por 40 membros efetivos e perpétuos, eleitos em votação secreta e 20 sócios correspondentes estrangeiros, tem por fim o cultivo da língua e a literatura nacional. O Palácio Austregésilo de Athayde, situado na Avenida Presidente Wilson ao lado do Petit Trianon, foi inaugurado em 20 de julho de 1979, na presidência do Acadêmico Austregésilo de Athayde. O objetivo do então presidente era de construir um prédio moderno que no futuro se tornasse base sólida do patrimônio da Academia, além de fazê-lo instrumento de promoção da cultura sobre toda a nação brasileira.
Atualmente, parte do Palácio Austregésilo de Athayde é espaço para atividades culturais da ABL e local onde se situa a Diretoria e a Biblioteca Rodolfo Garcia.
    Instituto Ciência Hoje, Região Metropolitana
  Av. Venceslau Brás, 71 casa 27 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ           
O Instituto Ciência Hoje (ICH) é uma organização social de interesse público sem fins lucrativos vinculada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
O site Ciência Hoje On-line é uma iniciativa pioneira de divulgação científica na internet brasileira. Além de disponibilizar parte do conteúdo das publicações do ICH, o site publica notícias exclusivas atualizadas diariamente que oferecem ao leitor uma cobertura dinâmica da atualidade científica no Brasil e no mundo.
Em 2007, foi lançado, em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, o livro Física Hoje - Uma aventura pela natureza: dos átomos ao universo, que reúne 11 artigos escritos por renomados pesquisadores brasileiros e originalmente publicados na revista Ciência Hoje ao longo de 2005, em comemoração ao Ano Mundial da Física.
O ICH atua também na divulgação científica em meios audiovisuais: o Instituto promoveu a realização do programa de televisão Tome Ciência, uma série semanal que abordou de forma acessível temas de ciência e tecnologia.. Em outubro de 2004, o ICH se uniu à Rede Globo na campanha Ciência Vale a Pena.
    Escola de Belas Artes, Região Metropolitana
  Av. Ipê, 550 7º andar - Cidade Universitária - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer13' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/gGGlOzhPtaw" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer13'>
O Decreto de 12/08/1816 criando a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios implantou no Brasil a educação artística em caráter oficial. Em 05/11/1826 configurou-se a instalação definitiva da Academia Imperial das Belas Artes - como ficou conhecida a Escola Real - instituindo-se um sistema de ensino artístico que iria moldar de forma singular o desenvolvimento da arte brasileira. A partir de 08/11/1890, a antiga Academia Imperial foi transformada na Escola Nacional de Belas Antes. Em 1965 passou a se chamar Escola de Belas Artes incorporando-se a Universidade Federal do Rio de Janeiro.
    Parque das Ruínas, Região Metropolitana
  Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Tereza - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer14' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/acBy8uk2SW4" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer14'>
Um belíssimo mirante que deixa o Rio de Janeiro aos seus pés. De lá, tem-se uma visão extraordinária do centro da cidade e de toda a orla do Rio – desde o Aeroporto Santos Dumont até a Urca. Logo abaixo estão os Arcos da Lapa. Aberto ao público, o Parque foi o que restou do Palacete Murtinho Nobre, onde morou Laurinda Santos Lobo. A casa foi um dos pontos mais efervescentes da vida cultural carioca durante muitos anos, até a morte da anfitriã, em 1946. A Prefeitura fez renascer das ruínas a cultura que ali existiu. O parque abriga uma sala de exposições, auditório e cafeteria, garantindo conforto a shows musicais, happy hours e leitura de textos literários. Nas áreas ao ar livre se destacam concorridos shows e uma programação especial para as crianças nos finais de semana. Com três andares, a casa chama atenção também por sua arquitetura e estilo - tijolos aparentes combinados harmoniosamente com estruturas metálicas e de vidro.
    Sítio Roberto Burle Marx, Região Metropolitana
  *Estrada Burle Marx, 2019 - Barra de Guaratiba - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer15' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/zAew8RhR5oE" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer15'>
O Sítio do famoso paisagista abriga cerca de 3500 espécimes de plantas originárias de florestas brasileiras e de outros países, numa área de 360.000 metros quadrados. A coleção é considerada uma das mais importantes do mundo no que se refere a plantas tropicais e semi-tropicais, possuindo o título de patrimônio cultural brasileiro desde 1985. Cursos e encontros são regularmente promovidos e estudantes universitários são orientados por professores de Biologia/Botânica. Fazem parte do Conselho Consultivo do Sítio muitos dos melhores botânicos e paisagistas brasileiros que ajudam a instituição com os seus conhecimentos. O Sítio não é aberto ao público para passeios livres. É obrigatória a prévia marcação da visita que se realiza orientada por monitores.
    Pão de Açúcar, Região Metropolitana
   - Urca - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer16' title="YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/CoEsoz6mBkk" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer16'>
Em 1912, a inauguração de um caminho aéreo no Rio de Janeiro incluía no mapa turístico do Brasil empreendimento que se tornaria mundialmente famoso - o BONDINHO DO PÃO DE AÇÚCAR. Hoje, a visão dos bondinhos, no seu constante vaivém, está incorporada à paisagem carioca.
Construído, operado e mantido pela Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, o complexo turístico Pão de Açúcar foi criado para o divertimento de milhares de pessoas num local privilegiado pela beleza panorâmica.
    Radical Parque Búzios, Região dos Lagos
   - Centro - Búzios, RJ           
Kart, paintball, kids off road.