Estado do Rio Attractions

    Academia Brasileira de Letras, Região Metropolitana

  Av. Presidente Wilson, 203 Castelo - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
A Academia Brasileira de Letras é uma instituição que foi fundada em 20 de julho de 1897.
Composta por 40 membros efetivos e perpétuos, eleitos em votação secreta e 20 sócios correspondentes estrangeiros, tem por fim o cultivo da língua e a literatura nacional. O Palácio Austregésilo de Athayde, situado na Avenida Presidente Wilson ao lado do Petit Trianon, foi inaugurado em 20 de julho de 1979, na presidência do Acadêmico Austregésilo de Athayde. O objetivo do então presidente era de construir um prédio moderno que no futuro se tornasse base sólida do patrimônio da Academia, além de fazê-lo instrumento de promoção da cultura sobre toda a nação brasileira.
Atualmente, parte do Palácio Austregésilo de Athayde é espaço para atividades culturais da ABL e local onde se situa a Diretoria e a Biblioteca Rodolfo Garcia.
    Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro, Região Metropolitana
  Rua das Marrecas, 25 sala 1001 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer2' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/F_qgi30tJJk" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer2'>
Fundada em 1978 pelo Maestro Florentino Dias, a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro é reconhecida como de utilidade pública, sem fins lucrativos, e está cadastrada no Ministério da Cultura, o que permite aos seus patrocinadores e doadores beneficiarem-se com deduções no Imposto de Renda através da Lei Rouanet, além do retorno institucional ao afinarem-se com a harmonia e o belo.
Desde sua criação vem realizando várias séries de concertos, como: concertos "Classe A", no Teatro Municipal, Sala Cecília Meireles, Golden Room, Garden Hall e outros locais. Como foi criada nos moldes das grandes orquestras européias e norte-americanas, não tem vínculo com o Governo. Sua administração compõe-se de uma Diretoria, uma quadro de Patronesses e Patronos, e um Conselho Deliberativo do qual fazem parte pessoas da mais alta expressão cultural da nossa sociedade, e compõe-se de 70 músicos profissionais.
    Parque da Cidade, Região Metropolitana
  Estrada Santa Marinha, 505 - (Parque da Gávea) - Rio de Janeiro, RJ
           
<iframe id='palyer3' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/QsCxblZ5l0c" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer3'>
O local se caracteriza em parte por mata fechada e em parte por tratamento paisagístico com magníficos jardins. Em 1939 a família Guinle repassou o imóvel ao governo do Distrito Federal, que então determinou sua conversão em parque público.
Ideal para a criançada correr à vontade em locais gramados, em pisos planos e outros levemente íngreme. Um bonito lago foi formado através do trajeto de um sinuoso córrego represado. Muito bom também para namorar. Excelente para piqueniques e propício para reflexões e relaxamento dos adultos.
    Centro Cultural Banco do Brasil, Região Metropolitana
  R. Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro, RJ             
<iframe id='palyer4' title="YouTube video player" width="300" height="250" src="https://www.youtube.com/embed/hm_f3PtQ3bw" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer4'>
O Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro é um dos quatro CCBBs do país, que também existem nas capitais Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. Os Centros são espaços multidisciplinares com programação regular (seis dias por semana), nas áreas de artes cênicas, cinema, exposição, ideias (palestras, debates, seminários etc), música e programa educativo. O CCBB oferece ao público uma programação cultural que é referência no Rio de Janeiro e no Brasil. Com projetos nas mais diversas áreas, o Centro tem um volume de freqüentadores comparável ao de outras grandes instituições culturais do mundo.
Nos vários campos da arte, a programação procura oferecer obras que vão do clássico ao experimental, do erudito ao popular, dos grandes mestres aos talentos iniciantes. Esses critérios de seleção permitem ao CCBB alcançar freqüentadores com os mais abrangentes níveis de interesse. Instalado no número 66 da Rua Primeiro de Março, o Centro Cultural Banco do Brasil é uma das jóias arquitetônicas da Cidade. Seus espaços, organizados e adornados com elementos neoclássicos, abrigam três teatros, sala de cinema, sala de vídeo, cinco salas de exposições, biblioteca com 140 mil títulos, museu e arquivo histórico, videoteca e salão para conferências e palestras. O freqüentador dispõe ainda de restaurante, casa de chá, bombonière e loja de produtos culturais.
    Orquestra Petrobrás Sinfônica, Região Metropolitana
  Rua Senador Correia, 35 - Laranjeiras - Rio de Janeiro, RJ           
Idealizada e criada em 1972 pelo maestro Armando Prazeres (1934-1999), a Orquestra Petrobrás Sinfônica se consolida hoje como uma das mais conceituadas do país, ocupando um lugar de prestígio dentre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Com uma frutífera mescla de músicos jovens e experientes a OPES tem como regente titular Isaac Karabtchevsky, um nome consagrado no panorama intenacional, que retornou ao Rio de Janeiro em 2004 especialmente para assumir este posto.
    Escadaria Selarón, Região Metropolitana
   - Centro - Rio de Janeiro, RJ
           
<iframe id='palyer6' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/0A0ozaHZIw4" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer6'>
    Observatório Nacional, Região Metropolitana
  Rua Gal. José Cristino, 77 - São Cristóvão - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer7' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/6A3ORQakZ_Y" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer7'>
O Observatório Nacional foi criado oficialmente por D. Pedro I em 15 de outubro de 1827. Entre suas finalidades estava a orientação e estudos geográficos do território brasileiro e de ensino da navegação. Entretanto, segundo o Padre Serafim Leite, em 1730, os jesuítas instalaram um observatório no Morro do Castelo, na cidade do Rio de Janeiro.
O Observatório Nacional, atualmente, tem a missão de realizar pesquisa e desenvolvimento em Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Freqüência, formar pesquisadores em seus cursos de pós-graduação, capacitar profissionais, coordenar projetos e atividades nacionais nestas áreas e gerar, manter e disseminar a Hora Legal Brasileira.
O site dedica dois links para o público infantil de conteúdo lúdico muito interessantes:
Brincando com a Ciência - Jogos Interativos, Quebra Cabeças Terra, Astronomia e Galáxias.
O Pequeno Cientista - Jogos com direito a impressão, Experiências, Curiosidades e o Vamos Colorir.
Bem produzida a revista eletrônica Café Orbital, destinada a adolescentes e futuros cientistas!
    Centro de Artes Hélio Oiticica, Região Metropolitana
  Rua Luís de Camões, 68 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer8' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/RCEC8Rn8N8U" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer8'>
Helio Oiticica (1937-1980) foi um dos mais criativos artistas plásticos brasileiros. A síntese de sua obra são seus belos "Parangolés" (1964): capas, estandartes ou bandeiras coloridas de algodão ou náilon com poemas em tinta sobre o tecido a serem vestidas ou carregadas pelo ator/espectador, que passa a perceber seu corpo transformado em dança. Quase uma poesia, pois a obra de arte só se revela quando alguém a manuseia, a movimenta.
    Cinemark Brasil, Região Metropolitana
  Rua XV de Novembro, 8 - Plaza Shopping - Niterói, RJ           
    Arquivo Nacional, Região Metropolitana
  Pça. da República, 173 - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, RJ             
<iframe id='palyer10' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/H0qqelphix0" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer10'>
O Arquivo Nacional, criado em 1838, é o órgão central do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivos-SIGA, da administração pública federal. Integrante da estrutura básica da Casa Civil da Presidência da República, está diretamente subordinado à Secretaria-Executiva.
Tem por finalidade implementar e acompanhar a política nacional de arquivos, definida pelo Conselho Nacional de Arquivos - Conarq, por meio da gestão, do recolhimento, do tratamento técnico, da preservação e da divulgação do patrimônio documental do País, garantindo pleno acesso à informação, visando apoiar as decisões governamentais de caráter político-administrativo, o cidadão na defesa de seus direitos e de incentivar a produção de conhecimento científico e cultural.
    Parque Penhasco Dois Irmãos, Região Metropolitana
  Parque do Penhasco Dois Irmãos - Alto Leblon - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer11' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/vkQ41DYaUL4" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer11'>
Um dos mais bonitos cartões-postais do Rio de Janeiro, os morros dos Dois Irmãos, na Zona Sul, não devem ser admirados apenas de longe. Em seus arredores, onde já existe o mirante Sétimo Céu, se descortina um belo visual das praias de Ipanema, Leblon e São Conrado e também do Arpoador e do Cristo Redentor.
No local foi inaugurado um parque, ainda pouco explorado por cariocas e visitantes, o Parque do Penhasco Dois Irmãos, no Alto Leblon, perfeito para curtir o pôr-do-sol. Para os apreciadores de esportes radicais o local oferece ainda trilhas de terra, um pequeno teatro de arena, quadra de futebol e playground.
Uma das mais bonitas paisagens para apreciar um dos mais belos espetáculos da natureza.
No site, clique em “atrações turísticas” e siga em frente.
    Confeitaria Cavé, Região Metropolitana
  Rua 7 de Setembro, 137 - Centro - Rio de Janeiro, RJ           
A Confeitaria Cavé ou, simplesmente, Cavé, data de 1860. É a mais antiga confeitaria do Rio de Janeiro. Foi fundada por Charles Auguste Cavé, francês que ficou a frente do negócio até 1922. Entrar nela é voltar ao passado, reviver um pouco do Rio Antigo. A arquitetura marcante da Cavé possui influências de diversos países. Lustres, vitrais e vidros em geral eram franceses; as cadeiras e mesas foram projetadas por Cólon, um espanhol que residia no Brasil.
    Parque Lage, Região Metropolitana
  R. Jardim Botânico, 414 - Jardim Botanico - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer13' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/O_41g1Z2qFk" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer13'>
O Parque Lage constitui a última arbórea contínua, entre as faldas do Corcovado e a rua Jardim Botânico.
Projetado inicialmente pelo paisagista inglês John Tyndale em 1840 ao gosto dos jardins românticos, foi parcialmente reformulado, nas décadas de 1920-30 e 1930-40, principalmente o trecho à direita, quando seu proprietário, o industrial Henrique Lage, mandou edificar nova residência, em substituição à que fora de seu pai, Antônio Martins Lage.
    Praia de Itacoatiara, Região Metropolitana
   - Niterói, RJ            
<iframe id='palyer14' title="Praia de Itacoatiara - YouTube video player" width="220" height="180" src="https://www.youtube.com/embed/YuQhHeILlso" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer14'>
Possui 700m de extensão e significa em Tupi ''pedra escrita, riscada ou que tem inscrição''. Suas águas são transparentes e azuladas em meio a uma vegetação exuberante. É o paraíso dos surfistas; embora pequena, é uma das mais freqüentadas e preferidas pela juventude, e das que oferece maior riqueza de paisagem.
    Fortaleza de Santa Cruz da Barra, Região Metropolitana
  Estrada de Jurujuba, s/n - Jurujuba - Niterói, RJ            
<iframe id='palyer15' title="YouTube video player" width="250" height="200" src="https://www.youtube.com/embed/uspjSTDRIEo" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer15'>
A Fortaleza de Santa Cruz da Barra localiza-se no lado esquerdo da barra da baía de Guanabara, no bairro de Jurujuba, município de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, no Brasil.
Cruzando fogos com a Fortaleza de São João, constituiu a principal estrutura defensiva da barra da baía de Guanabara e da cidade e porto do Rio de Janeiro durante o período da Colônia e do Império. Encontra-se guarnecida até aos dias de hoje, atraindo uma média de dois mil visitantes por mês, em visitas guiadas, de hora em hora, com a duração de cerca de 45 minutos. Source
    Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro, Região Metropolitana
  Rua Silva Jardim, 23 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
A Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, organizada em 1862, é a Igreja-Mãe das Igrejas Presbiterianas do Brasil.
Restaurada e iluminada, a Catedral Presbiteriana integra o roteiro turístico do Centro Histórico do Rio de Janeiro. A igreja está situada entre a antiguidade preservada pela Praça Tiradentes, Rua da Carioca e adjacências e as linhas modernas dos espigões da av. Chile. Amplo estacionamento para visitantes com entrada no final da Avenida Passos.
    Radical Parque Búzios, Região dos Lagos
   - Centro - Búzios, RJ           
Kart, paintball, kids off road.