Estado do Rio Atrações

    Ilha Fiscal, Região Metropolitana

  Av. Alfredo Agache - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
Impossível não esticar o pescoço em direção à janela do avião quando a aeronave se prepara para aterrissar no Aeroporto Santos Dumont. Mais do que ver a pista de pouso, turistas e cariocas querem apreciar de perto os belos detalhes de um castelinho verde, salpicado de coqueiros e palmeiras, construído numa pequena ilha na Baía de Guanabara. Cenário do último grande baile do Império, realizado em 09 de novembro de 1889, a Ilha Fiscal chama a atenção na paisagem e, o que é melhor, está aberta para visitação pública.
    Aterro do Flamengo, Região Metropolitana
  Centro, Glória e Flamengo - Flamengo - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer2' title="Aterro do Flamengo - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/c2xTBZttrzA" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer2'>
O Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, conhecido como Aterro do Flamengo, possui 1.200.000m² de área verde à beira-mar,com arbustos floridos, uma profusão de árvores, compondo uma das mais visitadas e belas áreas de lazer da cidade. A idealização do parque foi de Lota Macedo Soares, de família da elite carioca. Não fez universidade mas foi aluna de Cândido Portinari e tornou-se uma esteta com conhecimento de arquitetura e urbanismo. Lota era também conhecida por sua curiosidade e conhecimento de plantas.
Lota teve a idéia de iluminar o aterro à noite para permitir passeios noturnos no parque. As quadras de esporte foram idéia sua, que são alugadas todos os dias do ano, inclusive de madrugada, quando ficam tomadas por times de várias associações. Com o aval do governador, de então, Carlos Lacerda, reuniu um grupo de amigos notáveis para materializar o projeto: o paisagista Roberto Burle Marx, o botânico Luiz Emygdio de Mello Filho e os arquitetos Affonso Eduardo Reidy, Sérgio Bernardes e Jorge Moreira.
    Instituto Ciência Hoje, Região Metropolitana
  Av. Venceslau Brás, 71 casa 27 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ           
O Instituto Ciência Hoje (ICH) é uma organização social de interesse público sem fins lucrativos vinculada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
O site Ciência Hoje On-line é uma iniciativa pioneira de divulgação científica na internet brasileira. Além de disponibilizar parte do conteúdo das publicações do ICH, o site publica notícias exclusivas atualizadas diariamente que oferecem ao leitor uma cobertura dinâmica da atualidade científica no Brasil e no mundo.
Em 2007, foi lançado, em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, o livro Física Hoje - Uma aventura pela natureza: dos átomos ao universo, que reúne 11 artigos escritos por renomados pesquisadores brasileiros e originalmente publicados na revista Ciência Hoje ao longo de 2005, em comemoração ao Ano Mundial da Física.
O ICH atua também na divulgação científica em meios audiovisuais: o Instituto promoveu a realização do programa de televisão Tome Ciência, uma série semanal que abordou de forma acessível temas de ciência e tecnologia.. Em outubro de 2004, o ICH se uniu à Rede Globo na campanha Ciência Vale a Pena.
    Academia Brasileira de Ciências, Região Metropolitana
  Rua Anfilófio de Carvalho, 29 3º andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer4' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/ogo-geEVCtk?si=n5BnfjPUlyQJogGv" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen></iframe id='palyer4'>
A Academia Brasileira de Ciências foi fundada no dia 3 de maio de 1916, na cidade do Rio de Janeiro, com o nome Sociedade Brasileira de Sciencias, alterado em 1921 para sua atual denominação. Atualmente, a Academia reúne seus membros em dez áreas especializadas: Ciências Matemáticas, Ciências Físicas, Ciências Químicas, Ciências da Terra, Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências da Engenharia e Ciências Humanas. A Academia tem desempenhado papel relevante em várias atividades ligadas à ciência no Brasil, liderando e influenciando na criação de importantes instituições, viabilizando publicações científicas, desenvolvendo programas e eventos científicos, estabelecendo convênios internacionais, e disponibilizando recursos para a sociedade acadêmica.
    Campo de São Bento, Região Metropolitana
   - Icaraí - Niterói, RJ           
Parque Prefeito Ferraz nome oficial do Campo, pertenceu aos Benedetinos do Mosteiro de São Bento, que adquiriram as terras em 1697, de Manoel Rodrigues Raimundo, saldando a dívida de forma peculiar: em gado advindo de Campos. Em 1840/41, com o Plano de Arruamento seus limites foram definidos como o que conhecemos hoje. Em 1882/83, o Parque foi aterrado e no Início deste século, foi urbanizado. Abriga o Centro Cultural Paschol Carlos Magno, uma Feira de Artesanato, exposições e inúmeras atrações.
    Sala Cecília Meireles, Região Metropolitana
  Largo da Lapa - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
A imponente e conceituada Sala Cecília Meireles, uma edificação do século XIX, está localizada na cidade do Rio de Janeiro, no Largo da Lapa. Tradicional casa de concertos de música de câmara no cenário cultural da cidade, assim denominada em homenagem à poetisa, pianista Cecília Meireles. O prédio, originalmente erguido para funcionar como hotel (Grande Hotel da Lapa) recebeu empresários e políticos da República Velha. Posteriormente, em 1948 foi reformado e transformado em sala de cinema (Cine Colonial). Desde o início da década de 70, vem recebendo atenções especiais das autoridades do estado do Rio de Janeiro com o apoio de instituições privadas objetivando manter um espaço cultural permanente para difusão de música erudita, em particular a música de câmara. O Auditório Guiomar Novaes e o Espaço Ayres de Andrade integram o Espaço. Site em desenvolvimento
    Academia Brasileira de Cinema, Região Metropolitana
  Rua João Afonso, 60-A - Humaitá - Rio de Janeiro, RJ            
A Academia Brasileira de Cinema foi fundada em 20 de maio de 2002, e tem como objetivo promover, preservar e divulgar o cinema brasileiro, além de ser um espaço de convivência e troca de experiências entre profissionais da área.
A criação de um prêmio para celebrar a produção anual de filmes marcou o início de um projeto que aproximou mais de 300 sócios, entre realizadores, distribuidores, produtores, exibidores, técnicos, atores e outros profissionais do cinema e audiovisual.
    Planetário, Região Metropolitana
  R. Padre Leonel Franca, 240 - Gávea - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer8' width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/j5HWzRbn7d0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer8'>
A Fundação Planetário do Rio é um centro de pesquisa e divulgação da ciência Astronomia e de ciências afins. Popular e lúdico, o Planetário do Rio oferece aos seus visitantes cursos, exposições temporárias, exposição permanente com 56 experimentos interativos, sessões de cúpula, visitação guiada ao museu com monitores e observações do céu semanais. A Fundação Planetário, vinculada à Secretaria das Culturas da Prefeitura do Rio, está situada no bairro da Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro.
    Observatório Nacional, Região Metropolitana
  Rua Gal. José Cristino, 77 - São Cristóvão - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer9' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/6A3ORQakZ_Y" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer9'>
O Observatório Nacional foi criado oficialmente por D. Pedro I em 15 de outubro de 1827. Entre suas finalidades estava a orientação e estudos geográficos do território brasileiro e de ensino da navegação. Entretanto, segundo o Padre Serafim Leite, em 1730, os jesuítas instalaram um observatório no Morro do Castelo, na cidade do Rio de Janeiro.
O Observatório Nacional, atualmente, tem a missão de realizar pesquisa e desenvolvimento em Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Freqüência, formar pesquisadores em seus cursos de pós-graduação, capacitar profissionais, coordenar projetos e atividades nacionais nestas áreas e gerar, manter e disseminar a Hora Legal Brasileira.
O site dedica dois links para o público infantil de conteúdo lúdico muito interessantes:
Brincando com a Ciência - Jogos Interativos, Quebra Cabeças Terra, Astronomia e Galáxias.
O Pequeno Cientista - Jogos com direito a impressão, Experiências, Curiosidades e o Vamos Colorir.
Bem produzida a revista eletrônica Café Orbital, destinada a adolescentes e futuros cientistas!
    Parque Guinle, Região Metropolitana
  Rua Gago Coutinho, 66 - Laranjeiras - Rio de Janeiro, RJ           
O Parque Guinle é um parque público localizado numa área arborizada de cerca de 30 mil metros quadrados no entorno do Palácio Laranjeiras, residência do governador do Rio de Janeiro. O Parque foi no originalmente construído como jardins do palacete da família Guinle erguido na década de 20. A partir de 1940, o Parque Guinle passou a pertencer ao Governo Federal e foi objeto de um projeto de urbanização com a construção de um conjunto de edifícios residenciais projetados pelo arquiteto Lucio Costa, concebidos conforme os princípios propostos pelo arquiteto francês Le Corbusier, que serviram de ensaio para o padrão residencial das superquadras da capital do país, Brasília.
    Igreja NªSª da Penha, Região Metropolitana
  Largo da Penha, 19 - Penha - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer11' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/hjNvs7TftO4" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer11'>
O Santuário da Penha conta com uma grande infra-estrutura que vem sendo melhorada incansavelmente para acolher a todos os Romeiros que sempre comparecem em grande quantidade, principalmente na época de festa. O Santuário da Penha fica em uma enorme e belíssima área verde, com uma localização de fácil acesso, seja pela Linha Vermelha, Linha Amarela ou Avenida Brasil. Para atender os romeiros, o Santuário da Penha conta com a comodidade de bebedouros, lanchonete e diversos banheiros, além de outras diversas instalações. Para aqueles que não desejam subir ou descer os 382 degraus da escadaria principal, o acesso do pátio até a Igreja pode ser feito através de um novíssimo bondinho, com capacidade para transportar cerca de 500 pessoas por hora.
    CBPF Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Região Metropolitana
  Rua Dr. Xavier Sigaud, 150 - Urca - Rio de Janeiro, RJ           
"Ao longo de seus quase sessenta anos de existência, a atuação do CBPF tem sido baseada nos valores éticos que constituem os pilares da atividade científica, tornando-a um dos mais importantes instrumentos para o desenvolvimento da Humanidade, e também naqueles que formam a estrutura da Sociedade Brasileira.
O CBPF consolidado e reconhecido nacional e internacionalmente como instituição de excelência em diversas áreas da Física Aplicada, Experimental e Teórica, e como centro promotor e articulador de novas idéias e iniciativas da comunidade científica brasileira, atuando efetivamente na sua consecução, disponibilizando suas instalações e implantando laboratórios multiusuários em diversos campi.
No CBPF, o ambiente de laboratórios de física experimental e o desenvolvimento de novas teorias em física conta com a atuação de diversos profissionais em várias áreas. Este ambiente tem o potencial de agregar resultados através de desenvolvimento de novas tecnologias que possam alcançar o setor produtivo, tornando-se um elemento relevante nos processos de inovação tecnológica e estimulando o desenvolvimento de produtos com ciência agregada."
    Feira de São Cristóvão, Região Metropolitana
  Campo de São Cristóvão s/nº - São Cristóvão - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer13' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/qCJMQnQ5txk" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer13'>
Tudo começou em 1945, quando os caminhões pau-de-arara, vindos de vários estados do Nordeste, chegavam ao Campo de São Cristóvão trazendo retirantes nordestinos para trabalhar na construção civil, onde já tinham vaga garantida.
O encontro dos recém-chegados com parentes e outros conterrâneos era animado com música e comida nordestinas, dando origem à Feira de São Cristóvão. Durante 58 anos, a tradicional Feira permaneceu no Campo de São Cristóvão, debaixo das árvores. Em 2003, as barracas foram transferidas para dentro do antigo Pavilhão, que foi reformado pela Prefeitura do Rio e transformado no Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. Hoje, a Feira de São Cristóvão tem boa infra-estrutura de limpeza e segurança, com banheiros públicos e estacionamento. São cerca de 700 barracas fixas, que oferecem as várias modalidades da cultura nordestina: culinária, artesanato, trios e bandas de forró, dança, cantores e poetas populares, repente e literatura de cordel.
    Rio Water Planet, Região Metropolitana
  Estrada dos Bandeirantes, 24.000 - Vargem Grande - Rio de Janeiro, RJ             
<iframe id='palyer14' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/aEN43eQspds" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer14'>
Instalado em área de 400.000 m2, cercada por florestas e aos pés do Maciço da Pedra Branca, o parque que já é o maior do gênero na América Latina virou clube. Entre as 35 atrações do complexo aquático, que incluem a praia artificial, os toboáguas, o rio lento e uma vasta área infantil, merecem destaques, a corredeira de 500 m de extensão, o space bowl com o formato de um gigantesco funil onde o visitante tem a nítida sensação de estar em um twister de emoção e lógico a imensa piscina de ondas que é o palco de várias produções de novelas e mini series da TV.
    Top Kart Indoor, Região Metropolitana
  Av. das Américas, 1510 Subsolo do Extra 24h - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ            
Uma empresa com 13 anos de atividade no segmento de kart de lazer. Iniciou sua jornada em 1996 no Shopping Nova América até o ano de 2001. Atualmente, ajusta os motores para ocupar o Pátio Norte Shopping.
A partir do ano de 2005, com a inauguração da unidade Barra da Tijuca, colocou em prática uma estrutura inovadora, com bons equipamentos, instalações adequadas, salão climatizado, lanchonete, som ambiente e equipe qualificada.
Kart infantil para crianças com altura mínima de 1,20m e altura máxima de 1,45m. Os organizadores fornecem aos pilotos macacão, luvas, pescoceira, balaclava e capacete. O modelo do motor do kart é o Moro de última geração com Motor Honda de 2,5 HP. Dois karts correm por bateria na pista infantil com duração de 15 minutos (disponível apenas no Top Kart Norte Shopping).
Promoção Kart Cultural ‘incentivo à cultura’ aberta aos freqüentadores de cinema, teatro e museu (consulte regulamento no site)
    Praia do Leblon, Região Metropolitana
   - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer16' title="Praia do Leblon - YouTube video player" width="300" height="200" src="https://www.youtube.com/embed/wmVRgPidclk" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer16'>
Praia bastante familiar, com uma área específica para crianças, apelidade de Baixo Bebê. Atrai gente jovem e bonita, que costuma desfilar por seu calçadão, antecipando tendências da moda carioca. No fim da praia, junto à subida do Vidigal, encontra-se um mirante com uma vista deslumbrante da orla do Leblon e Ipanema.
    Centro Cultural Banco do Brasil, Região Metropolitana
  R. Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro, RJ             
<iframe id='palyer17' title="YouTube video player" width="300" height="250" src="https://www.youtube.com/embed/hm_f3PtQ3bw" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer17'>
O Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro é um dos quatro CCBBs do país, que também existem nas capitais Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. Os Centros são espaços multidisciplinares com programação regular (seis dias por semana), nas áreas de artes cênicas, cinema, exposição, ideias (palestras, debates, seminários etc), música e programa educativo. O CCBB oferece ao público uma programação cultural que é referência no Rio de Janeiro e no Brasil. Com projetos nas mais diversas áreas, o Centro tem um volume de freqüentadores comparável ao de outras grandes instituições culturais do mundo.
Nos vários campos da arte, a programação procura oferecer obras que vão do clássico ao experimental, do erudito ao popular, dos grandes mestres aos talentos iniciantes. Esses critérios de seleção permitem ao CCBB alcançar freqüentadores com os mais abrangentes níveis de interesse. Instalado no número 66 da Rua Primeiro de Março, o Centro Cultural Banco do Brasil é uma das jóias arquitetônicas da Cidade. Seus espaços, organizados e adornados com elementos neoclássicos, abrigam três teatros, sala de cinema, sala de vídeo, cinco salas de exposições, biblioteca com 140 mil títulos, museu e arquivo histórico, videoteca e salão para conferências e palestras. O freqüentador dispõe ainda de restaurante, casa de chá, bombonière e loja de produtos culturais.
    Biblioteca da Marinha, Região Metropolitana
  Rua Mayrink Veiga, 28 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer18' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/cLAYGAdEHiA" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer18'>
O Serviço de Documentação da Marinha é o resultado da evolução, mais que secular, iniciada com a criação da Biblioteca da Marinha. Esta teve como embrião o Depósito de Escritos Marítimos da Real Academia dos Guardas-Marinha de Portugal, criado em 1802, e transferido para o Brasil, com a Academia, em 1808. Em 1846, foi criada a Biblioteca da Marinha. Com um acervo de aproximadamente cem mil volumes, entre livros, folhetos, periódicos e mapas, a Biblioteca da Marinha é especializada nas áreas de História Naval, História Geral e do Brasil e Cartografia.
    Point Kart Indoor, Região Metropolitana
  Rua José Higino, 115 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ
           
<iframe id='palyer19' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/Puncy_k4gIA" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer19'>
O Point Kart Indoor possui uma adequada estrutura para receber seus clientes proporcionando um ambiente familiar e agradável com amplo estacionamento, 15 karts novos, segurança para a pratica do esporte, profissionais treinados e experientes, bar temático, sala VIP para eventos, boutique com acessórios, macacões e coletes de proteção, 2 vestiários: masculino e feminino.
Eventos: Etapa do F46, Etapa do KTL e o Campeonato Tijucano.
Escola de Pilotagem todos os sábados das 14 até as 16 horas, para crianças a partir de 8 anos e 1,5 m. de altura, orientados por instrutores com grande experiência em kartismo, ministrando aulas teóricas e práticas.
Adultos sem limite de idade.
    Palácio Tiradentes, Região Metropolitana
  Rua Primeiro de Março s/nº - Praça XV - Rio de Janeiro, RJ           
Com a mudança da Capital Federal para Brasília, em 1960 a cidade do Rio de Janeiro passou à qualidade de Estado da Guanabara e o Palácio Tiradentes passou a ser a sede da Assembléia Legislativa do Estado da Guanabara. Anteriormente entre 1926 a 1960, serviu à Câmara Federal. A Guanabara existiria entre 1960 e 1975, quando se fundiu ao Estado do Rio de Janeiro e o Palácio Tiradentes passou a abrigar a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O painel decorativo do plenário do Palácio Tiradentes foi executado por Eliseu Visconti em 1926 e representa a assinatura da primeira Constituição Republicana de 1891. No grande painel, restaurado em 2001, figuram em tamanho natural os retratos dos sessenta e três constituintes
    Forte de Copacabana, Região Metropolitana
  Praça Coronel Eugênio Franco, 01 - Copacabana - Rio de Janeiro, RJ
           
<iframe id='palyer21' title="Forte de Copacabana - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/tmNrshyUhFQ" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer21'>
Construído em 1914, com o objetivo de reforçar a defesa da Baía de Guanabara, o Forte de Copacabana oferece aos seus visitantes muitas curiosidades e atrações. No Museu Histórico do Exército, fatos marcantes estão registrados através de exposições, exibições de vídeo, maquetes e, até, um setor interativo, original e bastante visitado pelos freqüentadores do Forte. Tudo com direito a uma vista panorâmica de um dos pontos mais belos de toda a nossa Costa. Crédito: acervo riotur.
    Radical Parque Búzios, Região dos Lagos
   - Centro - Búzios, RJ           
Kart, paintball, kids off road.