Região Metropolitana Artes marciais

    SeiShinKan de Karatê e Kobu-Do

  Rua das Palmeiras, 66 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ           
Como o Judo, o Karate também chegou ao Brasil com os imigrantes japoneses no ano de 1908 e instalou-se primeiro em São Paulo, principalmente nas cidades do interior. Criado por nativos e monges da antigüidade instintivamente e desenvolvido por samurais, o Karatê é uma arte marcial oficial folclórica ritualista tradicional da Ilha de Okinawa (Japão), linha zen, inspirada pelos fenômenos da natureza e observações dos animais, com finalidades educacionais, terapêuticas, defesa pessoal, ética, estética e uma proposta estilística de vida.
Muito apreciado em todas as camadas sociais é hoje esporte olímpico praticado em mais de 150 países.
Seus preceitos incluem respeito, cortesia, paz, fraternidade, dedicação, harmonia, justiça, união, humildade, paciência, otimismo, bom-senso, prudência, controle da violência e disciplina.
Efeitos imediatos são elasticidade, reflexo,auto-confiança, controle do stress, bem-estar, sensibilidade, percepção, intuição, criatividade e segurança pessoal.
    Academia Budokan
  Rua do Matoso, 248 - Rio Comprido - Rio de Janeiro, RJ
          
Espaço real de 600m2 divididos em salas de ginástica, dança, musculação e artes marciais, incluindo luta livre, vale tudo, muay thai, karatê e capoeira, com uma estrutura moderna e planejada. A meta da academia é criar um ambiente descontraido, aliado a uma completa aparelhagem para cada grupo muscular. http://www.academiabudokan.com.br/
    Ricardo Martins Sensei
  Estrada dos Três Rios, 607 - Freguesia - Rio de Janeiro, RJ           
O Mestre Ricardo Martins, é o instrutor de Aikido do Kohirajuku Kanie Dojos - Owari Aikika. Ricardo foi aluno direto dos mestres Shihan Masakazu Kitahira 8º Dan (Hiroshima Aikikai), Roberto Maruyama 6º Dan (Instituto Maruyama - Pres. Brazil Aikikai), Sensei Severino Sales 6º Dan (Pres. FEBRAI), Sensei Pedro Paulo 5º Dan (Aikido Rio de Janeiro), Sensei Adélio 4º Dan, Sensei Ortega 4º Dan (Aikido Rio de Janeiro), Sensei Luis Cláudio 2º Dan (Instituto Takemussu) e do saudoso Mestre Clóvis (Independente).
Dojos em Jacarepaguá e Botafogo (Rua São Clemente, 155).
    Monnerat Kung Fu Niterói
  Rua Moreira Cesar, 24, Icaraí - Niterói, RJ           
Kung Fu - Sistema Wing Chun - Defesa Pessoal
    Grupo Capoeira Brasil
  Estrada dos Três Rios, 721 - Freguesia - Rio de Janeiro, RJ           
O Grupo Capoeira Brasil, criado em 1989, foi fundado pelo Mestre Boneco (Beto Simas), Mestre Paulão e Mestre Paulinho Sabiá. Desde sua fundação, o Grupo Capoeira Brasil vem crescendo tanto em quantidade como em qualidade. A organização Capoeira Brasil já alcança quase a totalidade dos estados brasileiros e encontra-se presente em mais de 15 países nos cinco continentes. Ao mesmo tempo, o Grupo Capoeira Brasil tem uma preocupação fundamental com o corpo de educadores, pois tem a consciência do quanto é importante um bom educador na formação da criança e do adolescente. Dispõe de 10 Mestres, dezenas de Contra-Mestres e centenas de professores e instrutores. Onde praticar no Rio de Janeiro: Academia Estilo Saúde e Academia Rio Swim, ambas em Jacarepaguá
    Judô Clube Leonardo Lara
  Rua Alfredo Pinto 4-B - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ
          
Consagrado na formação de atletas campeões de judô, Leonardo Lara, faixa preta 5° DAN e criador do Judô Clube que leva o seu nome, fez constar em seu currículo graduação pelo Curso de Educação e Treinamento pela Federação Internacionao de Judô.
Aulas com boa freqüência para crianças de 3 a 5 anos, judô infantil para crianças de 6 a 10 anos, estimulando a disciplina e a auto confiança.
Judô feminino com excelente procura.
Endereços:
Sede Rua Alfredo Pinto, 4-B - Tijuca
Núcleo 1 Academia Pro Trainer - Tijuca
Núcleo 2 Colégio Batista - Tijuca
Núcleo 3 Colégio Braga Carneiro Tijuca
Núcleo 4 Academia KDM Vila Isabel
    Rio-Aikido Dojo
  Condomínio Novo Leblon - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ           
O Rio-Aikido Dojo tem sua sede no Rio de Janeiro, dentro do condomínio Novo Leblon na Barra da Tijuca. Tem como objetivo colocar em prática os princípios do Ki-Aikido como são ensinados pelo Sensei Kenjiro Yoshigasaki. A prática do Aikido está intimamente ligada ao entendimento e ao uso da percepção da mente/corpo. É parte integral de nossas aulas, o treino de unificação mente e corpo.
    Academia Nikon Karate Kyokai
  Rua Félix da Cunha, 65 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ           
O surgimento da academia NKK na cidade do Rio de Janeiro está intrinsecamente ligado à vinda do Shihan Sadamu Uriu para esta cidade. Formado em economia, mas especialista na área de Artes Marciais, desenvolveu o Karate estilo Shotokan no Brasil.
Em meados de 76, sensei Uriu, estabeleceu-se na Tijuca, na Rua Félix da Cunha, 65, até os dias atuais, sendo que a academia passara a denominar-se NKK, em virtude do estreito relacionamento do sensei Uriu com os mestres da então Nihon Karate Kyokai (sensei Nakayama fora seu professor na Universidade Takudai, de onde saíram os maiores e melhores Karatecas do Mundo).
A NKK se tornou uma referência para todos os que praticam Karate no Rio de Janeiro e no Brasil e conserva a aparência e o espírito dos Dojos japoneses tradicionais. Lá é a segunda casa de Mestre Uriu, que está sempre aberta a todos que se interessam pelo Karate
    Nova Geração Centro de Lutas
  Av. Bartlomeu Mitre, 808-B - Leblon - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer9' title="Nova Geração Centro de Lutas - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/Uiy7XjXfgFM" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer9'>
Francisco Toco, responsável pela Nova Geração, foi introduzido ao jiu-jitsu por seu amigo Rodrigo Medeiros, que já praticava há 6 meses e insistia para que ele treinasse. Através de seu incentivo, começou a praticar o esporte com o professor Maneco. Desde então, não parou mais.
    Tkdrio de Taekwondo
  Rua da Conceição, 188 / 3º piso - Niterói Shopping - Niterói, RJ           
A Associação TKDRIO de Taekwondo, ou simplesmente, TKDRIO como é comumente conhecida, surgiu pela iniciativa de um grupo de faixas pretas que preocupados com o desenvolvimento da arte marcial Taekwondo, resolveram juntar esforços para melhor compreenderem e se aprimorarem dentro desta arte marcial coreana, bem como, propiciar a todos direta ou indiretamente a eles vinculados à mesma oportunidade de crescimento. A proposta da TKDRIO está voltada a atender as necessidades de seus três “pilares fundamentais”: alunos – atletas – professores.
    Brasa Clube de Jiu Jitsu
  Praça Santos Dumont, 62-A - Gávea - Rio de Janeiro, RJ           
Nascido no Rio de Janeiro, Muzio De Angelis começou a treinar Jiu-Jitsu aos 5 anos, por iniciativa de seu pai Pierino De Angelis, faixa preta formado pelo mestre João Alberto Barreto. Foi aluno do Mestre Sylvio Bhering e Roberto Traven. Foi campeão diversas vezes em todas as faixas e em agosto de 2005 alcançou um de seus maiores objetivos, o de chegar às 100 medalhas, tornando-se um dos maiores competidores com mais títulos no Jiu-Jitsu. Atualmente se dedica a desenvolver sua equipe, na Academia Gávea Gym, onde é o Coordenador de Artes Marciais.
    Grupo Capoeira Brasil
  Av. Rui Barbosa, 325 s/201, São Francisco - Niterói, RJ           
Mestre Paulinho Sabiá.
    Tkdrio de Taekwondo
  Rua Marcionilio Abreu Campos, 25 - Alcântara - São Gonçalo, RJ           
A Associação TKDRIO de Taekwondo, ou simplesmente, TKDRIO como é comumente conhecida, surgiu pela iniciativa de um grupo de faixas pretas que preocupados com o desenvolvimento da arte marcial Taekwondo, resolveram juntar esforços para melhor compreenderem e se aprimorarem dentro desta arte marcial coreana, bem como, propiciar a todos direta ou indiretamente a eles vinculados à mesma oportunidade de crescimento. A proposta da TKDRIO está voltada a atender as necessidades de seus três “pilares fundamentais”: alunos – atletas – professores.
    Clube Kanji de Lutas
  Rua Galvão, 73 - Barreto - Niterói, RJ           
O Clube Kanji de jiu-jitsu ressurgiu no segundo semestre do ano de 2003, apos uma reunião entre a antiga Equipe Elos representada na época pelos professores Vanessa Barradas e Fabricio Rodrigues e a Equipe Manager Representada pelo Professor Evilasio Velloso apos muitas idéias renasce o Clube Kanji de Jiu-Jitsu, que já havia existido, mas estava desativado. O mesmo voltou com força total com uma nova formação e com uma sede no SESC São Gonçalo e uma filial primeiramente no CESSERJ e mudando para o 5 de julho ambos no Barreto em Niterói. A formação na época da equipe de era Faixa Preta 3 Graus responsável pela equipe Evilasio Velloso Ribeiro e mais 2 faixas pretas Julio Cesar e Luis Fernando Rachide, esse eram responsáveis pelo SESC são Gonçalo e no 5 de julho o Faixa Marrom Fabricio Rodrigues e a Faixa Roxa Vanessa Barradas. Após algumas mudanças o Clube Kanji saiu do SESC São Gonçalo um tempo depois também saiu do 5 de julho e passou a para uma nova sede onde se encontra ate hoje na ONG NÚCLEO BARRETO no bairro do Barreto em Niterói. Após alguns estudos e por questões de Marketing passou e se chamar Clube Kanji de Lutas (C.K. L), e como os professores também tem formação em outras artes marcias alem do jiu-jitsu o judô, Wrestling e Grappling.
    Gracie Barra
  Av. Comte. Júlio de Moura, 300 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ            
Segundo alguns historiadores o Jiu-jitsu ou "arte suave", nasceu na Índia e era praticado por monges budistas. Preocupados com a auto defesa, os monges desenvolveram uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio, do sistema de articulação do corpo e das alavancas, evitando o uso da força e de armas. Com a expansão do budismo o jiu-jitsu percorreu o Sudeste asiático, a China e, finalmente, chegou ao Japão, onde se desenvolveu e popularizou-se. A partir do final do século XIX, alguns mestres de jiu-jitsu migraram do Japão para outros Continentes, vivendo do ensino da arte marcial e das lutas que realizavam. A história da Gracie Barra, fundada e dirigida por Carlos Gracie Jr. está diretamente relacionada com história do próprio masters. Nascido de uma família de lutadores liderada pelo seu pai Carlos Gracie, um espiritualista por natureza, que tinha por finalidade, difundir o jiu-jitsu, já que o aprendizado dessa arte lhe trouxera enormes benefícios na vida. A primeira sede da Gracie Barra foi em uma casa na Olegário Maciel 484 - começando com aproximadamente 20 alunos e após um ano 200 alunos praticavam jiu-jitsu no local. Mudaram então para a academia Espaço Vital (atual ByFit). Desde então começaram a projetar a Gracie Barra em competições esportivas e hoje formam a maior equipe de Jiu-Jitsu de mundo. A Grace Barra conta com 13 Unidades no Estado do Rio de Janeiro.
    Tkdrio de Taekwondo
  Rua Lemos Cunha, 355 - Icaraí - Niterói, RJ           
A Associação TKDRIO de Taekwondo, ou simplesmente, TKDRIO como é comumente conhecida, surgiu pela iniciativa de um grupo de faixas pretas que preocupados com o desenvolvimento da arte marcial Taekwondo, resolveram juntar esforços para melhor compreenderem e se aprimorarem dentro desta arte marcial coreana, bem como, propiciar a todos direta ou indiretamente a eles vinculados à mesma oportunidade de crescimento. A proposta da TKDRIO está voltada a atender as necessidades de seus três “pilares fundamentais”: alunos – atletas – professores.
    Ganseki Dojo Aikido
  Rua Jurupari, 18 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer17' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/kngl4NlmGZM?si=DLo8I92-1XQYtwA5" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" referrerpolicy="strict-origin-when-cross-origin" allowfullscreen></iframe id='palyer17'>
O Ganseki Dojo é uma associação sem fins lucrativos que, desde 2005, divulga a prática de Aikido. Também promove e apoia encontros de praticantes em todas as atividades que se julguem importantes para o desenvolvimento dos seus associados, dentro desta arte marcial. Os treinos no Ganseki Dojo são conduzidos por Walter Amorim Sensei, 2o Dan com 18 anos de prática continua dentro do aikido, filiado a União Sul Americana de Aikido.
    Judô Hélio Fernando
  Alameda São Boa Ventura, Nº 824 - Academia Power House - Niterói, RJ           
O Judô no Brasil foi introduzido no inicio do Século XX pelos primeiro imigrantes japoneses que vieram trabalhar na lavoura do café em fazendas localizadas nos estados de São Paulo e Paraná. O Brasil teve dois grandes mestres desse esporte que lamentavelmente passaram despercebidos diante de nosso público devido a empresa especializada dar valor apenas ao Futebol. Foram eles Ryuzo Ogawa e Sensei Ono.
    Centro de Artes Marciais Highway One
  Rua President Baker, 229-A - Niterói, RJ           
Núcleo de excelência, onde a experiência de mais de vinte anos no Taekwondo (1 Olimpíada, 6 Mundiais, 4 Copas do Mundo, 4 Sulamericanos e 3 Panamericanos), aliada ao conhecimento científico, adquirido na graduação e pós-graduação em Educação Física, proporcionam aulas e treinamento de alto nível, priorizando valores como: ética, conduta, respeito, educação, saúde e qualidade de vida. Oferecendo também iniciação e prática em outras artes marciais: Aikido, Kung Fu e Ninjutsu.
    Artes Marciais Highway One
  Rua Presidente Backer, 229 - Icaraí - Niterói, RJ           
Aulas de: Aikido, Flexionamento, Jiu-Jitsu, Karatê, Hung-Fu, Ninjutsu, Thai Boxing
    Escola de Artes Marciais Hodory
  Rua Raul Travassos, 188 - Piratininga - Niterói, RJ             
<iframe id='palyer21' src='https://www.youtube.com/embed/?listType=user_uploads&list=IanoHausen'></iframe id='palyer21'>
O Hodory iniciou suas atividades como uma "escolinha" implantada numa das salas de um Colégio em Piratininga - Niterói - RJ, em 8 junho 1998, com a finalidade de oferecer a arte marcial através de uma proposta totalmente diferenciada da que já existia no mercado. O nome Hodory foi inspirado numa personagem da cultura coreana, muito presente nas lendas locais. Ho (é oriundo da palavra Horangi, tigre em coreano) e Dory (diminutivo masculino coreano). Portanto Hodory significa Pequeno Tigre.
    Instituto Niten
  Av. Quintino Bocaiuva - Aeroclube de Charita - Niterói, RJ           
O Instituto Niten iniciou os treinos no Rio de Janeiro em 2000 com treinos aos sábados. Hoje no Rio treinamos em diversos dias da semana e locais, crianças e adultos de todas as idades, homens e mulheres. Nos treinamentos transmitimos as tradições guerreiras da espada samurai, o KENJUTSU, JOJUTSU e IAIJUTSU e a CULTURA e FILOSOFIA do BUSHIDO a partir dos ensinamentos de nosso Sensei Jorge Kishikawa, passados pelo Senpai Wenzel Bohm e o Método KIR.
    Judô Hélio Fernando
  Rua Lemos Cunha, 355 - Academia Aqua Fish - Niterói, RJ           
O Judô no Brasil foi introduzido no inicio do Século XX pelos primeiro imigrantes japoneses que vieram trabalhar na lavoura do café em fazendas localizadas nos estados de São Paulo e Paraná. O Brasil teve dois grandes mestres desse esporte que lamentavelmente passaram despercebidos diante de nosso público devido a empresa especializada dar valor apenas ao Futebol. Foram eles Ryuzo Ogawa e Sensei Ono.