Região Metropolitana Atrações

    Centro Esportivo Miécimo da Silva

  Rua Olinda Elis, 470 - Campo Grande - Rio de Janeiro, RJ            
Referência no município e um dos mais importantes do estado do Rio de Janeiro, tendo sediado diversas competições nacionais e internacionais, como a Copa do Mundo de Judô para Deficientes Visuais, em 2001; o Grand Prix de Atletismo, a Copa do Mundo de Natação e a Copa do Mundo de Ginástica, todos em 2004; e os Jogos Mundiais em cadeira de Rodas & Amputados, em setembro de 2005.
Ocupando uma área de 64 mil metros quadrados, o complexo tem capacidade para abrigar 3.835 espectadores no ginásio e 1.953 no estádio.
Entre outros destaques, possui um Ginásio Esportivo que leva o nome do grande jogador de basquetebol, Algodão, nascido em Campo Grande, e um dos maiores jogadores do esporte de todos os tempos no país, campeão mundial ao lado de outros grandes craques como Rosa Branca, Jatir e Wlamir Marques.
    Casa França Brasil
  Rua Visconde de Itaboraí, 78, - Centro - Rio de Janeiro, RJ             
<iframe id='palyer2' src='https://www.youtube.com/embed/?listType=user_uploads&list=CasaFrBrasil'></iframe id='palyer2'>
A Casa França-Brasil é um Centro Cultural difusor de Arte Contemporânea, com Exposições, Projeto Educativo, Sala de Leitura e Bistrô. A instituição está instalada numa construção neoclássica tombada, projetada no século XIX. Em janeiro de 1816 chegou ao Rio de Janeiro uma Missão Artística Francesa chefiada pelo escritor Joachim Lebreton (1760-1819), com o objetivo de formar no Brasil o núcleo de uma Academia de Belas Artes. De suas atividades deriva o projeto do prédio que hoje abriga a Casa França-Brasil, de autoria de Grandjean de Montigny, idealizado para ser uma Praça de Comércio (inaugurada em 13/10/1820 e fechada um ano depois). Em 1824, o prédio é reaberto como alfândega. E, 1956 a 1978, sedia o II Tribunal do Júri. Fechado desde então, é reinaugurado em 29/03/1990 depois de convênio firmado entre a Secretaria Estadual de Cultural, a Secretaria de Patrimônio Histórico e Artístico, a Fundação Nacional Pró-Memória, o Ministério da Cultura da França, a Fundação Roberto Marinho e a Rodhia para a execução das obras que o tornaram um centro cultural.
    Música no Museu
  Praça Pio X, 55 gr. 202 - Centro - Rio de Janeiro, RJ             
<iframe id='palyer3' src='https://www.youtube.com/embed/?listType=user_uploads&list=MMUSEU'></iframe id='palyer3'>
Música no Museu, é a versão brasileira do que acontece nos museus de maior expressão no mundo: Metropolitan, MoMA, Guggenhein (Nova Iorque), Louvre, Picasso, Montmartre (Paris), Gulbenkian (Lisboa), Prado (Madrid) etc. que, a par de suas atividades principais nas artes plásticas, dedicam amplos espaços à música. A música como elo entre as artes plásticas e os seus próprios cenários dos museus trazem um ganho considerável a sua densidade cultura razendo-lhes um ganho considerável na sua densidade cultural.
Todos os concertos são gratuitos e neles busca-se privilegiar a música de boa qualidade, sem distinção de procedência, escola ou época.
    Observatório Nacional
  Rua Gal. José Cristino, 77 - São Cristóvão - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer4' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/6A3ORQakZ_Y" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer4'>
O Observatório Nacional foi criado oficialmente por D. Pedro I em 15 de outubro de 1827. Entre suas finalidades estava a orientação e estudos geográficos do território brasileiro e de ensino da navegação. Entretanto, segundo o Padre Serafim Leite, em 1730, os jesuítas instalaram um observatório no Morro do Castelo, na cidade do Rio de Janeiro.
O Observatório Nacional, atualmente, tem a missão de realizar pesquisa e desenvolvimento em Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Freqüência, formar pesquisadores em seus cursos de pós-graduação, capacitar profissionais, coordenar projetos e atividades nacionais nestas áreas e gerar, manter e disseminar a Hora Legal Brasileira.
O site dedica dois links para o público infantil de conteúdo lúdico muito interessantes:
Brincando com a Ciência - Jogos Interativos, Quebra Cabeças Terra, Astronomia e Galáxias.
O Pequeno Cientista - Jogos com direito a impressão, Experiências, Curiosidades e o Vamos Colorir.
Bem produzida a revista eletrônica Café Orbital, destinada a adolescentes e futuros cientistas!
    Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro
  Rua das Marrecas, 25 sala 1001 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer5' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/F_qgi30tJJk" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer5'>
Fundada em 1978 pelo Maestro Florentino Dias, a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro é reconhecida como de utilidade pública, sem fins lucrativos, e está cadastrada no Ministério da Cultura, o que permite aos seus patrocinadores e doadores beneficiarem-se com deduções no Imposto de Renda através da Lei Rouanet, além do retorno institucional ao afinarem-se com a harmonia e o belo.
Desde sua criação vem realizando várias séries de concertos, como: concertos "Classe A", no Teatro Municipal, Sala Cecília Meireles, Golden Room, Garden Hall e outros locais. Como foi criada nos moldes das grandes orquestras européias e norte-americanas, não tem vínculo com o Governo. Sua administração compõe-se de uma Diretoria, uma quadro de Patronesses e Patronos, e um Conselho Deliberativo do qual fazem parte pessoas da mais alta expressão cultural da nossa sociedade, e compõe-se de 70 músicos profissionais.
    Terra Encantada Parque
  Av. Ayrton Senna, 2800 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ
          
Os personagens foram criados especialmente para o Parque, com base no tema, que é a cultura brasileira e suas origens: indígena, africana e européia. Aproveitando a beleza e a força da nossa natureza, tiveram destaque alguns animais ameaçados de extinção - como o mico leão dourado, a arara azul e o boto cor-de-rosa -, que conseguiram se salvar e foram viver na Terra Encantada.
    Top Kart Indoor Extra Barra
  Avenida das Americas 1510 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer7' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/ClOUbvA5uZQ" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer7'>
Uma organização de esporte e lazer onde se pode desfrutar de inúmeras atividades ligadas ao kart. Os organizadores oferecem desde escola de pilotagem para crianças obedecidadas, naturalmente, regras de segurança que o esporte requer, até preparação de jovens e adultos para competições regionais.
Atualmente o Top Kart conta com 2 unidades no Rio de Janeiro, localizadas na Barra da Tijuca e no Shopping Nova América, onde além das corridas de kart, Top Kart tambem oferece salão de jogos, simuladores de corrida e salão para realização de festas eventos ou reuniões. Infraestrutura completa do local incluindo festas, churrascos, confraternizações e outros eventos.
    Biblioteca da Marinha
  Rua Mayrink Veiga, 28 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer8' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/cLAYGAdEHiA" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer8'>
O Serviço de Documentação da Marinha é o resultado da evolução, mais que secular, iniciada com a criação da Biblioteca da Marinha. Esta teve como embrião o Depósito de Escritos Marítimos da Real Academia dos Guardas-Marinha de Portugal, criado em 1802, e transferido para o Brasil, com a Academia, em 1808. Em 1846, foi criada a Biblioteca da Marinha. Com um acervo de aproximadamente cem mil volumes, entre livros, folhetos, periódicos e mapas, a Biblioteca da Marinha é especializada nas áreas de História Naval, História Geral e do Brasil e Cartografia.
    Centro Cultural Banco do Brasil
  R. Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro, RJ             
<iframe id='palyer9' title="YouTube video player" width="300" height="250" src="https://www.youtube.com/embed/hm_f3PtQ3bw" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer9'>
O Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro é um dos quatro CCBBs do país, que também existem nas capitais Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. Os Centros são espaços multidisciplinares com programação regular (seis dias por semana), nas áreas de artes cênicas, cinema, exposição, ideias (palestras, debates, seminários etc), música e programa educativo. O CCBB oferece ao público uma programação cultural que é referência no Rio de Janeiro e no Brasil. Com projetos nas mais diversas áreas, o Centro tem um volume de freqüentadores comparável ao de outras grandes instituições culturais do mundo.
Nos vários campos da arte, a programação procura oferecer obras que vão do clássico ao experimental, do erudito ao popular, dos grandes mestres aos talentos iniciantes. Esses critérios de seleção permitem ao CCBB alcançar freqüentadores com os mais abrangentes níveis de interesse. Instalado no número 66 da Rua Primeiro de Março, o Centro Cultural Banco do Brasil é uma das jóias arquitetônicas da Cidade. Seus espaços, organizados e adornados com elementos neoclássicos, abrigam três teatros, sala de cinema, sala de vídeo, cinco salas de exposições, biblioteca com 140 mil títulos, museu e arquivo histórico, videoteca e salão para conferências e palestras. O freqüentador dispõe ainda de restaurante, casa de chá, bombonière e loja de produtos culturais.
    Feira de Artes e Artesanato
  Campo de São Bento - Icaraí - Niterói, RJ
           
<iframe id='palyer10' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/PVvIjX85UBA" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer10'>
Em 1977, junto a Feira de Livros que acontecia no Campo de São Bento, uma vasta área verde dentro da cidade, alguns artesãos e um artista plástico começaram a expor os seus trabalhos e obras de artes.
Com a transferência de outro grupo (artesãos e artistas plásticos) que faziam parte de uma feira, coordenada por órgão da prefeitura (entre 1983/1987, no centro da cidade), para essa área, começavam as atividades da Feira de Artesanatos do Campo de São Bento. Passando por tantas mudanças, hoje ela comporta, entre artesãos e artistas plásticos, 307 barracas e painéis. Com a criação da área de alimentação, foram acrescidas mais 40 barracas.
Essa feira é realizada aos sábados e domingos das 09:00 às 15:00 horas. http://www.feira-artesanato.com.br
    Sambódromo
  Av. Marquês de Sapucaí s/nº - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer11' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/u3pspilHkFs" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer11'>
    Porto Maravilha
  Rua Sacadura cabral, 133 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer12' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/HNZvURed7Jg" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer12'>
O Porto Maravilha é um projeto de recuperação da infraestrutura urbana, dos transportes, do meio ambiente e dos patrimônios histórico e cultural da Região Portuária do Rio de Janeiro. No centro da reurbanização está a melhoria das condições habitacionais e a atração de novos moradores para a área de 5 milhões de metros quadrados(m²). A chegada de grandes empresas, os novos incentivos fiscais e a prestação de serviços públicos de qualidade estimulam o crescimento da população e da economia. Projeções de adensamento demográfico indicam salto dos atuais 32 mil para 100 mil habitantes em 10 anos na região que engloba na íntegra os bairros do Santo Cristo, Gamboa, Saúde e trechos do Centro, Caju, Cidade Nova e São Cristóvão.
    Cinemark Brasil
  Rua XV de Novembro, 8 - Plaza Shopping - Niterói, RJ           
    Arena Paintball, São Gonçalo
  Rua: Brás Cuba, nº 92 - Maria Paula - São Gonçcalo, RJ
          
Uma idéia que costuma ser erroneamente pré-concebida é a de que o paintball é um esporte violento e perigoso. Este é um julgamento próprio de quem não conhece o esporte. Muitas pesquisas já foram realizadas no mundo sobre a taxa de acidentes nos esportes e o paintball é considerado um dos mais seguros, com uma taxa insignificante de acidentes, que não chega nem perto de outros esportes como futebol, ciclismo, artes marciais, etc. Quanto à violência, no paintball o contato físico é contra as regras, o que já elimina muitos problemas. http://www.arenapaintball.com.br/
    Zoonit
  Alameda São BoaVentura, 770 - Fonseca - Niterói, RJ
          
O único zoológico no Brasil que trabalha essencialmente na reabilitação da fauna selvagem. São animais vindos das mais diversas partes, vítimas de queimadas, caçadores, poluição e doenças, que graças à nossa fundação tem uma segunda chance de vida e liberdade garantida. Além de toda essa imensa importância para a preservação de nossa biodiversidade, a Fundação Zoonit é também um grande centro de pesquisa, cultura e lazer para a comunidade.
Localizada no coração do Fonseca, um dos bairros mais tradicionais de Niterói, a Fundação Zoonit se encontra numa área de aproximadamente 10.000m2 e dispõe de 14 funcionários que estão a serviço de nossos visitantes e, é claro de nossos queridos hóspedes, os mais de 480 animais, instalados no parque. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, de utilidade pública Estadual e Municipal, registrada na Curadoria de Fundações do Ministério Público do Rio de Janeiro.
    Praia de Charitas
   - Niterói, RJ            
<iframe id='palyer16' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/_2P0Tpc6WEk" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer16'>
De areia clara e águas calmas, seu nome deriva de ''cáritas'' - caridade em latim. É muito freqüentada por desportistas aficcionados em windsurf e esqui-aquático. Também se identifica como local de pouso de praticantes de vôo livre.
    Florália
  Estrada da Figueira, 592 - Caramujo - Niterói, RJ            
<iframe id='palyer17' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/DPZVt42oorw" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer17'>
A Florália foi fundada em 1956 por Rolf Altenburg, um descendente de alemães apaixonado por orquídeas, uma referência no país e no mundo entre os orquidófilos por sua vasta seleção de espécies da flor. A Florália é reconhecida nacional e internacionalmente por produzir orquídeas híbridas, que são admiradas em várias parte do mundo por colecionadores e cultivadores em grande escala pelo tamanho e beleza das suas cores. Venha conhecer um dos maiores orquidários do Brasil. Além das orquídeas, a Florária também oferece uma grande variedade de plantas, como diversos tipos de flores e árvores frutíferas. Além de ser o local ideal para quem quer montar um jardim, a Florália é uma boa opção de passeio para a família, principalmente para crianças, pois conta com um simpático parquinho e um cercadinho com aves.
    Parque Estadual da Serra da Tiririca
   - Niterói, RJ             
<iframe id='palyer18' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/ErilHu2Pl64" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer18'>
Divisor de águas da bacia do sistema lagunar de Piratininga e Itaipu, é o limite natural entre os municípios de Niterói, São Gonçalo e Maricá, apresentando uma cobertura florestal de Mata Atlântica em boas condições.
    Teatro Municipal de Niterói
  Rua XV de Novembro, 35 - Centro - Niterói, RJ
           
<iframe id='palyer19' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/N6ISwlQNbIc" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer19'>
O Teatro Municipal João Caetano foi reinaugurado em 1995, após uma profunda restauração. O projeto de recuperação encarou um grande desafio que era respeitar os aspectos históricos e ao mesmo tempo dotá-lo de modernidade. Ao longo de sua história, o teatro sofreu sucessivas obras de reformas que foram alterando a forma original do prédio, adaptando espaços e desfigurando seus seus núcleos históricos, dando origem a um prédio com características de diferentes épocas. No entanto, a fachada manteve as linhas arquitetônicas neoclássicas da reforma de 1888 e 1889.
    Caminho Niemeyer
   - São Domingos - Niterói, RJ            
<iframe id='palyer20' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/gn-cEEAhS3s" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer20'>
Museu de Arte Contemporânea de Niterói tinha sido concluído ainda há poucos meses, quando o então prefeito da cidade, Jorge Roberto Silveira, convidou o arquiteto Oscar Niemeyer para uma nova empreitada. Pensando em revitalizar a zona central de Niterói, Jorge Roberto decidiu construir num terreno de 72.000 m² à beira mar, um complexo arquitetônico, voltado para a cultura e a religião da população. Certo de que seria um importante intervenção urbanística, o prefeito convidou Niemeyer para criar as edificações que, juntas com o MAC, formariam um caminho ao longo da orla, o Caminho Niemeyer. Source
    Campo de São Bento
   - Icaraí - Niterói, RJ           
Parque Prefeito Ferraz nome oficial do Campo, pertenceu aos Benedetinos do Mosteiro de São Bento, que adquiriram as terras em 1697, de Manoel Rodrigues Raimundo, saldando a dívida de forma peculiar: em gado advindo de Campos. Em 1840/41, com o Plano de Arruamento seus limites foram definidos como o que conhecemos hoje. Em 1882/83, o Parque foi aterrado e no Início deste século, foi urbanizado. Abriga o Centro Cultural Paschol Carlos Magno, uma Feira de Artesanato, exposições e inúmeras atrações.
    Observatório Jovem do Rio de Janeiro/UFF
  Rua Visconde de Rio Branco, 882 Bl. D sl. 538 - Gragoatá - Niterói, RJ           
O Observatório iniciou suas atividades no ano de 2001, como projeto de Extensão da Faculdade de Educação da UFF. Nossas principais preocupações de estudo, pesquisa e extensão estão relacionadas com as transformações da condição juvenil na história, as situações de vida dos jovens na contemporaneidade e suas mobilizações sociais, culturais e políticas.. Nosso grupo se organiza em torno de duas linhas de pesquisa: a) Juventude e processos educativos e b) Juventude e culturas da participação. O Observatório Jovem do Rio de Janeiro é cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq e também está presente no Conselho Nacional de Juventude juntamente com o Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
    Praia de Itaipú
   - Niterói, RJ            
<iframe id='palyer23' title="Praia de Itaipú - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/V_hWfiHVPrI" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer23'>
Seu nome, na língua Tupi significa "água que sai do meio das pedras". Possui restaurantes de frutos do mar, todos na areia da praia, de onde se pode apreciar o mais belo pôr-do-sol da cidade. O canal de ligação da lagoa de Itaipu com o oceano, é o limite natural entre a praia de Itaipu e a de Camboinhas.