Região Metropolitana Attractions

1
Forte de Copacabana
  Praça Coronel Eugênio Franco, 01 - Copacabana - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer1' title="Forte de Copacabana - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/tmNrshyUhFQ" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer1'>
Construído em 1914, com o objetivo de reforçar a defesa da Baía de Guanabara, o Forte de Copacabana oferece aos seus visitantes muitas curiosidades e atrações. No Museu Histórico do Exército, fatos marcantes estão registrados através de exposições, exibições de vídeo, maquetes e, até, um setor interativo, original e bastante visitado pelos freqüentadores do Forte. Tudo com direito a uma vista panorâmica de um dos pontos mais belos de toda a nossa Costa. Crédito: acervo riotur.
2
Centro Cultural Banco do Brasil
  R. Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer2' title="YouTube video player" width="300" height="250" src="https://www.youtube.com/embed/hm_f3PtQ3bw" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer2'>
O Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro é um dos quatro CCBBs do país, que também existem nas capitais Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. Os Centros são espaços multidisciplinares com programação regular (seis dias por semana), nas áreas de artes cênicas, cinema, exposição, ideias (palestras, debates, seminários etc), música e programa educativo. O CCBB oferece ao público uma programação cultural que é referência no Rio de Janeiro e no Brasil. Com projetos nas mais diversas áreas, o Centro tem um volume de freqüentadores comparável ao de outras grandes instituições culturais do mundo.
Nos vários campos da arte, a programação procura oferecer obras que vão do clássico ao experimental, do erudito ao popular, dos grandes mestres aos talentos iniciantes. Esses critérios de seleção permitem ao CCBB alcançar freqüentadores com os mais abrangentes níveis de interesse. Instalado no número 66 da Rua Primeiro de Março, o Centro Cultural Banco do Brasil é uma das jóias arquitetônicas da Cidade. Seus espaços, organizados e adornados com elementos neoclássicos, abrigam três teatros, sala de cinema, sala de vídeo, cinco salas de exposições, biblioteca com 140 mil títulos, museu e arquivo histórico, videoteca e salão para conferências e palestras. O freqüentador dispõe ainda de restaurante, casa de chá, bombonière e loja de produtos culturais.
3
Praia de Copacabana
   - Copacabana - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer3' title="Praia de Copacabana - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/cda3nXa1R6A" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer3'>
Carinhosamente apelidada pela população de Princesinha do Mar, uma canção popular dos brasileiros João de Barro, o Braguinha, e Alberto Ribeiro, a praia de Copacabana localiza-se no bairro de mesmo nome, na zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Copacabana conta com bicicletário, ciclovia, quiosques, hotéis, bares e restaurantes, freqüentados tanto de dia como à noite. Além de dois Fortes Militares, um em cada extremidade da praia, com vistas panorâmicas, abertos à visitação.
Tamanho fascínio também se dá pelo belíssimo calçadão da Avenida Atlântica em pedras portuguesas brancas e pretas, que formam um lindo mosaico no formato de ondas, inspirado no calçadão de Lisboa e usado por Burle Max na praia. Possuem grande infraestrutura de hotéis e quiosques, que atrem turistas do mundo inteiro.
Palco da maior festa de Réveillon do planeta, com seus fogos mundialmente conhecidos, reúne mais de três milhões de pessoas. Suas areias também abrigam grandiosos eventos como os Jogos Pan-americanos do Rio 2007, campeonatos mundiais de futebol de areia e campeonatos mundiais de vôlei.
4
Academia Brasileira de Música
  Rua da Lapa, 120 12º andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ              
Fundada no dia 14 de julho de 1945, por Heitor Villa-Lobos, nos moldes da Academia Francesa, a Academia Brasileira de Música é instituição cultural sem fins lucrativos composta de quarenta Acadêmicos, personalidades de destaque no meio musical brasileiro nas áreas da composição musical, da interpretação e da musicologia.
5
Observatório Nacional
  Rua Gal. José Cristino, 77 - São Cristóvão - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer5' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/6A3ORQakZ_Y" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer5'>
O Observatório Nacional foi criado oficialmente por D. Pedro I em 15 de outubro de 1827. Entre suas finalidades estava a orientação e estudos geográficos do território brasileiro e de ensino da navegação. Entretanto, segundo o Padre Serafim Leite, em 1730, os jesuítas instalaram um observatório no Morro do Castelo, na cidade do Rio de Janeiro.
O Observatório Nacional, atualmente, tem a missão de realizar pesquisa e desenvolvimento em Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Freqüência, formar pesquisadores em seus cursos de pós-graduação, capacitar profissionais, coordenar projetos e atividades nacionais nestas áreas e gerar, manter e disseminar a Hora Legal Brasileira.
O site dedica dois links para o público infantil de conteúdo lúdico muito interessantes:
Brincando com a Ciência - Jogos Interativos, Quebra Cabeças Terra, Astronomia e Galáxias.
O Pequeno Cientista - Jogos com direito a impressão, Experiências, Curiosidades e o Vamos Colorir.
Bem produzida a revista eletrônica Café Orbital, destinada a adolescentes e futuros cientistas!
6
Sala Cecília Meireles
  Largo da Lapa - Centro - Rio de Janeiro, RJ              
A imponente e conceituada Sala Cecília Meireles, uma edificação do século XIX, está localizada na cidade do Rio de Janeiro, no Largo da Lapa. Tradicional casa de concertos de música de câmara no cenário cultural da cidade, assim denominada em homenagem à poetisa, pianista Cecília Meireles. O prédio, originalmente erguido para funcionar como hotel (Grande Hotel da Lapa) recebeu empresários e políticos da República Velha. Posteriormente, em 1948 foi reformado e transformado em sala de cinema (Cine Colonial). Desde o início da década de 70, vem recebendo atenções especiais das autoridades do estado do Rio de Janeiro com o apoio de instituições privadas objetivando manter um espaço cultural permanente para difusão de música erudita, em particular a música de câmara. O Auditório Guiomar Novaes e o Espaço Ayres de Andrade integram o Espaço. Site em desenvolvimento
7
Fortaleza de São João
  Av. João Luís Alves s/nº - URCA - Rio de Janeiro, RJ              
Em 1º de março de 1565, Estácio de Sá fundou, na Urca, entre os Morros Cara de Cão e Pão de Açúcar, a Cidade do Rio de Janeiro. Neste mesmo local foi erguida a Fortaleza de São João, constituída por três redutos (pequenos fortins também chamados de Baterias) e um grande Forte, o Forte São José, de 1578 – o terceiro forte mais antigo do país.
Depois de mais de cem anos, o Forte São José está sendo restaurado com apoio da lei Rouanet de Incentivo à Cultura. As duas primeiras fases da restauração foram patrocinadas pelo BNDES. Agora em sua terceira fase, o objetivo é fazer o restauro dos canhões do séc. XIX, e implantar projeto de iluminação para que o local possa ser visitado também à noite. A arquitetural original está sendo respeitada para que o carioca possa voltar no tempo.
A restauração do Forte São José será o ponto culminante de um grande complexo turístico-cultural dentro da Fortaleza de São João, que já está recebendo a visitação de escolas interessadas em mostrar aos seus alunos o palco de tantos momentos históricos importantes.
8
Praia de Boa Viagem
   - Niterói, RJ              
Possui extensão aproximada de 450m. Linda praia limitada por elevações, com sua ilha. Possui águas claras e esverdeadas, com areia clara e fina. Da praia, avista-se à direita, a passarela de cimento que dá acesso à ilha, e à esquerda o Museu de Arte Contemporânea.
9
Casa da Ciência
  Rua Lauro Müller nº 3 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ              
A Universidade Federal do Rio de Janeiro, participando do processo de valorização da cidade como centro de produção do saber inaugurou, em junho de 1995, a Casa da Ciência - Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ, espaço com 3 mil m2, explorando as diversas áreas do conhecimento através de linguagens variadas - teatro, música, oficinas, cursos, palestras, seminários e audiovisual.
As grandes atrações da Casa têm sido as exposições e mostras, mesclando um público bastante variado, que vai desde crianças em idade pré-escolar até grupos de terceira idade.
O visitante é atraído pela diversidade dos temas apresentados, pela beleza plástica das exposições e pela possibilidade de entrar em contato com um mundo novo, onde ele é o personagem principal.
10
Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
  Rua José Higino, 115 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ              
Antiga fábrica de cerveja, construída no início do século XX em estilo clássico da arquitetura industrial inglesa e tombada pelo município em 1994, o prédio que hoje abriga o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro foi cedido pelo Grupo Pão de Açúcar à Prefeitura do Rio.
Inaugurado em agosto de 2004, o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, um dos maiores complexos culturais da América Latina, é um equipamento dedicado ao desenvolvimento da dança em todo o município do Rio, com os objetivos de dar suporte para grupos, artistas e companhias emergentes, multiplicar o acesso à arte do movimento a crianças, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais e reconstruir conceitos da dança contemporânea em parceria com os centros de pesquisa de dança das universidades públicas e particulares.
O espaço, ocupando 5 andares, oferece uma programação especial com performances e espetáculos, além de oficinas gratuitas de dança.
11
CBPF Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
  Rua Dr. Xavier Sigaud, 150 - Urca - Rio de Janeiro, RJ              
"Ao longo de seus quase sessenta anos de existência, a atuação do CBPF tem sido baseada nos valores éticos que constituem os pilares da atividade científica, tornando-a um dos mais importantes instrumentos para o desenvolvimento da Humanidade, e também naqueles que formam a estrutura da Sociedade Brasileira.
O CBPF consolidado e reconhecido nacional e internacionalmente como instituição de excelência em diversas áreas da Física Aplicada, Experimental e Teórica, e como centro promotor e articulador de novas idéias e iniciativas da comunidade científica brasileira, atuando efetivamente na sua consecução, disponibilizando suas instalações e implantando laboratórios multiusuários em diversos campi.
No CBPF, o ambiente de laboratórios de física experimental e o desenvolvimento de novas teorias em física conta com a atuação de diversos profissionais em várias áreas. Este ambiente tem o potencial de agregar resultados através de desenvolvimento de novas tecnologias que possam alcançar o setor produtivo, tornando-se um elemento relevante nos processos de inovação tecnológica e estimulando o desenvolvimento de produtos com ciência agregada."
12
Trem do Corcovado
  Rua Cosme Velho, 513 - Cosme Velho - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer12' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/a5nVbTzopzA" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer12'>
O Trem do Corcovado é uma linha férrea localizada na cidade do Rio de Janeiro. A linha começa em Cosme Velho e segue até o cume do Corcovado, a uma altitude de 710m. O cume é famoso pela estátua do Cristo Redentor e pela vistá aérea de várias praias do Rio de Janeiro.
A linha possui 3,8km de extensão e utiliza um sistema de tração elétrico. A linha foi inaugurada pelo imperador Dom Pedro II em 9 de Outubro de 1884. Inicialmente utilizava tração mecânica, sendo que o sistema de tração elétrico foi instalado em 1910, se tornando pioneiro no Brasil. Em 1980 a linha foi modernizada com a compra de trens da empresa SLM, sediada na cidade de Winterthur, Suíça.
A linha férrea do Corcovado é uma das poucas que ainda utilizam um sistema elétrico trifásico, possuindo, assim, dois cabos aéreos. A linha possui 4 trens, cada qual com dois vagões. O trajeto é completado em cerca de 20 minutos, sendo que um trem parte a cada meia hora, o que dá ao sistema uma capacidade de transporte de 360 passageiros por hora. Devido à capacidade limitada, o acesso à estação pode levar horas Source
13
Praia de Jurujuba
   - Niterói, RJ              
<iframe id='palyer13' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/paUsV9lnCXg" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer13'>
Suas águas são escuras e calmas. A colônia de pescadores ali tem sua sede. A enseada de Jurujuba é cenário da Festa de São Pedro dos Pescadores, realizada anualmente em 29 de Junho. Além da Igreja de São Pedro dos Pescadores, na orla há vários restaurantes típicos de frutos do mar e bares.
14
Caminho Niemeyer
   - São Domingos - Niterói, RJ              
<iframe id='palyer14' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/gn-cEEAhS3s" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer14'>
Museu de Arte Contemporânea de Niterói tinha sido concluído ainda há poucos meses, quando o então prefeito da cidade, Jorge Roberto Silveira, convidou o arquiteto Oscar Niemeyer para uma nova empreitada. Pensando em revitalizar a zona central de Niterói, Jorge Roberto decidiu construir num terreno de 72.000 m² à beira mar, um complexo arquitetônico, voltado para a cultura e a religião da população. Certo de que seria um importante intervenção urbanística, o prefeito convidou Niemeyer para criar as edificações que, juntas com o MAC, formariam um caminho ao longo da orla, o Caminho Niemeyer. Source
15
Praia de São Francisco
   - Niterói, RJ              
<iframe id='palyer15' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/J1KDqZl7fwQ" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer15'>
Suas águas são calmas, com areia clara e fina. Localiza-se numa área residencial e conta com calçadão em toda a orla, que é muito usado para passeios, jogging e ciclismo, ideal também, para a prática de esportes a vela.
16
Praia de Adão e Eva
   - Niterói, RJ              
<iframe id='palyer16' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/EHOhRN9TL60" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer16'>
Duas praias gêmeas, a primeira tem 250m e a segunda 150m. Águas calmas e de coloração esverdeada, com areias claras e finas, localizam-se bem próximo à entrada da Baía de Guanabara e dão acesso à Fortaleza de Santa de Cruz.
17
Teatro Municipal de Niterói
  Rua XV de Novembro, 35 - Centro - Niterói, RJ
             
<iframe id='palyer17' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/N6ISwlQNbIc" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer17'>
O Teatro Municipal João Caetano foi reinaugurado em 1995, após uma profunda restauração. O projeto de recuperação encarou um grande desafio que era respeitar os aspectos históricos e ao mesmo tempo dotá-lo de modernidade. Ao longo de sua história, o teatro sofreu sucessivas obras de reformas que foram alterando a forma original do prédio, adaptando espaços e desfigurando seus seus núcleos históricos, dando origem a um prédio com características de diferentes épocas. No entanto, a fachada manteve as linhas arquitetônicas neoclássicas da reforma de 1888 e 1889.
18
Arena Paintball, São Gonçalo
  Rua: Brás Cuba, nº 92 - Maria Paula - São Gonçcalo, RJ
             
Uma idéia que costuma ser erroneamente pré-concebida é a de que o paintball é um esporte violento e perigoso. Este é um julgamento próprio de quem não conhece o esporte. Muitas pesquisas já foram realizadas no mundo sobre a taxa de acidentes nos esportes e o paintball é considerado um dos mais seguros, com uma taxa insignificante de acidentes, que não chega nem perto de outros esportes como futebol, ciclismo, artes marciais, etc. Quanto à violência, no paintball o contato físico é contra as regras, o que já elimina muitos problemas. http://www.arenapaintball.com.br/
19
Cinemark Brasil
  Rua XV de Novembro, 8 - Plaza Shopping - Niterói, RJ              
20
Praia do Sossego, Niterói
   - Niteroi, RJ              
<iframe id='palyer20' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/qC42bRuV0os" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer20'>
Localizada entre Piratininga e Camboinhas é de pequena extensão e bastante freqüentada pelos que vem pelo mar em lanchas e iates, pois seu difícil acesso, através de uma trilha, não é muito conhecido. É um dos mais belos recantos da cidade
21
Florália
  Estrada da Figueira, 592 - Caramujo - Niterói, RJ              
<iframe id='palyer21' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/DPZVt42oorw" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer21'>
A Florália foi fundada em 1956 por Rolf Altenburg, um descendente de alemães apaixonado por orquídeas, uma referência no país e no mundo entre os orquidófilos por sua vasta seleção de espécies da flor. A Florália é reconhecida nacional e internacionalmente por produzir orquídeas híbridas, que são admiradas em várias parte do mundo por colecionadores e cultivadores em grande escala pelo tamanho e beleza das suas cores. Venha conhecer um dos maiores orquidários do Brasil. Além das orquídeas, a Florária também oferece uma grande variedade de plantas, como diversos tipos de flores e árvores frutíferas. Além de ser o local ideal para quem quer montar um jardim, a Florália é uma boa opção de passeio para a família, principalmente para crianças, pois conta com um simpático parquinho e um cercadinho com aves.
22
Campo de São Bento
   - Icaraí - Niterói, RJ              
Parque Prefeito Ferraz nome oficial do Campo, pertenceu aos Benedetinos do Mosteiro de São Bento, que adquiriram as terras em 1697, de Manoel Rodrigues Raimundo, saldando a dívida de forma peculiar: em gado advindo de Campos. Em 1840/41, com o Plano de Arruamento seus limites foram definidos como o que conhecemos hoje. Em 1882/83, o Parque foi aterrado e no Início deste século, foi urbanizado. Abriga o Centro Cultural Paschol Carlos Magno, uma Feira de Artesanato, exposições e inúmeras atrações.
23
Praia de Gragoatá
   - Niterói, RJ              
Possui 80m de extensão, seu nome deriva de uma planta abundante no local (gravatá - caroá duro, bromélia de fibra resistente). Pequena praia ao lado do forte com o mesmo nome, de águas tranqüilas e esverdeadas, sua areia é escura e fina.