Região Metropolitana Atrações

    Centro Cultural Oduvaldo Viana Filho

  Praia do Flamengo, 158 - Flamengo - Rio de Janeiro, RJ
           
O Castelinho do Flamengo, também conhecido como Castelinho das Bruxas e Castelinho do Flamengo, patrimônio histórico tombado da cidade, construção residencial do Comendador Joaquim da Silva Cardoso e sua esposa Dona Carolina.Castelinho no início do Século XX, foi projetado em 1916 pelo arquiteto italiano Gino Copede e sua construção terminou em 1918.
O Centro Cultural municipal foi criado em 1992. O nome escolhido buscou homenagear o dramaturgo carioca Oduvaldo Vianna Filho, carinhosamente chamado pelos amigos de Vianinha, falecido precocemente em 1974.
A programação do espaço privilegia a palavra e inclui exposições de poesia visual, oficinas de literatura, filosofia e artes, cursos, debates, seminários e mostras especiais de filmes em vídeo.
O Castelinho disponibiliza ainda uma midiateca com cerca de 750 títulos em seu acervo e acesso gratuito à internet. Tem um auditório com capacidade para 40 lugares, 3 pequenas galerias para exposições e 3 salas para debates e oficinas.
    Palácio do Itamaraty
  Av. Marechal Floriano, 196 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer2' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/nAwzXdrHQec?si=vGjS0hGYUhns9vX4" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen></iframe id='palyer2'>
O Palácio do Itamaraty, de grande valor histórico e artístico é uma construção de 1851, autoria de Francisco José da Rocha, Conde de Itamarati. Foi sede do governo republicano de 1889 a 1898 e sede do Ministério das Relações Exteriores de 1899 a 1970. Os jardins e lago internos são de autoria de Jacinto Rebelo, como também o projeto do edifício principal do palácio, em estilo neoclássico, simétrico e de nobres proporções. Abriga, hoje, o Museu Histórico e Diplomático, Arquivo Histórico e Mapoteca. A edificação é o 8º prédio tombado pelo Patrimônio Histórico no país. Funciona no Palácio Itamaraty, a mais completa biblioteca de referência das Nações Unidas no Brasil, com documentos sobre a Organização internacional. A Biblioteca do Centro de Informação da ONU no Rio de Janeiro possui mais de 15 mil livros e 300 títulos de periódicos a disposição dos usuários, além de folhetos e material informativo.
    Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro
  Rua Silva Jardim, 23 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
A Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, organizada em 1862, é a Igreja-Mãe das Igrejas Presbiterianas do Brasil.
Restaurada e iluminada, a Catedral Presbiteriana integra o roteiro turístico do Centro Histórico do Rio de Janeiro. A igreja está situada entre a antiguidade preservada pela Praça Tiradentes, Rua da Carioca e adjacências e as linhas modernas dos espigões da av. Chile. Amplo estacionamento para visitantes com entrada no final da Avenida Passos.
    Academia Brasileira de Cinema
  Rua João Afonso, 60-A - Humaitá - Rio de Janeiro, RJ            
A Academia Brasileira de Cinema foi fundada em 20 de maio de 2002, e tem como objetivo promover, preservar e divulgar o cinema brasileiro, além de ser um espaço de convivência e troca de experiências entre profissionais da área.
A criação de um prêmio para celebrar a produção anual de filmes marcou o início de um projeto que aproximou mais de 300 sócios, entre realizadores, distribuidores, produtores, exibidores, técnicos, atores e outros profissionais do cinema e audiovisual.
    Biblioteca da Marinha
  Rua Mayrink Veiga, 28 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer5' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/cLAYGAdEHiA" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer5'>
O Serviço de Documentação da Marinha é o resultado da evolução, mais que secular, iniciada com a criação da Biblioteca da Marinha. Esta teve como embrião o Depósito de Escritos Marítimos da Real Academia dos Guardas-Marinha de Portugal, criado em 1802, e transferido para o Brasil, com a Academia, em 1808. Em 1846, foi criada a Biblioteca da Marinha. Com um acervo de aproximadamente cem mil volumes, entre livros, folhetos, periódicos e mapas, a Biblioteca da Marinha é especializada nas áreas de História Naval, História Geral e do Brasil e Cartografia.
    Fortaleza de São João
  Av. João Luís Alves s/nº - URCA - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer6' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/2-YYXjHDRws" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer6'>
Em 1º de março de 1565, Estácio de Sá fundou, na Urca, entre os Morros Cara de Cão e Pão de Açúcar, a Cidade do Rio de Janeiro. Neste mesmo local foi erguida a Fortaleza de São João, constituída por três redutos (pequenos fortins também chamados de Baterias) e um grande Forte, o Forte São José, de 1578 – o terceiro forte mais antigo do país.
Depois de mais de cem anos, o Forte São José está sendo restaurado com apoio da lei Rouanet de Incentivo à Cultura. As duas primeiras fases da restauração foram patrocinadas pelo BNDES. Agora em sua terceira fase, o objetivo é fazer o restauro dos canhões do séc. XIX, e implantar projeto de iluminação para que o local possa ser visitado também à noite. A arquitetural original está sendo respeitada para que o carioca possa voltar no tempo.
A restauração do Forte São José será o ponto culminante de um grande complexo turístico-cultural dentro da Fortaleza de São João, que já está recebendo a visitação de escolas interessadas em mostrar aos seus alunos o palco de tantos momentos históricos importantes.
    Confeitaria Colombo
  Rua Gonçalves Dias, 32 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer7' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/76oMto99f7M" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer7'>
Fundada em 1894, a Confeitaria Colombo faz parte do patrimônio cultural e artístico da cidade e é o ponto de referência do turismo da cidade. Com um pedaço do passado que visita o presente, a Confeitaria Colombo é o exemplo típico da arquitetura art nouveau e d belle époque carioca. Tradicional ponto de encontro de artistas, intelectuais e políticos, seus luxuosos salões trazem de volta a mesma atmosfera de quando eram freqüentados por Olavo Bilac, Rui Barbosa, Vila Lobos, Getúlio Vargas, entre outros.
    Observatório Jovem do Rio de Janeiro/UFF
  Rua Visconde de Rio Branco, 882 Bl. D sl. 538 - Gragoatá - Niterói, RJ           
O Observatório iniciou suas atividades no ano de 2001, como projeto de Extensão da Faculdade de Educação da UFF. Nossas principais preocupações de estudo, pesquisa e extensão estão relacionadas com as transformações da condição juvenil na história, as situações de vida dos jovens na contemporaneidade e suas mobilizações sociais, culturais e políticas.. Nosso grupo se organiza em torno de duas linhas de pesquisa: a) Juventude e processos educativos e b) Juventude e culturas da participação. O Observatório Jovem do Rio de Janeiro é cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq e também está presente no Conselho Nacional de Juventude juntamente com o Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
    Centro Esportivo Miécimo da Silva
  Rua Olinda Elis, 470 - Campo Grande - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer9' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/lQOU3W9dOJQ" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer9'>
Referência no município e um dos mais importantes do estado do Rio de Janeiro, tendo sediado diversas competições nacionais e internacionais, como a Copa do Mundo de Judô para Deficientes Visuais, em 2001; o Grand Prix de Atletismo, a Copa do Mundo de Natação e a Copa do Mundo de Ginástica, todos em 2004; e os Jogos Mundiais em cadeira de Rodas & Amputados, em setembro de 2005.
Ocupando uma área de 64 mil metros quadrados, o complexo tem capacidade para abrigar 3.835 espectadores no ginásio e 1.953 no estádio.
Entre outros destaques, possui um Ginásio Esportivo que leva o nome do grande jogador de basquetebol, Algodão, nascido em Campo Grande, e um dos maiores jogadores do esporte de todos os tempos no país, campeão mundial ao lado de outros grandes craques como Rosa Branca, Jatir e Wlamir Marques.
    Casa França Brasil
  Rua Visconde de Itaboraí, 78, - Centro - Rio de Janeiro, RJ             
<iframe id='palyer10' src='https://www.youtube.com/embed/?listType=user_uploads&list=CasaFrBrasil'></iframe id='palyer10'>
A Casa França-Brasil é um Centro Cultural difusor de Arte Contemporânea, com Exposições, Projeto Educativo, Sala de Leitura e Bistrô. A instituição está instalada numa construção neoclássica tombada, projetada no século XIX. Em janeiro de 1816 chegou ao Rio de Janeiro uma Missão Artística Francesa chefiada pelo escritor Joachim Lebreton (1760-1819), com o objetivo de formar no Brasil o núcleo de uma Academia de Belas Artes. De suas atividades deriva o projeto do prédio que hoje abriga a Casa França-Brasil, de autoria de Grandjean de Montigny, idealizado para ser uma Praça de Comércio (inaugurada em 13/10/1820 e fechada um ano depois). Em 1824, o prédio é reaberto como alfândega. E, 1956 a 1978, sedia o II Tribunal do Júri. Fechado desde então, é reinaugurado em 29/03/1990 depois de convênio firmado entre a Secretaria Estadual de Cultural, a Secretaria de Patrimônio Histórico e Artístico, a Fundação Nacional Pró-Memória, o Ministério da Cultura da França, a Fundação Roberto Marinho e a Rodhia para a execução das obras que o tornaram um centro cultural.
    Música no Museu
  Praça Pio X, 55 gr. 202 - Centro - Rio de Janeiro, RJ             
<iframe id='palyer11' src='https://www.youtube.com/embed/?listType=user_uploads&list=MMUSEU'></iframe id='palyer11'>
Música no Museu, é a versão brasileira do que acontece nos museus de maior expressão no mundo: Metropolitan, MoMA, Guggenhein (Nova Iorque), Louvre, Picasso, Montmartre (Paris), Gulbenkian (Lisboa), Prado (Madrid) etc. que, a par de suas atividades principais nas artes plásticas, dedicam amplos espaços à música. A música como elo entre as artes plásticas e os seus próprios cenários dos museus trazem um ganho considerável a sua densidade cultura razendo-lhes um ganho considerável na sua densidade cultural.
Todos os concertos são gratuitos e neles busca-se privilegiar a música de boa qualidade, sem distinção de procedência, escola ou época.
    Observatório Nacional
  Rua Gal. José Cristino, 77 - São Cristóvão - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer12' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/6A3ORQakZ_Y" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer12'>
O Observatório Nacional foi criado oficialmente por D. Pedro I em 15 de outubro de 1827. Entre suas finalidades estava a orientação e estudos geográficos do território brasileiro e de ensino da navegação. Entretanto, segundo o Padre Serafim Leite, em 1730, os jesuítas instalaram um observatório no Morro do Castelo, na cidade do Rio de Janeiro.
O Observatório Nacional, atualmente, tem a missão de realizar pesquisa e desenvolvimento em Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Freqüência, formar pesquisadores em seus cursos de pós-graduação, capacitar profissionais, coordenar projetos e atividades nacionais nestas áreas e gerar, manter e disseminar a Hora Legal Brasileira.
O site dedica dois links para o público infantil de conteúdo lúdico muito interessantes:
Brincando com a Ciência - Jogos Interativos, Quebra Cabeças Terra, Astronomia e Galáxias.
O Pequeno Cientista - Jogos com direito a impressão, Experiências, Curiosidades e o Vamos Colorir.
Bem produzida a revista eletrônica Café Orbital, destinada a adolescentes e futuros cientistas!
    Feira de Artes e Artesanato
  Campo de São Bento - Icaraí - Niterói, RJ
           
<iframe id='palyer13' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/PVvIjX85UBA" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer13'>
Em 1977, junto a Feira de Livros que acontecia no Campo de São Bento, uma vasta área verde dentro da cidade, alguns artesãos e um artista plástico começaram a expor os seus trabalhos e obras de artes.
Com a transferência de outro grupo (artesãos e artistas plásticos) que faziam parte de uma feira, coordenada por órgão da prefeitura (entre 1983/1987, no centro da cidade), para essa área, começavam as atividades da Feira de Artesanatos do Campo de São Bento. Passando por tantas mudanças, hoje ela comporta, entre artesãos e artistas plásticos, 307 barracas e painéis. Com a criação da área de alimentação, foram acrescidas mais 40 barracas.
Essa feira é realizada aos sábados e domingos das 09:00 às 15:00 horas. http://www.feira-artesanato.com.br
    Cinemark Brasil
  Rua XV de Novembro, 8 - Plaza Shopping - Niterói, RJ           
    Arena Paintball, São Gonçalo
  Rua: Brás Cuba, nº 92 - Maria Paula - São Gonçcalo, RJ
          
Uma idéia que costuma ser erroneamente pré-concebida é a de que o paintball é um esporte violento e perigoso. Este é um julgamento próprio de quem não conhece o esporte. Muitas pesquisas já foram realizadas no mundo sobre a taxa de acidentes nos esportes e o paintball é considerado um dos mais seguros, com uma taxa insignificante de acidentes, que não chega nem perto de outros esportes como futebol, ciclismo, artes marciais, etc. Quanto à violência, no paintball o contato físico é contra as regras, o que já elimina muitos problemas. http://www.arenapaintball.com.br/
    Zoonit
  Alameda São BoaVentura, 770 - Fonseca - Niterói, RJ
          
O único zoológico no Brasil que trabalha essencialmente na reabilitação da fauna selvagem. São animais vindos das mais diversas partes, vítimas de queimadas, caçadores, poluição e doenças, que graças à nossa fundação tem uma segunda chance de vida e liberdade garantida. Além de toda essa imensa importância para a preservação de nossa biodiversidade, a Fundação Zoonit é também um grande centro de pesquisa, cultura e lazer para a comunidade.
Localizada no coração do Fonseca, um dos bairros mais tradicionais de Niterói, a Fundação Zoonit se encontra numa área de aproximadamente 10.000m2 e dispõe de 14 funcionários que estão a serviço de nossos visitantes e, é claro de nossos queridos hóspedes, os mais de 480 animais, instalados no parque. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, de utilidade pública Estadual e Municipal, registrada na Curadoria de Fundações do Ministério Público do Rio de Janeiro.
    Praia de Charitas
   - Niterói, RJ            
<iframe id='palyer17' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/_2P0Tpc6WEk" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer17'>
De areia clara e águas calmas, seu nome deriva de ''cáritas'' - caridade em latim. É muito freqüentada por desportistas aficcionados em windsurf e esqui-aquático. Também se identifica como local de pouso de praticantes de vôo livre.
    Florália
  Estrada da Figueira, 592 - Caramujo - Niterói, RJ            
<iframe id='palyer18' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/DPZVt42oorw" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer18'>
A Florália foi fundada em 1956 por Rolf Altenburg, um descendente de alemães apaixonado por orquídeas, uma referência no país e no mundo entre os orquidófilos por sua vasta seleção de espécies da flor. A Florália é reconhecida nacional e internacionalmente por produzir orquídeas híbridas, que são admiradas em várias parte do mundo por colecionadores e cultivadores em grande escala pelo tamanho e beleza das suas cores. Venha conhecer um dos maiores orquidários do Brasil. Além das orquídeas, a Florária também oferece uma grande variedade de plantas, como diversos tipos de flores e árvores frutíferas. Além de ser o local ideal para quem quer montar um jardim, a Florália é uma boa opção de passeio para a família, principalmente para crianças, pois conta com um simpático parquinho e um cercadinho com aves.
    Parque Estadual da Serra da Tiririca
   - Niterói, RJ             
<iframe id='palyer19' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/ErilHu2Pl64" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer19'>
Divisor de águas da bacia do sistema lagunar de Piratininga e Itaipu, é o limite natural entre os municípios de Niterói, São Gonçalo e Maricá, apresentando uma cobertura florestal de Mata Atlântica em boas condições.
    Teatro Municipal de Niterói
  Rua XV de Novembro, 35 - Centro - Niterói, RJ
           
<iframe id='palyer20' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/N6ISwlQNbIc" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer20'>
O Teatro Municipal João Caetano foi reinaugurado em 1995, após uma profunda restauração. O projeto de recuperação encarou um grande desafio que era respeitar os aspectos históricos e ao mesmo tempo dotá-lo de modernidade. Ao longo de sua história, o teatro sofreu sucessivas obras de reformas que foram alterando a forma original do prédio, adaptando espaços e desfigurando seus seus núcleos históricos, dando origem a um prédio com características de diferentes épocas. No entanto, a fachada manteve as linhas arquitetônicas neoclássicas da reforma de 1888 e 1889.
    Caminho Niemeyer
   - São Domingos - Niterói, RJ            
<iframe id='palyer21' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/gn-cEEAhS3s" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer21'>
Museu de Arte Contemporânea de Niterói tinha sido concluído ainda há poucos meses, quando o então prefeito da cidade, Jorge Roberto Silveira, convidou o arquiteto Oscar Niemeyer para uma nova empreitada. Pensando em revitalizar a zona central de Niterói, Jorge Roberto decidiu construir num terreno de 72.000 m² à beira mar, um complexo arquitetônico, voltado para a cultura e a religião da população. Certo de que seria um importante intervenção urbanística, o prefeito convidou Niemeyer para criar as edificações que, juntas com o MAC, formariam um caminho ao longo da orla, o Caminho Niemeyer. Source
    Campo de São Bento
   - Icaraí - Niterói, RJ           
Parque Prefeito Ferraz nome oficial do Campo, pertenceu aos Benedetinos do Mosteiro de São Bento, que adquiriram as terras em 1697, de Manoel Rodrigues Raimundo, saldando a dívida de forma peculiar: em gado advindo de Campos. Em 1840/41, com o Plano de Arruamento seus limites foram definidos como o que conhecemos hoje. Em 1882/83, o Parque foi aterrado e no Início deste século, foi urbanizado. Abriga o Centro Cultural Paschol Carlos Magno, uma Feira de Artesanato, exposições e inúmeras atrações.
    Praia de Itaipú
   - Niterói, RJ            
<iframe id='palyer23' title="Praia de Itaipú - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/V_hWfiHVPrI" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer23'>
Seu nome, na língua Tupi significa "água que sai do meio das pedras". Possui restaurantes de frutos do mar, todos na areia da praia, de onde se pode apreciar o mais belo pôr-do-sol da cidade. O canal de ligação da lagoa de Itaipu com o oceano, é o limite natural entre a praia de Itaipu e a de Camboinhas.