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A Academia Brasileira de Letras é uma instituição que foi fundada em 20 de julho de 1897.
Composta por 40 membros efetivos e perpétuos, eleitos em votação secreta e 20 sócios correspondentes estrangeiros, tem por fim o cultivo da língua e a literatura nacional. O Palácio Austregésilo de Athayde, situado na Avenida Presidente Wilson ao lado do Petit Trianon, foi inaugurado em 20 de julho de 1979, na presidência do Acadêmico Austregésilo de Athayde. O objetivo do então presidente era de construir um prédio moderno que no futuro se tornasse base sólida do patrimônio da Academia, além de fazê-lo instrumento de promoção da cultura sobre toda a nação brasileira. Atualmente, parte do Palácio Austregésilo de Athayde é espaço para atividades culturais da ABL e local onde se situa a Diretoria e a Biblioteca Rodolfo Garcia. |
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Em 1º de março de 1565, Estácio de Sá fundou, na Urca, entre os Morros Cara de Cão e Pão de Açúcar, a Cidade do Rio de Janeiro. Neste mesmo local foi erguida a Fortaleza de São João, constituída por três redutos (pequenos fortins também chamados de Baterias) e um grande Forte, o Forte São José, de 1578 – o terceiro forte mais antigo do país.
Depois de mais de cem anos, o Forte São José está sendo restaurado com apoio da lei Rouanet de Incentivo à Cultura. As duas primeiras fases da restauração foram patrocinadas pelo BNDES. Agora em sua terceira fase, o objetivo é fazer o restauro dos canhões do séc. XIX, e implantar projeto de iluminação para que o local possa ser visitado também à noite. A arquitetural original está sendo respeitada para que o carioca possa voltar no tempo. A restauração do Forte São José será o ponto culminante de um grande complexo turístico-cultural dentro da Fortaleza de São João, que já está recebendo a visitação de escolas interessadas em mostrar aos seus alunos o palco de tantos momentos históricos importantes. |
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Localizado na Barra da Tijuca, região de maior crescimento econômico da cidade do Rio de Janeiro, o Riocentro possui em seu entorno variadas opções de lazer, entretenimento, gastronomia e representativa rede hoteleira.
Integrado a uma rede internacional crescente com 28 centros de convenções e exposições administrados pela GL Events, um dos maiores grupos mundiais do setor, presente em mais de 13 países, o Riocentro está em convergência com que há de mais moderno em infra-estrutura e serviços para eventos |
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O Centro de Artes Calouste Gulbenkian foi criado em 11 de março de 1971 e recebeu este nome em homenagem à instituição cultural portuguesa sediada em Lisboa, a Fundação Calouste Gulbenkian. A origem do Centro Calouste Gulbenkian, que está instalado na Praça Onze, está ligada à necessidade de formar professores de artesanato para atender às escolas públicas do Estado do Rio. Os cursos de Artes oferecidos no Centro de Artes Calouste Gulbenkian traduzem uma proposta artístico-educacional diversificada e plural, dentro de uma prática atualizada e dinâmica, onde múltiplas linguagens artísticas se integram - do artesanato à pesquisa com novos matérias. Esses cursos são direcionados a quem busca a iniciação ou o aperfeiçoamento através da arte, tanto como linguagem expressiva como para a criação de objetos utilitários. Através de aulas práticas em salas-oficinas, adequadas a cada uma das modalidades artísticas, os professores procuram dar atendimento individualizado, buscando atender os diferentes objetivos de cada aluno.
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A Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, ou como é mais conhecida Catedra Metropolitana, teve sua pedra fundamental abençoada e lançada por Dom Jaime de Barros Câmara, a 20 de janeiro de 1964. Em 1972, o Cardeal D. Eugenio de Araujo Sales, já pôde celebrar a Missa de Natal na nova Igreja. Aos 2 dias do mês de julho de 1980, Sua Santidade o Papa João Paulo II, em sua primeira visita ao Brasil, presidiu solene cerimônia com os bispos do CELAM, que comemorava Jubileu de Prata. E, no dia 4 de outubro de 1997, Sua Santidade presidiu solene Missa celebrada por mais de 500 bispos do mundo inteiro. A Catedra. tem 75 metros de altura externa e 64 metros de latura interna, 106 metros de diâmetro externo e 96 metros interno, com capacidade para abrigar 20.00 pessoas em pé ou 5.000 sentadas. A exemplo de todas as igrejas católicas, também a Catedral do Rio de Janeiro tem como símbo máximo a Cruz.
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A Confeitaria Cavé ou, simplesmente, Cavé, data de 1860. É a mais antiga confeitaria do Rio de Janeiro. Foi fundada por Charles Auguste Cavé, francês que ficou a frente do negócio até 1922. Entrar nela é voltar ao passado, reviver um pouco do Rio Antigo. A arquitetura marcante da Cavé possui influências de diversos países. Lustres, vitrais e vidros em geral eram franceses; as cadeiras e mesas foram projetadas por Cólon, um espanhol que residia no Brasil.
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Fundado em 1590 por monges vindos da Bahia, o Mosteiro beneditino do Rio de Janeiro foi construído a pedido dos próprios habitantes da recém fundada cidade de São Sebastião. Em pleno Centro da grande metrópole, conserva-se aqui um lugar de silêncio, paz, oração e trabalho, que se traduz em diversas atividades mantidas regularmente.
As duas principais são as celebrações diárias do Ofício Divino e da Missa, com canto gregoriano. Além disso, funcionam dentro da Abadia: o Colégio de São Bento, as Edições Lumen Christi, a Faculdade de São Bento, a Casa de retiros de Emaús e a Obra Social São Bento. O Mosteiro mantém também duas casas de retiro e encontros: a Casa de São Bento, no Alto da Boa Vista, e o Sitio Seio de Abrahão, em Teresópolis.
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A Feira Hippie de Ipanema, com mais de quarenta anos de existência, é um espaço aberto onde o visitante vai encontrar em aproximadamente 900 pontos de exposição, artesanato brasileiro, bijuterias, bordados em roupas e acessórios, pinturas em tela, objetos de decoração, etc.
Funciona somente aos domingos de 07:00h às 20h. A freqüência de turistas brasileiros e estrangeiros já foi mais expressiva em passado recente, mas, ainda é um local interessante para um passeio após o almoço para garimpar algumas peças com bom preço. Alguns nomes de expressão iniciaram suas atividades na Feira de Ipanema, como o empresário do segmento de moda Vitor Hugo e a artista plástica Miriam Medeiros, entre outros. |
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Como o Rio foi por muito tempo capital do Brasil, a história da Câmara Municipal se confunde um pouco com a história do País. O Palácio Pedro Ernesto possui obras que retratam importantes momentos e belos detalhes arquitetônicos. Ao entrar no Palácio, construído no início do século XX por A. Jannuzzi, é forte a impressão. Beleza e tradição caminham juntas pelo piso em xadrez de mármores de Carrara e verde grego. A escadaria em frente ao portão principal tem, em seu patamar, o busto do prefeito Pedro Ernesto, obra de Pinto do Couto. Mais dezoito degraus levam ao segundo pavimento, nos quais o pintor Carlos Oswald deixou sua marca. Produziu painéis, em forma de leque, representando cenas de época: A audição de cravo, O minueto, A cadeirinha e A cabra cega. Ainda na Presidência, pode ser encontrada uma loba romana, que amamenta os irmãos Rômulo e Remo, peça de bronze de Barye, grande mestre animalista francês. As pinturas no teto são de autoria dos irmãos Carlos e Rodolfo Chambelland, em estilo impressionista.
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O Observatório Nacional foi criado oficialmente por D. Pedro I em 15 de outubro de 1827. Entre suas finalidades estava a orientação e estudos geográficos do território brasileiro e de ensino da navegação. Entretanto, segundo o Padre Serafim Leite, em 1730, os jesuítas instalaram um observatório no Morro do Castelo, na cidade do Rio de Janeiro.
O Observatório Nacional, atualmente, tem a missão de realizar pesquisa e desenvolvimento em Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Freqüência, formar pesquisadores em seus cursos de pós-graduação, capacitar profissionais, coordenar projetos e atividades nacionais nestas áreas e gerar, manter e disseminar a Hora Legal Brasileira. O site dedica dois links para o público infantil de conteúdo lúdico muito interessantes: Brincando com a Ciência - Jogos Interativos, Quebra Cabeças Terra, Astronomia e Galáxias. O Pequeno Cientista - Jogos com direito a impressão, Experiências, Curiosidades e o Vamos Colorir. Bem produzida a revista eletrônica Café Orbital, destinada a adolescentes e futuros cientistas! |
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A importância da edificação, sede do CCL, para a memória do Rio levou o governo federal a decretar o tombamento de sua fachada, em 1985. Guardião de um rico acervo histórico sobre a empresa, a cidade e o estado, o CCL já teve no apoio às artes um de seus principais focos. Atualmente dedica-se a um projeto educacional denominado Centro Cultural Light para Estudantes, onde as crianças podem aprofundar seus conhecimentos sobre a história da eletricidade e da Light. Esse projeto, iniciado em junho de 2002, já beneficiou cerca de 150 mil estudantes e professores.
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Divisor de águas da bacia do sistema lagunar de Piratininga e Itaipu, é o limite natural entre os municípios de Niterói, São Gonçalo e Maricá, apresentando uma cobertura florestal de Mata Atlântica em boas condições.
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Suas águas são calmas, com areia clara e fina. Localiza-se numa área residencial e conta com calçadão em toda a orla, que é muito usado para passeios, jogging e ciclismo, ideal também, para a prática de esportes a vela.
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O Teatro Municipal João Caetano foi reinaugurado em 1995, após uma profunda restauração. O projeto de recuperação encarou um grande desafio que era respeitar os aspectos históricos e ao mesmo tempo dotá-lo de modernidade. Ao longo de sua história, o teatro sofreu sucessivas obras de reformas que foram alterando a forma original do prédio, adaptando espaços e desfigurando seus seus núcleos históricos, dando origem a um prédio com características de diferentes épocas. No entanto, a fachada manteve as linhas arquitetônicas neoclássicas da reforma de 1888 e 1889.
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Localizada entre Piratininga e Camboinhas é de pequena extensão e bastante freqüentada pelos que vem pelo mar em lanchas e iates, pois seu difícil acesso, através de uma trilha, não é muito conhecido. É um dos mais belos recantos da cidade
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Localizada no interior da Baía de Guanabara, significa em Tupi: água benta, água santa, rio sagrado ou rio salgado. Dela avista-se a Pedra do Índio, a Pedra de Itapuca; o MAC e parte da cidade do Rio de Janeiro, destacando-se o Corcovado e o Pão de Açúcar.
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Possui 700m de extensão e significa em Tupi ''pedra escrita, riscada ou que tem inscrição''. Suas águas são transparentes e azuladas em meio a uma vegetação exuberante. É o paraíso dos surfistas; embora pequena, é uma das mais freqüentadas e preferidas pela juventude, e das que oferece maior riqueza de paisagem.
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Parque Prefeito Ferraz nome oficial do Campo, pertenceu aos Benedetinos do Mosteiro de São Bento, que adquiriram as terras em 1697, de Manoel Rodrigues Raimundo, saldando a dívida de forma peculiar: em gado advindo de Campos. Em 1840/41, com o Plano de Arruamento seus limites foram definidos como o que conhecemos hoje. Em 1882/83, o Parque foi aterrado e no Início deste século, foi urbanizado. Abriga o Centro Cultural Paschol Carlos Magno, uma Feira de Artesanato, exposições e inúmeras atrações.
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O solar apresenta fachadas inteiramente revestidas de azulejos portugueses e beirais constituídos por telhões de louça, pintados à mão, provenientes da cidade do Porto, em Portugal. Um padrão específico da azulejaria repete-se em todas as superfícies, salvo na fachada posterior, com padrão diverso; outros, com formatos e cromatismos distintos, formam barras, guarnições, frisos e pilastras dos cunhais.
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Seu nome, na língua Tupi significa "água que sai do meio das pedras". Possui restaurantes de frutos do mar, todos na areia da praia, de onde se pode apreciar o mais belo pôr-do-sol da cidade. O canal de ligação da lagoa de Itaipu com o oceano, é o limite natural entre a praia de Itaipu e a de Camboinhas.
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A Ilha da Boa Viagem, na ponta da Praia do mesmo nome, revela e oculta dois monumentos arquitetônicos do período colonial. Fincada em seu topo, solitária e poeticamente contemplando a baía de Guanabara, a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem se oferece aos olhos dos que a contemplam. Ocultas sob a vegetação, abaixo da Igreja, escondem-se as ruínas de uma fortificação que, no final do século XVII início do século XVIII, foi erguida com o nome de Forte da Barra, logo depois chamado Forte da Boa Viagem.
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Uma idéia que costuma ser erroneamente pré-concebida é a de que o paintball é um esporte violento e perigoso. Este é um julgamento próprio de quem não conhece o esporte. Muitas pesquisas já foram realizadas no mundo sobre a taxa de acidentes nos esportes e o paintball é considerado um dos mais seguros, com uma taxa insignificante de acidentes, que não chega nem perto de outros esportes como futebol, ciclismo, artes marciais, etc. Quanto à violência, no paintball o contato físico é contra as regras, o que já elimina muitos problemas. http://www.arenapaintball.com.br/
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