Home | ||
Estado do Rio | ||
Região Metropolitana Infantil | ||
Niterói |
Região Metropolitana Infantil |
|
Colégio Ary Parreiras, Instituição Educacional que oferece através de um ensino de qualidade, oportunidades de formação plena do cidadão capacitando-o para uma posição crítica, criativa e ética dentro do contexto social.
O Colégio Ary Parreiras foi fundado em 19 de setembro de 1985, pela Pedagoga, Psicopedagoga e Especialista em Educação, Nerilza Guimarães Lopes. Com sede própria e totalmente remodelada na sua parte física e pedagógica para 2006, o Colégio Ary Parreiras, atualmente atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, nos turnos manhã, tarde e integral (Educação Infantil opcional). http://www.apcolegio.com.br |
|
Há sete anos atuando no bairro de Itaipu, Região Oceânica de Niterói, o Instituto Teresa de Lisieux especializou-se em atender com excelência crianças a partir 1 ano de idade, desenvolvendo suas potencialidades em um ambiente afetuoso e alegre até a 4ª série, respeitando sempre as inteligências das crianças. Como ser feliz também é prioridade, oferecemos às crianças um pátio externo arborizado, com 350m², para a realização de diversas atividades ao ar livre, como recreação, psicomotricidade, aulas de artes e culinária e demais atividades físicas.
|
|
O Centro Educacional Infantil Despertar foi criado em 05.01.1998, e tem orgulho e satisfação de estar há 10 anos, trabalhando para o futuro de nossas crianças. A Creche e a Pré-escola integram atividades curriculares e extra-curriculares: inglês, laboratório de informática, oficina de artes, brinquedoteca e atividades esportivas. Em nossa proposta, o trabalho gira em torno da criança que a cada nova experiência constrói sua visão de mundo. Assim, a partir de um foco que emerge das próprias vivências infantis, são trabalhados os conteúdos. É comum às turmas estarem envolvidas em vários projetos.
|
|
O Instituto Maia Vinagre realiza um trabalho educacional orientado por uma pedagogia eclética e holística. Oferece um ambiente escolar ao mesmo tempo acolhedor e estimulante. A criança é incentivada a construir o seu próprio conhecimento, levantando hipóteses, estabelecendo conclusões, desenvolvendo a capacidade crítica, bem como a de interpretação e de criação.Assim, por meio de um trabalho escolar eficiente e renovador, contribui para a formação de pessoas conscientes em relação a si mesmas e a suas responsabilidades sociais.
|
|
O PENSI - Ponto de Ensino começa sua história em 1987, como um curso de aulas particulares situado no bairro do Méier, na belíssima cidade do Rio de Janeiro. Aos poucos, os irmãos Celso e Carlos Augusto Ramos, Marcio Lima e Marcio Santos, sócios e fundadores do PENSI, investiram na criação de um curso preparatório para escolas militares - com especial destaque para os consursos do IME e do ITA. Os fantásticos resultados obtidos nessas provas impulsionaram o PENSI aos patamares em que se encontra hoje: NOVE unidades nas cidades do Rio de janeiro e de Niterói, turmas em todos os segmentos de ensino - desde o infantil até o pré-vestibular – e, principalmente, a qualidade, a excelência em educação e a atenção individualizada ao aluno que são suas marcas registradas.
|
|
A Escola possui dois prédios destinados à Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com 2 andares cada um, 10 amplas e arejadas salas de aula, 1 sala de informática, 1 biblioteca com laboratório de Ciências, secretaria, gabinete da Direção, sala de Coordenação, 2 pátios cobertos, sendo um o play-ground com grama sintética e brinquedos importados, tanque de areia, casinha de bonecas, quadra esportiva, 7 banheiros, cozinha e refeitório.
|
|
Sem abrir mão de sua tradição, o Centro Educacional Alzira Bittencourt busca preparar o aluno para desenpenhar um importante papel em sua vida. Afinal, nossa missão é ensinar a criança a pensar e transformar-se em um cidadão completo, capaz de trilhar o melhor caminho, onde o sucesso é uma consequência natural desse processo. http://www.alzirabittencourt.com.br
|
|
A Educação que apresenta como alicerce, os pilares franciscanos tem, na sua própria essência, um marco diferencial. A promoção da vida, a conscientização ecológica, a valorização da minoridade, a aceitação das diferenças, o cuidar e o acolher são fontes que alimentam nosso Projeto Educativo.
Diferente da concepção hegemônica de cultura como instrumento de massificação, o Colégio busca transforma-se num espaço privilegiado de promoção sociocultural. Por meio de seleção de conteúdos relevantes, contribuímos para que se discuta e se promova a cultura como centro gerador de transformação social. A afetividade ressignifica o nosso fazer pedagógico. Propomos a Educação que seja provocativa, criativa, pautada na reciprocidade das áreas de conhecimento, no respeito e na inclusão responsável. A proposta Pedagógica é constantemente transformada pelos Projetos elaborados nas diferentes áreas, de forma que todos possam ensinar e aprender conhecimento, fundamentos de cidadania de democracia e do convívio social. |
|
Nossa equipe, altamente qualificada, trabalha em interação constante com profissionais educadores do Canadá e com o Conselho Pedagógico da Maple Bear no Brasil.
O incentivo para a troca de idéias e discussões de assuntos pertinentes à educação no contexto sócio-cultural contemporâneo favorece o enriquecimento de instrumentais a serem utilizados na prática cotidiana da escola. Assim, a Maple Bear de Niterói prepara seus estudantes para cumprir a exigência acadêmica nacional e, ao mesmo tempo, os capacita para atender aos requisitos de uma educação global. |
|
“Ética, democracia, respeito e solidariedade...”
Ética, democracia, respeito e solidariedade são os valores fundamentais em que se baseia o Estação do Aprender para orientar suas ações pedagógicas. Estas, por sua vez, são pautadas por um princípio a que somos fiéis: a formação integral. O Estação do Aprender é um espaço onde as oportunidades de aprendizagem são múltiplas e em todas as áreas do conhecimento. Nossas atividades são planejadas a partir dos fundamentos teóricos de Paulo Freire, Celestin Freinet, Jean Piaget, Emília Ferreiro e Vygotsky. É na escola, com seu papel revitalizado, que as crianças e os jovens devem construir as bases de seu futuro, de seus valores e de seus projetos e objetivos. É missão da escola formar cidadãos capazes de interagir com um mundo novo de tecnologia e velocidade que nasce todos os dias, e fazê-los participar conscientemente dessas transformações. |
|
Fundada há 22 de anos, O JARDIM DE INFÂNCIA PEIXINHO DOURADO é uma escola especializada em Educação Infantil e há 6 anos abrimos uma unidade em Piratininga.
O Peixinho Dourado conta com aproximadamente l.500m² de área onde estão distribuídas as salas, play-ground, tanque de areia, casinha de boneca, refeitório, área verde com toda a estrutura necessária totalmente adaptada à educação infantil. |
|
Doze anos do Centro Educacional Vivenciar e há muita história para contar. O choro de alguns no primeiro dia se transformou em sorriso e aquele espaço novo na vida das crianças virou uma extensão do lar. Brincadeiras, passeios culturais, atividades pedagógicas, esportivas e artísticas, nosso trabalho cresceu além-muros e hoje somos uma escola com equipe dinâmica e arrojada. Dentro de uma proposta educacional sólida, vivenciar é comprometer-se acima de tudo com a individualidade e a formação global da criança. Descobrimos que está na educação a chave para as transformações sociais. Através dela, teremos seres humanos íntegros e comprometidos com o meio social em que vivem. O começo é aqui e agora para buscar um futuro melhor para a sociedade. Por isso, nosso trabalho possui sentido cada vez mais amplo no encaminhamento das novas gerações. Não podemos esquecer que algo muito especial aconteceu nestes doze anos. Todos que por aqui passaram deixaram um pouco de sua história e nos ajudaram a construir a nossa. Uma história lúdica de quem acompanha os primeiros passos e quer ver brilhar sempre aqueles que fizeram e fazem o futuro do nosso país!!!
O Centro Educacional Vivenciar tem como meta construir uma escola dinâmica que contribua para a transformação social, que resgate a história do sujeito, partindo do que a criança já sabe, das suas vivências, daquilo que tem sentido e significado para ela, a fim de introduzir algo novo em seu conhecimento.
|
|
Temos como finalidade o desenvolvimento integral do ser humano, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
Temos como objetivos, proporcionar condições adequadas para promover o bem estar do aluno e seu desenvolvimento global, a ampliação de suas experiências e estimular seu interesse pelo processo de conhecimento do ser humano, da natureza e a sociedade. |
|
O Castelo da Turma Miúda, sediado na Avenida 7 de Setembro, 157 – Icaraí – Niterói – RJ, é uma Escola de Educação Infantil para atendimento à criança a partir de 04 meses, em horário integral ou parcial de acordo com a escolha da família no ato da matrícula, nos termos do Regimento Escolar.
O Castelo da Turma Miúda foi fundado no ano de 1977, em prédio especialmente construído para atender crianças pequenas; espaços amplos e arejados, solário para bebês, rampa de acesso ao 2º pavimento e grande área livre. A arquitetura do prédio em forma de castelo foi projetada para estimular o mundo de fantasia das crianças.
|
|
A Âncora é um instrumento náutico que permite um navio ficar parado sob um determinado ponto no mar, sem no entanto ficar à deriva. A âncora é firme, segura e penetrante. Esse nome foi baseado em Hebreus 6:13-19. O objetivo desse nome é firmar, ancorar, aprofundar os alunos em conhecimentos acadêmicos e em valores morais baseados em princípios cristãos. Através da firmeza da âncora o nosso objetivo é que eles não se desviem jamais do caminho certo.
|
|
Dalton Gonçalves, professor de física, autor de vários livros e educador de muitas gerações, vinha observando que, ano a ano, cresciam as dificuldades enfrentadas pelo aluno ao ingressar nas univerdades.
Discutiu com sua esposa, professora Lúcia Cantarino Gonçalves e lhe fez a proposta de iniciarem juntos uma escola da Educação Infantil à 8º série, turma a turma, sem pressa.
|
|
Nossa Metodologia: “Baseia-se no referencial teórico sócio-progressista de Paulo Freire e Freinet e na tendência crítico-social dos conteúdos. Nesse sentido, nossa Educação visa respeitar e desenvolver o indivíduo de forma global, estimulando-o e integrando-o em todos os seus aspectos: intelectivo e psico-social. Para isso organizamos propostas nas áreas das Ciências Sociais e Naturais, Matemática, Linguagem, Artes, Música, Educação Física, e adequados a cada etapa do desenvolvimento infantil. A novidade está numa postura mais dinâmica e comprometida com a realidade na qual se vive, e sempre com ênfase à Ética e o Convívio Social.”
|
|
Nosso ensino é composto por profissionais qualificados e experientes nesta metodologia. A qualidade do ensino é o nosso grande diferencial, pois respeitamos as diferenças e individualidade dos nosso alunos.
|
|
A escola TEMPO BOM está localizada no bairro São Francisco - Niterói / R.J., à Avenida Presidente Roosevelt, 374 (rua do canal), atendendo crianças do Maternal à Alfabetização.
Comprometida com um projeto de educação voltado ao atendimento individual, a criança é o centro de suas atenções. Apoiada por uma equipe de profissionais capacitados e por uma estrutura adequada às suas necessidades, cada criança, prazerosamente, vai construindo sua própria história como indivíduo social imerso numa coletividade.
Sintetizando nosso pensamento pedagógico com as palavras do grande educador Paulo Freire, podemos dizer: "numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz."
|
|
13 de junho de 1942... Algumas carteiras... umas poucas crianças... uma professora... um sonho...
... nascia, sob um cajazeiro no quintal da casa nº 108, na Rua São Pedro, o Educandário Maria Thereza, sob a direção da dedicada professora Edith Sales Lima. Até 1953, o Educandário ofereceu o então Ensino Primário, marcando seu espaço na comunidade educacional niteroiense. O reconhecimeto da qualidade das atividades pedagógicas da Instituição manifesta-se pela solicitação dos pais dos alunos para que fosse oferecido, também, o Curso Ginasial. http://www.mariathereza.com.br/
|
|
Ética, democracia, respeito e solidariedade são os valores fundamentais em que se baseia o Estação do Aprender para orientar suas ações pedagógicas. Estas, por sua vez, são pautadas por um princípio a que somos fiéis: a formação integral.
|
|
Nossa História começou em 3 de agosto de 1967 quando nasceu o Jardim de Infância Cirandinha localizado à Rua Mariz e Barros 176, atendendo crianças do Maternal a Alfa e com o nome de Escola Fundamental Julieta Guimarães de 1ª a 4ª série do ensino fundamental.
A partir de janeiro de 1985 passou a funcionar na Rua Mariz e Barros 314 e houve uma mudança em sua proposta, educacional para crianças do Berçário (3 meses) à Alfabetização (C.A.) em regime de Creche, com horário flexível de 7 horas às 19 horas, de janeiro a dezembro, com o nome de Centro Recreativo Cirandinha Creche Escola.
|
|
A Primeiros Passos Escola Maternal foi fundada em 1991, e desde então vem crescendo junto com os seus alunos.
Em 2000 passou a oferecer o ensino fundamental de 1ª a 4ª série, nos melhores padrões de qualidade.
|
|
Quando surgiu, em 1984, o Grafite foi muito mais do que uma novidade. Foi uma inovação.
Iniciou, em Niterói, a prática de uma educação moderna a partir de uma proposta muito clara: realizar um trabalho sério, de resultados, e sempre contemporâneo. http://www.colegiografite.com.br/
|
|
O PENSI - Ponto de Ensino começa sua história em 1987, como um curso de aulas particulares situado no bairro do Méier, na belíssima cidade do Rio de Janeiro. Aos poucos, os irmãos Celso e Carlos Augusto Ramos, Marcio Lima e Marcio Santos, sócios e fundadores do PENSI, investiram na criação de um curso preparatório para escolas militares - com especial destaque para os consursos do IME e do ITA. Os fantásticos resultados obtidos nessas provas impulsionaram o PENSI aos patamares em que se encontra hoje: NOVE unidades nas cidades do Rio de janeiro e de Niterói, turmas em todos os segmentos de ensino - desde o infantil até o pré-vestibular – e, principalmente, a qualidade, a excelência em educação e a atenção individualizada ao aluno que são suas marcas registradas.
|
|
|
|
O Colégio Oswaldo Cruz atende ao aluno respeitando sua multiplicidade, favorecendo a construção do conhecimento. É papel fundamental da escola estimular o desenvolvimento do interesse, o gosto pelo aprender, integrando arte, pesquisa, música, oficina de leitura, inglês, educação física e informática. http://www.oswaldocruzcolegio.com.br/
|
|
Raquel Pereira Rosa, pedagoga formada pela Universidade Federal Fluminense, pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes, desenvolve projetos para a Educação Infantil há dez anos, na região oceânica. É especialista em construção do conhecimento e processo de leitura e escrita. Arrojada, criou novos métodos para o desenvolvimento social e cognitivo das crianças de 0 à 6 anos. A paixão por educação, o amor e o carinho pelas crianças, a vontade de criar novos projetos e a busca por algo realmente inovador, fez com que Raquel desse vida a seus sonhos, surgindo assim, a Acanto Creche-Escola em 29 de outubro de 2005.
|
|
O Jardim de Infância Golfinho Azul é uma instituição de ensino voltada para a educação inovadora, uma educação para a cidadania e construção do sujeito histórico e social respeitando as características individuais provenientes de cada ser no processo de aprendizagem.
A educação inovadora neste sentido, se dá na interação com o mundo no desenvolvimento integral do ser humano. Baseada em teorias como as de Jean Piaget, Lev Vygotsky, e Maria Montesori, nossa proposta ressalta a importância dada pela nossa instituição à intervenção do sujeito com o meio, acreditando que assim a criança aprende e constrói hipóteses sobre o mundo que a cerca. Como uma instituição voltada para a Educação Infantil, o Golfinho Azul, promove uma educação de qualidade, acreditando ser esta uma etapa básica e essencial no desenvolvimento integral do ser, promovendo a transfomação social do individuo, resgatando suas histórias, partindo do que a criança julga ser parte do seu conhecimento, vivências que se fazem importantes para ela, a fim de introduzir um conhecimento novo, algo inovador para a sua aprendizagem. A criança é um ser em construção, assim o Golfinho permite que ela construa seu próprio conhecimento (cognitivo, afetivo, cultural e sensorial), criando situações de relação com o mundo. |
|
A história que vem sendo construída pelo Curso Marly Cury, ao longo destes anos, é uma história de muitas casas. De muitas lutas, dificuldades, vitórias, sonhos, conquistas... e acima de tudo de muita paixão.
|