Estado do Rio Clubes Recreativos

    Rio Squash Clube, Região Metropolitana

  Rua Cândido Mendes, 581 - Glória - Rio de Janeiro, RJ           
O Rio Squash Clube é o maior e mais tradicional clube de squash do Rio de Janeiro. O clube disponibiliza aos usuários 06 quadras de squash, estacionamento, segurança, internet, bar, cozinha e completa estrutura para a prática do esporte.
O clube é filiado as Federações do Estado, Brasileira e Internacional de Squash, já tendo realizado diversos campeonatos em suas dependências.
Apesar de o risco de contusão no squash não ser grande, óculos de proteção, tem sido uma recomendação da World Squash Federation, seguindo padrões específicos.
    Costa Brava Clube, Região Metropolitana
  Rua Sargento José Silva, 3621 - Joá - Rio de Janeiro, RJ           
O Costa Brava Clube é uma obra da natureza. Assim, os irmãos Ricardo e Renato Menescal definem um de seus mais audaciosos projetos. Construído a partir da idéia de ser um navio no meio do mar, o clube não é um marco somente na arquitetura, mas também na vida social desta maravilhosa cidade, constituindo um refúgio de paz e tranqüilidade na, até então desabitada, região da Joatinga.
    Fazenda Clube Marapendi, Região Metropolitana
  Av. das Américas, 3979 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ           
No Fazenda Clube Marapendi, mesmo nos dias de hoje, ainda se pode encontrar paz e tranqüilidade num ambiente amplo, belo e espaçoso com mais de 200.000 mil metros quadrados. Há 45 anos (completados em 2009), um sonho nascia para se tornar realidade; o Fazenda Clube Marapendi, com sua linda história que se confunde com a própria Barra da Tijuca, um verdadeiro orgulho carioca. Atividades recreativas diversas durante todo o ano destacando o hipismo, o tênis e a Colônia de Férias para a criançada. Infra estrutura completa de lazer.
    Jequiá Iate Clube, Região Metropolitana
  Estrada Rio Jequiá s/nº - Ilha do Governador - Rio de Janeiro, RJ           
O Jequiá Iate Clube é um clube tradicional da Ilha do Governador, que há 30 anos tem representatividade no basquetebol do Estado do Rio de Janeiro, sendo clube fundador da Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro - FBERJ.
O basquete do Jequiá Iate Clube é organizado e gerido pelos ‘Amigos do Basquete’, uma associação de pais e amigos que trabalha em prol do desenvolvimento do basquete do Rio de Janeiro.
As equipes da entidade, formadas por atletas do bairro, disputam os campeonatos estaduais organizados pela FBERJ em várias categorias, muito deles, formados pela Escolinha do Clube
    Estácio Futebol Clube, Região Metropolitana
   - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ           
"Unindo esporte e educação, num projeto ousado e pioneiro no Rio de Janeiro, nasceu em 20 de julho de 2004 o Estácio de Sá Futebol Clube, que antes se chamava Universidade Estácio Futebol Clube. Projeto ambicioso com investimento inicial de 60 milhões. A gestão do time, baseado num modelo profissional de administração esportiva, formatou o primeiro clube empresa de uma universidade carioca para atuar no futebol profissional.
O Estácio Futebol Clube se divide em três centros de treinamento, contando com Estádio em Curicica com capacidade para 250 pessoas, em Jacarepaguá, Clínica Fisioterápica Fisiobarra, Campo Sulacap e Academia Akxe."
    Sociedade Germania, Região Metropolitana
  Rua Antenor Rangel, 210 - Gávea - Rio de Janeiro, RJ           
A Sociedade Germania, fundada em 1821 por imigrantes estrangeiros, principalmente alemães num pequeno restaurante na Rua dos Ourives, atual Rua Miguel Couto, no centro da Cidade, percorreu desde a sua fundação diferentes endereços até se estabelecer no bairro da Gávea. Conviveu com a euforia da Independência do Brasil, com dois Impérios, com a República, com crises, guerras e revoluções, sempre se adaptando aos tempos e superando galhardamente todas as dificuldades e empecilhos. Atividades sociais e esportivas são tratadas com estreita harmonia do Quadro de Sócios do Clube, contribuindo para a sólida união dos seus integrantes.
    CEU Clube Esportivo de Voo, Região Metropolitana
  Av. Embaixador Abelardo Bueno s/nº - Jacarepaguá - Rio de Janeiro, RJ           
Fundado em 23 de outubro 1982, o CEU Clube Esportivo de Voo, é uma entidade civil, sem fins lucrativos criado por um grupo de pioneiros visando à pratica da aviação ultraleve com estímulo às demais modalidades do voo esportivo, além de uma sede social belíssima que propicia o máximo em conforto e segurança.
O CEU desenvolveu uma infraestrutura de apoio ao sócio e aeronaves que se traduz pela excelência das oficinas creditadas, qualidade e seriedade da instrução ministrada pelas escolas, pelo nível de conforto das instalações sociais, e sempre destacando-se a preocupação primeira com a segurança, tanto em vôo quanto das instalações de apoio sendo considerada pelas autoridades aeronáuticas brasileiras um padrão na aviação esportiva.
O CEU abriga em suas instalações duas Escolas de Formação de Pilotos, com 16 anos de existência, a Alpha Bravo - Escola de Aviação Desportiva e de Recreio e a Ultrapilot. Juntas, já formaram mais de 1800 pilotos.
Sede Social incluindo piscina, termas, quiosque (o cantinho da águias), restaurante, sala de jogos, sala dos pilotos, sala de estar com tv a cabo, notificação de voo eletrônica e estacionamento.
    Riviera Country Club, Região Metropolitana
  Av. Sernambetiba, 3700 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RU           
O Comendador da Ordem Georgiani (ex-Carinthia) Tibor Turcsany, húngaro de nascimento, brasileiro por nacionalização e carioca por escolha e paixão, desbravou a natureza semi-selvagem e levou os cariocas até a Barra da Tijuca, ou melhor, levou a Barra da Tijuca aos cariocas. Tibor afirmava sempre que a orla da Barra da Tijuca seria a Vieira Souto do ano 2000. Hoje a Barra da Tijuca não é mais um sonho, e é muito comovente saber que a morte prematura não tenha deixado Tibor contemplar a realização do seu sonho visionário. É um grande orgulho para toda a grande família Riviera Country Club ter Tibor Turcsany como seu fundador, assim como é com muita alegria que a Cidade Maravilhosa tem Tibor como seu eterno namorado.
    Clube dos Caiçaras, Região Metropolitana
  Av. Epitácio Pessoa, s/nº - Lagoa - Rio de Janeiro, RJ           
O Clube dos Caiçaras, situado na Lagoa Rodrigo de Freitas com frente para Av. Epitácio Pessoa, é um dos mais tradicionais e bonitos clubes do Rio de Janeiro, localizado em uma ilha natural de 33.000m2, tendo o morro Dois Irmãos, a Pedra da Gávea, a Lagoa e o Cristo Redentor como integrantes do seu cenário paisagístico.
As origens do Clube remotam ao ano de 1929, quando na casa da Sra. Maria da Glória de Souza Paiva, localizada na Rua Visconde de Pirajá, 578, três famílias (os Souza Paiva, os Castro Lima e os Vieira) se reuniram e seus membros decidiram se organizar para jogos de ping-pong e futebol na areia da praia de Ipanema, num clube denominado PRANTO CLUB.
A Escola de Vela do Caiçaras oferece cursos das classes Optimist, Laser e Dingue. Classe Optimist - Para crianças de 7 a 14 anos (16 aulas) Sempre com início em março e término em junho, no 2° semestre início em agosto e término em novembro. Classes Laser e Dingue - Para adolescentes e adultos (4 aulas).
    ICRJ Iate Clube do Rio de Janeiro, Região Metropolitana
  Av. Pasteur, 333 - Urca - Rio de Janeiro, RJ           
O Fluminense Yatch Club criado em 1920 por inspiração de Arnaldo Guinle, Comodoro do Clube Náutico por 23 anos seguidos, viria a ser o embrião da atual denominação Iate Clube do Rio de Janeiro. No ano de l936, foi então construído o primeiro pavilhão em estilo Normando, que daria origem, a construção de outros dois pavilhões, assinados pelo arquiteto francês Joseph Gire.
Em reunião de 23 de Julho de l943, foram alterados e aprovados os novos Estatutos Sociais, com nomeação do seu 1º Comodoro: Otávio da Rocha Miranda. O Clube é considerado a principal referência na prática e organização de esportes náuticos no país.
Cursos oferecidos pelo ICRJ - Cursos da Classe Optimist para crianças de 8 a 14 anos. Barcos Laser e Veleiros monotipo Dingue para adultos e adolescentes a partir de 13 anos, Barcos tipo Veleiro MV 25 e Veleiro Oceano.
Escolinha de tênis – manhã e tarde
O Clube dispõe de quatro sedes para os seus associados: Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Cabo Frio e Ilha de Palmas.
    Itanhangá Golf Club, Região Metropolitana
  Estrada da barra da Tijuca, 2005 - Barra da Tijuca  - Rio de Janeiro, RJ           
A criação do Itanhangá Golf Club em 16 de maio de 1933 foi um marco significativo na vida da então Capital Federal no início da década de 30. A concepção inicial era criar uma espécie de cidade esportiva de fim-de-semana, onde os associados construiriam chalés próprios, uma fórmula muito em voga na Europa, e onde poderiam praticar uma ampla variedade de modalidades esportivas sofisticadas, como o golfe, pólo, equitação, tiro-ao-prato, iatismo, boating, arco e flecha, tênis e até mesmo boliche, mas, as prioridades eram mesmo o golfe e o pólo. Em julho de 1935 era inaugurado, com uma grande festa o primeiro trecho de 9 buracos do campo de golfe, além das canchas de pólo e equitação. Começava ali uma longa história de dedicação ao esporte, principalmente ao golfe e ao pólo, e um empreendimento pioneiro que iria determinar o crescimento e a forma de ocupação do bairro do Itanhangá.
    Clube Ginástico Português, Região Metropolitana
  Av. Graça Aranha, 187 - Castelo - Rio de Janeiro, RJ           
A Real Sociedade Clube Ginástico Português tem como principal objetivo dinamizar as atividades esportivas, culturais, artísticas e sociais, promovendo a integração da comunidade luso-brasileira. O edifício sede na Av. Graça Aranha, Castelo-Centro, edificação com oito andares, foi inaugurada em novembro de 1938 sendo a primeira piscina suspensa da América do Sul, localizada na cobertura, com 25 metros de comprimento por 12 de largura. Pelo Teatro Ginástico passaram incontáveis consagrados talentos da arte cênica. O Clube possui, também, uma Sede Barra da Tijuca contando com um excelente pólo esportivo (capoeira, paintball, vela tênis, etc.) e diversificada atividade social. Barra da Tijuca: Av. Pref. Dulcídio Cardoso, 200
    Clube dos Marimbás, Região Metropolitana
  Pça. Cel. Eugênio Franco, 2 - Posto 6 - Copacabana - Rio de Janeiro, RJ           
Situado em localização privilegiada, o Marimbás como é chamado pelos seus sócios, está a menos de 20 metros do mar de Copacabana e a 200 metros do mar de Ipanema. É o clube náutico mais próximo do arquipélago das Cagarras (cerca de 5 km). Seus sócios, com suas lanchas ou alugando as embarcações do clube, podem alcançar as maravilhosas ilhas em menos de 10 minutos
    Clube 17, Região Metropolitana
  Rua Pacheco Leão, 2038 - Horto - Rio de Janeiro, RJ           
O Clube 17, também denominado Clube dos Macacos, foi fundado em 22/09/64, por um grupo de engenheiros dirigentes da Cedag, atual Cedae - Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo, na época, era manter os engenheiros de prontidão nos dias de descanso e lazer, aos sábados, domingos e feriados para atender as emergências da recém criada empresa. A proposta inicial de nome do Clube era Clube dos Macacos, nome originário do rio dos Macacos que nasce na Floresta da Tijuca e banha os fundos da área do Clube, mas tendo em vista a revolução militar de 1964 e, para evitar qualquer mal entendido, decidiu-se na assembléia de fundação, denominá-lo simplesmente de Clube 17, por analogia ao jogo do bicho que, tem para o macaco, a designação do número 17. Pura carioquice!
    Ceres Futebol Clube, Região Metropolitana
  Rua da Chita, 638 - Bangú - Rio de Janeiro, RJ           
O Ceres Futebol Clube foi fundado em 10 de Julho de 1933, por marinheiros do 1º Distrito Naval, que residiam na Rua Ceres, em Bangu, na cidade do Rio de Janeiro, como um clube amador de futebol. Na década de 1980, o Ceres filiou-se à Federação De Futebol do Estado do Rio de Janeiro(FERJ) para a disputa do Departamento Autônomo, que hoje em dia é conhecido como Campeonato Amador da Capital. Em 1985, o Ceres FC sagrou-se campeão do D.A. e, em 1986, sagrou-se Vice-Campeão. Em 1997, o Ceres fez uma brilhante participação na Segunda Divisão, sendo o campeão do 1º turno da segunda fase, classificando-se para a grande final, não passando pelo Friburguense. Visite também: http//:ceresfc.blogspot.com e, conheça um pouco mais da história do clube.
    Clube Monte Sinai, Região Metropolitana
  Rua São Francisco Xavier, 104 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ           
O Clube tradicionalmente Judaico, localizado no coração da Tijuca, oferece quadras de futebol de campo com grama sintética e de salão, quadras de vôlei de areia, basquete e squash, ginásio de esportes, salas para ginástica e musculação, uma academia de jiu jitsu, três piscinas, salão de tênis de mesa, salões de festa, teatro, sauna masculina e feminina, biblioteca, sala de recreação, parquinho infantil, salão de beleza, chalé, bar, quiosque com churrasqueira, um pequeno estacionamento, uma grande área para lazer ao ar livre e uma sinagoga com 300 lugares.
A idéia da construção da sinagoga surgiu em 1967. Inicialmente, adquiriu-se um terreno de propriedade da Remington. Tomando posse do espaço, partiu-se em busca de quem a construísse. O clube não dispunha de recursos financeiros para levantar a sede e contou com a colaboração de ativistas empenhados no mesmo ideal: Marcos Olivetti, Abraham london e Abrão Sterenbuch, que presenteou a sinagoga com o primeiro Aron Hakodesh. A parte feminina foi construída e passou a ser orgulho de todos os associados.
    Friburguense Atlético Clube, Região Serrana
  Rua Jardel Hottz s/n - Nova Friburgo, RJ           
Fundado em 14 de março de 1980 resultante da fusão do Fluminense Atlético Clube com o Serrano Futebol Clube, ambos de Nova Friburgo-RJ. O primeiro presidente foi Francisco Mastrângelo. Os principais fundadores foram: Francisco Sampaio, Jorge El-Jaick, Tuffy El-Jaick, João Bizzoto, Ernesto P. Faria e Henrique F. Leal.