Estado do Rio Clubes Recreativos

    Jequiá Iate Clube, Região Metropolitana
  Estrada Rio Jequiá s/nº - Ilha do Governador - Rio de Janeiro, RJ           
O Jequiá Iate Clube é um clube tradicional da Ilha do Governador, que há 30 anos tem representatividade no basquetebol do Estado do Rio de Janeiro, sendo clube fundador da Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro - FBERJ.
O basquete do Jequiá Iate Clube é organizado e gerido pelos ‘Amigos do Basquete’, uma associação de pais e amigos que trabalha em prol do desenvolvimento do basquete do Rio de Janeiro.
As equipes da entidade, formadas por atletas do bairro, disputam os campeonatos estaduais organizados pela FBERJ em várias categorias, muito deles, formados pela Escolinha do Clube
    Clube de Xadrez Guanabara, Região Metropolitana
  Av. Churchill, 109 sl.101 - Centro - Rio de Janeiro, RJ           
Aulas, calendário e muito mais.
    Riviera Country Club, Região Metropolitana
  Av. Sernambetiba, 3700 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RU           
O Comendador da Ordem Georgiani (ex-Carinthia) Tibor Turcsany, húngaro de nascimento, brasileiro por nacionalização e carioca por escolha e paixão, desbravou a natureza semi-selvagem e levou os cariocas até a Barra da Tijuca, ou melhor, levou a Barra da Tijuca aos cariocas. Tibor afirmava sempre que a orla da Barra da Tijuca seria a Vieira Souto do ano 2000. Hoje a Barra da Tijuca não é mais um sonho, e é muito comovente saber que a morte prematura não tenha deixado Tibor contemplar a realização do seu sonho visionário. É um grande orgulho para toda a grande família Riviera Country Club ter Tibor Turcsany como seu fundador, assim como é com muita alegria que a Cidade Maravilhosa tem Tibor como seu eterno namorado.
    Complexo Esportivo Caio Martins, Região Metropolitana
  Rua Pres Backer, s/n  - Icaraí - Niterói, RJ           
O complexo já foi palco de dois campeonatos mundiais de basquete (um feminino e um masculino); de uma das Sub-Sedes da Copa do Mundo de Futebol de 1950; de uma Chave do Campeonato Mundial de Voleibol e do Sul Americano de Natação, além de inúmeras disputas nacionais de atletismo, vôlei, basquete e ginástica. Também sempre foi um dos mais importantes Centros de Iniciação Desportiva para as crianças e adolescentes, com aulas de natação, judô, basquete, futebol, vôlei, ginástica estética e olímpica e jazz. Quando se cogitou a construção do Estádio, pretendeu-se escolher um local mais ou menos central e de fácil acesso para os anseios de transportes da época, tendo sido escolhido uma área do bairro de Icaraí, de aproximadamente 47.8200 m2, onde funcionava um Canódromo. O 1º módulo construído foi o Campo de Futebol, para 1.200 espectadores; em seqüência a Piscina Olímpica e outra infantil e, finalmente o Ginásio Olímpico polivalente, com capacidade para 4.500 pessoas, sendo 3.855 assentos comuns, 592 cadeiras especiais e 73 lugares na Tribuna de Honra. Na época era o maior do Brasil, tendo abrigado em sua inauguração o Campeonato Mundial de Basquete, já na década de 50. Desde 2006 o ginásio leva o nome do grande campeão mundial de basquete, Fernando Brobró, do Flamengo, nascido em Niterói e falecido naquele ano. Já o parque aquático foi denominado Paluka, para homenagear o nadador niteroiense que foi recordista sul-americano e conquistou o terceiro lugar nas Olimpíadas, falecido em 2005. O complexo conta ainda com alojamento capaz de abrigar confortavelmente 96 atletas, além de 17 salas de federações e ONGs sócio-esportivas. No início dos anos 2000, o nome do estádio foi renomeado, sob determinação da câmara de vereadores da cidade de Niterói, para Estádio Mestre Ziza. Contudo, a mudança não foi de agrado dos botafoguenses já que o niteroiense homenageado Zizinho era jogador do rival CR Flamengo na primeira metade do século XX. A imprensa e os torcedores continuam chamando o estádio de Caio Martins. Atualmente sua capacidade é de 12.000 pessoas. Nos próximos meses, uma grande transformação se dará no Complexo Esportivo Caio Martins: ele se transformará em um Centro de Referência de Prática Esportiva, onde a população poderá praticar várias atividades gratuitamente, e em um moderno centro de treinamento de alto nível tecnológico. Sem perder, claro, sua vocação para palco de grandes astros e estrelas da MPB.
    Marina Barra Clube, Região Metropolitana
  Estrada Barra da Tijuca, 777 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ           
Inaugurado em 1984, o Marina Barra Clube está localizado numa ilha artificial. Nesse belíssimo local, habitat de garças e vegetação típica da região, o conjunto arquitetônico foi ligado ao continente por uma ponte com estrutura de ferro e concreto, ladeada por duas imensas jardineiras que lhe conferem beleza e harmonia. O Parque Infantil com 7 mil m2 projetado por Burle Max em parceria com Maria Clara Machado é um mundo de fábulas e magias. Os sócios dispõem de campos de futebol society, quadras polivalentes, de tênis e uma de squash, sendo todas dotadas de iluminação adequada e cercadas de alambrados. O parque aquático compõe-se de piscina semi-olímpicas, social e infantil. A náutica foi construída com cais para embarcações, hangares, oficinas e serviço de comunicação em alto mar e com guarda costeira marinha.
    Esporte Clube Cocotá, Região Metropolitana
  Rua Tenente Cleto Campelo, 497 - Ilha do Governador - Rio de Janeiro, RJ           
O Esporte Clube Cocotá, fundado em 1922, passou por várias transformações para que hoje, possa proporcionar aos seus associados um ambiente de lazer e tranquilidade. A Academia do Corpo já está em pleno funcionamento em suas instalações.
    Jockey Club Brasileiro, Região Metropolitana
  Praça Santos Dumont - Gávea - Rio de Janeiro, RJ             
<object width="300" height="200"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/ybNidIsBvvk"></param><param name="wmode" value="transparent"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/ybNidIsBvvk" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="300" height="200"></embed></object>
Fundado em 1932, o Jockey Club Brasileiro teve como primeiro presidente Linneo de Paula Machado, que foi o responsável pela construção do Hipódromo da Gávea, a maior obra da cidade na época. Lá é realizado anualmente o Grande Prêmio Brasil, a prova de maior expressão do turfe nacional, também famosa pela elegância dos trajes dos visitantes da festa. O Jockey Club também possui uma sede social no Centro do Rio de Janeiro, localizada num prédio de 12 andares, projeto assinado pelo arquiteto Lúcio Costa. As dependências são amplas e espaçosas, contando com 363 salas para escritórios, sete lojas, um auditório servido por elevadores especiais, 13 andares de estacionamento para 800 carros. No 11º e 12º andares, os jardins são de Burle Marx e os interiores do arquiteto Jorge Hue. Atividades: piscina, hidroginástica, saunas, massagiata, estética, quadra poliesportiva, ginástica.
    Flamengo, Clube de Regatas do, Região Metropolitana
   - Gávea - Rio de Janeiro, RJ            
A sede principal do Flamengo fica na Gávea, em frente à Lagoa Rodrigo de Freitas.
No local, está a sede social e administrativa do clube. Os sócios podem usufruir do parque aquático, quadras de tênis, futebol, basquete e vôlei, brinquedos, restaurantes, além de ter locais para realização de festas.
Além da parte social, existe no local ginásios para disputa e treinamentos de esportes olímpicos. No Ginásio Hélio Maurício, há a realização de atividades ligadas ao basquete e voleibol. No Ginásio Cláudio Coutinho, acontecem treinamentos da equipe de Ginástica Olímpica. A natação também tem seu espaço nas piscinas do Parque Aquático Fadel Fadel. Além disso, o Estádio José Bastos Padilha, mais conhecido como Estádio da Gávea, é o antigo local onde o time de futebol do Flamengo mandava seus jogos de pequeno porte. Atualmente, o campo é utilizado para treinamentos da equipe.
Do outro lado da rua da sede, junto à Lagoa Rodrigo de Freitas, encontra-se a base de treinamentos do remo rubro-negro. Fonte
    Gávea Golf and Country Club, Região Metropolitana
  Estrada da Gávea, 800 - São Conrado - Rio de Janeiro, RJ           
Em 1920, um grupo de técnicos e dirigentes da Cia, Tramway, Light & Power, inicou os contatos para a criação de um clube de golfe no Rio de Janeiro. Em 1931, o clube já possuía 332 sócios efetivos e recepcionou, em grande evento social, o príncipe de Gales, Edward e seu irmão George, duque de Kent. Durante a gestão do presidente Antônio Carlos de Almeida Braga, o clube colocou em prática a maior reforma já empreendida em sua sede com grandes benfeitorias realizadas. A entidade, é uma das atrações turísticas da cidade e referência nacional e internacional no golfe, atividade fim do clube.
    Pônei Clube do Brasil, Região Metropolitana
  Av. Borges de Medeiros, 2448 - Lagoa - Rio de Janeiro, RJ           
Pouco conhecida no Brasil, a cultura do Pônei Clube é largamente explorada em vários continentes. É um passo importante e muito útil na progressão dos jovens cavaleiros em qualquer das modalidades do hipismo, além de ser uma fonte inesgotável de lazer. Destinados à iniciação de crianças em faixa etária de 18 meses a 17 anos, os pôneis permitem aos alunos o desenvolvimento de todas as habilidades necessárias à prática do hipismo. No exterior, mais de 80% dos cavaleiros internacionais iniciaram sua formação montando pôneis.
    Gurilândia Clube Infantil, Região Metropolitana
  Rua São Clemente, 408  - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ           
Originado de um programa infanto juvenil de muito sucesso, no passado, chamado “Clube do Guri", que ia ao ar aos domingos na extinta TV Tupi do Rio de Janeiro, o Gurilândia Clube Infantil, fundado em 1962, ocupando 6000 m2 em área nobre de Botafogo, tornou-se um clube moderno, com infra estrutura adequada ao conforto e lazer de seus sócios. Eventos como Gurimpíadas reunindo futsal, tênis e queimado, futebol society, natação e hidro ginástica, fazem a alegria da garotada e de toda a família.
    Japeri Golfe Clube, Região Metropolitana
  Estrada Vereador Francisco da Costa Filho - Engenheiro Pedreira - Rio de Janeiro, RJ           
Um novo capítulo na história do golfe brasileiro surgiu com a inauguração da Associação Golfe Público de Japeri, em 2005. O campo de Japeri é o primeiro campo público do Brasil, construído a partir de patrocínios e importantes doações e esta iniciativa, que teve total apoio da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro e do R&A, é sem fins lucrativos.
O campo de Japeri, que já tem nove buracos prontos para a prática do golfe, está situado a 50 minutos do centro da cidade do Rio de Janeiro, próximo a Nova Dutra. Além do campo, o espaço ainda possui um Driving Range (área de prática) e a Associação oferece também aluguel de equipamentos.
No campo de Japeri, também há um trabalho social com a Escolinha de Golfe para crianças com idade entre 8 e 16 anos, residentes em Engenheiro Pedreira ou Japeri, que obrigatoriamente tem que estar estudando em escola da comunidade. Além das aulas de golfe, os alunos recebem também aulas de etiqueta e comportamento, além de um lanche.
O Projeto Japeri visa a popularizar ainda mais o golfe, incentivando jovens e promovendo o surgimento de novos talentos com a implementação da Escola de Golfe para a iniciação, treinamento e formação de novos golfistas. E essa história está apenas começando
    Botafogo de Futebol e Regatas, Região Metropolitana
  Av. Venceslau Braz, 72 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ           
O Botafogo de Futebol e Regatas é um clube socioesportivo brasileiro com sede no bairro homônimo, na cidade do Rio de Janeiro. Suas maiores glórias esportivas vêm principalmente do futebol, mas também do remo, voleibol, basquete, esportes aquáticos e outros mais. Fundado para o remo em 1 de julho de 1894 sob o nome de Club de Regatas Botafogo, fundiu-se com o Botafogo Football Club, outro clube, fundado oficialmente em 12 de agosto de 1904, do mesmo bairro, que levava uma trajetória paralela, em 8 de dezembro de 1942, mesmo dia de homenagem à santa padroeira do clube, Nossa Senhora da Conceição. O Botafogo tem como cores o preto e o branco e seus torcedores são denominados botafoguenses. Fonte
    Clube Monte Líbano, Região Metropolitana
  Av. Borges de Medeiros, 701 - Leblon - Rio de Janeiro, RJ           
O Clube Monte Líbano foi fundado em setembro de 1946 com edificação tombada pela municipalidade por sua imagem cultural e arquitetônicas. Esta situado na Av. Borges de Medeiros, 701 ocupando área de 22 mil m2 num dos pontos mais nobres do Leblon – zona sul do Rio de Janeiro. Nas décadas de 60 a 80, seus salões protagonizaram aos cariocas e visitantes animados bailes carnavalescos com repercussão no Brasil e exterior. Os desfiles de fantasias realizados em seus salões, com marcante presença de estilistas famosos e gente do meio artístico, que, independente de prêmios e honrarias, emprestavam sua arte nos quesitos de originalidade e luxo para serem exibidos por emissoras de tv’s, que exibiam em tempo real, para todo o país, a grandiosidade do espetáculo. O Clube oferece aos seus associados diversificada atividade social, cultural, esportiva e de lazer.
    ICRJ Iate Clube do Rio de Janeiro, Região Metropolitana
  Av. Pasteur, 333 - Urca - Rio de Janeiro, RJ           
O Fluminense Yatch Club criado em 1920 por inspiração de Arnaldo Guinle, Comodoro do Clube Náutico por 23 anos seguidos, viria a ser o embrião da atual denominação Iate Clube do Rio de Janeiro. No ano de l936, foi então construído o primeiro pavilhão em estilo Normando, que daria origem, a construção de outros dois pavilhões, assinados pelo arquiteto francês Joseph Gire.
Em reunião de 23 de Julho de l943, foram alterados e aprovados os novos Estatutos Sociais, com nomeação do seu 1º Comodoro: Otávio da Rocha Miranda. O Clube é considerado a principal referência na prática e organização de esportes náuticos no país.
Cursos oferecidos pelo ICRJ - Cursos da Classe Optimist para crianças de 8 a 14 anos. Barcos Laser e Veleiros monotipo Dingue para adultos e adolescentes a partir de 13 anos, Barcos tipo Veleiro MV 25 e Veleiro Oceano.
Escolinha de tênis – manhã e tarde
O Clube dispõe de quatro sedes para os seus associados: Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Cabo Frio e Ilha de Palmas.
    Mello Tênis Clube, Região Metropolitana
  Rua Caroen, 171 - Vila da Penha - Rio de Janeiro, RJ           
Fundado em 21/04/1956, o Mello Tênis Clube, foi declarado de Utilidade Pública Lei 1063 de 06/09/56. O clube, sediado na Vila da Penha, zona norte da cidade, disponibiliza amplo leque de opções aos seus associados nas áreas de lazer e entretenimento, esportiva e cultural. O happy night, enfatizando o forró e o pagode, os almoços dançantes aos domingos e apresentação de shows variados com artistas da MPB, são sucesso garantido já um bom tempo. O clube marca presença, anualmente valorizando eventos festivos como a festa junina, o dia das crianças, dia dos pais e reveillon. Destaque, também, para o cinema da Melhor Idade e a Feirinha do Mello.
    Friburguense Atlético Clube, Região Serrana
  Rua Jardel Hottz s/n - Nova Friburgo, RJ           
Fundado em 14 de março de 1980 resultante da fusão do Fluminense Atlético Clube com o Serrano Futebol Clube, ambos de Nova Friburgo-RJ. O primeiro presidente foi Francisco Mastrângelo. Os principais fundadores foram: Francisco Sampaio, Jorge El-Jaick, Tuffy El-Jaick, João Bizzoto, Ernesto P. Faria e Henrique F. Leal.
205.144.171.175 - 68.129.49.103