Estado do Rio Museus

    Museu Villa Lobos, Região Metropolitana

  Rua Sorocaba, 200 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ            
Considerado, ainda em vida, o maior compositor das Américas, Heitor Villa-Lobos compôs cerca de 1.000 obras e sua importância reside, entre outros aspectos, no fato de ter reformulado o conceito de nacionalismo musical, tornando-se seu maior expoente. Foi, também, através de Villa-Lobos que a música brasileira se fez representar em outros países, culminando por se universalizar.
    Museu Nacional de Belas Artes, Região Metropolitana
  Av. Rio Branco, 199 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer2' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/j2p1zQwSHGg" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer2'>
O acervo do Museu Nacional de Belas Artes teve origem no conjunto de obras de arte trazido por D. João VI de Portugal, em 1808, ampliado alguns anos mais tarde com a coleção reunida por Joachin Lebreton, que chefiou a chamada Missão Artística Francesa, formando a mais importante pinacoteca do país.
    Museu Amsterdam Sauer, Região Metropolitana
  Rua Garcia D'Ávila, 105 - Ipanema - Rio de Janeiro, RJ             
<iframe id='palyer3' src='https://www.youtube.com/embed/?listType=user_uploads&list=amsterdamsauer'></iframe id='palyer3'>
Instalado em Ipanema, o Museu Amsterdam Sauer de Pedras Preciosas e Minerais Raros é uma preciosidade no bairro mais fashion do Rio de Janeiro. Num cenário típico das regiões produtoras de gemas, pode-se observar réplicas de minas de esmeraldas, águas-marinhas e turmalinas, pedras típicas do Brasil. Estão em exibição mais de três mil pedras brutas e lapidadas - esmeraldas, rubilitas, águas-marinhas (incluindo um exemplar de 635 quilates), turmalinas, topázios imperiais... Algumas delas são destaques no Guiness Book - O Livro dos Recordes. O Museu Amsterdam Sauer faz parte do roteiro dos mais importantes pontos turístico-culturais do Rio.
    Museu do Primeiro Reinado, Região Metropolitana
  Av. Pedro II, 293 - São Cristóvão - Rio de Janeiro, RJ           
Inaugurado em 12 de março de 1979, o Museu do Primeiro Reinado situa-se no bairro de São Cristovão, instalado no palacete que pertenceu à Marquesa de Santos, que ali viveu de 1826 a 1829.
Tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional - Iphan, em 1938, o Solar da Marquesa de Santos constitui o principal acervo do museu, guardando, em seus belos salões decorados, lembranças do período colonial.
A jovem Domitila de Castro Canto Melo apaixona-se pelo Imperador D.Pedro I e vem residir na Corte, a seu pedido. Era separada do marido, com quem teve 3 filhos.
O imperador adquire um terreno com duas chácaras, bem próximo ao palacio imperial, e encarrega seu arquiteto particular, o francês Pierre Joseph Pézerat, de transformar uma das casas em um palacete, onde a Marquesa viveria cercada de luxo e requinte.
    Museu Arqueológico de Itaipu, Região Metropolitana
  Praça do Canhão, s/n - Itaipu - Niterói, RJ           
O Museu de Arqueologia de Itaipu tem como objetivo principal o desenvolvimento de um programa educativo-cultural voltado para as escolas e a comunidade local, através da divulgação de material arqueológico pré-histórico. Seu acervo é composto por objetos testemunhos dos povos que viveram na região antes de 1500 e traduzem elementos de sua cultura material. São machados de pedra, pontas de ossos, lascas de quartzo com variadas funções, polidores, peças cerâmicas e conchas provenientes dos sítios arqueológicos do litoral fluminense. Boa parte dessa coleção - 966 peças - foi doada ao Museu pelo antigo Agente Federal de Fiscalização de Pesca e arqueológico amador Hildo de Mello Ribeiro, que viveu em Itaipu por cerca de 20 anos.
    Museu de Arte Contemporânea, Região Metropolitana
  Mirante da Boa Viagem, s/n - Boa Viagem - Niterói, RJ            
<iframe id='palyer6' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/PqrBfIWgXOs" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer6'>
Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Museu, construído no Mirante da Boa Viagem, local privilegiado que se debruça sobre as águas da Baía de Guanabara e leva o olhar do visitante até o outro lado, onde estão o Corcovado e o Pão de Açúcar. Niemeyer afirmava que ao visitar o local "imaginou o museu como qualquer coisa solta na paisagem, um pássaro branco a se lançar sobre o céu e o mar de Niterói"; o que quer dizer um supremo respeito à paisagem. Source
    Fundação Casa de Rui Barbosa, Região Metropolitana
  Rua São Clemente, 134 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer7' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/KIE-iJQaMQw?controls=0" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer7'>
A Fundação Casa de Rui Barbosa tem sede na casa onde residiu o grande jurista e intelectual brasileiro entre 1895 e 1923, data de sua morte. Comprada pelo governo brasileiro em 1924, juntamente com a biblioteca, os arquivos e a propriedade intelectual das obras de Rui Barbosa, a casa foi aberta ao público como museu - o primeiro museu-casa do Brasil - em 1930.
    Museu Casa do Pontal, Região Metropolitana
  Estrada do Pontal, 3295 - Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro, RJ           
“A Casa do Pontal é o maior e mais significativo museu de arte popular do país. O acervo é composto por 8.000 esculturas e modelagens feitas contemporaneamente por cerca de 200 artistas populares de todas as regiões brasileiras e recobre a produção feita em toda segunda metade do século XX. Segundo o International Council of Museums (ICOM), filiado à Unesco, a Casa do Pontal não é apenas um museu completo de Arte Popular Brasileira, mas um verdadeiro museu antropológico, único no país a permitir uma visão abrangente da vida e da cultura do homem brasileiro.” Aberto ao público de terça a domingo, das 9h30 às 17h. Escolas e grupos sob agendamento.
    Museu do Trem, Região Metropolitana
  Rua Arquias Cordeiro, 1046 - Engenho de Dentro - Rio de Janeiro, RJ           
A Casa do Patrimônio Ferroviário Brasileiro, conhecido como Museu do Trem, administrado pela REDE FERROVIÁRIA FEDERAL, foi inaugurado em fevereiro de 1984. Instalado no antigo galpão de pinturas de carros da Estrada de Ferro Pedro II. São destaques: A BARONEZA, construída na Inglaterra, foi a primeira locomotiva a trafegar no Brasil em 1854. O CARRO IMPERIAL que foi fabricado em 1886, na Bélgica, para servir ao imperador D. Pedro II; O CARRO DO REI ALBERTO, que fazia parte da composição adaptada exclusivamente para servir ao Rei da Bélgica, em 1921, por ocasião da sua visita ao Brasil e O CARRO PRESIDENCIAL que serviu a Getulio Vargas na década de 30. Visitação : Terça a Sexta feira de 10h às 12h e de 13:30h às 16h Sábados: 13h às 17h
    Museu Antonio Parreira, Região Metropolitana
  Rua Tiradentes, 47 - Ingá - Niterói, RJ           
Programa educativo com atendimento dirigidos a professores, estudantes e grupos em geral.
    Forte de Copacabana, Região Metropolitana
  Praça Coronel Eugênio Franco, 01 - Copacabana - Rio de Janeiro, RJ
           
<iframe id='palyer11' title="Forte de Copacabana - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/tmNrshyUhFQ" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer11'>
Construído em 1914, com o objetivo de reforçar a defesa da Baía de Guanabara, o Forte de Copacabana oferece aos seus visitantes muitas curiosidades e atrações. No Museu Histórico do Exército, fatos marcantes estão registrados através de exposições, exibições de vídeo, maquetes e, até, um setor interativo, original e bastante visitado pelos freqüentadores do Forte. Tudo com direito a uma vista panorâmica de um dos pontos mais belos de toda a nossa Costa. Crédito: acervo riotur.
    Museu da Cachaça, Centro Sul Fluminense
  Rua Nova Mantiquira, 227 - Paty do Alferes, RJ           
Uma das atrações de Paty do Alferes é o Museu da Cachaça, o primeiro no gênero no país. No Museu da Cachaça também estão instaladas uma indústria artesanal de aguardente, duas adegas e um bar para degustação gratuita.
A cachaça que já foi a mais popular de todas as nossas bebidas, é hoje conhecida internacionalmente como o produto tipicamente brasileiro. Ao servir de base para aperitivos como a caipirinha, traduzindo o paladar nacional, ganhou status de produto de exportação e tornou-se mais um símbolo do Brasil para o mundo, tal qual o samba e o futebol.
    Museu Imperial, Região Serrana
  Rua da Imperatriz, 220 - Petrópolis, RJ           
Em 1822, D. Pedro I, viajando em direção a Vila Rica, Minas Gerais, para buscar apoio ao movimento da nossa Independência, encantou-se com a Mata Atlântica e o clima ameno da região serrana. Hospedou-se na Fazenda do Padre Correia e chegou a fazer uma oferta para comprá-la. Diante da recusa da proprietária, D. Pedro comprou a Fazenda do Córrego Seco, em 1830, por 20 contos de réis, pensando em transformá-la um dia no Palácio da Concórdia.