Estado do Rio Melhores Atrações

 

1

Instituto Moreira Salles

Rua Marquês de São Vicente, 476  - Gávea
Rio de Janeiro, RJ   22451-040
Gávea,
Região Metropolitana 0;
http://www.ims.com.br
Localizado na Gávea, bairro da zona sul carioca, o Instituto Moreira Salles (IMS-Rio de Janeiro), é o maior dos centros culturais da instituição. O conjunto edificado soma 3.000 m2, implantados numa área de 10.500 m2, com jardins abertos ao público, abriga salas de exposição, sala de aula, biblioteca, auditório, cafeteria, loja de arte, ateliê e dependências para hóspedes. <br> Além dos centros culturais, o Instituto Moreira Salles coordena também as atividades dos Espaços Unibanco de Cinema /Unibanco Arteplex (www.cinemaunibanco.com.br), uma rede de salas de exibição localizadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza, Salvador, Santos e Curitiba – pautada pela alta qualidade de serviço e programação.<br> Considerados em conjunto, Instituto Moreira Salles e Espaços Unibanco de Cinema/Unibanco Arteplex constituem o maior complexo privado dedicado à cultura e às artes no Brasil.
2
Pro Arte - Seminários de Música
Rua Alice, 462  - Laranjeiras
Rio de Janeiro, RJ  
Laranjeiras,
Região Metropolitana 1;
http://www.proarte.org.br/
Em 1931 Theodoro Heuberger, cidadão brasileiro, nascido em Munich, ligado à Escola do Bauhaus, que representava então as tendências mais modernas da arte européia, Frei Pedro Sinzig, O.F.M., notável musicólogo e compositor, e Maria Amélia de Rezende Martins, pianista e camerista, fundaram a Pro Arte Sociedade de Artes, Letras e Ciências. Nos Salões da Pro Arte, realizaram-se, naquele tempo, exposições, conferências e concertos.<br> Os Seminários de Música Pro Arte do Rio de Janeiro criados em 1957 por um grupo de músicos e professores liderados por H.J. Koellreuter, que tinham como <strong>objetivo criar um tipo novo de Escola de Música, que se opusesse ao padrão, então vigente de ensino acadêmico.</strong>
3
Centro de Artes Calouste Gulbenkian
Rua Benedito Hipólito, 125  - Centro
Rio de Janeiro, RJ   20211-130
2021* CEP Centro,
Região Metropolitana 2;
http://www.pcrj.rj.gov.br/calouste/
O Centro de Artes Calouste Gulbenkian foi criado em 11 de março de 1971 e recebeu este nome em homenagem à instituição cultural portuguesa sediada em Lisboa, a Fundação Calouste Gulbenkian. A origem do Centro Calouste Gulbenkian, que está instalado na Praça Onze, está ligada à necessidade de formar professores de artesanato para atender às escolas públicas do Estado do Rio. Os cursos de Artes oferecidos no Centro de Artes Calouste Gulbenkian traduzem uma proposta artístico-educacional diversificada e plural, dentro de uma prática atualizada e dinâmica, onde múltiplas linguagens artísticas se integram - do artesanato à pesquisa com novos matérias. Esses cursos são direcionados a quem busca a iniciação ou o aperfeiçoamento através da arte, tanto como linguagem expressiva como para a criação de objetos utilitários. Através de aulas práticas em salas-oficinas, adequadas a cada uma das modalidades artísticas, os professores procuram dar atendimento individualizado, buscando atender os diferentes objetivos de cada aluno.
4
Barra Paintball Park
Rua Vilhena de Morais s/nº - Clube da Aeronáutica  - Bosque da Barra - Barra da Tijuca
Rio de Janeiro, RJ  
Barra da Tijuca,
Região Metropolitana 3;
 
http://www.barrapaintball.com.br/
Localizado no Clube de Aeronáutica, na Barra da Tijuca. Desde 2003 vem sediando eventos para empresas, aniversários, campeonatos regionais e amadores, e jogos regulares de milhares de clientes. Dispomos de campo de jogo com mais de 1200 metros quadrados, material importado, recepção e área coberta para os clientes.
5
Florália
Estrada da Figueira, 592  - Caramujo
Niterói, RJ   24140-216
Região Norte,
Região Metropolitana 4;
http://www.floralia.com.br/
A Florália foi fundada em 1956 por Rolf Altenburg, um descendente de alemães apaixonado por orquídeas, uma referência no país e no mundo entre os orquidófilos por sua vasta seleção de espécies da flor. A Florália é reconhecida nacional e internacionalmente por produzir orquídeas híbridas, que são admiradas em várias parte do mundo por colecionadores e cultivadores em grande escala pelo tamanho e beleza das suas cores. Venha conhecer um dos maiores orquidários do Brasil. Além das orquídeas, a Florária também oferece uma grande variedade de plantas, como diversos tipos de flores e árvores frutíferas. Além de ser o local ideal para quem quer montar um jardim, a Florália é uma boa opção de passeio para a família, principalmente para crianças, pois conta com um simpático parquinho e um cercadinho com aves.
6
Sambódromo
Av. Marquês de Sapucaí s/nº  - Centro
Rio de Janeiro, RJ   20220-007
2022* CEP Centro,
Região Metropolitana 5;
7
Estádio João Havelange (Engenhão)
Rua Arquias Cordeiro, 1.100  - Engenho de Dentro
Rio de Janeiro, RJ  
Outros bairros da Zona Norte,
Região Metropolitana 6;
http://www.rio.rj.gov.br/rio2016/instalac_esport_joao_havelange.htm
Designado popularmente por ‘Engenhão’ devido a localizar-se no bairro de Engenho de Dentro, na zona norte do Rio de Janeiro, homenageia João Havelange, ex-Presidente da FIFA. <br> O novíssimo estádio, considerado o mais moderno da América Latina, ocupa uma área de 200 mil metros quadrados, em 117 mil de área construída, possui 45 mil lugares sentados Prevê-se completar a arquibancada superior, aumentando a capacidade do estádio para 60 mil lugares. O gramado do estádio tem dimensões de 105 x 68 m. <br> O Engenhão também possui espaço para 1.020 convidados e a sua tribuna de honra tem capacidade para 135 pessoas. Existem 78 camarotes particulares, 16 cabines de rádio e 4 de televisão. <br> Todas as rampas para entrada dos torcedores tem inclinação adequada para locomoção de deficientes, são largas o suficiente para a passagem de viaturas e ambulâncias e permitem evacuação total do público em 10 minutos. Além das rampas, 11 elevadores completam as vias de acesso para todos os pontos do estádio. Fonte: ttp://mundobotafogo.blogspot.com
8
Forte do Imbuí e Forte Barão do Rio Branco
Alameda Marechal Pessoal Leal, 265  - Jurujuba
Niterói, RJ  
Praias da Baía,
Região Metropolitana 7;
http://www.niteroiturismo.com.br/
Na Praia de Fora, hoje conhecida como praia do Forte Rio Branco, foi criado em 1555, um Observatório que, em 1567, é armado e transformado em Bateria, com a construção das primeiras bocas de fogo. Essa Bateria derrota, em 1596, a esquadra holandesa chefiada por Van Noorth e, em 1710, a expedição francesa de Duclerc.
9
Cidade das Crianças Leonel Brizola
Rodovia Rio-Santos km.1  - Santa Cruz
Rio de Janeiro, RJ  
Santa Cruz,
Região Metropolitana 8;
http://www2.rio.rj.gov.br/smel/CidadeDasCriancas.html
A Cidade das Crianças Leonel Brizola é um dos maiores parques públicos de lazer da América Latina, ocupando uma área de 186 mil m2 (equivalente a 20 campos de futebol com as dimensões do Maracanã), em Santa Cruz, região oeste da cidade. <br>
10
Parque Estadual da Pedra Branca
Estrada do Pau Fome, 4003  - Taquara
Rio de Janeiro, RJ  
Taquara,
Região Metropolitana 9;
http://www.parquepedrabranca.com
Quem pensa que a Floresta da Tijuca é a maior floresta urbana do mundo, pode estar enganado. Localizado na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, considerado um dos maiores parques urbanos do mundo e a maior floresta urbana do país, ocupando cerca de 10% da área total do município do Rio de Janeiro, o Parque Estadual da Pedra Branca possui cerca de 12.500 hectares de área coberta por vegetação típica da Mata Atlântica, como cedros, jacarandás, jequitibás e ipês, além de uma variada fauna, composta por jaguatiricas, preguiças-de-coleira, tamanduás-mirins, pacas, tatus e cotias. <br> O maciço circunda os bairros de Guaratiba a oeste, Bangu e Realengo ao norte, Jacarepaguá a leste, Barra da Tijuca a sudoeste e ao sul, Recreio dos Bandeirantes e Grumari ao sul e Campo Grande a noroeste e compreende o conjunto das seguintes serras: Valqueire, Viegas, Bangu, Barata, Lameirão, Engenho Velho, Rio Pequeno, Taquara, Pedra Branca, Quilombo, Santa Bárbara, Rio da Prata, Nogueira, Alto do Peri, Sacarrão, Geral de Guaratiba, Carapiá, Cabuçu e Grumari. Separa-se do Maciço de Gericinó pela Baixada Bangu - Realengo e do Maciço da Tijuca pela baixada de Jacarepaguá.
11
Kartódromo Premium
Av. Ayrton Senna, 3010  - Barra da Tijuca
Rio de Janeiro, RJ  
Barra da Tijuca,
Região Metropolitana 10;
http://www.kartodromopremium.com.br/
Uma organização de esporte e lazer onde se pode desfrutar de inúmeras atividades ligadas ao kart. Os organizadores oferecem desde escola de pilotagem para crianças obedecidadas, naturalmente, regras de segurança que o esporte requer, até preparação de jovens e adultos para competições regionais. Infraestrutura completa do local incluindo festas, churrascos, confraternizações e outros eventos.
12
Parque das Ruínas
Rua Murtinho Nobre, 169  - Santa Tereza
Rio de Janeiro, RJ   20241-050
2024* CEP Centro,
Região Metropolitana 11;
http://www.rio.rj.gov.br/riotur/pt/atracao/?CodAtr=1410
Um belíssimo mirante que deixa o Rio de Janeiro aos seus pés. De lá, tem-se uma visão extraordinária do centro da cidade e de toda a orla do Rio – desde o Aeroporto Santos Dumont até a Urca. Logo abaixo estão os Arcos da Lapa. Aberto ao público, o Parque foi o que restou do Palacete Murtinho Nobre, onde morou Laurinda Santos Lobo. A casa foi um dos pontos mais efervescentes da vida cultural carioca durante muitos anos, até a morte da anfitriã, em 1946. A Prefeitura fez renascer das ruínas a cultura que ali existiu. O parque abriga uma sala de exposições, auditório e cafeteria, garantindo conforto a shows musicais, happy hours e leitura de textos literários. Nas áreas ao ar livre se destacam concorridos shows e uma programação especial para as crianças nos finais de semana. Com três andares, a casa chama atenção também por sua arquitetura e estilo - tijolos aparentes combinados harmoniosamente com estruturas metálicas e de vidro.
13
Radical Parque Búzios
 - Centro
Búzios, RJ  
Búzios,
Região dos Lagos 12;
http://www.radicalparque.com.br/
Kart, paintball, kids off road.
14
Liceu Literário Português
Rua Senador Dantas, 118  - Centro
Rio de Janeiro, RJ   20031-205
2003* CEP Centro,
Região Metropolitana 13;
http://www.liceuliterario.org.br/
O Liceu Literário Português fundado em 10 de setembro de 1868, Instituição Filantrópica de Ensino Gratuito, adquiriu um terreno no Largo da Carioca onde em 1929 edificou sua sede - Rua Senador Dantas nº 118 – Centro, um arranha-céu em estilo gótico manuelino, decorado internamente com silhares de azulejos historiados e lindos vitrais, prédio projetado pelo arquiteto Raul Penna Firme. O Liceu Literário Português – honra e orgulho dos portugueses no Brasil – é um dos melhores estabelecimentos de ensino entre os congêneres neste país. Representa o esforço, a dedicação e o trabalho de abnegados portugueses beneméritos, em prol da instrução do povo. Ali, naquela casa, não há seleção para a matrícula; a quem bate às suas portas não se pergunta que idade tem, qual a cor, onde nasceu, nem se tem fortuna. Uma única coisa se indaga: que quer aprender
15
Centro Esportivo Miécimo da Silva
Rua Olinda Elis, 470  - Campo Grande
Rio de Janeiro, RJ  
Campo Grande,
Região Metropolitana 14;
http://www2.rio.rj.gov.br/smel/VilasOlimpicas.html
Referência no município e um dos mais importantes do estado do Rio de Janeiro, tendo sediado diversas competições nacionais e internacionais, como a Copa do Mundo de Judô para Deficientes Visuais, em 2001; o Grand Prix de Atletismo, a Copa do Mundo de Natação e a Copa do Mundo de Ginástica, todos em 2004; e os Jogos Mundiais em cadeira de Rodas & Amputados, em setembro de 2005. <br> Ocupando uma área de 64 mil metros quadrados, o complexo tem capacidade para abrigar 3.835 espectadores no ginásio e 1.953 no estádio. <br> Entre outros destaques, possui um Ginásio Esportivo que leva o nome do grande jogador de basquetebol, Algodão, nascido em Campo Grande, e um dos maiores jogadores do esporte de todos os tempos no país, campeão mundial ao lado de outros grandes craques como Rosa Branca, Jatir e Wlamir Marques.