Localizada entre Piratininga e Camboinhas é de pequena extensão e bastante freqüentada pelos que vem pelo mar em lanchas e iates, pois seu difícil acesso, através de uma trilha, não é muito conhecido. É um dos mais belos recantos da cidade
Há duas hipóteses para a sua denominação: a primeira relacionada as flechas utilizadas pelos índios, e a outra, mais provável supõe que derivou da planta abundante nos brejos locais, da qual se originam a flecha e a paina da flecha.
O solar apresenta fachadas inteiramente revestidas de azulejos portugueses e beirais constituídos por telhões de louça, pintados à mão, provenientes da cidade do Porto, em Portugal. Um padrão específico da azulejaria repete-se em todas as superfícies, salvo na fachada posterior, com padrão diverso; outros, com formatos e cromatismos distintos, formam barras, guarnições, frisos e pilastras dos cunhais.
<iframe id='palyer4' title="Praia de Itacoatiara - YouTube video player" width="220" height="180" src="https://www.youtube.com/embed/YuQhHeILlso" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer4'>
Possui 700m de extensão e significa em Tupi ''pedra escrita, riscada ou que tem inscrição''. Suas águas são transparentes e azuladas em meio a uma vegetação exuberante. É o paraíso dos surfistas; embora pequena, é uma das mais freqüentadas e preferidas pela juventude, e das que oferece maior riqueza de paisagem.
De areia clara e águas calmas, seu nome deriva de ''cáritas'' - caridade em latim. É muito freqüentada por desportistas aficcionados em windsurf e esqui-aquático. Também se identifica como local de pouso de praticantes de vôo livre.
Com aproximadamente 2.700m de extensão, significa ''secagem de peixe'' ou ''peixe a secar''. Piratininga é dividida em duas praias. O trecho maior, chamado ''praião'', com pequenas ondas, areia e águas claras, possui em toda a orla quiosques especializados em frutos do mar e petiscos. Contrastando com ela, a ''prainha'' (com a famosa Pedra da Baleia).
O Observatório iniciou suas atividades no ano de 2001, como projeto de Extensão da Faculdade de Educação da UFF.
Nossas principais preocupações de estudo, pesquisa e extensão estão relacionadas com as transformações da condição juvenil na história, as situações de vida dos jovens na contemporaneidade e suas mobilizações sociais, culturais e políticas.. Nosso grupo se organiza em torno de duas linhas de pesquisa: a) Juventude e processos educativos e b) Juventude e culturas da participação.
O Observatório Jovem do Rio de Janeiro é cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq e também está presente no Conselho Nacional de Juventude juntamente com o Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O único zoológico no Brasil que trabalha essencialmente na reabilitação da fauna selvagem. São animais vindos das mais diversas partes, vítimas de queimadas, caçadores, poluição e doenças, que graças à nossa fundação tem uma segunda chance de vida e liberdade garantida. Além de toda essa imensa importância para a preservação de nossa biodiversidade, a Fundação Zoonit é também um grande centro de pesquisa, cultura e lazer para a comunidade.
Localizada no coração do Fonseca, um dos bairros mais tradicionais de Niterói, a Fundação Zoonit se encontra numa área de aproximadamente 10.000m2 e dispõe de 14 funcionários que estão a serviço de nossos visitantes e, é claro de nossos queridos hóspedes, os mais de 480 animais, instalados no parque. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, de utilidade pública Estadual e Municipal, registrada na Curadoria de Fundações do Ministério Público do Rio de Janeiro.
Suas águas são escuras e calmas. A colônia de pescadores ali tem sua sede. A enseada de Jurujuba é cenário da Festa de São Pedro dos Pescadores, realizada anualmente em 29 de Junho. Além da Igreja de São Pedro dos Pescadores, na orla há vários restaurantes típicos de frutos do mar e bares.
O Teatro Municipal João Caetano foi reinaugurado em 1995, após uma profunda restauração. O projeto de recuperação encarou um grande desafio que era respeitar os aspectos históricos e ao mesmo tempo dotá-lo de modernidade. Ao longo de sua história, o teatro sofreu sucessivas obras de reformas que foram alterando a forma original do prédio, adaptando espaços e desfigurando seus seus núcleos históricos, dando origem a um prédio com características de diferentes épocas. No entanto, a fachada manteve as linhas arquitetônicas neoclássicas da reforma de 1888 e 1889.
A Florália foi fundada em 1956 por Rolf Altenburg, um descendente de alemães apaixonado por orquídeas, uma referência no país e no mundo entre os orquidófilos por sua vasta seleção de espécies da flor. A Florália é reconhecida nacional e internacionalmente por produzir orquídeas híbridas, que são admiradas em várias parte do mundo por colecionadores e cultivadores em grande escala pelo tamanho e beleza das suas cores. Venha conhecer um dos maiores orquidários do Brasil.
Além das orquídeas, a Florária também oferece uma grande variedade de plantas, como diversos tipos de flores e árvores frutíferas. Além de ser o local ideal para quem quer montar um jardim, a Florália é uma boa opção de passeio para a família, principalmente para crianças, pois conta com um simpático parquinho e um cercadinho com aves.
Com 2.600m, é uma extensão da própria Praia de Itaipu. Suas águas são transparentes e esverdeadas, e sua areia clara e fina. Recanto pitoresco, é muito procurado pelos amantes da pesca de arremesso; pelos velejadores e wind-surfistas.
Passeio Turístico. Roteiro: Enseada de Botafogo (Outeiro da Glória, Marina da Glória, Botafogo, Flamengo, Corcovado e Pão de Açúcar); Fortalezas de São João, de Lage e Santa Cruz; Praias de Jurujuba, Adão e Eva e Maçã; Clube Naval (Réplica da Nau Capitania - Caravela de Pedro Álvares Cabral); Charitas; São Francisco; Icaraí e Praia das Flechas; Boa Viagem (Ilha da Boa Viagem e MAC); Forte Gragoatá; Caminho Niemeyer; Vão Central da Ponte Rio-Niterói; Ilha das Enxadas; Porta Aviões; Ilha Fiscal, Estação do Rio e Estação de Niterói.
Localizada no interior da Baía de Guanabara, significa em Tupi: água benta, água santa, rio sagrado ou rio salgado. Dela avista-se a Pedra do Índio, a Pedra de Itapuca; o MAC e parte da cidade do Rio de Janeiro, destacando-se o Corcovado e o Pão de Açúcar.
A Fortaleza de Santa Cruz da Barra localiza-se no lado esquerdo da barra da baía de Guanabara, no bairro de Jurujuba, município de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, no Brasil.
Cruzando fogos com a Fortaleza de São João, constituiu a principal estrutura defensiva da barra da baía de Guanabara e da cidade e porto do Rio de Janeiro durante o período da Colônia e do Império. Encontra-se guarnecida até aos dias de hoje, atraindo uma média de dois mil visitantes por mês, em visitas guiadas, de hora em hora, com a duração de cerca de 45 minutos. Source
Suas águas são calmas, com areia clara e fina. Localiza-se numa área residencial e conta com calçadão em toda a orla, que é muito usado para passeios, jogging e ciclismo, ideal também, para a prática de esportes a vela.
<iframe id='palyer18' title="Praia de Itaipú - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/V_hWfiHVPrI" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer18'>
Seu nome, na língua Tupi significa "água que sai do meio das pedras". Possui restaurantes de frutos do mar, todos na areia da praia, de onde se pode apreciar o mais belo pôr-do-sol da cidade. O canal de ligação da lagoa de Itaipu com o oceano, é o limite natural entre a praia de Itaipu e a de Camboinhas.
Divisor de águas da bacia do sistema lagunar de Piratininga e Itaipu, é o limite natural entre os municípios de Niterói, São Gonçalo e Maricá, apresentando uma cobertura florestal de Mata Atlântica em boas condições.