Home | ||
Estado do Rio | ||
Região Metropolitana Escolas de Dança | ||
Rio de Janeiro | ||
Niterói |
Região Metropolitana Escolas de Dança |
|
A Academia Rose Mansur foi inaugurada em 1985. e nesses seus 23 anos de existência tem procurado sempre manter seus objetivos: “integrar a arte ao processo educacional, a fim de manter o mais alto padrão de ensino de dança”.
|
|
Carlinhos de Niterói - Professor, bailarino e coreógrafo, segue a metodologia do seu mestre Jaime Arôxa por 15 anos. Inaugurou a filial Jaime Arôxa Niterói no dia 07/7/2001. Se formou em Dança de Salão e Coreografia pela Universidade Estácio de Sá no dia 4 de julho de 2008. Viaja para Buenos Aires uma ou duas vezes ao ano levando alunos para passeio e para reciclagem de tango.
|
|
Em ambiente decorado com motivos orientais, confortável e elegante, onde a arte e a técnica caminham juntas, proporcionando às suas alunas um aprendizado completo das danças milenares, O Studio Nefertari conta com uma equipe de professoras qualificadas e possui turmas específicas para todas as idades, com diversas opções de horários. O Studio Nefertari busca o aperfeiçoamento constante de suas alunas, para isso, realiza em seu espaço, diversos workshops com bailarinas nacionais e internacionais e promove espetáculos que possibilitam a apresentação das alunas.
|
|
Dirigida pela coreógrafa baiana Ana Vitória a Cia Ana Vitória de Dança Contemporânea conquistou seu público a partir do seu trabalho autoral, recebendo inúmeros prêmios no Brasil e no exterior. Como intérprete criadora, Ana traz como marca seu vigor físico adquirido como atleta, a precisão e a originalidade pertinente ao pesquisador debruçado sobre a sua cultura, a brasileira.
Ana Vitória é professora de Técnica de Dança Contemporânea e Composição Coreográfica de duas Universidades de dança na cidade do Rio de Janeiro. Seus workshops de técnicas de dança objetivam conduzir os bailarinos à um um maior entendimento da linguagem utilizada por essa criadora, bem como fazê-los investigar através das ferramentas pós modernas utilizadas pela dança, novos contornos e possibilidades gestuais Público alvo: bailarinos, coreógrafos e professores de dança |
|
Fábio Venturini começou a traçar seu rumo profissional estudando balé clássico e dança contemporânea, fazendo parte da Cia. de Dança Compasso do coreógrafo e bailarino Raimundo Branco, da Cia. Trapiá de Dança e do Balé Popular do Recife. Na década de 80 descobriu a dança de salão. Associando a ela sua experiência nos ritmos de forró e lambada, decidiu investir em si mesmo, aperfeiçoando-se nas técnicas de aprendizagem e ensino de todos os ritmos concernentes à dança de salão. Conheceu, então, Jaime Arôxa, que ficou impressionado com a performance de Venturini e o convidou para vir ao Rio de Janeiro e fazer parte de seu staff de bolsistas. Em 1998, começou a ministrar aulas em uma pequena sala comercial no Leblon. Inaugurou sua própria academia em 11 de setembro de 1999.
|
|
Cursos na ABM Associação Bosque Marapendi, Turmas no Atlântico Sul, Dança de Salão Carioca na Barra da Tijuca, Samba de Gafieira
|
|
Fazendo os espetáculos pelas estradas afora, comecei a perceber que precisávamos poder estabelecer outras formas de comunicação com o público: formas de conhecimento, de troca de experiência. Precisávamos de uma escola. Nesta escola queremos pensar movimento, experimentar movimento, disciplinar, conscientizar, respirar e sensibilizar o corpo que pensa, muda, sente; que dança. Sempre acreditei na criatividade e irreverência. A concentração, disciplina, formação e o foco são a base e a possibilidade criativa de qualquer indivíduo.
A escola oferece cursos em todas as áreas relacionadas ao movimento, além das aulas de teatro, filosofia, anatomia, história da dança e eventos como exposições de artes visuais, leituras e recitais de música, integrados a dança num esforço de ampliar o horizonte dos nossos alunos. Todo mês de janeiro e julho o Centro de Movimento Deborah Colker inclui em sua grade uma colônia e cursos especiais. A intenção da colônia de férias é ser uma escolinha de arte, oferecemos diversas atividades corporais integradas ao teatro, a dança, a música e as artes plásticas. Debora Colker |
|
Desde sua criação em 1995, a Ballerine Studio de Dança vem conquistando seu espaço no cenário cultural de nossa cidade. A partir de 2000, o Studio está sob a direção artística da bailarina e coreógrafa Adriana Gama.
|
|
No Tex Studio de Dança é possível estudar o movimento, percebê-lo no corpo com diferentes nuances e dimensões e transformá-lo em dança, valorizando o indivícuo e trazendo harmonia. O corpo é trabalhado de uma forma consciente, a partir da combinação de estilos e com base no aprendizado de diverss técnicas, com total respeito à pessoa. A base dessa filosofia consiste em oferecer ao aluno um grande leque de opções, para que se sinta à vontade e escolha a técnica que melhor traduza o seu jeito de se movimentar e de sentir a dança. Aqui a criança pode dar os primeiros passos na direção de uma carreira fascinante. Ou, simplesmente, desenvolver criatividade, postura, equilíbrio e senso de responsabilidade.
|
|
O Projeto Dançarte iniciou sua história, ainda não oficializado, em agosto de 2000, no Bairro de Santa Teresa na Cidade do Rio de Janeiro, pela professora e bailarina Luciana Dutra, destinando-se ao ensino da técnica de Dança Espanhola, com aulas práticas, teóricas e de vídeo, para crianças de sete (7) a quinze (15) anos, moradoras do Bairro de Santa Teresa e adjacências, trazendo-lhes através de uma cultura distante da sua realidade a possibilidade de novos conhecimentos sócio-culturais, hoje o projeto é coordenado pela professora personal stylet Simone Montenegro que agrega outros valores ao projeto voltado para reciclagem pessoal...
|
|
Muito bem montada por seu idealizador e diretor, Fávio Salles, a Academia do Tap, inaugurada em 12 de março de 1992, o Rio de Janeiro ganhou a única escola especializada em ensino do sapateado norte-americano do Rio de Janeiro.
São diversos níveis de aprendizado: o baby class, a partir de quatro anos, e do básico ao profissional, para crianças, adolescentes e adultos de qualquer idade. |
|
Estúdio de dança especializado em dança do ventre. dança cigana, dança flamenca, jazz, sapateado americano, ballet clássico (infantil e adulto).
Iníciou suas atividades em outubro de 2001, com direção da professora e bailarina Samra Sanches. No Estúdio Kelimaski, o aluno vai encontrar orientação personalizada e atualizada com corpo de profissionais incorporando as mais recentes técnicas do universo da dança, preparando, inclusive, dançarinos profissionais. |
|
O nome de Angel Vianna está associado a anos de experiência profissional em diferentes institutos e centros de estudos do país como bailarina, coreógrafa, professora e pesquisadora em Dança. Com sua rica bagagem, Angel não se dedicou apenas ao seu "Centro de Estudos do Movimento e Artes".
Desenvolveu trabalhos em Universidades Públicas, Escolas, Teatros, Associações Profissionais, Centros Culturais, Áreas de Lazer, Circos, Instituições Científicas e Clínicas, onde transmite o seu processo interdisciplinar, desenvolvendo uma ação sem fronteiras. Angel investe o seu tempo na produção de cidadãos livres. Esse importante trabalho vem sendo reconhecido pela sociedade e tem se revelado através de Homenagens, Condecorações e Prêmios, entre os quais destacam-se: Comenda da Ordem ao Mérito Cultural, inspirada na Ordem do Mérito Cultural na Classe de Cavaleiro, pela Presidência da República do Brasil, por suas relevantes contribuições à cultura brasileira, Diploma Orgulho Carioca, pela sua importância na vida cultural da Cidade do Rio de Janeiro, conferido pelo Prefeito do Município do Rio de Janeiro. Visite também o site: .www.angelvianna.art.br/
|
|
Palavras do Mestre Toni Sá: “Em nossa dança de salão não há regras que digam o que é certo ou errado, então, temos que nos basear pelo bom gosto, contudo há uma obrigatoriedade incontestável, o ritmo. Tudo é nada sem ritmo. Por mais e melhores passos que o casal use, com toda elegância e suavidade, se estiverem fora da música estarão errados. Um dito popular que se aplica perfeitamente neste nosso caso é: “tem que se dançar conforme a música”. Não é a orquestra que deve acompanhar o dançarino(a), e sim o contrário.”
|
|
O Grupo de Dança Julia de Athayde começou a se formar em 2001, quando Julia de Athayde e sua mãe Marisa de Athayde coordenaram um projeto de dança de salão em um condomínio de Jacarepaguá. A turma do prédio, muito animada, auto denominou-se de Gazela Dourada e, foi assim que Grupo cresceu.
Em 2002 o GDJA começou a organizar bailes mensais no Quality Shopping. Bailes de Fim de Ano, Halloween, carnaval e aniversários. Em 2006, o GDJA iniciou um projeto social com aulas de dança para as crianças carentes do AMAR - Associação do Menor Abandonado e Recuperado, em Duque de Caxias, incluindo trabalho voluntário e dança coreográfica infantil nas escolas. |
|
A Escola Estadual de Dança Maria Olenewa seguindo a tradição de ser a primeira escola de dança clássica fundada no Brasil orgulha-se pelo trabalho desenvolvido em prol da dança brasileira e pretende continuar trabalhando incansavelmente aperfeiçoando seu trabalho de formação de bailarinos, tornando o Brasil, no novo milênio, o verdadeiro pólo de talentos.
Nessa perspectiva, hoje diversos ex-alunos carregam no corpo, no coração e na memória lembranças do período que aqui estudaram.
|
|
Ney Homero Rocha, iniciou no tango em Bariloche Argentina, em 1987 e na dança de salão no Clube 17 em outubro do mesmo ano, através do convênio com o Centro de Dança Jaime Arôxa, de quem foi aluno por seis anos e meio. Sua parceira, Cristina Otálora, argentina, iniciou seu aprendizado de tango com Norberto Esbrez e Alejandra, Marcelo e Alejandra. A proposta pedagógica dos professores Ney e Cristina, visa o aprendizado de qualidade o mais rápido possível. Para tanto, preferem dar aulas individuais ou em pequenos grupos de no máximo seis casais. As aulas são ministradas no Bardetango - Barra da Tijuca e no Clube 17, Jardim Botânico, zona sul da cidade
|
|
Localizado no coração de Vila Isabel, no Boulevard vinte e oito de setembro, o Espaço Cultural Ritmo e Movimento, mais conhecido como R&M, tem como principal objetivo a integração de pessoas através da arte. Com atividades culturais como teatro e capoeira além de diversos estilos de dança, como dança do ventre, samba de bamba, bolero, dança espanhola, dança afro, sapateado, jazz e balé. O carro-chefe do Espaço é a Dança de Salão.
Com 150 m2 o Espaço Cultural Ritmo e Movimento também está aberto à festas de aniversário, infantis, 15 anos, reuniões empresariais, palestras, ensaios fotográficos e eventos diversos, contando ainda com serviços de bar completo, ventiladores em todo o salão e sala reservada |
|
|
|
Procuramos dar uma continuidade a educação familiar abrindo novos horizontes para jovens aspirantes a arte da dança, que possivelmente, é a mais inclemente com o artista.
|
|
A Luna Llena Danças, foi fundada em 1999 por Suraya Helayel, bailarina, professora e coreógrafa de Flamenco, a partir do grupo Luna Llena. Vem difundindo a cultura flamenca em Niterói, apresentando suas músicas, ensinando suas danças e mantendo vivos estilos e tradições.
|
|
|
|
Academia Body Gym, quatro anos de sucesso. Ótimos profissionais, tecnologia de ponta, ambiente climatizado e super motivante. 300 m ² de salão de musculação, o melhor do Body System, aulas com telão e jogo de luzes
|