Nossa Proposta Pedagógica baseia-se nos ideais de Escola Libertadora, onde professores e alunos constroem, juntos, o conhecimento. O diálogo é estimulado visando a conscientização, a reflexão crítica e a conquista da autonomia. O diálogo que propomos é o diálogo horizontal, estabelecendo uma relação de respeito mútuo, proporcionando comunicação, autenticidade, cooperação, afetividade e o desenvolvimento da auto-estima.
Em 1998 surgiu a idéia da construção de um colégio, que suprisse as reais necessidades da população da Região Oceânica, em relação à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental.
Para isso, realizamos uma pesquisa que nos mostrou as deficiências quanto à maioria dos serviços de educação encontrados na região e as expectativas da população, que almejava por uma educação de melhor qualidade para seus filhos, que muitas vezes se viam obrigados a procurar outras opções fora da localidade onde moravam.
É impressionante como um fato ocorrido há décadas pode nos marcar a ponto de ficar inesquecível em nossa memória. Mas não poderia ser diferente com o nosso querido Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara (CApDHC).
Começo esse texto com essa pequena reflexão porque em 2009 nosso colégio completa 50 anos de existência. É muito gratificante ver que meu sonho de adolescência se agigantou e, hoje, o Dom Hélder (forma carinhosa como gostamos de chamá-lo) é a prova de que é possível transformar realidades e promover uma revolução por meio da educação.
O bairro da Trindade era uma região esquecida e isolada quando, em 12 de outubro de 1959, iniciamos as atividades do colégio. Juntamente com meu marido, professor Joaquim de Oliveira, trabalhamos arduamente para construir uma instituição de ensino de qualidade e reconhecida por pais, alunos e a sociedade. Nesse período, vimos uma pequena chácara, com 33 alunos, localizada numa roça de São Gonçalo, se tornar uma dos principais colégios do município e uma referência de educação em nosso estado.