Niterói High School

    Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara, Região Oceanica

  Rua Ary Gomes da Silva, 79 - Piratininga - Niterói, RJ           
É impressionante como um fato ocorrido há décadas pode nos marcar a ponto de ficar inesquecível em nossa memória. Mas não poderia ser diferente com o nosso querido Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara (CApDHC). Começo esse texto com essa pequena reflexão porque em 2009 nosso colégio completa 50 anos de existência. É muito gratificante ver que meu sonho de adolescência se agigantou e, hoje, o Dom Hélder (forma carinhosa como gostamos de chamá-lo) é a prova de que é possível transformar realidades e promover uma revolução por meio da educação. O bairro da Trindade era uma região esquecida e isolada quando, em 12 de outubro de 1959, iniciamos as atividades do colégio. Juntamente com meu marido, professor Joaquim de Oliveira, trabalhamos arduamente para construir uma instituição de ensino de qualidade e reconhecida por pais, alunos e a sociedade. Nesse período, vimos uma pequena chácara, com 33 alunos, localizada numa roça de São Gonçalo, se tornar uma dos principais colégios do município e uma referência de educação em nosso estado.
    Colégio Nossa Senhora da Assunção, Praias da Baía
  Rua General Rondon, 842 - São Francisco - Niterói, RJ            
<iframe id='palyer2' width="300" height="250" src="//www.youtube.com/embed/iNyeLwTFUfc" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer2'>?rel=0&cc_load_policy=1" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer2'>
A Educação que apresenta como alicerce, os pilares franciscanos tem, na sua própria essência, um marco diferencial. A promoção da vida, a conscientização ecológica, a valorização da minoridade, a aceitação das diferenças, o cuidar e o acolher são fontes que alimentam nosso Projeto Educativo.
Diferente da concepção hegemônica de cultura como instrumento de massificação, o Colégio busca transforma-se num espaço privilegiado de promoção sociocultural. Por meio de seleção de conteúdos relevantes, contribuímos para que se discuta e se promova a cultura como centro gerador de transformação social.
A afetividade ressignifica o nosso fazer pedagógico. Propomos a Educação que seja provocativa, criativa, pautada na reciprocidade das áreas de conhecimento, no respeito e na inclusão responsável. A proposta Pedagógica é constantemente transformada pelos Projetos elaborados nas diferentes áreas, de forma que todos possam ensinar e aprender conhecimento, fundamentos de cidadania de democracia e do convívio social.
    Colégio MV1 Ucaraí, Praias da Baía
  Rua Otávio Carneiro - Icaraí - Niterói, RJ           
    Colégio Pluz, Região Oceanica
  Engenho do Mato - Itaipu - Niterói, RJ            
<iframe id='palyer4' src='https://www.youtube.com/embed/?listType=user_uploads&list=colegiopluz'></iframe id='palyer4'>
Nossa Proposta Pedagógica baseia-se nos ideais de Escola Libertadora, onde professores e alunos constroem, juntos, o conhecimento. O diálogo é estimulado visando a conscientização, a reflexão crítica e a conquista da autonomia. O diálogo que propomos é o diálogo horizontal, estabelecendo uma relação de respeito mútuo, proporcionando comunicação, autenticidade, cooperação, afetividade e o desenvolvimento da auto-estima.
    Miraflores, Praias da Baía
   - Icaraí - Niterói, RJ             
<iframe id='palyer5' src='https://www.youtube.com/embed/?listType=user_uploads&list=mirafloresniteroi'></iframe id='palyer5'>
Fundado em 1969, mais precisamente no mês de março. Naquele tempo, nes-se espaço, balões faziam poesia no ar. Hoje, neste mesmo lugar, os alunos am-pliam conhecimen-tos, pesquisam nos livros, nos computa-dores e na natureza, organizam feiras, sonham, desejam, realizam e, também, lançam poesias no ar. Passados tantos anos, o Miraflores vive, com plenitude, a maturidade das experiências adquiridas, mas permanece criança inquieta diante dos desafios do amanhã. Pois, como nos ensinou nosso Mestre Paulo Freire, o futuro não é uma coisa escondida na esquina. O futuro a gente constrói no presente.
    Colégio Marília Mattoso, Praias da Baía
  Rua José Bonifácio, 39 - São Domingo - Niterói, RJ            
<iframe id='palyer6' title="Colégio Marília Mattoso - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/0S-FkKgVfW4" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer6'>
Em 1972, com as inovações introduzidas pela Lei 5692/71 na Educação Brasileira, foi implantada a reforma de ensino do 1º grau(hoje Ensino Fundamental) sob a direção do sobrinho de D. Marília, Reynaldo Mattoso Cavalcanti. Sob sua orientação a escola passou também por outras transformações.
No ano de 1976, implementou-se a criação do Mattosinho com a finalidade de atender aos alunos da educação infantil. A escola continuava a crescer até que em 1978 foi inaugurada a nova e atual sede, na rua José Bonifácio nº 39.
O Ensino Médio foi implantado em 1985, com a colaboração do Prof. Comte Bittencourt, que meses antes assumira a Direção Administrativa da escola. A partir daí, nossa escola passou a denominar-se Colégio Marília Mattoso.
    Instituto Maia Vinagre, Praias da Baía
  Rua Noronha Torrezão 68 - Santa Rosa - Niterói, RJ            
O Instituto Maia Vinagre realiza um trabalho educacional orientado por uma pedagogia eclética e holística. Oferece um ambiente escolar ao mesmo tempo acolhedor e estimulante. A criança é incentivada a construir o seu próprio conhecimento, levantando hipóteses, estabelecendo conclusões, desenvolvendo a capacidade crítica, bem como a de interpretação e de criação.Assim, por meio de um trabalho escolar eficiente e renovador, contribui para a formação de pessoas conscientes em relação a si mesmas e a suas responsabilidades sociais.
    Meta Educaciona, Praias da Baía
  Av. Ernani do Amaral Peixoto, 286 sala 905  - Centro - Niterói, RJ           
O curso Meta Educacional, especializado em pré-vestibular e concursos públicos, vem oferecer a seus alunos um serviço diferenciado. Nosso trabalho tem como objetivo o seu Sucesso. Para isso, trazemos para você: uma equipe de professores extremamente qualificada; ótima localização, no centro de Niterói; turmas reduzidas com no máximo 20 alunos.
    Curso Miguel Couto, Praias da Baía
  Av. Ernani do Amaral Peixoto, 207, sl 301 - Centro - Niterói, RJ            
<iframe id='palyer9' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/jDfkG7-hk0o" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer9'>
    Argumento Ensino Médio e Vestibular, Praias da Baía
  R: Engenheiro Guilherme Greenhalg, 16 - Icaraí - Niterói, RJ           
O Colégio Argumento nasceu do sonho de alguns professores de Niterói com larga experiência em vestibulares, em agosto de 1989. O Colégio Argumento busca em sua filosofia, o desenvolvimento da consciência crítica e autonomia dos nossos alunos através de práticas educativas, democráticas e comprometidas com o bem comum, tendo em vista o exercício pleno da cidadania, além da integração da família à comunidade escolar.
    Instituto Abel, Praias da Baía
  Av. Roberto Silveira, 29 - Icaraí - Niterói, RJ
            
<iframe id='palyer11' src='https://www.youtube.com/embed/?listType=user_uploads&list=redelasalle'></iframe id='palyer11'>
O Instituto Abel é uma escola mantida pelos Irmãos Lassalistas, Congregação fundada por São João Batista de La Salle, em 1680. Como tal é uma escola católica. O que significa isto? - Significa que é uma escola que veicula valores segundo Jesus Cristo e sua Igreja, através de todo o currículo, sem desmerecer outras religiões. Significa ainda que se esforça em fazer valer a verdade, a solidariedade, a justiça e a fraternidade, em todas as atuações e relacionamentos. http://www.abel.com.br
    Colégio Ary Parreiras, Praias da Baía
  Rua Ary Parreiras, 73 - Icaraí - Niterói, RJ
          
Colégio Ary Parreiras, Instituição Educacional que oferece através de um ensino de qualidade, oportunidades de formação plena do cidadão capacitando-o para uma posição crítica, criativa e ética dentro do contexto social.
O Colégio Ary Parreiras foi fundado em 19 de setembro de 1985, pela Pedagoga, Psicopedagoga e Especialista em Educação, Nerilza Guimarães Lopes.
Com sede própria e totalmente remodelada na sua parte física e pedagógica para 2006, o Colégio Ary Parreiras, atualmente atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, nos turnos manhã, tarde e integral (Educação Infantil opcional). http://www.apcolegio.com.br
    Curso Riachuelo, Região Norte
  R: Reverendo João Corrêa D'Avila, 30 - Barreto - Niterói, RJ            
<iframe id='palyer13' width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/8t8vrQS9NR4" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer13'>
    Gay Lussac, Praias da Baía
  Rua Maria Caldas, 35 - São Francisco - Niterói, RJ           
O nome vem de Joseph Louis Gay-Lussac, o grande físico-químico francês, numa homenagem prestada por nosso fundador - o professor Renato Garcia de Freitas.
Desde o início, lá pelos idos de 1954, funcionando como Curso Pré-Vestibular de Medicina e Engenharia, tinha um compromisso: qualidade em Educação.
Em 1968, dentro de tal proposta, transformou-se em ensino de formação regular, uma escola-escolha, voltada para o desenvolvimento de talentos, sempre com uma filosofia pedagógica que busca o equilíbrio entre dimensões conservadoras e liberais, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Nessas últimas 3 décadas, com gerações e gerações de alunos, felizmente atingimos objetivos pretendidos. Somos uma escola para quem deseja níveis de excelência, visando à continuação de estudos superiores, num mundo em permanente mutação, com estruturas comportamentais baseadas na reunião do saber com o sentir.
    Colégio Gauss, Região Oceanica
  Avenida Frei Fabiano 155 - Piratininga - Niterói, RJ           
Em 1998 surgiu a idéia da construção de um colégio, que suprisse as reais necessidades da população da Região Oceânica, em relação à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental.
Para isso, realizamos uma pesquisa que nos mostrou as deficiências quanto à maioria dos serviços de educação encontrados na região e as expectativas da população, que almejava por uma educação de melhor qualidade para seus filhos, que muitas vezes se viam obrigados a procurar outras opções fora da localidade onde moravam.