Região Metropolitana Teatros

    O Tablado

  Av. Lineu de Paula Machado, 795 - Lagoa - Rio de Janeiro, RJ           
Dias 19 e 20 de Janeiro 2013 - Os 7 Gatinhos de Nelson Rodrigues - Quatro irmãs se prostituem para juntar dinheiro para o enxoval da mais jovem, Silene, adolescente virgem de 16 anos. Mas um dia descobre-se que a jovem matara a pauladas uma gata prenha, que deu à luz a sete gatinhos vivos. E que também perdera a virgindade para um homem que chora por um olho só. A família, que depositava toda a sua esperança na pureza de Silene, começa a apodrecer, com a trama enveredando para um desfecho trágico. Direção: Lionel Fischer e Julia Stockler. Fundado em 1951 por Maria Clara Machado, o Tablado, contando com o patrocínio da Petrobrás e ajuda da Casa de Rui Barbosa, oferece "aulas livres" de improvisação para adultos, adolescentes e crianças a partir de 11 anos, uma vez por semana, com duração de 1h e 45m, ministradas por professores formados por Maria Clara.
    Theatro Municipal do Rio
  Avenida Rio Branco - Centro - Rio de Janeiro, RJ             
<iframe id='palyer2' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/cAw7FjX6MUw" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer2'>
Dia 3, 4, 5 e 7 às 20h Dia 8 às 17h. Programa: BALLET O QUEBRA-NOZES. Música: Tchaikovsky Concepção, Coreografia e Mise-en-Scène: Dalal Achcar Solistas: Ana Botafogo, Cecília Kerche, Claudia Mota, Márcia Jaqueline, Karen Mesquita. Francisco Timbó, Cícero Gomes, Filipe Moreira, Denis Vieira. Cenários e Figurinos: José Varona Regência: Silvio Viegas,
Um dos mais bonitos prédios do Rio de Janeiro, localizado na Praça Floriano, conhecida como Cinelândia, no centro da cidade, o Theatro Municipal é a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul. Desde a sua inauguração, em 14 de julho de 1909, o Theatro tem recebido os maiores artistas internacionais, assim como os principais nomes da dança, música e da ópera brasileiras.
    Teatro Municipal de Niterói
  Rua XV de Novembro, 35 - Centro - Niterói, RJ
           
<iframe id='palyer3' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/N6ISwlQNbIc" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer3'>
O Teatro Municipal João Caetano foi reinaugurado em 1995, após uma profunda restauração. O projeto de recuperação encarou um grande desafio que era respeitar os aspectos históricos e ao mesmo tempo dotá-lo de modernidade. Ao longo de sua história, o teatro sofreu sucessivas obras de reformas que foram alterando a forma original do prédio, adaptando espaços e desfigurando seus seus núcleos históricos, dando origem a um prédio com características de diferentes épocas. No entanto, a fachada manteve as linhas arquitetônicas neoclássicas da reforma de 1888 e 1889.
    Centro Cultural Suassuna
  Av. das Américas, 2603 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ           
O Centro Cultural Suassuna está localizado na Barra da Tijuca. No complexo do CCS são realizados eventos culturais e empresariais, tais como: teatro adulto e infantil, espetáculos de dança, shows, exposições, filmes, congressos, palestras, além de um calendário constante de cursos, wokshops e oficinas. O CCS tem como proposta trazer para adultos e crianças as novidades culturais, o que é aplaudido pela crítica e o que é sucesso entre o público do Rio de Janeiro e do Brasil.
O complexo abriga 2 (dois) teatros com capacidade para 280 pessoas cada um e galeria de arte.
    Vivo Rio
  Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo - Rio de Janeiro, RJ             
<iframe id='palyer5' title="Vivo Rio - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/HmRrU8lNXCc" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer5'>
Uma estrutura grandiosa que mobiliza mais de 500 profissionais a cada evento para proporcionar espetáculos inesquecíveis desde a chegada à Casa até o encerramento e a saída em segurança.
Através da VIVO, a maior prestadora de serviços de telecomunicações do Hemisfério Sul, com mais de 30 milhões de clientes em todo o Brasil, toda essa experiência desembarca no Santos Dumont trazendo VivoRio, uma Casa de espetáculos que nasce no local mais privilegiado do País com arquitetura consagrada de Affonso Eduardo Reidy.
    Espaço SESC
  Rua Domingos Ferreira, 160 - Copacabana - Rio de Janeiro, RJ           
Inaugurado em 2002, o Espaço SESC é um lugar de pesquisa e troca de informações entre os diversos campos do pensamento e da arte - filosofia, história, teatro, artes plásticas, vídeo, design, web, cinema, música e corpo - e também explora as novas linguagens que surgirão desses intercâmbios, com o objetivo de retratar a cena contemporânea
    Teatro AMF / Unimed
  Av. Roberto Silveira, 123 - Icaraí - Niterói, RJ            
    Teatro Raimundo Magalhães Junior
  Av. Presidente Wilson, 203 - Castelo - Rio de Janeiro, RJ           
O Teatro Raimundo Magalhães Junior, patrocinado pela Petrobrás e estabelecido no prédio da Academia Brasileira de Letras é um espaço de médio porte, aconchegante e confortável. É uma justa homenagem ao imortal cearense, jornalista, biógrafo e teatrólogo, eleito em 1956 para a cadeira nº 34 na sucessão de D. Aquino Corrêa. O Espaço apresenta além de peças teatrais, espetáculos de MPB muito concorridos.
    Teatro Gláucio Gill
  Praça Cardeal Arco Verde s/n - Copacabana - Rio de Janeiro, RJ           
A partir da adaptação de um auditório da Escola Municipal Dom Aquino Corrêa, feita por um grupo que deixou o Tablado (Fábio Sabag, Germano Filho e Cláudio Correa e Castro), o Gláucio Gill foi inaugurado com nome de Teatro da Praça.
A homenagem ao ator Gláucio Gill ocorreu durante o governo Carlos Lacerda.
    Teatro Gay Lussac
   - São Francisco - Niterói, RJ           
    Teatro Carlos Gomes
  Praça Tiradentes s/nº - Centro - Rio de Janeiro, RJ           
Sua existência envolve um pouco da própria história do teatro no Brasil. Desde 1868, havia na esquina da Rua do Espírito Santo, hoje Pedro I, com Praça Tiradentes, o elegante Hotel Richelieu, com orquestra na sala de refeições e plantado no centro de belo jardim. Seu proprietário, Mr. Richard, resolveu transformá-lo em casa de espetáculos, inaugurando em 1872 o Teatro Cassino Franco-Brésilien.
Em 1904, Pascoal Segreto comprou e rebatizou o teatro com o nome de Carlos Gomes. Em meio a sucessivos incêndios, o edifício onde ele se situa acompanhava o desenvolvimento arquitetônico da cidade, mas sempre abrigando um teatro.
Em 1963 a classe teatral movimentou-se contra a tentativa de transformar o teatro em cinema. A reação impediu o cinema, mas não o abandono do espaço, alugado para shows de MPB na década de 70. Em 88, custoso para seus donos e degradado, foi posto à venda. A Prefeitura do Rio o comprou e realizou uma grande reforma, transformando-o em 93 num dos melhores teatros da cidade. Hoje, além da sala principal, funcionam a Sala Paraíso e o Café Guarani, reservado para espetáculos musicais.
    Teatro dos Grandes Atores
  Shopping da Gávea - Gávea - Rio de Janeiro, RJ           
O Teatro dos Grandes Atores, foi inaugurado em 1995, e é formado por duas salas, a Azul e a Vermelha, cada uma com 396 lugares. A sala Azul teve como primeiro espetáculo Apareceu a Margarida, estrelado por Marília Pêra. A sala vermelha iniciou sua programação com A Era do Rádio, dirigida e encenada por Sérgio Britto.
    Centro Cultural Banco do Brasil
  R. Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro, RJ             
<iframe id='palyer13' title="YouTube video player" width="300" height="250" src="https://www.youtube.com/embed/hm_f3PtQ3bw" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer13'>
O Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro é um dos quatro CCBBs do país, que também existem nas capitais Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. Os Centros são espaços multidisciplinares com programação regular (seis dias por semana), nas áreas de artes cênicas, cinema, exposição, ideias (palestras, debates, seminários etc), música e programa educativo. O CCBB oferece ao público uma programação cultural que é referência no Rio de Janeiro e no Brasil. Com projetos nas mais diversas áreas, o Centro tem um volume de freqüentadores comparável ao de outras grandes instituições culturais do mundo.
Nos vários campos da arte, a programação procura oferecer obras que vão do clássico ao experimental, do erudito ao popular, dos grandes mestres aos talentos iniciantes. Esses critérios de seleção permitem ao CCBB alcançar freqüentadores com os mais abrangentes níveis de interesse. Instalado no número 66 da Rua Primeiro de Março, o Centro Cultural Banco do Brasil é uma das jóias arquitetônicas da Cidade. Seus espaços, organizados e adornados com elementos neoclássicos, abrigam três teatros, sala de cinema, sala de vídeo, cinco salas de exposições, biblioteca com 140 mil títulos, museu e arquivo histórico, videoteca e salão para conferências e palestras. O freqüentador dispõe ainda de restaurante, casa de chá, bombonière e loja de produtos culturais.
    Casa da Gávea
  Praça Santos Dummont, 116 - Gávea - Rio de Janeiro, RJ           
A Casa da Gávea é um empreendimento cultural que dirige suas atividades para o estudo, debate e divulgação das mais variadas formas de arte e cultura e para a produção de espetáculos teatrais, filmes, vídeos, edições de livros, programas de rádio, exposições e shows musicais. No âmbito teatral, as peças produzidas pela Casa da Gávea são levadas em turnês para as mais diferentes regiões do país, onde realizamos atividades paralelas a apresentação dos espetáculos, tais como cursos específicos e práticos sobre a atividade teatral.
    Sala Baden Powell
  Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 360 - Copacabana - Rio de Janeiro, RJ           
Localizada no coração de Copacabana, a Sala Baden Powell surgida com a reforma do antigo Cine Ricamar e assim batizada em homenagem ao grande violonista, falecido em 2001, tornou realidade o antigo projeto da Prefeitura de contar com um espaço nobre para ampliar ainda mais sua atuação na área cultural. A sala, projetada inicialmente como um local para a música, abriga hoje também importantes montagens do teatro musical brasileiro. Em respeito à população do bairro e às suas necessidades, a Terceira Idade recebe atenção especial. Lotação : 500 pessoas Fonte
    Teatro dos Grandes Atores, Rio de Janeiro
  Avenida das Américas, 3555, loja 116/117 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro , RJ           
O Teatro dos Grandes Atores, foi inaugurado em 1995, e é formado por duas salas, a Azul e a Vermelha, cada uma com 396 lugares. A sala Azul teve como primeiro espetáculo Apareceu a Margarida, estrelado por Marília Pêra. A sala vermelha iniciou sua programação com A Era do Rádio, dirigida e encenada por Sérgio Britto.
Em 1998, foi inaugurado o Teatro das Artes, situado no Shopping da Gávea. Sua estréia ocorreu com o texto "Arte", de Yasmina Reza, com elenco formado por Pedro Paulo Rangel, Paulo Goulart e Paulo Gorgulho. Sua estrutura comporta 457 lugares.
    Teatro da UFF
  Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí - Niterói, RJ           
    Centro Cultural Justiça Federal
  Av. Rio Branco, 241 - Centro - Rio de Janeiro, RJ           
O antigo prédio do Supremo Tribunal Federal foi reaberto no dia 4 de abril de 2001 como Centro Cultural Justiça Federal. O processo de restauração respeitou as características históricas da construção, conforme orientação do IPHAN. O patrocínio foi da Caixa Econômica Federal e a coordenação do restauro esteve a cargo do Instituto Herbert Levy, com apoio do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. A obra dotou o edifício de uma vasta e moderna infra-estrutura predial em termos de refrigeração, instalações elétricas, telefonia, sistema hidráulico etc. Atualmente, o CCJF dispõe de 14 amplas salas de exposições, teatro, biblioteca, lojinha e cafeteria. Há ainda uma sala destinada à instalação de um cinema.
    Teatro Mário Lago
  Rua Jaime Redondo, 2 - Vila Kennedy - Rio de Janeiro, RJ           
Um galpão da CEHAB-RJ deu lugar às artes. A mobilização da comunidade local garantiu a permanência do imóvel, sua transformação em teatro e seu funcionamento. A partir de 19 de julho de 1990, o espaço passou a ser administrado pela Funarj.
Seu patrono teve uma vida marcada pela atuação política em favor de sua categoria. Mário Lago nasceu no Rio de Janeiro, em 26 de novembro de 1911. Aos 15 anos teve seu primeiro poema publicado na imprensa carioca. Formado em Direito, praticamente não exerceu a profissão, preferindo escrever textos para o teatro de revista.
Nos anos 40, se tornou um dos mais renomados galãs do teatro de comédia brasileiro. Faleceu em 30 de maio de 2002. Em 26 de dezembro de 2006, o Governo do Estado o homenageou substituindo o antigo nome do teatro de Vila Kennedy, Faria Lima, pelo nome do artista.
    Teatro João Caetano
  Praça Tiradentes s/nº - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer20' title="Teatro João Caetano - YouTube video player" width="260" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/QZbucXQemlw" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer20'>
O mais carioca dos teatros do Rio de Janeiro foi inaugurado em 12 de outubro de 1813, por D. João VI. Seu palco é o mais antigo do estado. Sua versatilidade para encenar gêneros de espetáculos dos mais variadas – óperas, tragédias, concertos, comédias, shows musicais -, o tornam um dos mais conhecidos e respeitados espaços cênicos do país.
Em seu palco atuaram, respectivamente, em 25 de junho de 1885 e em 6 de janeiro de 1886, duas grandes atrizes Eleonora Duse e Sarah Bernhard.
Durante décadas, o Teatro João Caetano confirmou sua vocação para projetos populares, a exemplo do Seis & Meia. Sob o comando do produtor cultural Albino Pinheiro (1934-1999), a programação foi responsável pelo lançamento de diversos ídolos da música brasileira.
    Teatro Abel
  Av. Roberto Silveira, 29 - Icaraí - Niterói, RJ           
Bilheteria: A bilheteria funciona de terça a domingo a partir das 15h. • Nos dias em que não houver espetáculos até às 19h. • Nos dias de espetáculos até o início do mesmo. • Não fazemos reservas. • Não aceitamos cheques nem cartões de crédito. • Aos sábados e domingos, no período entre 16h30min e 17h15min, a venda de ingressos é exclusiva do espetáculo infantil