Zona Norte Attractions
1

Zoológico e Quinta da Boa Vista, São Cristovão

  Quinta da Boa Vista - São Cristóvão - Rio de Janeiro, RJ              
Com uma área de 138 mil metros quadrados, mais de 2.100 animais entre répteis, mamíferos e aves e cerca de 400 espécies, o zoológico do Rio é o mais antigo do Brasil. Possui o maior plantel de primatas brasileiros, a maior coleção de aves expostas do país e, no setor de fauna, reproduzem-se espécies raras e ameaçadas de extinção como o urubu rei, a ararajuba e o mico leão dourado.
2
Observatório Nacional, São Cristovão
  Rua Gal. José Cristino, 77 - São Cristóvão - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer2' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/6A3ORQakZ_Y" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer2'>
O Observatório Nacional foi criado oficialmente por D. Pedro I em 15 de outubro de 1827. Entre suas finalidades estava a orientação e estudos geográficos do território brasileiro e de ensino da navegação. Entretanto, segundo o Padre Serafim Leite, em 1730, os jesuítas instalaram um observatório no Morro do Castelo, na cidade do Rio de Janeiro.
O Observatório Nacional, atualmente, tem a missão de realizar pesquisa e desenvolvimento em Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Freqüência, formar pesquisadores em seus cursos de pós-graduação, capacitar profissionais, coordenar projetos e atividades nacionais nestas áreas e gerar, manter e disseminar a Hora Legal Brasileira.
O site dedica dois links para o público infantil de conteúdo lúdico muito interessantes:
Brincando com a Ciência - Jogos Interativos, Quebra Cabeças Terra, Astronomia e Galáxias.
O Pequeno Cientista - Jogos com direito a impressão, Experiências, Curiosidades e o Vamos Colorir.
Bem produzida a revista eletrônica Café Orbital, destinada a adolescentes e futuros cientistas!
3
Igreja NªSª da Penha, Outros bairros da Zona Norte
  Largo da Penha, 19 - Penha - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer3' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/hjNvs7TftO4" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer3'>
O Santuário da Penha conta com uma grande infra-estrutura que vem sendo melhorada incansavelmente para acolher a todos os Romeiros que sempre comparecem em grande quantidade, principalmente na época de festa. O Santuário da Penha fica em uma enorme e belíssima área verde, com uma localização de fácil acesso, seja pela Linha Vermelha, Linha Amarela ou Avenida Brasil. Para atender os romeiros, o Santuário da Penha conta com a comodidade de bebedouros, lanchonete e diversos banheiros, além de outras diversas instalações. Para aqueles que não desejam subir ou descer os 382 degraus da escadaria principal, o acesso do pátio até a Igreja pode ser feito através de um novíssimo bondinho, com capacidade para transportar cerca de 500 pessoas por hora.
4
Point Kart Indoor
  Rua José Higino, 115 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ
             
<iframe id='palyer4' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/Puncy_k4gIA" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer4'>
O Point Kart Indoor possui uma adequada estrutura para receber seus clientes proporcionando um ambiente familiar e agradável com amplo estacionamento, 15 karts novos, segurança para a pratica do esporte, profissionais treinados e experientes, bar temático, sala VIP para eventos, boutique com acessórios, macacões e coletes de proteção, 2 vestiários: masculino e feminino.
Eventos: Etapa do F46, Etapa do KTL e o Campeonato Tijucano.
Escola de Pilotagem todos os sábados das 14 até as 16 horas, para crianças a partir de 8 anos e 1,5 m. de altura, orientados por instrutores com grande experiência em kartismo, ministrando aulas teóricas e práticas.
Adultos sem limite de idade.
5
Boulevard Olímpico Parque Madureira, Outros bairros da Zona Norte
  Rua Parque Madureira, s/n - Madureira - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer5' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/54XEpsEZW_Q" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer5'>
No Boulevard Olímpico do Parque Madureira é um live site dos Jogos Olímpicos, onde a população pode curtir os Jogos Rio 2016 com muitos shows, atividades esportivas e culturais, além de acompanhar a transmissão oficial dos jogos por meio de um telão, instalado em cima do palco.
6
Feira de São Cristóvão, São Cristovão
  Campo de São Cristóvão s/nº - São Cristóvão - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer6' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/qCJMQnQ5txk" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer6'>
Tudo começou em 1945, quando os caminhões pau-de-arara, vindos de vários estados do Nordeste, chegavam ao Campo de São Cristóvão trazendo retirantes nordestinos para trabalhar na construção civil, onde já tinham vaga garantida.
O encontro dos recém-chegados com parentes e outros conterrâneos era animado com música e comida nordestinas, dando origem à Feira de São Cristóvão. Durante 58 anos, a tradicional Feira permaneceu no Campo de São Cristóvão, debaixo das árvores. Em 2003, as barracas foram transferidas para dentro do antigo Pavilhão, que foi reformado pela Prefeitura do Rio e transformado no Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. Hoje, a Feira de São Cristóvão tem boa infra-estrutura de limpeza e segurança, com banheiros públicos e estacionamento. São cerca de 700 barracas fixas, que oferecem as várias modalidades da cultura nordestina: culinária, artesanato, trios e bandas de forró, dança, cantores e poetas populares, repente e literatura de cordel.
7
Estádio Olímpico Nilton Santos, Outros bairros da Zona Norte
  Rua Arquias Cordeiro, 1.100 - antes denominado Estádio Olímpico João Havelange - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer7' title="Engenhão - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/XLov3ejYB50" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer7'>
Designado popularmente por ‘Engenhão’ devido a localizar-se no bairro de Engenho de Dentro, na zona norte do Rio de Janeiro, homenageia João Havelange, ex-Presidente da FIFA.
O novíssimo estádio, considerado o mais moderno da América Latina, ocupa uma área de 200 mil metros quadrados, em 117 mil de área construída, possui 45 mil lugares sentados Prevê-se completar a arquibancada superior, aumentando a capacidade do estádio para 60 mil lugares. O gramado do estádio tem dimensões de 105 x 68 m.
O Engenhão também possui espaço para 1.020 convidados e a sua tribuna de honra tem capacidade para 135 pessoas. Existem 78 camarotes particulares, 16 cabines de rádio e 4 de televisão.
Todas as rampas para entrada dos torcedores tem inclinação adequada para locomoção de deficientes, são largas o suficiente para a passagem de viaturas e ambulâncias e permitem evacuação total do público em 10 minutos. Além das rampas, 11 elevadores completam as vias de acesso para todos os pontos do estádio. Fonte: ttp://mundobotafogo.blogspot.com
8
Floresta da Tijuca
  Alto da Boa Vista - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer8' title="Floresta da Tijuca - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/q8VljuZSNzo" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer8'>
Localizada no coração da cidade, a poucos minutos da maior parte dos bairros do Rio, a maior floresta urbana do mundo, com cerca de 3.200 hectares, tem a grande vantagem de mesclar centenas de espécies da fauna e da flora só encontradas na Mata Atlântica.
A Floresta da Tijuca foi reflorestada no século XIX após anos de desmatamento intenso e plantio, principalmente de café. O reflorestamento foi uma iniciativa pioneira em toda a América Latina.
A Floresta da Tijuca possui recantos e atrativos históricos que merecem ser visitados, como: a Cascatinha, a Capela Mayrink, o Mirante Excelsior, o Barracão, a Gruta Paulo e Virgínia, o Lago das Fadas, a Vista Chinesa e o Açude da Solidão, pontos freqüentados por famílias inteiras nos fins de semana.
9
Centro Cultural Waly Salomão, Outros bairros da Zona Norte
   - Vigário Geral - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer9' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/d5dFq1ZoemE" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer9'>
Missão - Promover a inclusão e a justiça social, utilizando a arte, a cultura afro-brasileira e a educação como ferramentas para a criação de pontes que unam as diferenças e sirvam como alicerces para a sustentabilidade e o exercício da cidadania.
Visão - O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a auto-estima de jovens das camadas populares.
10
Estádio do Maracanã
  R. Professor Eurico Rabelo - Maracanã - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer10' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/RMg9i8-YTPo" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer10'>
Em 16 de junho de 1950, foi inaugurado o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, para que o Brasil pudesse sediar a Copa do Mundo, já que a Europa encontrava-se abalada pela Segunda Guerra Mundial. Com grande incentivo do jornalista Mário Filho, que depois foi homenageado dando seu nome ao estádio, a obra finalmente pôde ser concretizada, contrariando a opinião pública e políticos, que defendiam a aplicação do dinheiro na construção de hospitais e escolas.
Os grandes jogadores da história do futebol brasileiro iniciaram e consagraram suas carreiras no estádio. A primeira vez que Pelé jogou pela seleção brasileira foi no Maracanã, em 1957. Em 1961, fez o primeiro “gol de placa” e, em 19 de novembro de 1969, marcou ali seu milésimo gol. O Botafogo ganhou seu primeiro título somente sete anos depois da inauguração do estádio, com uma das maiores exibições de Garrincha em todos os tempos. O maior artilheiro da história do Maracanã é Zico, com 333 gols em 435 partidas.
11
Escola de Belas Artes, Ilha do Governador
  Av. Ipê, 550 7º andar - Cidade Universitária - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer11' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/gGGlOzhPtaw" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer11'>
O Decreto de 12/08/1816 criando a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios implantou no Brasil a educação artística em caráter oficial. Em 05/11/1826 configurou-se a instalação definitiva da Academia Imperial das Belas Artes - como ficou conhecida a Escola Real - instituindo-se um sistema de ensino artístico que iria moldar de forma singular o desenvolvimento da arte brasileira. A partir de 08/11/1890, a antiga Academia Imperial foi transformada na Escola Nacional de Belas Antes. Em 1965 passou a se chamar Escola de Belas Artes incorporando-se a Universidade Federal do Rio de Janeiro.
12
Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
  Rua José Higino, 115 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ              
Antiga fábrica de cerveja, construída no início do século XX em estilo clássico da arquitetura industrial inglesa e tombada pelo município em 1994, o prédio que hoje abriga o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro foi cedido pelo Grupo Pão de Açúcar à Prefeitura do Rio.
Inaugurado em agosto de 2004, o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, um dos maiores complexos culturais da América Latina, é um equipamento dedicado ao desenvolvimento da dança em todo o município do Rio, com os objetivos de dar suporte para grupos, artistas e companhias emergentes, multiplicar o acesso à arte do movimento a crianças, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais e reconstruir conceitos da dança contemporânea em parceria com os centros de pesquisa de dança das universidades públicas e particulares.
O espaço, ocupando 5 andares, oferece uma programação especial com performances e espetáculos, além de oficinas gratuitas de dança.
13
Fiocruz Fundação Oswaldo Cruz
  Av. Brasil, 4365 - Manguinhos - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer13' src='https://www.youtube.com/embed/?listType=user_uploads&list=fundacaooswaldocruz'></iframe id='palyer13'>
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina, destinada a promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico. Tem como missão produzir, disseminar e compartilhar conhecimentos e tecnologias voltados para o fortalecimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população brasileira. Fundada há 115 anos e hoje vinculada ao Ministério da Saúde, a Fiocruz está localizada em um campus de 800.000 m2 no bairro de Manguinhos, Zona Norte do Rio de Janeiro.