Rio de Janeiro Attractions
1

Parque das Ruínas, Centro

  Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Tereza - Rio de Janeiro, RJ              
Um belíssimo mirante que deixa o Rio de Janeiro aos seus pés. De lá, tem-se uma visão extraordinária do centro da cidade e de toda a orla do Rio – desde o Aeroporto Santos Dumont até a Urca. Logo abaixo estão os Arcos da Lapa. Aberto ao público, o Parque foi o que restou do Palacete Murtinho Nobre, onde morou Laurinda Santos Lobo. A casa foi um dos pontos mais efervescentes da vida cultural carioca durante muitos anos, até a morte da anfitriã, em 1946. A Prefeitura fez renascer das ruínas a cultura que ali existiu. O parque abriga uma sala de exposições, auditório e cafeteria, garantindo conforto a shows musicais, happy hours e leitura de textos literários. Nas áreas ao ar livre se destacam concorridos shows e uma programação especial para as crianças nos finais de semana. Com três andares, a casa chama atenção também por sua arquitetura e estilo - tijolos aparentes combinados harmoniosamente com estruturas metálicas e de vidro.
2
Praia de Copacabana, Zona Sul
   - Copacabana - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer2' title="Praia de Copacabana - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/cda3nXa1R6A" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer2'>
Carinhosamente apelidada pela população de Princesinha do Mar, uma canção popular dos brasileiros João de Barro, o Braguinha, e Alberto Ribeiro, a praia de Copacabana localiza-se no bairro de mesmo nome, na zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Copacabana conta com bicicletário, ciclovia, quiosques, hotéis, bares e restaurantes, freqüentados tanto de dia como à noite. Além de dois Fortes Militares, um em cada extremidade da praia, com vistas panorâmicas, abertos à visitação.
Tamanho fascínio também se dá pelo belíssimo calçadão da Avenida Atlântica em pedras portuguesas brancas e pretas, que formam um lindo mosaico no formato de ondas, inspirado no calçadão de Lisboa e usado por Burle Max na praia. Possuem grande infraestrutura de hotéis e quiosques, que atrem turistas do mundo inteiro.
Palco da maior festa de Réveillon do planeta, com seus fogos mundialmente conhecidos, reúne mais de três milhões de pessoas. Suas areias também abrigam grandiosos eventos como os Jogos Pan-americanos do Rio 2007, campeonatos mundiais de futebol de areia e campeonatos mundiais de vôlei.
3
Parque Penhasco Dois Irmãos, Zona Sul
  Parque do Penhasco Dois Irmãos - Alto Leblon - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer3' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/vkQ41DYaUL4" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer3'>
Um dos mais bonitos cartões-postais do Rio de Janeiro, os morros dos Dois Irmãos, na Zona Sul, não devem ser admirados apenas de longe. Em seus arredores, onde já existe o mirante Sétimo Céu, se descortina um belo visual das praias de Ipanema, Leblon e São Conrado e também do Arpoador e do Cristo Redentor.
No local foi inaugurado um parque, ainda pouco explorado por cariocas e visitantes, o Parque do Penhasco Dois Irmãos, no Alto Leblon, perfeito para curtir o pôr-do-sol. Para os apreciadores de esportes radicais o local oferece ainda trilhas de terra, um pequeno teatro de arena, quadra de futebol e playground.
Uma das mais bonitas paisagens para apreciar um dos mais belos espetáculos da natureza.
No site, clique em “atrações turísticas” e siga em frente.
4
Parque Lage, Zona Sul
  R. Jardim Botânico, 414 - Jardim Botanico - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer4' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/O_41g1Z2qFk" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer4'>
O Parque Lage constitui a última arbórea contínua, entre as faldas do Corcovado e a rua Jardim Botânico.
Projetado inicialmente pelo paisagista inglês John Tyndale em 1840 ao gosto dos jardins românticos, foi parcialmente reformulado, nas décadas de 1920-30 e 1930-40, principalmente o trecho à direita, quando seu proprietário, o industrial Henrique Lage, mandou edificar nova residência, em substituição à que fora de seu pai, Antônio Martins Lage.
5
Escola de Belas Artes, Zona Norte
  Av. Ipê, 550 7º andar - Cidade Universitária - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer5' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/gGGlOzhPtaw" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer5'>
O Decreto de 12/08/1816 criando a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios implantou no Brasil a educação artística em caráter oficial. Em 05/11/1826 configurou-se a instalação definitiva da Academia Imperial das Belas Artes - como ficou conhecida a Escola Real - instituindo-se um sistema de ensino artístico que iria moldar de forma singular o desenvolvimento da arte brasileira. A partir de 08/11/1890, a antiga Academia Imperial foi transformada na Escola Nacional de Belas Antes. Em 1965 passou a se chamar Escola de Belas Artes incorporando-se a Universidade Federal do Rio de Janeiro.
6
Praia do Leblon, Zona Sul
   - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer6' title="Praia do Leblon - YouTube video player" width="300" height="200" src="https://www.youtube.com/embed/wmVRgPidclk" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer6'>
Praia bastante familiar, com uma área específica para crianças, apelidade de Baixo Bebê. Atrai gente jovem e bonita, que costuma desfilar por seu calçadão, antecipando tendências da moda carioca. No fim da praia, junto à subida do Vidigal, encontra-se um mirante com uma vista deslumbrante da orla do Leblon e Ipanema.
7
Floresta da Tijuca, Zona Norte
  Alto da Boa Vista - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer7' title="Floresta da Tijuca - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/q8VljuZSNzo" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer7'>
Localizada no coração da cidade, a poucos minutos da maior parte dos bairros do Rio, a maior floresta urbana do mundo, com cerca de 3.200 hectares, tem a grande vantagem de mesclar centenas de espécies da fauna e da flora só encontradas na Mata Atlântica.
A Floresta da Tijuca foi reflorestada no século XIX após anos de desmatamento intenso e plantio, principalmente de café. O reflorestamento foi uma iniciativa pioneira em toda a América Latina.
A Floresta da Tijuca possui recantos e atrativos históricos que merecem ser visitados, como: a Cascatinha, a Capela Mayrink, o Mirante Excelsior, o Barracão, a Gruta Paulo e Virgínia, o Lago das Fadas, a Vista Chinesa e o Açude da Solidão, pontos freqüentados por famílias inteiras nos fins de semana.
8
Top Kart Indoor, Zona Oeste
  Av. das Américas, 1510 Subsolo do Extra 24h - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ              
Uma empresa com 13 anos de atividade no segmento de kart de lazer. Iniciou sua jornada em 1996 no Shopping Nova América até o ano de 2001. Atualmente, ajusta os motores para ocupar o Pátio Norte Shopping.
A partir do ano de 2005, com a inauguração da unidade Barra da Tijuca, colocou em prática uma estrutura inovadora, com bons equipamentos, instalações adequadas, salão climatizado, lanchonete, som ambiente e equipe qualificada.
Kart infantil para crianças com altura mínima de 1,20m e altura máxima de 1,45m. Os organizadores fornecem aos pilotos macacão, luvas, pescoceira, balaclava e capacete. O modelo do motor do kart é o Moro de última geração com Motor Honda de 2,5 HP. Dois karts correm por bateria na pista infantil com duração de 15 minutos (disponível apenas no Top Kart Norte Shopping).
Promoção Kart Cultural ‘incentivo à cultura’ aberta aos freqüentadores de cinema, teatro e museu (consulte regulamento no site)
9
CBPF Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Zona Sul
  Rua Dr. Xavier Sigaud, 150 - Urca - Rio de Janeiro, RJ              
"Ao longo de seus quase sessenta anos de existência, a atuação do CBPF tem sido baseada nos valores éticos que constituem os pilares da atividade científica, tornando-a um dos mais importantes instrumentos para o desenvolvimento da Humanidade, e também naqueles que formam a estrutura da Sociedade Brasileira.
O CBPF consolidado e reconhecido nacional e internacionalmente como instituição de excelência em diversas áreas da Física Aplicada, Experimental e Teórica, e como centro promotor e articulador de novas idéias e iniciativas da comunidade científica brasileira, atuando efetivamente na sua consecução, disponibilizando suas instalações e implantando laboratórios multiusuários em diversos campi.
No CBPF, o ambiente de laboratórios de física experimental e o desenvolvimento de novas teorias em física conta com a atuação de diversos profissionais em várias áreas. Este ambiente tem o potencial de agregar resultados através de desenvolvimento de novas tecnologias que possam alcançar o setor produtivo, tornando-se um elemento relevante nos processos de inovação tecnológica e estimulando o desenvolvimento de produtos com ciência agregada."
10
Kinderland, Zona Sul
  Rua São Clemente, 155 - Botafogo - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ              
A pouco mais de 80 quilômetros do Rio, a pequena Sacra Família do Tinguá, no município de Engenheiro Paulo de Frontin, vive-se um clima de autêntica descontração, resultante das peripécias e traquinagens dos hóspedes do local; crianças alegres e felizes se divertindo a valer. A razão de tanto barulho se chama Kinderland (terra de criança em alemão), a mais tradicional colônia de férias fluminense.
A instituição iniciou suas atividades em 1952, com o trabalho de um grupo de senhoras judias que acolhia órfãos de guerra, entretanto, o lugar não se caracteriza como instituição religiosa.
A palavra de ordem é confraternização, valorizar ao máximo a convivência em grupo.
Os acampamentos livram as crianças do controle familiar e abrem um mundo novo para elas. O primeiro grito de independência. Longe dos olhares paternos, as crianças convivem com pessoas diferentes, tomam decisões sozinhas, aprendem a ser disciplinadas e crescem em todos os sentidos.
São 750 mil metros quadrados de área verde cercado de montanhas e belas paisagens comportando grupos de até 170 pessoas. A colônia oferece acomodações para dormir, refeitório, piscina, quadra de esporte, lago, gincanas, festas dançantes e peças de teatro. Durante o dia, o passeio ecológico é um dos momentos mais esperados. Acompanhados por um biólogo, a garotada sai à procura de animais de diferentes espécies pela mata. São três refeições e mais três lanches por dia para repor a energia,
Passaram por lá crianças famosas como David Zylbersztajn, genro do ex presidente Fernando Henrique, os integrantes do Casseta & Planeta, Cláudio Manoel, Marcelo Madureira e o saudoso Cláudio Bessermann, o Bussunda, o músico Jacques Morelenbaum, a atriz Débora Bloch, a coreógrafa Debora Colker e o carioca Carlos Minc, Ministro do Meio Ambiente do governo Lula
Quando bate a saudade, alguns retornam para rever os amigos feitos naqueles gramados e lembrar as brincadeiras na piscina, o hasteamento da bandeira, o soar do gongo e das Kinderlíadas (olimpíadas da Kinderland).
Um lugar guardado nas boas lembranças
11
Top Kart Indoor Extra Barra, Zona Oeste
  Barra da Tijuca - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer11' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/ClOUbvA5uZQ" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer11'>
Uma organização de esporte e lazer onde se pode desfrutar de inúmeras atividades ligadas ao kart. Os organizadores oferecem desde escola de pilotagem para crianças obedecidadas, naturalmente, regras de segurança que o esporte requer, até preparação de jovens e adultos para competições regionais.
Atualmente o Top Kart conta com 2 unidades no Rio de Janeiro, localizadas na Barra da Tijuca e no Shopping Nova América, onde além das corridas de kart, Top Kart tambem oferece salão de jogos, simuladores de corrida e salão para realização de festas eventos ou reuniões. Infraestrutura completa do local incluindo festas, churrascos, confraternizações e outros eventos.
12
Paço Imperial
  Praça 15 de novembro, 48 - Centro - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer12' width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/axei5HnyyP0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer12'>
O Paço Imperial é um Centro Cultural com rica programação artística, localizado na Praça XV de Novembro, no centro histórico da cidade, no prédio considerado o mais importante dos edifícios civis coloniais do Brasil. Foi primeiro a residência dos governadores da Capitania do Rio de Janeiro e depois passou a ser a casa de despachos, sucessivamente, do Vice-Rei do Brasil, do Rei de Portugal Dom João VI e dos imperadores do Brasil. Em sua restauração, na reconstituição da fachada, optou-se pela feição colonial, adquirida particularmente no período da ocupação pela Família Real Portuguesa, mas foram preservadas marcas e formas de vários outros momentos históricos. O Paço Imperial conta com uma diversificada programação de artes plásticas, cinema, teatro, música, biblioteca, atividades educativas, seminários, serviços de lojas e restaurantes. Percorrê-lo é fazer uma releitura do tempo inscrito em seus espaços, relacionando-os com épocas e fatos ocorridos. As exposições permanentes também são um ótimo programa cultural.
13
Arquivo Nacional, Centro
  Pça. da República, 173 - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, RJ              
O Arquivo Nacional, criado em 1838, é o órgão central do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivos-SIGA, da administração pública federal. Integrante da estrutura básica da Casa Civil da Presidência da República, está diretamente subordinado à Secretaria-Executiva.
Tem por finalidade implementar e acompanhar a política nacional de arquivos, definida pelo Conselho Nacional de Arquivos - Conarq, por meio da gestão, do recolhimento, do tratamento técnico, da preservação e da divulgação do patrimônio documental do País, garantindo pleno acesso à informação, visando apoiar as decisões governamentais de caráter político-administrativo, o cidadão na defesa de seus direitos e de incentivar a produção de conhecimento científico e cultural.
14
Orquestra Sinfônica Brasileira
  Av. Rio Branco, 135 salas 915 a 920 - Centro - Rio de Janeiro, RJ              
As grandes cidades do mundo têm uma grande orquestra. Com o Rio de Janeiro não podia ser diferente. A Orquestra Sinfônica Brasileira, com seus 63 anos de atividade ininterrupta é a marca do Brasil e da nossa cidade. Em 2008, uma nova sede de 87 mil m2 na Barra da Tijuca, uma antiga aspiração da Instituição, abrigará a OSB e receberá o nome de Cidade da Música Roberto Marinho, o mais ousado projeto em torno da música sendo construído no país. Realização da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, o projeto conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho e é assinado pelo francês Christian de Portzamparc, autor da aclamada Cite de la Musique, de Paris. Roberto Minczuk, é o diretor artístico e regente titular da OSB e da Filarmônica de Calgary. Já regeu as Filarmônicas de Nova York, Los Angeles, Israel e Roterdam; as orquestras da Filadélfia, Nacional da França, National Simphony e Minnesota, Atlanta, Baltimore, Houston, entre outras. Na Europa regeu as Filarmônica de Londres, Hoslo, Hallé, Nacional de Lyon e Royal National Scottish.
15
Escola Portátil de Música, Zona Sul
  Av. Pasteur, 436 - Fundos - Urca - Rio de Janeiro, RJ              
Aberta a todos os interessados, com resultados de amplo alcance social, comprometida com a disseminação de uma das maiores riquezas da cultura brasileira, a Escola Portátil de Música é patrocinada pela Petrobras, como projeto convidado. Graças ao patrocínio, as aulas são gratuitas, cabendo aos alunos apenas o pagamento de uma taxa semestral administrativa.
Criada por músicos de choro em 2000, a Escola Portátil de Música vem, desde então, protagonizando uma história de crescimento e sucesso. Hoje, no campus da Uni-Rio na Urca, a EPM dispõe de 23 professores e cerca de 600 alunos de flauta, clarinete, saxofone, trompete, trombone, contrabaixo, violão de 6 e 7 cordas, cavaquinho, bandolim, pandeiro, percussão, piano, acordeom e canto, sem falar das aulas de história do choro, teoria musical, harmonia, arranjo, composição, prática de conjunto etc. A formação musical oferecida pela Escola Portátil de Música é completa (teórica e prática), dando ao aluno formado a possibilidade de trabalhar dentro de qualquer estilo musical, não apenas do choro.
Consulte o site da EPM para maiores informações
16
Centro Cultural Banco do Brasil
  R. Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer16' title="YouTube video player" width="300" height="250" src="https://www.youtube.com/embed/hm_f3PtQ3bw" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer16'>
O Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro é um dos quatro CCBBs do país, que também existem nas capitais Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. Os Centros são espaços multidisciplinares com programação regular (seis dias por semana), nas áreas de artes cênicas, cinema, exposição, ideias (palestras, debates, seminários etc), música e programa educativo. O CCBB oferece ao público uma programação cultural que é referência no Rio de Janeiro e no Brasil. Com projetos nas mais diversas áreas, o Centro tem um volume de freqüentadores comparável ao de outras grandes instituições culturais do mundo.
Nos vários campos da arte, a programação procura oferecer obras que vão do clássico ao experimental, do erudito ao popular, dos grandes mestres aos talentos iniciantes. Esses critérios de seleção permitem ao CCBB alcançar freqüentadores com os mais abrangentes níveis de interesse. Instalado no número 66 da Rua Primeiro de Março, o Centro Cultural Banco do Brasil é uma das jóias arquitetônicas da Cidade. Seus espaços, organizados e adornados com elementos neoclássicos, abrigam três teatros, sala de cinema, sala de vídeo, cinco salas de exposições, biblioteca com 140 mil títulos, museu e arquivo histórico, videoteca e salão para conferências e palestras. O freqüentador dispõe ainda de restaurante, casa de chá, bombonière e loja de produtos culturais.
17
Zoológico e Quinta da Boa Vista, Zona Norte
  Quinta da Boa Vista - São Cristóvão - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer17' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/ddUga3ThMZ4" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer17'>
Com uma área de 138 mil metros quadrados, mais de 2.100 animais entre répteis, mamíferos e aves e cerca de 400 espécies, o zoológico do Rio é o mais antigo do Brasil. Possui o maior plantel de primatas brasileiros, a maior coleção de aves expostas do país e, no setor de fauna, reproduzem-se espécies raras e ameaçadas de extinção como o urubu rei, a ararajuba e o mico leão dourado.
18
Sítio Roberto Burle Marx, Zona Oeste
  *Estrada Burle Marx, 2019 - Barra de Guaratiba - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer18' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/zAew8RhR5oE" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer18'>
O Sítio do famoso paisagista abriga cerca de 3500 espécimes de plantas originárias de florestas brasileiras e de outros países, numa área de 360.000 metros quadrados. A coleção é considerada uma das mais importantes do mundo no que se refere a plantas tropicais e semi-tropicais, possuindo o título de patrimônio cultural brasileiro desde 1985. Cursos e encontros são regularmente promovidos e estudantes universitários são orientados por professores de Biologia/Botânica. Fazem parte do Conselho Consultivo do Sítio muitos dos melhores botânicos e paisagistas brasileiros que ajudam a instituição com os seus conhecimentos. O Sítio não é aberto ao público para passeios livres. É obrigatória a prévia marcação da visita que se realiza orientada por monitores.
19
Forte de Copacabana, Zona Sul
  Praça Coronel Eugênio Franco, 01 - Copacabana - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer19' title="Forte de Copacabana - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/tmNrshyUhFQ" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer19'>
Construído em 1914, com o objetivo de reforçar a defesa da Baía de Guanabara, o Forte de Copacabana oferece aos seus visitantes muitas curiosidades e atrações. No Museu Histórico do Exército, fatos marcantes estão registrados através de exposições, exibições de vídeo, maquetes e, até, um setor interativo, original e bastante visitado pelos freqüentadores do Forte. Tudo com direito a uma vista panorâmica de um dos pontos mais belos de toda a nossa Costa. Crédito: acervo riotur.
20
Centro Esportivo Miécimo da Silva, Zona Oeste
  Rua Olinda Elis, 470 - Campo Grande - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer20' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/lQOU3W9dOJQ" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer20'>
Referência no município e um dos mais importantes do estado do Rio de Janeiro, tendo sediado diversas competições nacionais e internacionais, como a Copa do Mundo de Judô para Deficientes Visuais, em 2001; o Grand Prix de Atletismo, a Copa do Mundo de Natação e a Copa do Mundo de Ginástica, todos em 2004; e os Jogos Mundiais em cadeira de Rodas & Amputados, em setembro de 2005.
Ocupando uma área de 64 mil metros quadrados, o complexo tem capacidade para abrigar 3.835 espectadores no ginásio e 1.953 no estádio.
Entre outros destaques, possui um Ginásio Esportivo que leva o nome do grande jogador de basquetebol, Algodão, nascido em Campo Grande, e um dos maiores jogadores do esporte de todos os tempos no país, campeão mundial ao lado de outros grandes craques como Rosa Branca, Jatir e Wlamir Marques.
21
Estádio Olímpico Nilton Santos, Zona Norte
  Rua Arquias Cordeiro, 1.100 - antes denominado Estádio Olímpico João Havelange - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer21' title="Engenhão - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/XLov3ejYB50" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer21'>
Designado popularmente por ‘Engenhão’ devido a localizar-se no bairro de Engenho de Dentro, na zona norte do Rio de Janeiro, homenageia João Havelange, ex-Presidente da FIFA.
O novíssimo estádio, considerado o mais moderno da América Latina, ocupa uma área de 200 mil metros quadrados, em 117 mil de área construída, possui 45 mil lugares sentados Prevê-se completar a arquibancada superior, aumentando a capacidade do estádio para 60 mil lugares. O gramado do estádio tem dimensões de 105 x 68 m.
O Engenhão também possui espaço para 1.020 convidados e a sua tribuna de honra tem capacidade para 135 pessoas. Existem 78 camarotes particulares, 16 cabines de rádio e 4 de televisão.
Todas as rampas para entrada dos torcedores tem inclinação adequada para locomoção de deficientes, são largas o suficiente para a passagem de viaturas e ambulâncias e permitem evacuação total do público em 10 minutos. Além das rampas, 11 elevadores completam as vias de acesso para todos os pontos do estádio. Fonte: ttp://mundobotafogo.blogspot.com
22
Escola de Música Villa-Lobos
  Rua Ramalho Ortigão, 9 - Centro - Rio de Janeiro, RJ              
Fundada em junho de 1952, a Escola de Música Villa-Lobos foi idealizada como um centro popular de ensino de arte. Indicado para quem quer começar o estudo da música ou pretende aprimorar os conhecimentos adquiridos em vivências musicais anteriores, o Curso de Formação Inicial e Continuada não exige para ingresso nenhum conhecimento musical prévio. É realizado em regime de curso livre e promovido em convênio com a Associação de Músicos, Docentes e Amigos da Escola de Música Villa-Lobos AmaVilla. Aberto a jovens de 13 a 18 anos, nos turnos manhã e tarde e para adultos a partir de 19 anos, no turno da noite.
23
Centro de Artes Hélio Oiticica
  Rua Luís de Camões, 68 - Centro - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer23' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/RCEC8Rn8N8U" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer23'>
Helio Oiticica (1937-1980) foi um dos mais criativos artistas plásticos brasileiros. A síntese de sua obra são seus belos "Parangolés" (1964): capas, estandartes ou bandeiras coloridas de algodão ou náilon com poemas em tinta sobre o tecido a serem vestidas ou carregadas pelo ator/espectador, que passa a perceber seu corpo transformado em dança. Quase uma poesia, pois a obra de arte só se revela quando alguém a manuseia, a movimenta.
24
Cidade das Crianças Leonel Brizola, Zona Oeste
  Rodovia Rio-Santos km.1 - Santa Cruz - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer24' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/VBdrvw2aLu8?controls=0&amp;start=25" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer24'>
A Cidade das Crianças Leonel Brizola é um dos maiores parques públicos de lazer da América Latina, ocupando uma área de 186 mil m2 (equivalente a 20 campos de futebol com as dimensões do Maracanã), em Santa Cruz, região oeste da cidade.
25
Estádio do Maracanã, Zona Norte
  R. Professor Eurico Rabelo - Maracanã - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer25' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/RMg9i8-YTPo" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer25'>
Em 16 de junho de 1950, foi inaugurado o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, para que o Brasil pudesse sediar a Copa do Mundo, já que a Europa encontrava-se abalada pela Segunda Guerra Mundial. Com grande incentivo do jornalista Mário Filho, que depois foi homenageado dando seu nome ao estádio, a obra finalmente pôde ser concretizada, contrariando a opinião pública e políticos, que defendiam a aplicação do dinheiro na construção de hospitais e escolas.
Os grandes jogadores da história do futebol brasileiro iniciaram e consagraram suas carreiras no estádio. A primeira vez que Pelé jogou pela seleção brasileira foi no Maracanã, em 1957. Em 1961, fez o primeiro “gol de placa” e, em 19 de novembro de 1969, marcou ali seu milésimo gol. O Botafogo ganhou seu primeiro título somente sete anos depois da inauguração do estádio, com uma das maiores exibições de Garrincha em todos os tempos. O maior artilheiro da história do Maracanã é Zico, com 333 gols em 435 partidas.
26
Ilha Fiscal
  Av. Alfredo Agache - Centro - Rio de Janeiro, RJ              
<object width="212" height="175"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/3L1ZcfweZGU"></param><param name="wmode" value="transparent"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/3L1ZcfweZGU" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="212" height="175"></embed></object>
Impossível não esticar o pescoço em direção à janela do avião quando a aeronave se prepara para aterrissar no Aeroporto Santos Dumont. Mais do que ver a pista de pouso, turistas e cariocas querem apreciar de perto os belos detalhes de um castelinho verde, salpicado de coqueiros e palmeiras, construído numa pequena ilha na Baía de Guanabara. Cenário do último grande baile do Império, realizado em 09 de novembro de 1889, a Ilha Fiscal chama a atenção na paisagem e, o que é melhor, está aberta para visitação pública.
27
RioShopping Kart Indoor, Zona Oeste
  Estrada do Gabinal, 313 - Freguesia - Rio de Janeiro, RJ              
O Kart Indoor é uma modalidade de automobilismo, praticado em karts especiais, correndo em pistas cobertas. Sua popularização se deve ao baixo custo e elevada segurança.
É a realização para quem sonha ser piloto de corrida sem as responsabilidades de ter, manter e ajustar um kart. Você chega em um indoor, coloca os equipamentos de segurança, faz um rápido briefing, corre de 15 a 30 minutos, sente a verdadeira emoção de participar de uma corrida de verdade, paga e vai embora, se quiser, porque outra grande emoção que o indoor oferece é torcer pelos amigos, ali na beira da pista, ouvindo o ronco dos motores, os chiados dos pneus, sentindo o cheiro de combustível de carro de corrida e vibrando com as belas ultrapassagens típicas em indoor.
O automobilismo de alto rendimento tem mostrado que o primeiro degrau para a carreira de piloto profissional, que culmina na Fórmula 1, tem sido na maioria das vezes iniciada no kart.
A escola de pilotagem do Rioshopping Kart Indoor, dispõe de profissionais treinados e capacitados com aulas práticas e teóricas, atendendo às aspirações de cada aluno. Quem sabe não temos escondido dentro de nós um novo e promissor Ayrton Senna?
28
Parque Aquático Maria Lenk, Zona Oeste
  Cidade dos Esportes - Jacarepaguá - Rio de Janeiro, RJ
             
<iframe id='palyer28' width="300" height="240" src="https://www.youtube.com/embed/8Wxac7iV01U" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer28'>
O Parque Aquático MariaLenk está localizado na Cidade dos Esportes, no Autódromo de Jacarepaguá, no mesmo complexo esportivo da Arena e do Velódromo.
O Parque com 42 mil m2 é composto por uma piscina olímpica, uma piscina de aquecimento e um tanque para saltos ornamentais, construídos de acordo com as normas da Federação Internacional de Natação.
As piscinas são específicas para as provas de natação, nado sincronizado, saltos ornamentais e pólo aquático.
A piscina para competições de natação e nado sincronizado tem 50m de comprimento, medidos internamente para permitir a cronometragem eletrônica e borda quebra ondas.
Maria Lenk, pioneira da natação feminina no Brasil e primeira mulher sul-americana a se apresentar em competições no exterior, foi recordista mundial nos 200 e 400 metros do nado borboleta
29
XKart Indoor, Zona Oeste
  Estrada do Gabinal, 313 Freguesia - Jacarepaguá - Rio de Janeiro, RJ              
O XKart é um grupo de kart amador do Rio de Janeiro, fundado em 2003, que realiza campeonatos de kart indoor. Apesar do que possa parecer, o termo "kart indoor", não se refere a competições em pista coberta. Esse termo atualmente é sinônimo de kart de aluguel, ou seja, karts alugados e mantidos pelos próprios kartódromos, independentemente de a pista ser coberta ou não
30
Point Kart Indoor, Zona Norte
  Rua José Higino, 115 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ
             
<iframe id='palyer30' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/Puncy_k4gIA" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer30'>
O Point Kart Indoor possui uma adequada estrutura para receber seus clientes proporcionando um ambiente familiar e agradável com amplo estacionamento, 15 karts novos, segurança para a pratica do esporte, profissionais treinados e experientes, bar temático, sala VIP para eventos, boutique com acessórios, macacões e coletes de proteção, 2 vestiários: masculino e feminino.
Eventos: Etapa do F46, Etapa do KTL e o Campeonato Tijucano.
Escola de Pilotagem todos os sábados das 14 até as 16 horas, para crianças a partir de 8 anos e 1,5 m. de altura, orientados por instrutores com grande experiência em kartismo, ministrando aulas teóricas e práticas.
Adultos sem limite de idade.