Região Metropolitana Teatros

    O Tablado

  Av. Lineu de Paula Machado, 795 - Lagoa - Rio de Janeiro, RJ           
Dias 19 e 20 de Janeiro 2013 - Os 7 Gatinhos de Nelson Rodrigues - Quatro irmãs se prostituem para juntar dinheiro para o enxoval da mais jovem, Silene, adolescente virgem de 16 anos. Mas um dia descobre-se que a jovem matara a pauladas uma gata prenha, que deu à luz a sete gatinhos vivos. E que também perdera a virgindade para um homem que chora por um olho só. A família, que depositava toda a sua esperança na pureza de Silene, começa a apodrecer, com a trama enveredando para um desfecho trágico. Direção: Lionel Fischer e Julia Stockler. Fundado em 1951 por Maria Clara Machado, o Tablado, contando com o patrocínio da Petrobrás e ajuda da Casa de Rui Barbosa, oferece "aulas livres" de improvisação para adultos, adolescentes e crianças a partir de 11 anos, uma vez por semana, com duração de 1h e 45m, ministradas por professores formados por Maria Clara.
    Theatro Municipal do Rio
  Avenida Rio Branco - Centro - Rio de Janeiro, RJ             
<iframe id='palyer2' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/cAw7FjX6MUw" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer2'>
Dia 3, 4, 5 e 7 às 20h Dia 8 às 17h. Programa: BALLET O QUEBRA-NOZES. Música: Tchaikovsky Concepção, Coreografia e Mise-en-Scène: Dalal Achcar Solistas: Ana Botafogo, Cecília Kerche, Claudia Mota, Márcia Jaqueline, Karen Mesquita. Francisco Timbó, Cícero Gomes, Filipe Moreira, Denis Vieira. Cenários e Figurinos: José Varona Regência: Silvio Viegas,
Um dos mais bonitos prédios do Rio de Janeiro, localizado na Praça Floriano, conhecida como Cinelândia, no centro da cidade, o Theatro Municipal é a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul. Desde a sua inauguração, em 14 de julho de 1909, o Theatro tem recebido os maiores artistas internacionais, assim como os principais nomes da dança, música e da ópera brasileiras.
    Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa
  Praia do Flamengo, 340 - Flamengo - Rio de Janeiro, RJ           
Um palacete em estilo Luis XVI que nasceu de uma historia de amor entre Demócrito e Maria José - Jovens filhos de importantes famílias de comerciantes do Rio de Janeiro no início do século passado. Apaixonado, Demócrito decidiu construir uma casa para presentear a sua tão amada esposa.
Depois de um ano e meio de restauração, a casa está aberta ao público com muita elegância e requinte. Mas é bom ressaltar que muito pouco foi modificado do original. O primeiro nome, Julieta, é uma homenagem de Serpa a sua falecida mãe. Mais que um centro para a promoção da cultura, a Casa se propõe também a promover cursos, palestras, leilões, vernissages e até os antigos saraus musicais entram na programação, com o objetivo de reunir as diversas gerações em torno da boa música. Além da extensa programação, a Casa de Cultura Julieta e Serpa oferece suas instalações para almoços e jantares empresariais, casamentos, festas, lançamentos de livros e convenções. Fonte
    Vivo Rio
  Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo - Rio de Janeiro, RJ             
<iframe id='palyer4' title="Vivo Rio - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/HmRrU8lNXCc" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer4'>
Uma estrutura grandiosa que mobiliza mais de 500 profissionais a cada evento para proporcionar espetáculos inesquecíveis desde a chegada à Casa até o encerramento e a saída em segurança.
Através da VIVO, a maior prestadora de serviços de telecomunicações do Hemisfério Sul, com mais de 30 milhões de clientes em todo o Brasil, toda essa experiência desembarca no Santos Dumont trazendo VivoRio, uma Casa de espetáculos que nasce no local mais privilegiado do País com arquitetura consagrada de Affonso Eduardo Reidy.
    Teatro das Artes
  Rua Marquês de São Vicente, 52 Lj.264  - Gávea - Rio de Janeiro, RJ           
Pela histórica sala do Teatro das Artes já passaram grandiosos espetáculos. O Teatro oferece espaços amplos para recepção do público, dispondo de bom tratamento acústico em sua sala, com superfícies revestidas que buscam levar um som limpo aos ouvidos do espectador. A sala atende a 457 pessoas sentadas na platéia. O palco tem 14,40m de largura, 9,26 m de profundidade, 3,80 m de altura e 1,60 m de proscênio. Mais ainda: 62 m² de coxias e 6 camarins.
Por estar situado em um shopping charmoso e elegante, a segurança pessoal acontece de forma natural. Câmeras de vigilância, seguranças próprios e a tranqüilidade de estacionar em uma garagem privativa com preço tabelado garantem uma adequada ambientação para o bom entretenimento.
    Oi Futuro
  Rua Dois de Dezembro, 63 - Flamengo - Rio de Janeiro, RJ            
O Centro Cultural Telemar foi concebido como um espaço de convergência, dedicado à arte, à tecnologia, ao conhecimento, à cidadania. Agora ele passa a se chamar Oi Futuro, igualmente sintonizado com a contemporaneidade voltado para levar o público a viver experiências sensoriais aos seus espaços de visitação, que incluem galerias de arte, teatro, biblioteca e cyber restaurante. A Oi Futuro é um instrumento institucional que tem a missão de colaborar para reduzir as distâncias sociais do Brasil.
    Oi Casa Grande
  Rua Afrânio de Mello Franco, 290 - Leblon - Rio de Janeiro, RJ             
<iframe id='palyer7' title="YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/0pXVUL3eVRE" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer7'>
O Café-Teatro Casa Grande foi fundado em agosto de 1966 Por lá passaram, nos primeiros anos, grandes artistas da época: Nara Leao, Baden Powell, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Elis Regina, Chico Buarque, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Gal Costa e muitos outros. Atualmente denominado Oi Casa Grande, o espaço dispõe de moderno Teatro, Oi Futuro Experience, Galeria de Artes, Vídeo Club e Espaço Gourmet. Visite o site e descubra uma infinidade de atrações de um dos mais modernos Centros de Entretenimento do Rio de Janeiro.
    Casa da Gávea
  Praça Santos Dummont, 116 - Gávea - Rio de Janeiro, RJ           
A Casa da Gávea é um empreendimento cultural que dirige suas atividades para o estudo, debate e divulgação das mais variadas formas de arte e cultura e para a produção de espetáculos teatrais, filmes, vídeos, edições de livros, programas de rádio, exposições e shows musicais. No âmbito teatral, as peças produzidas pela Casa da Gávea são levadas em turnês para as mais diferentes regiões do país, onde realizamos atividades paralelas a apresentação dos espetáculos, tais como cursos específicos e práticos sobre a atividade teatral.
    Teatro Ipanema
  Rua Prudente de Morais, 824 - Ipanema - Rio de Janeiro, RJ
          
Em 1968, depois de muitas dificuldades financeiras e adiamentos, foi inaugurado o TEATRO IPANEMA. São mais de três décadas de paixão pelo acontecimento cênico, o compromisso com a inteligência, a inquietação intelectual, a sensibilidade à flor da pele, o culto da beleza, a coragem de ousar, a determinação de ir até o fim no caminho traçado. Rubens Corrêa e Ivan de Albuquerque criaram um espaço que definiria um estilo totalmente pessoal de linguagem cênica, delirante, onírico, místico, ritualístico, de uma desenfreada beleza estética. Auxiliados por Leyla Ribeiro, presença humana decisiva, transformaram o TEATRO IPANEMA num templo cultural dos anos 70 e 80, responsável por alguns dos maiores sucessos teatrais que o Rio já conheceu. http://www.teatroipanema.com.br
    Teatro Poeira
  Rua São João Batista, 104  - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ           
O Teatro Poeira, de propriedade das atrizes Marieta Severo e Andréa Beltrão, pretende ocupar no pequeno e aconchegante espaço, não só preencher a lacuna deixada, desde o fechamento no início dos anos 70, do saudoso Poeira de Ipanema, mas, cumprir seu destino de abrir uma porta para o mundo incluindo todos os personagens, todos os lugares, todas as idéias e todos os sentimentos. É só o começo de uma caminhada.
    Teatro Villa Lobos
  Praça Princesa Isabel, 440 - Copacabana - Rio de Janeiro, RJ           
Em 8 de março de 1979, era inaugurado o teatro Villa-Lobos, com a presença do governador do Estado, Floriano Faria Lima e Adolpho Bloch (1908-1995), então presidente da Funarj. Com três unidades cênicas – o teatro e duas salas Monteiro Lobato (Espaço II) e Arnaldo Niskier (Espaço III) –, preserva a característica de receber espetáculos inéditos e trabalhos experimentais nos espaços anexos.
A escolha do nome para o teatro foi uma homenagem ao maestro Heitor Villa-Lobos, um dos maiores compositores brasileiros, autor de mais de mil músicas. Compôs peças de vários gêneros - concertos, sinfonias, suítes, quartetos de cordas, sonatas, arranjos para coro, peças para pequenos conjuntos e grande orquestra. Com maestria conseguiu mesclar o folclore brasileiro com a música de concerto européia.
    Teatro Cândido Mendes
  Rua Joana Angélica, 63 - Ipanema - Rio de Janeiro, RJ           
    Teatro dos Grandes Atores
  Shopping da Gávea - Gávea - Rio de Janeiro, RJ           
O Teatro dos Grandes Atores, foi inaugurado em 1995, e é formado por duas salas, a Azul e a Vermelha, cada uma com 396 lugares. A sala Azul teve como primeiro espetáculo Apareceu a Margarida, estrelado por Marília Pêra. A sala vermelha iniciou sua programação com A Era do Rádio, dirigida e encenada por Sérgio Britto.
    Centro Cultural Solar de Botafogo
  Rua General Polidoro, 180 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ           
Assinado por dois dos maiores especialistas em arquitetura cênica do país, o paulista Serroni e o carioca José Dias, o projeto arquitetônico do Centro Cultural Solar de Botafogo preservou o aspecto histórico da construção, através de um trabalho de restauração da fachada original, e promoveu uma total reestruturação do seu espaço interno, com direito à anexação da área externa traseira, onde foi erguido o prédio teatral, edificação construída em três níveis, disponde de 180 lugares divididos entre platéia, platéia superior e camarote, com acesso por modenos elevadores, perfeita refrigeração seguindo todas as normas de segurança.
Com 800 m2 de área construída, além do teatro, o Solar de Botafogo abriga um segundo espaço cênico, sala para ensaios e leituras, galeria de arte, café concerto com cyber lounge – EFFE Café, auditório para projeção de vídeos e filmes de arte.
    Teatro Maria Clara Machado Planetário
  Padre Leonel Franca, 240 - Gávea - Rio de Janeiro, RJ           
O teatro foi reinaugurado, com o nome de Teatro Planetário, em janeiro de 1996, com o espetáculo "Amores" de Domingos de Oliveira.Em 2001 o teatro passou a se chamar Teatro Maria Clara Machado em homenagem a esta importante personalidade do teatro brasileiro.
Maria Clara Machado - A segunda de cinco irmãs, a teatróloga Maria Clara Machado cresceu em uma ampla casa no bairro de Ipanema no Rio, em meios a figuras como Pagu, Oswald de Andrade e Di Cavalcanti, amigos de seu pai, e o escritor Aníbal Machado. Ela sempre viveu contradições familiares, o pai era comunista e as filhas educadas em colégios de freiras. Aos 19 anos de idade, Maria Clara decidiu morar em Paris. Voltou apaixonada pelo teatro e com várias idéias de textos na cabeça. Logo montou, com amigos, o Tablado, companhia que revolucionou o teatro infantil e formou dezenas de atores e atrizes.
    Espaço SESC
  Rua Domingos Ferreira, 160 - Copacabana - Rio de Janeiro, RJ           
Inaugurado em 2002, o Espaço SESC é um lugar de pesquisa e troca de informações entre os diversos campos do pensamento e da arte - filosofia, história, teatro, artes plásticas, vídeo, design, web, cinema, música e corpo - e também explora as novas linguagens que surgirão desses intercâmbios, com o objetivo de retratar a cena contemporânea
    Teatro AMF / Unimed
  Av. Roberto Silveira, 123 - Icaraí - Niterói, RJ            
    Teatro Municipal de Niterói
  Rua XV de Novembro, 35 - Centro - Niterói, RJ
           
<iframe id='palyer18' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/N6ISwlQNbIc" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer18'>
O Teatro Municipal João Caetano foi reinaugurado em 1995, após uma profunda restauração. O projeto de recuperação encarou um grande desafio que era respeitar os aspectos históricos e ao mesmo tempo dotá-lo de modernidade. Ao longo de sua história, o teatro sofreu sucessivas obras de reformas que foram alterando a forma original do prédio, adaptando espaços e desfigurando seus seus núcleos históricos, dando origem a um prédio com características de diferentes épocas. No entanto, a fachada manteve as linhas arquitetônicas neoclássicas da reforma de 1888 e 1889.
    Teatro Gay Lussac
   - São Francisco - Niterói, RJ           
    Teatro Abel
  Av. Roberto Silveira, 29 - Icaraí - Niterói, RJ           
Bilheteria: A bilheteria funciona de terça a domingo a partir das 15h. • Nos dias em que não houver espetáculos até às 19h. • Nos dias de espetáculos até o início do mesmo. • Não fazemos reservas. • Não aceitamos cheques nem cartões de crédito. • Aos sábados e domingos, no período entre 16h30min e 17h15min, a venda de ingressos é exclusiva do espetáculo infantil
    Teatro da UFF
  Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí - Niterói, RJ