Home | ||
Rio de Janeiro | ||
Zona Sul Escolas de Dança | ||
Glória | ||
Copacabana | ||
São Conrado | ||
Gávea | ||
Ipanema | ||
Leblon | ||
Jardim Botânico | ||
Botafogo | ||
Flamengo | ||
Laranjeiras |
Zona Sul Escolas de Dança |
|
Escola de Dança de Salão Maria Antonieta, oferece cursos de dança de salão incluindo bolero, samba de gafieira ,soltinho, tango, salsa, lambada/zouk, entre outros, nos mais diversos horários.Cursos para crianças.
A escola funciona durante toda a semana, sempre à noite nos dias de semana e aos sábados. Aulas com duração de uma hora, duas vezes por semana, segundas e quartas ou terças e quintas de 18:30 às 22:30 h e aos sábados de 18:00 às 19:30. A Escola conta com a supervisão da mestra Maria Antonietta e, desde janeiro de 2001, está sob a direção de Marcela Ric |
|
A elaboração de um nítido desenho espacial, aliado a um entendimento temporal não restritivo, conduz a uma outra relação, esta especialmente constitutiva dos trabalhos da Esther Weitzman Companhia de Dança: a utilização do peso e da leveza e o jogo de oposições e contrastes que daí nasce. O Studio Casa de Pedra - Centro de Educação e Arte do Movimento tem como objetivo principal desenvolver um trabalho voltado para o conhecimento do corpo, com uma proposta pedagógica que visa a expansão das possibilidades expressivas de cada indivíduo.
|
|
A Academia de Dança Jimmy de Oliveira dispõe de generoso espaço com aproximadamente 200 m2 e está localizado à Rua do Catete, 112 - sobrado, ao lado do metrô. O ensino enfatiza o desenvolvimento da coordenação motora equilíbrio, flexibilidade, musicalidade, socialização e logicamente a arte de dançar.
O aprendizado pode ser iniciado pelos passos básicos, dependendo da desenvoltura do aluno e, gradativamente as exigências técnicas irão aumentando com o natural aperfeiçoamento de cada um (a). O Estúdio conta com ar condicionado, mesas e serviço de bar. |
|
A Escola é constituída de equipe com profissionais qualificados, conscientes de que a postura, respiração , meditação e a alegria de dançar fazem parte do crescimento e auto-conhecimento do ser humano. Dispõe de espaço próprio para a prática de diversas manifestações artísticas, shiatsu, 3 salas de aulas, vestiários femininos e masculinos e boutique. Conta com um grande elenco de bailarinos e bailarinas, de todas as idades, para eventos diversos, e, também, equipe de orientadores para alunos de diversos níveis.
|
|
Fazendo os espetáculos pelas estradas afora, comecei a perceber que precisávamos poder estabelecer outras formas de comunicação com o público: formas de conhecimento, de troca de experiência. Precisávamos de uma escola. Nesta escola queremos pensar movimento, experimentar movimento, disciplinar, conscientizar, respirar e sensibilizar o corpo que pensa, muda, sente; que dança. Sempre acreditei na criatividade e irreverência. A concentração, disciplina, formação e o foco são a base e a possibilidade criativa de qualquer indivíduo.
A escola oferece cursos em todas as áreas relacionadas ao movimento, além das aulas de teatro, filosofia, anatomia, história da dança e eventos como exposições de artes visuais, leituras e recitais de música, integrados a dança num esforço de ampliar o horizonte dos nossos alunos. Todo mês de janeiro e julho o Centro de Movimento Deborah Colker inclui em sua grade uma colônia e cursos especiais. A intenção da colônia de férias é ser uma escolinha de arte, oferecemos diversas atividades corporais integradas ao teatro, a dança, a música e as artes plásticas. Debora Colker |
|
A idéia de inaugurar uma escola, surgiu quando ao final de cada sessão dos espetáculos do Grupo Catsapá, Mabel Tude e Gisela Saldanha, criadoras da instituição, eram procuradas por dezenas de crianças e adolescentes interessadas naquela arte que fundia o sapateado e a dança com o teatro. A Catsapá pretende desenvolver nos alunos o potencial artístico que exige a versatilidade dos espetáculos musicais e contribuir para o desenvolvimento do auto conhecimento, auto estima e socialização do indivíduo através do ensino artístico.
|
|
O Studio de Ballet Bertha Rosanova foi fundado em 1957 numa vila em Laranjeiras, onde está localizado até hoje. É uma escola de dança especializada em ballet clássico, dirigida pela prima bailarina absoluta do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Bertha Rosanova. O Studio oferece aulas para alunos a partir dos 3 anos de idade e sua estrutura educacional é dividida em 6 níveis. A equipe atual de professores é composta por bailarinos do Theatro Municipal e os formados na própria escola.
|
|
Concebido e administrado pela ex-diretora da Fundação Theatro Municipal, a ex bailarina Dalal Achcar dirige há mais de trinta anos a instituição que leva o seu nome, o Ballet Dalal Achcar, uma das principais referências do ballet clássico no Brasil. Tem sido um complemento indispensável na educação de jovens e crianças desde 1971, e é responsável pela formação de excelentes profissionais, muitos com bolsa de estudo no exterior. Agora, além da reconhecida tradição no ballet clássico, o Ballet Dalal Achcar oferece uma variedade de técnicas que abre as portas da escola para novos grupos de alunos com diferentes objetivos
|
|
O Reboco de Bamba da Cia. Marinho Braz (Escola de Dança), está localizada num casarão, construído em 1912, no bairro de Laranjeiras, e, rapidamente tornou-se o novo xodó da cidade. O “design” do Reboco, como é carinhosamente chamado pelos freqüentadores e amigos, ficou por conta do próprio Marinho Braz, que além de professor de dança, também, é formado em decoração. A grande atração da casa são as aulas de forró, ministrado pelo Mestre Marinho, mas, a casa tem especialistas em dança de salão, samba de gafieira, dança do ventre, zouk e outros ritmos. Projetos avançados para aulas de capoeira com início em março/2009.
|
|
A Academia Alvaro`s Dance foi fundada no dia 12 de Maio de 2005. Dirigida pelo pelo professor, diretor e coreógrafo Álvaro Reys o Espaço busca expandir a cultura da dança de salão no Rio de Janeiro e a conscientização de que essa dança é um instrumento de inclusão social, perda de timidez e estímulo da auto-estima através da expressão corporal.
A metodologia de ensino prioriza as aulas cantadas, possibilitando ao aluno relembrar em todas as aulas os passos aprendidos em aulas anteriores e as aulas baile que ensinam os (as) alunos (as) como se comportarem diante de seu parceiro (a) no salão de festas. Atualmente, recebe também, alunos de outros estados para aulas e oficinas numa abrangência de rítmos que vai do balé clássico à dança flamenca, entre outras, como tango, salsa e zouk. |
|
Bob Cunha foi semifinalista do IV Campeonato Mundial de Tango em Buenos Aires em 2006. Desenvolveu sua própria didática de ensino que consiste em alcançar desenvoltura em curto espaço de tempo. Já viajou para diversos países da Europa e Ásia divulgando a cultura brasileira e o tango argentino. Áurya Pires, iniciou seus estudos em 1994, tendo Bob Cunha como seu professor de danças de salão e tango. Em paralelo faz aulas de jazz, ballet e pilates para manutenção e preparo fícico. Também ministra aulas de bolero, samba de gafieira, forró e lambada. No site da dupla, endereços diversos locais de aulas nas zonas oeste, norte e sul do Rio de Janeiro.
|
|
O Studio Sauer Danças, um dos mais respeitados no universo da dança e do ballet clássico e moderno em todo o Brasil, é responsável pela formação de diversos profissionais que trabalham nas melhores Companhias do país e do mundo. O corpo docente do Studio é composto por nomes consagrados na arte da dança.
O ballet clássico do studio é dirigido pelo Professor Jean-Marie Dubrul, francês, ex-coreógrafo do corpo de baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e um dos precursores no ensino de balé para adultos no país há 30 anos. Entre as suas alunas mais assíduas, estão as atrizes Alinne Moraes, Letícia Spiller, Luana Piovani, Paula Burlamaqui e Carolina Dieckmann, que descobriram o poder da prática no condicionamento físico. . |
|
O nome de Angel Vianna está associado a anos de experiência profissional em diferentes institutos e centros de estudos do país como bailarina, coreógrafa, professora e pesquisadora em Dança. Com sua rica bagagem, Angel não se dedicou apenas ao seu "Centro de Estudos do Movimento e Artes".
Desenvolveu trabalhos em Universidades Públicas, Escolas, Teatros, Associações Profissionais, Centros Culturais, Áreas de Lazer, Circos, Instituições Científicas e Clínicas, onde transmite o seu processo interdisciplinar, desenvolvendo uma ação sem fronteiras. Angel investe o seu tempo na produção de cidadãos livres. Esse importante trabalho vem sendo reconhecido pela sociedade e tem se revelado através de Homenagens, Condecorações e Prêmios, entre os quais destacam-se: Comenda da Ordem ao Mérito Cultural, inspirada na Ordem do Mérito Cultural na Classe de Cavaleiro, pela Presidência da República do Brasil, por suas relevantes contribuições à cultura brasileira, Diploma Orgulho Carioca, pela sua importância na vida cultural da Cidade do Rio de Janeiro, conferido pelo Prefeito do Município do Rio de Janeiro. Visite também o site: .www.angelvianna.art.br/
|
|
Criada em 1985, a Escola recebeu, inicialmente, o nome de Escola de Dança Chiquinha Gonzaga. Posteriormente, mudou de nome, em homenagem a Maria Antonieta, professora de Jaime Arôxa. Em 1986, já com 800 alunos, tornou-se oficialmente a Escola de Dança e Centro Cultural Jaime Arôxa, de acordo com alguns, um pequeno paraíso no meio da selva de pedra carioca
Pioneiro na arte de ensinar Dança de Salão, Jaime Arôxa formou dezenas de professores e milhares de alunos, além de atuar em todas as áreas da dança (cinema, teatro, coreografia e eventos). Na Escola, se respira dança e alegria, faz-se amigos, e aprimora-se gestual e sensibilidade. Studio recomendado. Capacitadíssima equipe de professores. Outros endereços: Tijuca - Rua Almirante Cochrane, 162 Niterói - Rua Estado de Israel, 14 Icaraí. Barra da Tijuca - Academia de Dança Ramalho's - Condomínio Riviera Dei Fiori Ipanema - Rua Farme de Amoedo, 75/203 Cia Carioca de Dança e Arte - Rua Vilela Tavares, 45 - Méier |
|
Fábio Venturini começou a traçar seu rumo profissional estudando balé clássico e dança contemporânea, fazendo parte da Cia. de Dança Compasso do coreógrafo e bailarino Raimundo Branco, da Cia. Trapiá de Dança e do Balé Popular do Recife. Na década de 80 descobriu a dança de salão. Associando a ela sua experiência nos ritmos de forró e lambada, decidiu investir em si mesmo, aperfeiçoando-se nas técnicas de aprendizagem e ensino de todos os ritmos concernentes à dança de salão. Conheceu, então, Jaime Arôxa, que ficou impressionado com a performance de Venturini e o convidou para vir ao Rio de Janeiro e fazer parte de seu staff de bolsistas. Em 1998, começou a ministrar aulas em uma pequena sala comercial no Leblon. Inaugurou sua própria academia em 11 de setembro de 1999.
|
|
A Cia Nós da Dança, sob direção da premiada Regina Sauer, está presente nos palcos brasileiros desde 1981. Com sua versatilidade e determinação é uma das poucas que conseguiu sobreviver por tão longo período, tornando-se uma das mais tradicionais da cidade e do país, mantendo até hoje a criatividade e o frescor inicial. Regina Sauer como uma vitrine da dança moderna carioca.
Em seus 25 anos de existência, a Cia Nós da Dança, enfrentando diversas dificuldades e sempre valorizando os artistas que estão ligados a ela, tenta manter-se em cena buscando revelar ao público leigo e especializado que a dança é um registro histórico, social e artístico que ajuda a construir a memória de uma nação. Com aulas de Ballet Clássico, Jazz, Dança Moderna, Dança Espanhola, Dança do Ventre, Sapateado, Baby Class e uma concepção ampla de Arte e Educação, o CAND apresenta o seu Programa infanto-juvenil de Dança. O programa além das aulas técnicas e teóricas – com avaliações semestrais – realiza as “Noites de Performances” em sua própria sede e encerra seus trabalhos anuais com um grande espetáculo, proporcionando à seus alunos uma experiência artística inesquecível. |
|
Palavras do Mestre Toni Sá: “Em nossa dança de salão não há regras que digam o que é certo ou errado, então, temos que nos basear pelo bom gosto, contudo há uma obrigatoriedade incontestável, o ritmo. Tudo é nada sem ritmo. Por mais e melhores passos que o casal use, com toda elegância e suavidade, se estiverem fora da música estarão errados. Um dito popular que se aplica perfeitamente neste nosso caso é: “tem que se dançar conforme a música”. Não é a orquestra que deve acompanhar o dançarino(a), e sim o contrário.”
|
|
Ney Homero Rocha, iniciou no tango em Bariloche Argentina, em 1987 e na dança de salão no Clube 17 em outubro do mesmo ano, através do convênio com o Centro de Dança Jaime Arôxa, de quem foi aluno por seis anos e meio. Sua parceira, Cristina Otálora, argentina, iniciou seu aprendizado de tango com Norberto Esbrez e Alejandra, Marcelo e Alejandra. A proposta pedagógica dos professores Ney e Cristina, visa o aprendizado de qualidade o mais rápido possível. Para tanto, preferem dar aulas individuais ou em pequenos grupos de no máximo seis casais. As aulas são ministradas no Bardetango - Barra da Tijuca e no Clube 17, Jardim Botânico, zona sul da cidade
|
|
No Tex Studio de Dança é possível estudar o movimento, percebê-lo no corpo com diferentes nuances e dimensões e transformá-lo em dança, valorizando o indivícuo e trazendo harmonia. O corpo é trabalhado de uma forma consciente, a partir da combinação de estilos e com base no aprendizado de diverss técnicas, com total respeito à pessoa. A base dessa filosofia consiste em oferecer ao aluno um grande leque de opções, para que se sinta à vontade e escolha a técnica que melhor traduza o seu jeito de se movimentar e de sentir a dança. Aqui a criança pode dar os primeiros passos na direção de uma carreira fascinante. Ou, simplesmente, desenvolver criatividade, postura, equilíbrio e senso de responsabilidade.
|
|
Inaugurado em 26 de novembro de 1998 por inspiração de Márcia Simone Olinto, o Lyceu Escola de Dança é um espaço voltado para arte e um centro de formação de nível profissionalizante.
O Lyceu destaca-se pela qualificação de seus professores, por sua metodologia de ensino e por promover espetáculos nos principais festivais de dança no país e no exterior. No Lyceu todas as faixas etárias são beneficiadas: crianças, adolescentes, adultos e terceira idade. Há diversas atividades para todos. "As atividades do Lyceu não são privilégio apenas dos bailarinos. Elas são para todos que buscam saúde e prazer, em qualquer idade." |
|
Dirigida pela coreógrafa baiana Ana Vitória a Cia Ana Vitória de Dança Contemporânea conquistou seu público a partir do seu trabalho autoral, recebendo inúmeros prêmios no Brasil e no exterior. Como intérprete criadora, Ana traz como marca seu vigor físico adquirido como atleta, a precisão e a originalidade pertinente ao pesquisador debruçado sobre a sua cultura, a brasileira.
Ana Vitória é professora de Técnica de Dança Contemporânea e Composição Coreográfica de duas Universidades de dança na cidade do Rio de Janeiro. Seus workshops de técnicas de dança objetivam conduzir os bailarinos à um um maior entendimento da linguagem utilizada por essa criadora, bem como fazê-los investigar através das ferramentas pós modernas utilizadas pela dança, novos contornos e possibilidades gestuais Público alvo: bailarinos, coreógrafos e professores de dança |
|
Eloisa Menezes atuou como primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e da Ópera de Nantes. Há 20 anos forma bailarinos de grandes companhias do Brasil e do exterior. Ballet para todas as idades: Baby class, Crianças, Iniciante, Intermediário, Avançado e Sênior. Consultar e Conservatório sobre aulas de jazz, contemporâneo, pilates e alongamento.
|
|
Denise e Vera Casoni Jazz - Ballet é uma escola de dança, que vem realizando um trabalho de qualidade, seriedade e sucesso há 25 anos. Em junho de 1981, Vera Casoni abria sua academia ao lado de suas filhas Denise e Christine, que hoje, são as coordenadoras da escola. Sua sede, uma casa de três andares, está localizada entre os bairros de Ipanema e Copacabana, Zona Sul do Rio deJaneiro.
Vera dirige a escola e cuida da parte administrativa. Denise cuida da direção artística e é professora das turmas mais avançadas e Christine coordena o balé clássico e dá aulas para as turmas infantis. Além delas, uma equipe de professores garante a excelência no ensino dos vários estilos e técnicas oferecidos pela escola, que vão desde as aulas de balé clássico até o jazz dance, street, sapateado e contemporâneo, entre outros. "Nosso objetivo é oferecer cursos de qualidade, onde cada professor tem o compromisso de priorizar o aluno, em relação à faixa etária, o corpo físico, o ritmo de aprendizagem, a sociabilidade no grupo, a parte cognitiva e motora. A escola pretende esquematizar os programas de aula de forma a levar ao aluno um conhecimento mais amplo. O público-alvo, em sua maioria, ainda não vê a dança como importante processo educativo no desenvolvimento psicomotor e é evidente a necessidade de se imbuir esta concepção sobre a dança,” diz Christine Escolas em Ipanema e Barra da Tijuca |
|
Muito bem montada por seu idealizador e diretor, Fávio Salles, a Academia do Tap, inaugurada em 12 de março de 1992, o Rio de Janeiro ganhou a única escola especializada em ensino do sapateado norte-americano do Rio de Janeiro.
São diversos níveis de aprendizado: o baby class, a partir de quatro anos, e do básico ao profissional, para crianças, adolescentes e adultos de qualquer idade. |
|
Inaugurado em 1982, o Jazz Carlota Portella, é uma das mais conceituadas academias do Rio de Janeiro. Dirigida por Carlota Portella e Thereza Mascotte e contando com uma equipe de professores de alta qualidade, a academia vem desenvolvendo seriamente um trabalho artístico com seus alunos, cujo nível pode ser constatado nos diversos espetáculos realizados pela academia e pelo grupo profissional, a Cia. De Dança Carlota Portella – Vacilou Dançou. Trabalhando com os mais diversos estilos de dança, o Jazz Carlota Portella tem contribuido na formação artística de diversas pessoas e também na formação de profissionais da dança.
|