Região Metropolitana Attractions

1
Paço Imperial
  Praça 15 de novembro, 48 - Centro - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer1' width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/axei5HnyyP0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer1'>
O Paço Imperial é um Centro Cultural com rica programação artística, localizado na Praça XV de Novembro, no centro histórico da cidade, no prédio considerado o mais importante dos edifícios civis coloniais do Brasil. Foi primeiro a residência dos governadores da Capitania do Rio de Janeiro e depois passou a ser a casa de despachos, sucessivamente, do Vice-Rei do Brasil, do Rei de Portugal Dom João VI e dos imperadores do Brasil. Em sua restauração, na reconstituição da fachada, optou-se pela feição colonial, adquirida particularmente no período da ocupação pela Família Real Portuguesa, mas foram preservadas marcas e formas de vários outros momentos históricos. O Paço Imperial conta com uma diversificada programação de artes plásticas, cinema, teatro, música, biblioteca, atividades educativas, seminários, serviços de lojas e restaurantes. Percorrê-lo é fazer uma releitura do tempo inscrito em seus espaços, relacionando-os com épocas e fatos ocorridos. As exposições permanentes também são um ótimo programa cultural.
2
Biblioteca da Marinha
  Rua Mayrink Veiga, 28 - Centro - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer2' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/cLAYGAdEHiA" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer2'>
O Serviço de Documentação da Marinha é o resultado da evolução, mais que secular, iniciada com a criação da Biblioteca da Marinha. Esta teve como embrião o Depósito de Escritos Marítimos da Real Academia dos Guardas-Marinha de Portugal, criado em 1802, e transferido para o Brasil, com a Academia, em 1808. Em 1846, foi criada a Biblioteca da Marinha. Com um acervo de aproximadamente cem mil volumes, entre livros, folhetos, periódicos e mapas, a Biblioteca da Marinha é especializada nas áreas de História Naval, História Geral e do Brasil e Cartografia.
3
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
  Rua do Catete, 179 e 181 - Catete - Rio de Janeiro, RJ              
O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) foi criada em 1958. É uma instituição pública vinculada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura, sendo a única instituição pública federal que desenvolve e executa programas e projetos de estudo, pesquisa, documentação, difusão e fomento de expressões dos saberes e fazeres do povo brasileiro.
Suas atividades produziram um acervo museológico de 13 mil objetos, 130 mil documentos bibliográficos e cerca de 70 mil documentos audiovisuais. Embora as visitas ao Museu não sejam guiadas, há dois recursos: para público em geral, há o guia sonoro digital; para professores/agentes culturais que queiram trazer suas turmas, o Programa educativo do CNFCP oferece a visita preparatória. Agendamentos com o Setor de Difusão cultural – tel.: (21) 2285-0441, ramais 204, 205 e 206.
4
Praia de Copacabana
   - Copacabana - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer4' title="Praia de Copacabana - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/cda3nXa1R6A" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer4'>
Carinhosamente apelidada pela população de Princesinha do Mar, uma canção popular dos brasileiros João de Barro, o Braguinha, e Alberto Ribeiro, a praia de Copacabana localiza-se no bairro de mesmo nome, na zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Copacabana conta com bicicletário, ciclovia, quiosques, hotéis, bares e restaurantes, freqüentados tanto de dia como à noite. Além de dois Fortes Militares, um em cada extremidade da praia, com vistas panorâmicas, abertos à visitação.
Tamanho fascínio também se dá pelo belíssimo calçadão da Avenida Atlântica em pedras portuguesas brancas e pretas, que formam um lindo mosaico no formato de ondas, inspirado no calçadão de Lisboa e usado por Burle Max na praia. Possuem grande infraestrutura de hotéis e quiosques, que atrem turistas do mundo inteiro.
Palco da maior festa de Réveillon do planeta, com seus fogos mundialmente conhecidos, reúne mais de três milhões de pessoas. Suas areias também abrigam grandiosos eventos como os Jogos Pan-americanos do Rio 2007, campeonatos mundiais de futebol de areia e campeonatos mundiais de vôlei.
5
Theatro Municipal do Rio
  Avenida Rio Branco - Centro - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer5' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/cAw7FjX6MUw" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer5'>
Dia 3, 4, 5 e 7 às 20h Dia 8 às 17h. Programa: BALLET O QUEBRA-NOZES. Música: Tchaikovsky Concepção, Coreografia e Mise-en-Scène: Dalal Achcar Solistas: Ana Botafogo, Cecília Kerche, Claudia Mota, Márcia Jaqueline, Karen Mesquita. Francisco Timbó, Cícero Gomes, Filipe Moreira, Denis Vieira. Cenários e Figurinos: José Varona Regência: Silvio Viegas,
Um dos mais bonitos prédios do Rio de Janeiro, localizado na Praça Floriano, conhecida como Cinelândia, no centro da cidade, o Theatro Municipal é a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul. Desde a sua inauguração, em 14 de julho de 1909, o Theatro tem recebido os maiores artistas internacionais, assim como os principais nomes da dança, música e da ópera brasileiras.
6
Forte de Copacabana
  Praça Coronel Eugênio Franco, 01 - Copacabana - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer6' title="Forte de Copacabana - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/tmNrshyUhFQ" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer6'>
Construído em 1914, com o objetivo de reforçar a defesa da Baía de Guanabara, o Forte de Copacabana oferece aos seus visitantes muitas curiosidades e atrações. No Museu Histórico do Exército, fatos marcantes estão registrados através de exposições, exibições de vídeo, maquetes e, até, um setor interativo, original e bastante visitado pelos freqüentadores do Forte. Tudo com direito a uma vista panorâmica de um dos pontos mais belos de toda a nossa Costa. Crédito: acervo riotur.
7
Estádio Olímpico Nilton Santos
  Rua Arquias Cordeiro, 1.100 - antes denominado Estádio Olímpico João Havelange - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer7' title="Engenhão - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/XLov3ejYB50" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer7'>
Designado popularmente por ‘Engenhão’ devido a localizar-se no bairro de Engenho de Dentro, na zona norte do Rio de Janeiro, homenageia João Havelange, ex-Presidente da FIFA.
O novíssimo estádio, considerado o mais moderno da América Latina, ocupa uma área de 200 mil metros quadrados, em 117 mil de área construída, possui 45 mil lugares sentados Prevê-se completar a arquibancada superior, aumentando a capacidade do estádio para 60 mil lugares. O gramado do estádio tem dimensões de 105 x 68 m.
O Engenhão também possui espaço para 1.020 convidados e a sua tribuna de honra tem capacidade para 135 pessoas. Existem 78 camarotes particulares, 16 cabines de rádio e 4 de televisão.
Todas as rampas para entrada dos torcedores tem inclinação adequada para locomoção de deficientes, são largas o suficiente para a passagem de viaturas e ambulâncias e permitem evacuação total do público em 10 minutos. Além das rampas, 11 elevadores completam as vias de acesso para todos os pontos do estádio. Fonte: ttp://mundobotafogo.blogspot.com
8
EAV Escola de Artes Visuais do Parque Laje
  Rua Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico - Rio de Janeiro, RJ              
A Escola de Artes Visuais do Parque Lage é um centro de ensino em arte voltados para a formação de artistas, curadores, pesquisadores e interessados em estabelecer ou aprofundar o contato com a arte. Fundada por Rubens Gerchman em 1975, a EAV passou a ocupar a mansão em estilo eclético, tombada pelo IPHAN como patrimônio histórico e paisagístico, substituindo o Instituto de Belas Artes. Projetada pelo arquiteto Mario Vodret em 1920, a residência do armador brasileiro Henrique Lage e sua esposa, a cantora lírica italiana Gabriela Besanzoni, foi tomada pela efervescência cultural gerada pelo modelo de escola aberta – um espaço para novas concepções estéticas – implementado por Gerchman.
9
Parque Ecológico Chico Mendes
  Av. Jarbas de Carvalho, 679 - Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro, RJ              
<iframe id='palyer9' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/VR3HXw18NE0" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer9'>
O Parque Natural Municipal Chico Mendes está localizado em área de restinga, na Baixada de Jacarepaguá, um local que guarda espécies de fauna e flora consideradas raras e ameaçadas de extinção.Entre os animais presentes no parque, estão jacarés-de-papo-amarelo e jabutis. O visitante tem uma área de 43 hectares (430.000m²) de verde e a criançada pode se divertir no parquinho, com diversos brinquedos como escorrega e balanço, além de bancos de madeira e trilhas com visitas guiadas. Horário de visita: 8h 30 às 17h30, acesso gratuito.
10
Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
  Rua José Higino, 115 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ              
Antiga fábrica de cerveja, construída no início do século XX em estilo clássico da arquitetura industrial inglesa e tombada pelo município em 1994, o prédio que hoje abriga o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro foi cedido pelo Grupo Pão de Açúcar à Prefeitura do Rio.
Inaugurado em agosto de 2004, o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, um dos maiores complexos culturais da América Latina, é um equipamento dedicado ao desenvolvimento da dança em todo o município do Rio, com os objetivos de dar suporte para grupos, artistas e companhias emergentes, multiplicar o acesso à arte do movimento a crianças, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais e reconstruir conceitos da dança contemporânea em parceria com os centros de pesquisa de dança das universidades públicas e particulares.
O espaço, ocupando 5 andares, oferece uma programação especial com performances e espetáculos, além de oficinas gratuitas de dança.
11
Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro
  Rua Ausgusto Severo, 8 - Glória - Rio de Janeiro, RJ              
O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro foi fundado em 1838 com a aspiração de ser uma entidade que refletisse a nação brasileira que, não muito antes, conquistara a sua Independência. Em 167 anos de existência, a instituição tem se caracterizado por atividades múltiplas nos terrenos cultural e cívico, pela reunião de significativo acervo bibliográfico, hemerográfico, arquivístico, iconográfico, cartográfico e museológico, à disposição do público, durante todo o ano, e pela realização de conferências, exposições, cursos, congressos e afins. O Instituto contou com o patronato do imperador D. Pedro II, a quem foi dado o título de Protetor, o qual incentivou e financiou pesquisas, fez doações valiosas, cedeu sala no Paço Imperial para sede do Instituto, em seus passos iniciais, e presidiu mais de 500 sessões.
12
Praia de Jurujuba
   - Niterói, RJ              
<iframe id='palyer12' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/paUsV9lnCXg" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer12'>
Suas águas são escuras e calmas. A colônia de pescadores ali tem sua sede. A enseada de Jurujuba é cenário da Festa de São Pedro dos Pescadores, realizada anualmente em 29 de Junho. Além da Igreja de São Pedro dos Pescadores, na orla há vários restaurantes típicos de frutos do mar e bares.
13
Caminho Niemeyer
   - São Domingos - Niterói, RJ              
<iframe id='palyer13' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/gn-cEEAhS3s" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer13'>
Museu de Arte Contemporânea de Niterói tinha sido concluído ainda há poucos meses, quando o então prefeito da cidade, Jorge Roberto Silveira, convidou o arquiteto Oscar Niemeyer para uma nova empreitada. Pensando em revitalizar a zona central de Niterói, Jorge Roberto decidiu construir num terreno de 72.000 m² à beira mar, um complexo arquitetônico, voltado para a cultura e a religião da população. Certo de que seria um importante intervenção urbanística, o prefeito convidou Niemeyer para criar as edificações que, juntas com o MAC, formariam um caminho ao longo da orla, o Caminho Niemeyer. Source
14
Praia de São Francisco
   - Niterói, RJ              
<iframe id='palyer14' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/J1KDqZl7fwQ" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer14'>
Suas águas são calmas, com areia clara e fina. Localiza-se numa área residencial e conta com calçadão em toda a orla, que é muito usado para passeios, jogging e ciclismo, ideal também, para a prática de esportes a vela.
15
Praia de Adão e Eva
   - Niterói, RJ              
<iframe id='palyer15' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/EHOhRN9TL60" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer15'>
Duas praias gêmeas, a primeira tem 250m e a segunda 150m. Águas calmas e de coloração esverdeada, com areias claras e finas, localizam-se bem próximo à entrada da Baía de Guanabara e dão acesso à Fortaleza de Santa de Cruz.
16
Praia de Boa Viagem
   - Niterói, RJ              
Possui extensão aproximada de 450m. Linda praia limitada por elevações, com sua ilha. Possui águas claras e esverdeadas, com areia clara e fina. Da praia, avista-se à direita, a passarela de cimento que dá acesso à ilha, e à esquerda o Museu de Arte Contemporânea.
17
Teatro Municipal de Niterói
  Rua XV de Novembro, 35 - Centro - Niterói, RJ
             
<iframe id='palyer17' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/N6ISwlQNbIc" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer17'>
O Teatro Municipal João Caetano foi reinaugurado em 1995, após uma profunda restauração. O projeto de recuperação encarou um grande desafio que era respeitar os aspectos históricos e ao mesmo tempo dotá-lo de modernidade. Ao longo de sua história, o teatro sofreu sucessivas obras de reformas que foram alterando a forma original do prédio, adaptando espaços e desfigurando seus seus núcleos históricos, dando origem a um prédio com características de diferentes épocas. No entanto, a fachada manteve as linhas arquitetônicas neoclássicas da reforma de 1888 e 1889.
18
Arena Paintball, São Gonçalo
  Rua: Brás Cuba, nº 92 - Maria Paula - São Gonçcalo, RJ
             
Uma idéia que costuma ser erroneamente pré-concebida é a de que o paintball é um esporte violento e perigoso. Este é um julgamento próprio de quem não conhece o esporte. Muitas pesquisas já foram realizadas no mundo sobre a taxa de acidentes nos esportes e o paintball é considerado um dos mais seguros, com uma taxa insignificante de acidentes, que não chega nem perto de outros esportes como futebol, ciclismo, artes marciais, etc. Quanto à violência, no paintball o contato físico é contra as regras, o que já elimina muitos problemas. http://www.arenapaintball.com.br/
19
Cinemark Brasil
  Rua XV de Novembro, 8 - Plaza Shopping - Niterói, RJ              
20
Praia do Sossego, Niterói
   - Niteroi, RJ              
<iframe id='palyer20' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/qC42bRuV0os" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer20'>
Localizada entre Piratininga e Camboinhas é de pequena extensão e bastante freqüentada pelos que vem pelo mar em lanchas e iates, pois seu difícil acesso, através de uma trilha, não é muito conhecido. É um dos mais belos recantos da cidade
21
Florália
  Estrada da Figueira, 592 - Caramujo - Niterói, RJ              
<iframe id='palyer21' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/DPZVt42oorw" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer21'>
A Florália foi fundada em 1956 por Rolf Altenburg, um descendente de alemães apaixonado por orquídeas, uma referência no país e no mundo entre os orquidófilos por sua vasta seleção de espécies da flor. A Florália é reconhecida nacional e internacionalmente por produzir orquídeas híbridas, que são admiradas em várias parte do mundo por colecionadores e cultivadores em grande escala pelo tamanho e beleza das suas cores. Venha conhecer um dos maiores orquidários do Brasil. Além das orquídeas, a Florária também oferece uma grande variedade de plantas, como diversos tipos de flores e árvores frutíferas. Além de ser o local ideal para quem quer montar um jardim, a Florália é uma boa opção de passeio para a família, principalmente para crianças, pois conta com um simpático parquinho e um cercadinho com aves.
22
Campo de São Bento
   - Icaraí - Niterói, RJ              
Parque Prefeito Ferraz nome oficial do Campo, pertenceu aos Benedetinos do Mosteiro de São Bento, que adquiriram as terras em 1697, de Manoel Rodrigues Raimundo, saldando a dívida de forma peculiar: em gado advindo de Campos. Em 1840/41, com o Plano de Arruamento seus limites foram definidos como o que conhecemos hoje. Em 1882/83, o Parque foi aterrado e no Início deste século, foi urbanizado. Abriga o Centro Cultural Paschol Carlos Magno, uma Feira de Artesanato, exposições e inúmeras atrações.
23
Praia de Gragoatá
   - Niterói, RJ              
Possui 80m de extensão, seu nome deriva de uma planta abundante no local (gravatá - caroá duro, bromélia de fibra resistente). Pequena praia ao lado do forte com o mesmo nome, de águas tranqüilas e esverdeadas, sua areia é escura e fina.