Estado do Rio Clubes Recreativos

1
ICRJ Iate Clube do Rio de Janeiro, Região Metropolitana
  Av. Pasteur, 333 - Urca - Rio de Janeiro, RJ              
O Fluminense Yatch Club criado em 1920 por inspiração de Arnaldo Guinle, Comodoro do Clube Náutico por 23 anos seguidos, viria a ser o embrião da atual denominação Iate Clube do Rio de Janeiro. No ano de l936, foi então construído o primeiro pavilhão em estilo Normando, que daria origem, a construção de outros dois pavilhões, assinados pelo arquiteto francês Joseph Gire.
Em reunião de 23 de Julho de l943, foram alterados e aprovados os novos Estatutos Sociais, com nomeação do seu 1º Comodoro: Otávio da Rocha Miranda. O Clube é considerado a principal referência na prática e organização de esportes náuticos no país.
Cursos oferecidos pelo ICRJ - Cursos da Classe Optimist para crianças de 8 a 14 anos. Barcos Laser e Veleiros monotipo Dingue para adultos e adolescentes a partir de 13 anos, Barcos tipo Veleiro MV 25 e Veleiro Oceano.
Escolinha de tênis – manhã e tarde
O Clube dispõe de quatro sedes para os seus associados: Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Cabo Frio e Ilha de Palmas.
2
Clube 17, Região Metropolitana
  Rua Pacheco Leão, 2038 - Horto - Rio de Janeiro, RJ              
O Clube 17, também denominado Clube dos Macacos, foi fundado em 22/09/64, por um grupo de engenheiros dirigentes da Cedag, atual Cedae - Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo, na época, era manter os engenheiros de prontidão nos dias de descanso e lazer, aos sábados, domingos e feriados para atender as emergências da recém criada empresa. A proposta inicial de nome do Clube era Clube dos Macacos, nome originário do rio dos Macacos que nasce na Floresta da Tijuca e banha os fundos da área do Clube, mas tendo em vista a revolução militar de 1964 e, para evitar qualquer mal entendido, decidiu-se na assembléia de fundação, denominá-lo simplesmente de Clube 17, por analogia ao jogo do bicho que, tem para o macaco, a designação do número 17. Pura carioquice!
3
LOB Academia de Tênis, Região Metropolitana
  Rua Stefan Zweig, 290 - Laranjeiras - Rio de Janeiro, RJ              
A LOB Academia de Tênis, foi fundada em 1977 com apenas 04 quadras e desde então não parou de crescer. Oferece hoje 11 quadras de tênis, sauna masculina e feminina, ginástica , musculação, equipe de competição, personal trainer, preparação física para atletas de competição e amplo estacionamento. Funciona como um clube, isto é, todas as pessoas que quiserem frequentar suas dependências e usar seus serviços terão de pagar uma mensalidade que varia conforme a categoria do sócio.
4
Sport Club Mackenzie, Região Metropolitana
  Rua Dias da Cruz, 561 - Méier - Rio de Janeiro, RJ
             
<iframe id='palyer4' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/geY8Ds2IOhc" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer4'>
O gigante da zona norte, como é conhecido carinhosamente o Sport Club Mackenzie, ocupa área nobre de 8000 m2 no bairro do Méier. O seu parque aquático com lâmina d’água de 1000 metros quadrados, conta com três piscinas sem uma delas semi-olímpica, junto a churrasqueiras e bar interno. O clube dispõe ainda de dois ginásios cobertos e uma quadra descoberta polivalente, academias de musculação, 4 bares, salas para pratica de atividades esportivas e fisioterapia
O Mackenzie é o único clube a conquistar títulos em todas as categorias de futsal na cidade do Rio de Janeiro.
Escolinhas de futsal masculino e feminino, basquete, vôlei, karatê, judô, muay thai, capoeira, natação, hidroginástica, dança de salão, modern jazz, ballet, tango e biodanza
5
Clube Ginástico Desportivo do Rio de Janeiro, Região Metropolitana
  Rua Santa Alexandrina, 1.129 - Rio Comprido - Rio de Janeiro, RJ              
Em 13 de outubro de 1958 foi realizada uma Assembléia Geral Extraordinária sendo a Ordem do Dia a aprovação da projetada compra de um terreno para a instalação de sede social e praça de esportes e autorização a Comissão de Compras para adquirir o imóvel situado à Rua Santa Alexandrina nº 1129. Em 28 de junho foi inaugurada a sede provisória e mostrada aos 2.500 visitantes a propriedade e, em planta, os projetos para o ginásio, quadra de tênis, voleibol, campo de esportes, piscina, etc.
6
Country Club de Niterói, Região Metropolitana
  Rua Chile, 135, Pendotiba - Niterói, RJ              
No início era apenas uma casa no campo, porém, 51 anos depois veio a se tornar o famoso Country Club de Niterói: Piscinas, Academia, Hidromassagem, Parquinho e Berçário, Bocha, Natação.
7
Jequiá Iate Clube, Região Metropolitana
  Estrada Rio Jequiá s/nº - Ilha do Governador - Rio de Janeiro, RJ              
O Jequiá Iate Clube é um clube tradicional da Ilha do Governador, que há 30 anos tem representatividade no basquetebol do Estado do Rio de Janeiro, sendo clube fundador da Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro - FBERJ.
O basquete do Jequiá Iate Clube é organizado e gerido pelos ‘Amigos do Basquete’, uma associação de pais e amigos que trabalha em prol do desenvolvimento do basquete do Rio de Janeiro.
As equipes da entidade, formadas por atletas do bairro, disputam os campeonatos estaduais organizados pela FBERJ em várias categorias, muito deles, formados pela Escolinha do Clube
8
Japeri Golfe Clube, Região Metropolitana
  Estrada Vereador Francisco da Costa Filho - Engenheiro Pedreira - Rio de Janeiro, RJ              
Um novo capítulo na história do golfe brasileiro surgiu com a inauguração da Associação Golfe Público de Japeri, em 2005. O campo de Japeri é o primeiro campo público do Brasil, construído a partir de patrocínios e importantes doações e esta iniciativa, que teve total apoio da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro e do R&A, é sem fins lucrativos.
O campo de Japeri, que já tem nove buracos prontos para a prática do golfe, está situado a 50 minutos do centro da cidade do Rio de Janeiro, próximo a Nova Dutra. Além do campo, o espaço ainda possui um Driving Range (área de prática) e a Associação oferece também aluguel de equipamentos.
No campo de Japeri, também há um trabalho social com a Escolinha de Golfe para crianças com idade entre 8 e 16 anos, residentes em Engenheiro Pedreira ou Japeri, que obrigatoriamente tem que estar estudando em escola da comunidade. Além das aulas de golfe, os alunos recebem também aulas de etiqueta e comportamento, além de um lanche.
O Projeto Japeri visa a popularizar ainda mais o golfe, incentivando jovens e promovendo o surgimento de novos talentos com a implementação da Escola de Golfe para a iniciação, treinamento e formação de novos golfistas. E essa história está apenas começando
9
Clube Ginástico Português, Região Metropolitana
  Av. Graça Aranha, 187 - Castelo - Rio de Janeiro, RJ              
A Real Sociedade Clube Ginástico Português tem como principal objetivo dinamizar as atividades esportivas, culturais, artísticas e sociais, promovendo a integração da comunidade luso-brasileira. O edifício sede na Av. Graça Aranha, Castelo-Centro, edificação com oito andares, foi inaugurada em novembro de 1938 sendo a primeira piscina suspensa da América do Sul, localizada na cobertura, com 25 metros de comprimento por 12 de largura. Pelo Teatro Ginástico passaram incontáveis consagrados talentos da arte cênica. O Clube possui, também, uma Sede Barra da Tijuca contando com um excelente pólo esportivo (capoeira, paintball, vela tênis, etc.) e diversificada atividade social. Barra da Tijuca: Av. Pref. Dulcídio Cardoso, 200
10
Ceres Futebol Clube, Região Metropolitana
  Rua da Chita, 638 - Bangú - Rio de Janeiro, RJ              
O Ceres Futebol Clube foi fundado em 10 de Julho de 1933, por marinheiros do 1º Distrito Naval, que residiam na Rua Ceres, em Bangu, na cidade do Rio de Janeiro, como um clube amador de futebol. Na década de 1980, o Ceres filiou-se à Federação De Futebol do Estado do Rio de Janeiro(FERJ) para a disputa do Departamento Autônomo, que hoje em dia é conhecido como Campeonato Amador da Capital. Em 1985, o Ceres FC sagrou-se campeão do D.A. e, em 1986, sagrou-se Vice-Campeão. Em 1997, o Ceres fez uma brilhante participação na Segunda Divisão, sendo o campeão do 1º turno da segunda fase, classificando-se para a grande final, não passando pelo Friburguense. Visite também: http//:ceresfc.blogspot.com e, conheça um pouco mais da história do clube.
11
CEU Clube Esportivo de Voo, Região Metropolitana
  Av. Embaixador Abelardo Bueno s/nº - Jacarepaguá - Rio de Janeiro, RJ              
Fundado em 23 de outubro 1982, o CEU Clube Esportivo de Voo, é uma entidade civil, sem fins lucrativos criado por um grupo de pioneiros visando à pratica da aviação ultraleve com estímulo às demais modalidades do voo esportivo, além de uma sede social belíssima que propicia o máximo em conforto e segurança.
O CEU desenvolveu uma infraestrutura de apoio ao sócio e aeronaves que se traduz pela excelência das oficinas creditadas, qualidade e seriedade da instrução ministrada pelas escolas, pelo nível de conforto das instalações sociais, e sempre destacando-se a preocupação primeira com a segurança, tanto em vôo quanto das instalações de apoio sendo considerada pelas autoridades aeronáuticas brasileiras um padrão na aviação esportiva.
O CEU abriga em suas instalações duas Escolas de Formação de Pilotos, com 16 anos de existência, a Alpha Bravo - Escola de Aviação Desportiva e de Recreio e a Ultrapilot. Juntas, já formaram mais de 1800 pilotos.
Sede Social incluindo piscina, termas, quiosque (o cantinho da águias), restaurante, sala de jogos, sala dos pilotos, sala de estar com tv a cabo, notificação de voo eletrônica e estacionamento.
12
Paissandu Atlético Clube, Região Metropolitana
  Av. Afrânio de Melo Franco, 330 - Leblon - Rio de Janeiro, RJ              
A primeira semente do Paissandu Atlético Clube foi originalmente concebida por um grupo de jovens ingleses apaixonados pela pratica de esporte que , criaram uma agremiação chamada Rio Cricket Club, num terreno alugado na Rua Berquó, atual Rua General Polidoro, em Botafogo. Após vários anos alternando bons momentos com etapas muito difíceis, o Clube inaugura sua sede social em 1963, projetada por Rolf Hütner e inspirada nas formas de Oscar Niemeyer. Com a nova sede, a vida social do clube ganha nova vida. Em 2005, o Paissandu comemorou 133 anos de uma história de persistência, amizade e amor ao esporte. Apesar da origem inglesa, hoje o Paissandu é um clube brasileiro, que congrega em seu quadro social pessoas de diversas nacionalidades, que convivem em um ambiente familiar e de total harmonia.
13
Praia Clube São Francisco, Região Metropolitana
  Estrada Fróes, 700, São Francisco - Niterói, RJ              
Bocha, Tenis, Sinuca, Natação, Peteca, Futebol de Salão, Futebol de Campo.
14
Bridge Clube do Rio de Janeiro, Região Metropolitana
  Rua Raul Pompéia, 12 - Copacabana - Rio de Janeiro, RJ              
O Bridge, jogo de cartas muito praticado em todo o mundo, mas ainda pouco divulgado no Brasil, é freqüentemente comparado com o Xadrez. Consiste em verdadeiro exercício para a mente, é lúdico, fascinante, e leva à criação de muitas amizades. Conforme Aurélio Buarque de Holanda, no seu famoso dicionário, elevado à categoria de esporte em 1960, não é considerado jogo de azar, e vários colégios o adotam como matéria para estímulo à memória e ao raciocínio.
O Bridge Clube do Rio de Janeiro, fundado em 1955, é o principal pólo da prática desse esporte em nossa cidade, contando hoje em seu quadro social com oito campeões mundiais e muitos outros praticantes que participam regularmente das mais importantes competições internacionais
15
Iate Clube Icaraí, Região Metropolitana
  Estrada Leopoldo Froes, 450 - Icaraí - Niterói, RJ              
O indeferimento de quatro propostas para ingresso no quadro social do Iate Clube Brasileiro e a vontade de fundar um grande clube foram os fatos principais que possibilitaram a germinação daquela semente abençoada, dando origem à grande potência que é hoje, 68 anos depois, o nosso Iate Clube Icaraí - ICI, para os íntimos.
É que, em 1935, dois grandes velejadores, os jovens estudantes Átila Faria e Hélio Lemos Duarte, haviam preenchido a proposta do Iate Clube Brasileiro, então freqüentado apenas por alemães, para que fossem aceitos como sócios.
16
Pônei Clube do Brasil, Região Metropolitana
  Av. Borges de Medeiros, 2448 - Lagoa - Rio de Janeiro, RJ              
Pouco conhecida no Brasil, a cultura do Pônei Clube é largamente explorada em vários continentes. É um passo importante e muito útil na progressão dos jovens cavaleiros em qualquer das modalidades do hipismo, além de ser uma fonte inesgotável de lazer. Destinados à iniciação de crianças em faixa etária de 18 meses a 17 anos, os pôneis permitem aos alunos o desenvolvimento de todas as habilidades necessárias à prática do hipismo. No exterior, mais de 80% dos cavaleiros internacionais iniciaram sua formação montando pôneis.
17
Friburguense Atlético Clube, Região Serrana
  Rua Jardel Hottz s/n - Nova Friburgo, RJ              
Fundado em 14 de março de 1980 resultante da fusão do Fluminense Atlético Clube com o Serrano Futebol Clube, ambos de Nova Friburgo-RJ. O primeiro presidente foi Francisco Mastrângelo. Os principais fundadores foram: Francisco Sampaio, Jorge El-Jaick, Tuffy El-Jaick, João Bizzoto, Ernesto P. Faria e Henrique F. Leal.