Estado do Rio Attractions

    Centro Cultural Banco do Brasil, Região Metropolitana

  R. Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro, RJ             
O Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro é um dos quatro CCBBs do país, que também existem nas capitais Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. Os Centros são espaços multidisciplinares com programação regular (seis dias por semana), nas áreas de artes cênicas, cinema, exposição, ideias (palestras, debates, seminários etc), música e programa educativo. O CCBB oferece ao público uma programação cultural que é referência no Rio de Janeiro e no Brasil. Com projetos nas mais diversas áreas, o Centro tem um volume de freqüentadores comparável ao de outras grandes instituições culturais do mundo.
Nos vários campos da arte, a programação procura oferecer obras que vão do clássico ao experimental, do erudito ao popular, dos grandes mestres aos talentos iniciantes. Esses critérios de seleção permitem ao CCBB alcançar freqüentadores com os mais abrangentes níveis de interesse. Instalado no número 66 da Rua Primeiro de Março, o Centro Cultural Banco do Brasil é uma das jóias arquitetônicas da Cidade. Seus espaços, organizados e adornados com elementos neoclássicos, abrigam três teatros, sala de cinema, sala de vídeo, cinco salas de exposições, biblioteca com 140 mil títulos, museu e arquivo histórico, videoteca e salão para conferências e palestras. O freqüentador dispõe ainda de restaurante, casa de chá, bombonière e loja de produtos culturais.
    Instituto Ciência Hoje, Região Metropolitana
  Av. Venceslau Brás, 71 casa 27 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ           
O Instituto Ciência Hoje (ICH) é uma organização social de interesse público sem fins lucrativos vinculada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
O site Ciência Hoje On-line é uma iniciativa pioneira de divulgação científica na internet brasileira. Além de disponibilizar parte do conteúdo das publicações do ICH, o site publica notícias exclusivas atualizadas diariamente que oferecem ao leitor uma cobertura dinâmica da atualidade científica no Brasil e no mundo.
Em 2007, foi lançado, em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, o livro Física Hoje - Uma aventura pela natureza: dos átomos ao universo, que reúne 11 artigos escritos por renomados pesquisadores brasileiros e originalmente publicados na revista Ciência Hoje ao longo de 2005, em comemoração ao Ano Mundial da Física.
O ICH atua também na divulgação científica em meios audiovisuais: o Instituto promoveu a realização do programa de televisão Tome Ciência, uma série semanal que abordou de forma acessível temas de ciência e tecnologia.. Em outubro de 2004, o ICH se uniu à Rede Globo na campanha Ciência Vale a Pena.
    Observatório Nacional, Região Metropolitana
  Rua Gal. José Cristino, 77 - São Cristóvão - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer3' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/6A3ORQakZ_Y" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer3'>
O Observatório Nacional foi criado oficialmente por D. Pedro I em 15 de outubro de 1827. Entre suas finalidades estava a orientação e estudos geográficos do território brasileiro e de ensino da navegação. Entretanto, segundo o Padre Serafim Leite, em 1730, os jesuítas instalaram um observatório no Morro do Castelo, na cidade do Rio de Janeiro.
O Observatório Nacional, atualmente, tem a missão de realizar pesquisa e desenvolvimento em Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Freqüência, formar pesquisadores em seus cursos de pós-graduação, capacitar profissionais, coordenar projetos e atividades nacionais nestas áreas e gerar, manter e disseminar a Hora Legal Brasileira.
O site dedica dois links para o público infantil de conteúdo lúdico muito interessantes:
Brincando com a Ciência - Jogos Interativos, Quebra Cabeças Terra, Astronomia e Galáxias.
O Pequeno Cientista - Jogos com direito a impressão, Experiências, Curiosidades e o Vamos Colorir.
Bem produzida a revista eletrônica Café Orbital, destinada a adolescentes e futuros cientistas!
    Centro de Artes Calouste Gulbenkian, Região Metropolitana
  Rua Benedito Hipólito, 125 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer4' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/HWldOOrQsGs" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer4'>
O Centro de Artes Calouste Gulbenkian foi criado em 11 de março de 1971 e recebeu este nome em homenagem à instituição cultural portuguesa sediada em Lisboa, a Fundação Calouste Gulbenkian. A origem do Centro Calouste Gulbenkian, que está instalado na Praça Onze, está ligada à necessidade de formar professores de artesanato para atender às escolas públicas do Estado do Rio. Os cursos de Artes oferecidos no Centro de Artes Calouste Gulbenkian traduzem uma proposta artístico-educacional diversificada e plural, dentro de uma prática atualizada e dinâmica, onde múltiplas linguagens artísticas se integram - do artesanato à pesquisa com novos matérias. Esses cursos são direcionados a quem busca a iniciação ou o aperfeiçoamento através da arte, tanto como linguagem expressiva como para a criação de objetos utilitários. Através de aulas práticas em salas-oficinas, adequadas a cada uma das modalidades artísticas, os professores procuram dar atendimento individualizado, buscando atender os diferentes objetivos de cada aluno.
    Teatro Municipal de Niterói, Região Metropolitana
  Rua XV de Novembro, 35 - Centro - Niterói, RJ
           
<iframe id='palyer5' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/N6ISwlQNbIc" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer5'>
O Teatro Municipal João Caetano foi reinaugurado em 1995, após uma profunda restauração. O projeto de recuperação encarou um grande desafio que era respeitar os aspectos históricos e ao mesmo tempo dotá-lo de modernidade. Ao longo de sua história, o teatro sofreu sucessivas obras de reformas que foram alterando a forma original do prédio, adaptando espaços e desfigurando seus seus núcleos históricos, dando origem a um prédio com características de diferentes épocas. No entanto, a fachada manteve as linhas arquitetônicas neoclássicas da reforma de 1888 e 1889.
    Pólo Cultural Novo Rio Antigo, Região Metropolitana
  Rua do Lavradio - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer6' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/pF999zETA5w" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer6'>
O Pólo Cultural Novo Rio Antigo é uma das áreas mais dinâmicas da cidade, com música e arte por todo lado, atraindo residentes e turistas do mundo inteiro. Em uma área que, alguns anos atrás, poderia ser chamada de decadente, ocorreu o maior fenômeno de renovação urbana do Rio de Janeiro. Jovens empresários da área de cultura e gastronomia mobilizaram-se, e encontraram apoio nos moradores e na administração pública.
Uma vez por mês, uma feira de antiguidades divide as calçadas com músicos e artistas performáticos.
Em nenhum outro lugar o Rio é tão carioca e democrático. Ao lado de monumentos históricos, como o antigo aqueduto do século 18, e dos velhos sobrados da antiga capital, encontre as casas noturnas mais procuradas da cidade: a programação varia do samba de raiz à música instrumental, passando pelo mais autêntico chorinho. À mesa, conheça o que existe de melhor em termos de gastronomia de botequim.
    Kinderland, Região Metropolitana
  Rua São Clemente, 155 - Botafogo - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ            
A pouco mais de 80 quilômetros do Rio, a pequena Sacra Família do Tinguá, no município de Engenheiro Paulo de Frontin, vive-se um clima de autêntica descontração, resultante das peripécias e traquinagens dos hóspedes do local; crianças alegres e felizes se divertindo a valer. A razão de tanto barulho se chama Kinderland (terra de criança em alemão), a mais tradicional colônia de férias fluminense.
A instituição iniciou suas atividades em 1952, com o trabalho de um grupo de senhoras judias que acolhia órfãos de guerra, entretanto, o lugar não se caracteriza como instituição religiosa.
A palavra de ordem é confraternização, valorizar ao máximo a convivência em grupo.
Os acampamentos livram as crianças do controle familiar e abrem um mundo novo para elas. O primeiro grito de independência. Longe dos olhares paternos, as crianças convivem com pessoas diferentes, tomam decisões sozinhas, aprendem a ser disciplinadas e crescem em todos os sentidos.
São 750 mil metros quadrados de área verde cercado de montanhas e belas paisagens comportando grupos de até 170 pessoas. A colônia oferece acomodações para dormir, refeitório, piscina, quadra de esporte, lago, gincanas, festas dançantes e peças de teatro. Durante o dia, o passeio ecológico é um dos momentos mais esperados. Acompanhados por um biólogo, a garotada sai à procura de animais de diferentes espécies pela mata. São três refeições e mais três lanches por dia para repor a energia,
Passaram por lá crianças famosas como David Zylbersztajn, genro do ex presidente Fernando Henrique, os integrantes do Casseta & Planeta, Cláudio Manoel, Marcelo Madureira e o saudoso Cláudio Bessermann, o Bussunda, o músico Jacques Morelenbaum, a atriz Débora Bloch, a coreógrafa Debora Colker e o carioca Carlos Minc, Ministro do Meio Ambiente do governo Lula
Quando bate a saudade, alguns retornam para rever os amigos feitos naqueles gramados e lembrar as brincadeiras na piscina, o hasteamento da bandeira, o soar do gongo e das Kinderlíadas (olimpíadas da Kinderland).
Um lugar guardado nas boas lembranças
    Caminho Niemeyer, Região Metropolitana
   - São Domingos - Niterói, RJ            
<iframe id='palyer8' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/gn-cEEAhS3s" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer8'>
Museu de Arte Contemporânea de Niterói tinha sido concluído ainda há poucos meses, quando o então prefeito da cidade, Jorge Roberto Silveira, convidou o arquiteto Oscar Niemeyer para uma nova empreitada. Pensando em revitalizar a zona central de Niterói, Jorge Roberto decidiu construir num terreno de 72.000 m² à beira mar, um complexo arquitetônico, voltado para a cultura e a religião da população. Certo de que seria um importante intervenção urbanística, o prefeito convidou Niemeyer para criar as edificações que, juntas com o MAC, formariam um caminho ao longo da orla, o Caminho Niemeyer. Source
    Cidade das Artes, Região Metropolitana
  Av. das Américas, 5300  - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ            
A Cidade das Artes é um complexo cultural localizado na cidade do Rio de Janeiro. O prédio escultural erguido a dez metros do chão, no coração da Barra da Tijuca, projeto do arquiteto francês Christian de Portzamparc, abriga um dos mais importantes e completos espaços para a representação das artes. Aqui, música, teatro, cinema, dança, artes plásticas, e outras manifestações artísticas brasileiras e de todos os povos, têm acolhida de excelência que transformou o lugar em um grande centro de valorização da cultura, com solo fértil para a formação de plateia. A ideia de converter em Cidade das Artes o projeto original surgiu de uma conversa entre o Prefeito Eduardo Paes e o presidente da Fundação Cidade das Artes e ex-Secretário Municipal de Cultura, Emílio Kalil. Inaugurado parcialmente no final da administração anterior, o complexo de salas de espetáculos ganhou vida nova com a decisão de ampliar e modernizar seu campo de atuação para atender a todas as classes artísticas e sociais da cidade, e não apenas a área da música.
    Estádio do Maracanã, Região Metropolitana
  R. Professor Eurico Rabelo - Maracanã - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer10' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/RMg9i8-YTPo" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer10'>
Em 16 de junho de 1950, foi inaugurado o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, para que o Brasil pudesse sediar a Copa do Mundo, já que a Europa encontrava-se abalada pela Segunda Guerra Mundial. Com grande incentivo do jornalista Mário Filho, que depois foi homenageado dando seu nome ao estádio, a obra finalmente pôde ser concretizada, contrariando a opinião pública e políticos, que defendiam a aplicação do dinheiro na construção de hospitais e escolas.
Os grandes jogadores da história do futebol brasileiro iniciaram e consagraram suas carreiras no estádio. A primeira vez que Pelé jogou pela seleção brasileira foi no Maracanã, em 1957. Em 1961, fez o primeiro “gol de placa” e, em 19 de novembro de 1969, marcou ali seu milésimo gol. O Botafogo ganhou seu primeiro título somente sete anos depois da inauguração do estádio, com uma das maiores exibições de Garrincha em todos os tempos. O maior artilheiro da história do Maracanã é Zico, com 333 gols em 435 partidas.
    Praia de Copacabana, Região Metropolitana
   - Copacabana - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer11' title="Praia de Copacabana - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/cda3nXa1R6A" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer11'>
Carinhosamente apelidada pela população de Princesinha do Mar, uma canção popular dos brasileiros João de Barro, o Braguinha, e Alberto Ribeiro, a praia de Copacabana localiza-se no bairro de mesmo nome, na zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Copacabana conta com bicicletário, ciclovia, quiosques, hotéis, bares e restaurantes, freqüentados tanto de dia como à noite. Além de dois Fortes Militares, um em cada extremidade da praia, com vistas panorâmicas, abertos à visitação.
Tamanho fascínio também se dá pelo belíssimo calçadão da Avenida Atlântica em pedras portuguesas brancas e pretas, que formam um lindo mosaico no formato de ondas, inspirado no calçadão de Lisboa e usado por Burle Max na praia. Possuem grande infraestrutura de hotéis e quiosques, que atrem turistas do mundo inteiro.
Palco da maior festa de Réveillon do planeta, com seus fogos mundialmente conhecidos, reúne mais de três milhões de pessoas. Suas areias também abrigam grandiosos eventos como os Jogos Pan-americanos do Rio 2007, campeonatos mundiais de futebol de areia e campeonatos mundiais de vôlei.
    Bosque da Barra, Região Metropolitana
  Av. das Américas, 6000 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer12' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/ISrAzZCLTbE" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer12'>
O Bosque da Barra ou Parque Arruda Câmara, localizado no quilômetro 6 da Avenida das Américas com 50 hectares ocupados com vegetação típica de praia é refúgio natural de pássaros e animais. Com área equivalente a 50 campos de futebol, constitui uma das áreas verdes mais visitadas da região, propiciando um delicioso passeio.
O parque possui amplos gramados, equipamentos para a prática esportiva como campos de futebol e quadras de vôlei, payground para a criançada, pista em terra batida com extensão de 3.000 metros para caminhada e trilhas na mata para a prática de mountain bike.
Funciona de terça a domingo de 07hs. as 18hs.
    Liceu Literário Português, Região Metropolitana
  Rua Senador Dantas, 118 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer13' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/uSOhW-DtlsU" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer13'>
O Liceu Literário Português fundado em 10 de setembro de 1868, Instituição Filantrópica de Ensino Gratuito, adquiriu um terreno no Largo da Carioca onde em 1929 edificou sua sede - Rua Senador Dantas nº 118 – Centro, um arranha-céu em estilo gótico manuelino, decorado internamente com silhares de azulejos historiados e lindos vitrais, prédio projetado pelo arquiteto Raul Penna Firme. O Liceu Literário Português – honra e orgulho dos portugueses no Brasil – é um dos melhores estabelecimentos de ensino entre os congêneres neste país. Representa o esforço, a dedicação e o trabalho de abnegados portugueses beneméritos, em prol da instrução do povo. Ali, naquela casa, não há seleção para a matrícula; a quem bate às suas portas não se pergunta que idade tem, qual a cor, onde nasceu, nem se tem fortuna. Uma única coisa se indaga: que quer aprender
    Porto Maravilha, Região Metropolitana
  Rua Sacadura cabral, 133 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer14' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/HNZvURed7Jg" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer14'>
O Porto Maravilha é um projeto de recuperação da infraestrutura urbana, dos transportes, do meio ambiente e dos patrimônios histórico e cultural da Região Portuária do Rio de Janeiro. No centro da reurbanização está a melhoria das condições habitacionais e a atração de novos moradores para a área de 5 milhões de metros quadrados(m²). A chegada de grandes empresas, os novos incentivos fiscais e a prestação de serviços públicos de qualidade estimulam o crescimento da população e da economia. Projeções de adensamento demográfico indicam salto dos atuais 32 mil para 100 mil habitantes em 10 anos na região que engloba na íntegra os bairros do Santo Cristo, Gamboa, Saúde e trechos do Centro, Caju, Cidade Nova e São Cristóvão.
    Centro Esportivo Miécimo da Silva, Região Metropolitana
  Rua Olinda Elis, 470 - Campo Grande - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer15' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/lQOU3W9dOJQ" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer15'>
Referência no município e um dos mais importantes do estado do Rio de Janeiro, tendo sediado diversas competições nacionais e internacionais, como a Copa do Mundo de Judô para Deficientes Visuais, em 2001; o Grand Prix de Atletismo, a Copa do Mundo de Natação e a Copa do Mundo de Ginástica, todos em 2004; e os Jogos Mundiais em cadeira de Rodas & Amputados, em setembro de 2005.
Ocupando uma área de 64 mil metros quadrados, o complexo tem capacidade para abrigar 3.835 espectadores no ginásio e 1.953 no estádio.
Entre outros destaques, possui um Ginásio Esportivo que leva o nome do grande jogador de basquetebol, Algodão, nascido em Campo Grande, e um dos maiores jogadores do esporte de todos os tempos no país, campeão mundial ao lado de outros grandes craques como Rosa Branca, Jatir e Wlamir Marques.
    Palácio das Laranjeiras, Região Metropolitana
  Rua Paulo Cesar de Andrade, 407 - Laranjeiras - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer16' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/YudaXSv5Fdk?si=7Vso8Ye_azn0RQDy" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen></iframe id='palyer16'>
Em estilo eclético, fortemente influenciado pelos estilos clássicos franceses Luís XV e XVI, o Palácio das Laranjeiras, também conhecido como Palácio Guanabara, é um dos maiores patrimônios arquitetônicos do povo do Estado do Rio de Janeiro. Reformado, tornou-se a residência da Princesa Isabel e seu esposo, o Conde d'Eu, sendo conhecido a partir de então como Palácio Isabel. Entre 1912 e 1947 foi residência da família do Dr. Eduardo Guinle.. O palácio foi utilizado pelo presidente Getúlio Vargas como residência oficial durante o Estado Novo (1937-1945). Em 1956, passa a ser residência oficial dos Presidentes da República. Juscelino Kubitschek de Oliveira é o primeiro Presidente a residir no Laranjeiras. Em 1974, com a fusão dos antigos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, promovida pelo então Presidente Ernesto Geisel, o Palácio é cedido ao novo Estado do Rio de Janeiro para servir de residência oficial de seus Governadores
    Radical Parque Búzios, Região dos Lagos
   - Centro - Búzios, RJ           
Kart, paintball, kids off road.
205.144.171.175 - 68.129.49.103