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 Barra da Tijuca
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Barra da Tijuca Fashion

    Abusiva/Awake, 2264* CEP BarraShopping

  Av. das Américas, 4666 lj.267 - BarraShopping - Rio de Janeiro, RJ           
Casualidade e modernidade são duas palavras que definem a grife Abusiva. Como sugere o nome, a marca abusa de qualidade e conforto em seus produtos, que são confeccionados dentro de uma estrutura própria adaptada a atender as necessidades de nossas clientes. Por isso, vem conquistando cada vez mais o público jovem feminino. A marca Awake é direcionada ao público masculino jovem e antenado, que inventa seu estilo próprio sempre com atitude.
    Shop 126, 2264* CEP BarraShopping
  Av. das Américas, 4666 lj.215-H - BaraShopping - Rio de Janeiro, RJ           
A história de sucesso da Shop 126 começa no talento em traduzir a espontaneidade, jovialidade, criatividade e o bom-humor cariocas. Poucas marcas conseguiram interpretar tão bem esse perfil e construir com estilo próprio capaz de atravessar o tempo sem perder o frescor e a modernidade. Shop 126 continua sendo um sinônimo de moda carioca de qualidade, para a consumidora urbana, fashion, bem informada e principalmente, de espírito jovem. Hoje, são 20 lojas localizadas nos melhores shopping centers e pontos nobres da moda no Rio, expandindo-se por todo o Brasil e exterior. Lojas RJ: Rio Design Barra, Shoping Leblon, Fashion Mall, Shopping da Gávea, Shopping Tijuca, Norte Shopping, Ipanema, Copacabana, Tijuca, Centro, Plaza Shopping e Icaraí-Niterói-RJ.
    Ellus, 2264* CEP BarraShopping
  Av. das Américas, 4666 - BarraShopping - Rio de Janeiro, RJ            
Ao longo das últimas décadas a moda jeanswear da Ellus vem exercendo grandes influências nas gerações jovens do Brasil e buscando inspiração através delas. Desde o início, quando vendia camisetas pintadas à mão e depois lançando moda com seus jeans stonewashed ou traduzindo alguns clássicos de guerra a marca garante como o estilo “outsider”.A marca já investiu em ações institucionais patrocinando algumas edições do concurso de modelos “Look of the Year”.
    Pathisa, 2263* CEP Barra da Tijuca
  Av. das Américas, 7777 LJ.133-B - Rio Design Barra - Rio de Janeiro, RJ           
Chapéus, tiaras, foulards, bijous sofisticadas que imitam jóias, meias-calças usadas com sapatos e sapatilhas estilo “boneca” e muitas carteiras. Os tecidos planos e nobrres voltam com força total numa releitura da alfaitariadas décadas de 30 e 40. A cintura alta, coletes, trench-coats são peças chaves da coleção Inverno 2008. Utilização de estampas de leopardos em algumas peças nos forros e acessórios criando um look mais moderno. Camisaria ampla, calça pantalona, vestidos minis ou longos usados com botas e múltiplos xadrezes lembram o caubói moderno. Lojas RJ: Shopping Barra Point e Rio Design Barra.
    Zoomp, 2264* CEP Barra da Tijuca
   - Rio de Janeiro, RJ           
    Equatore, 2264* CEP BarraShopping
  Av. das Américas, 4666 lj.238-B - Barra Shopping - Rio de Janeiro, RJ           
Primeiro vieram as malhas de algodão e os moletons, comercializados em diversas lojas cariocas. Depois de nove anos e muita pesquisa, foi lançado o primeiro jeans, ainda hoje um dos fortes da marca. O ano era 1992. A Equatore começava a se firmar com uma moda alegre e colorida, com um toque de sensualidade. De lá para cá, a etiqueta se destacou como uma das mais criativas entre os lançadores de moda cariocas. Lojas: Ipanema, Norte Shopping e BarraShopping. Showroom: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Goias, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
    Tommy Hilfiger, 2264* CEP Barra da Tijuca
  Av. das Américas, 4666 lj. 124-B - BarraShopping - Rio de Janeiro, RJ             
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Thomas “Tommy” Jacob Hilfiger, americano de nascimento, descendente de irlandeses, iniciou sua carreira no mundo da moda em 1969, aos 18 anos, com apenas US$ 150 no bolso e 20 calças jeans no porta malas de seu fusca. Após oito anos de árduo trabalho já comandava uma rede de dez lojas de roupas e acessórios no estado de Nova Iorque.
Quando o cantor de rap Snoop Doggy Dog apareceu vestindo uma camisa Tommy Hilfiger num popular programa de humor da televisão norte-americana, em 1994, jovens brancos de classe média e negros em geral, aderiram à moda e as vendas cresceram surpreendentemente. O estilista percebeu o nicho a ser explorado e logo passou a desenhar roupas mais largas e casuais para suprir a demanda de jovens adeptos ao estilo hip-hop e streetwear.
A marca iniciou suas operações no Brasil em 1998. A partir do inicio desta década, a Tommy Hilfiger continuou desenvolvendo novos produtos oferecendo aos consumidores de todo o mundo uma linha diversificada de ítens de alta qualidade, incluindo roupa informal masculina, feminina e infantil, roupa esportiva, denim e adicionando uma série de produtos licenciados tais como acessórios, perfumes e a fantástica linha home.
Atualmente, os produtos da marca são encontrados nas melhores lojas de departamento do mundo, em mais de 800 lojas próprias localizadas em cidades de 70 países como Nova York, Londres, Tóquio, St. Tropez, Rio de Janeiro, São Paulo, México e Hong Kong, entre outras, com uma linha composta por mais de 52 produtos dirigidos a jovens identificados com o estilo "classic visual style sports".
Visite o site da grife e conheça mais o Universo Tommy Hilfiger
    Jamf, 2264* CEP BarraShopping
  Av. ds Américas, 4666 lj.220P2 - BarraShopping - Rio de Janeiro, RJ            
A linha esportiva da grife JAMF começou a se destacar no mercado por seu design diferenciado e contemporâneo. Com o crescimento do mercado de surfwear, a marca, passou a desenvolver e criar peças que atendessem ao seu público alvo, como os boardshorts com tecidos de alta tecnologia, t-shirts e mochilas com silks, utiliando cores e tecidos exclusivos, firmando e conceito de surf products. Em 2004 a Jamf consolidou a sua imagem na loja conceito do Downtown, na Barra da Tijuca, abrindo caminho para o surgimento de outras lojas da rede. Em 2007, a JAMF lançou com exclusividade no mercado uma loja em parceria com a famosa marca australiana Rip Curl. Lojas RJ: BarraShopping, , Jamf/RipCurl Downtown, Ipanema, Rio Sul Shopping, Botafogo Praia Shopping, Shopping Tijuca, Norte Shopping, Madureira Shopping, Nova América, Icaraí e Plaza Shopping – Niterói
    Mixed, 2279* CEP Barra da Tijuca
  Av. das Américas, 7777 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ           
Comandada por Riccy de Souza Aranha, a Mixed nasceu há 16 anos em uma pequena casa à Rua Professor Atílio Innocenti, em parceria com seu irmão. Os freqüentadores mais assíduos eram amigos e familiares num clima sofisticado e familiar. 15 anos depois a marca cresceu. Hoje possui 10 lojas pelo país sendo a matriz em São Paulo. Recebeu ao longo desses anos várias indicações e prêmios como Veuve Clicquot Mulher de Negócios, All Shop, Melhor Lojista Shopping Iguatemi, entre outros.
    As Meninas, 2264* CEP Barra da Tijuca
  Av. das Américas, 700 Bl.8 lj.111-I - Shopping Città America - Rio de Janeiro, RJ           
Com apenas 4 anos de mercado, o estilo exclusivo da loja-atelier das estilistas Bianca Ladeira e Marcela Affonseca, já conquistou clientes como as atrizes Paola Oliveira, Ísis Valverde, Babi Xavier, entre outras.
O grande projeto da marca destina-se a criar e testar novas formas para diversas texturas e tecidos, aplicado com criatividade em todas as coleções. Traduzir em peças uma mulher feminina e feliz.
Além de roupas com um suave perfume retrô, os sapatos são uma das maiores paixões da dupla, pensados especialmente para ter muita importância no look das produções.
As Meninas acreditam em uma receita de sucesso importantíssima para atrair e manter clientes fiéis: a harmonia entre atendimento personalizado, acessórios super bacanas e roupas em tiragens limitadíssimas.
    Le Lis Blanc, 2279* CEP Barra da Tijuca
  Av. das Américas, 7777 ljs.121B/122/123A - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ           
A presença da Le Lis Blanc estabelecida ao longo dos anos no mercado brasileiro de moda feminina de alto padrão posicionou a Le Lis Blanc como uma marca altamente reconhecida, que reflete um estilo de vida desejado e sofisticado e é resultado de um alto nível de fidelização dos seus clientes, incluindo o ambiente convidativo de suas lojas, o atendimento oferecido pela bem treinada equipe de vendas.
As equipes de criação da Le Lis Blanc se concentram em identificar tendências da moda internacional e adaptá-las rapidamente a produtos de alta qualidade desenvolvidos para o mercado brasileiro e para seus clientes, que reflitam um estilo de vida compatível com a imagem diferenciada projetada pela marca. Lojas RJ: Fashion Mall, Rio Design Barra, Shopping Leblon e Shopping Rio Sul
    Vide Bula, 2277* CEP Barra da Tijuca
  Av. Ayrton Senna 3000 lj. 1004 - Via Parque Shopping, Barra - Rio de Janeiro, RJ           
A irreverência e a criatividade marcam as coleções da grife paulista Vide Bula, que se fez conhecida em todo Brasil como uma das mais importantes marcas no segmento jeanswear.
Em 1985, a cantora alemã Nina Hagen e o cantor Rod Stewart vieram ao Brasil participar de um festival de rock e tiveram a sua atenção despertada pelas roupas da Vide Bula.
Já há algum tempo as coleções da Vide Bula se inspiram no comportamento e encantam pelo inesperado das combinações, pela ousadia do jogo de cores e formas e pela total e imediata identificação com o público jovem, que prestigiam seus inconfundíveis jeans, as camisetas masculinas e as camisas femininas de excelente de corte e acabamento.
Onde encontrar RJ: Fashion Company - Jardim Guanabara, Village - Barra World, Planeta das Marcas - Santa Cruz, Milena Semini - Shopping da Gávea e Urbannas - Vargem Shopping
    Siberian, 2264* CEP BarraShopping
  Av. das Américas, 4666 lj.229-H - BarraShopping - Rio de Janeiro, RJ           
Marca bem sucedida no conceito de oferecer roupas casuais, temperadas com as mais recentes tendências, em um ambiente de bem-estar, conforto e segurança, aliado a atraentes vitrines e um gentil e atencioso atendimento. A empresa totaliza hoje 44 lojas próprias distribuídas nas principais cidades: São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro (Rio Sul, Norte Shopping e Barra Shopping), Recife, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Florianópolis e Fortaleza.
    Corpo & Alma, 2277* CEP Barra da Tijuca
  Av. Ayrton Senna, 3000 2º piso - Via Parque Shopping - Rio de Janeiro, RJ           
Unindo elegância e versatilidade, a Corpo & Alma traz à mulher moderna, conforto e praticidade há 27 anos. Criada pelo casal de empresários Isaac e Eliane Saadia, a Corpo e Alma já nasceu com uma filosofia familiar, mantido até os dias de hoje - uma equipe totalmente envolvida e comprometida com seus clientes e intimamente ligada ao universo feminino.
As várias renovações do layout da marca e as reformas de suas lojas são exemplos de que a Corpo & Alma acompanha o tempo, e com isso, torna-se uma marca sempre atual. “Somos uma empresa jovem e, portanto, precisamos estar sempre inovando e se renovando.”
Com a proposta de auxiliar suas clientes, a equipe da Corpo & Alma monta e traz para o site, a vitrine da semana com alguns dos looks da coleção da grife, criados pela equipe de estilo. Lindos, confortáveis, versáteis e super atuais para você se inspirar e usar sem medo de errar.
Lojas RJ: Centro 1 e 2, Shopping Rio Sul, Ipanema, Shopping da Gávea, Shopping Tijuca, Norte Shopping, Barra Shopping , Via Parque Shopping, Città América e Recreio Shopping
    Botswana, 2264* CEP Barra da Tijuca
  Av. das Américas, 500 Downtown - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ            
A Botswana vêm se destacando no mercado de moda feminina, por produzir peças especiais e diferenciadas para jovens dinâmicas e antenadas que sabem o que desejam. Valoriza o charme desta mulher, vestindo-a com produtos de alta qualidade, sendo a maioria de fabricação própria, desenvolvidos por uma equipe de estilo, baseada nas mais atuais fontes de pesquisa e tendências de moda do mercado. Lojas RJ: Barra Shopping, Downtown, Ipanema, Norte Shopping e Center Icaraí-Niterói.
    XSITE, 2264* CEP Barra da Tijuca
  Av. das Américas, 500 - Sopping Downtown - Rio de Janeiro, RJ            
A essência da marca de sempre apostar na mistura de cores e estampas e no desenvolvimento de coleções coordenadas e variadas e lincadas às tendências do mercado, preços competitivos e atendimento personalizado, conquistaram as cariocas. Essa é a mulher brasileira e também a da XSITE. A missão da grife nos últimos 17 anos é a de traduzir essa personalidade em uma moda jovem refletidas em roupas de alto astral. Lojas RJ: XSITE Rio: Rio sul, BarraShopping, Downtown, Shopping Leblon, Shopping Tijuca, Fórum de Ipanema, Botafogo Praia Shopping, Norte Shopping, Ilha Plaza Shopping, Plaza Shopping Niterói, Nova América, Búzios e Juiz de Fora. Showroom: Ipanema V.Pirajá, 550-508/509
    Maison Kaká Barcelos, 2279* CEP Barra da Tijuca
  Rua José de Figueiredo 320 Bl.5 lj.106 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ
          
A Maison Barcelos recebeu criterioso planejamento e idealização da empresária Kaká Barcelos, priorizando um espaço com ambientes confortáveis, aliados com privacidade e um novo conceito de elegância que suas clientes procuram.
As marcas comercializada pela Maison foram selecionadas pessoalmente pela própria proprietária, trazendo para a loja um mix perfeito tanto na área feminina, masculina e de acessórios em geral com as últimas tendências da atualidade e os mais diversos estilos de vestuário.
No 1º andar, as grifes destinadas ao público masculino incluem as irresistíveis e charmosas pólos Ralph Lauren, roupas da La Martina, Iodice, Evoke e Energie, entre outras.
No 2º andar moda casual feminina com araras exibindo marcas como La Martina, Iodice, Lafot, Victor Dezenk, Filhas de Gaia e Kaká Barcelos.
No 3º andar moda noite feminina com roupas da Santa Ephigênia, Glória Coelho, Márcia Ganem e Miss Sixty. http://www.kakabarcelos.com.br/
    M.Officer/Carlos Miele, 2279* CEP Barra da Tijuca
  Rio Design Barra loja 141/142 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ           
Carlos Miele é um criador multidisciplinar cuja produção teve origem no design de moda. Uma das principais características de seu trabalho é a convergência criativa entre design com combinações de luxo e as técnicas artesanais do dia-a-dia, que estavam aos poucos sendo esquecidas, para as passarelas e importantes lojas internacionais, criando uma conexão entre dois mundos que normalmente não se encontrariam. Miele é também um artista multimídia que optou por um sistema informal para sua formação em artes. Sempre em constante experimentação, ele apresenta um trabalho que transita entre diferentes fronteiras e linguagens.
    Cholet, 2279* CEP Barra da Tijuca
  Rio Design Barra, lj. 264 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ           
16 anos de moda. Porque não dizer na flor da idade? Movidos pelo belo e por ele envolvidos. Às vezes seguindo tendências, às vezes sendo seuidos. Formas, pensamento e desejos. Tudo par arrancar o suspiro de bocas que encantam. Vestimos o Brasil com glamour e nele nos inspiramos. Não é apenas conhecer, é se encantar, fazer o coração bater acelerado. Sentir cada momento agora, como se não pudesse sentir outro após.
    Eduardo Guinle, 2279* CEP Barra da Tijuca
  Rio Design Barra, ljs.210/211 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ           
Trajes exclusivos e diferenciados criados para ocasiões especiais como: casamentos, bodas, bar mitzvah, festas de quinze anos são criados pela marca com sofisticação e exclusividade, podendo inclusive ser executado sob medida. Camisas confeccionadas em diversos modelos, com os mais variados tecidos, punho duplo ou simples, abotoamento invisível e frente plissada; coletes em jacquard de seda maquinetada, em cashmere, espinha de peixe e em diversas cores compõe as coleções da marca. Os costumes confeccionados em tecidos super 100's, super 120's ou super 150's fabricados nos mais importantes lanifícios italianos com seus mais nobres padrões, a gravataria toda em seda pura italiana com centenas de padrões.
    Loja de Inverno, 2263* CEP Barra da Tijuca
  Av. das Américas, 3255 lj 253 - Barra Garden - Rio de Janeiro, RJ             
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Zizi Magalhães, proprietária da “Loja de Inverno” materializou uma idéia que vinha delineando há vinte anos. Foi apostando na idéia de comercializar roupas de inverno num cenário tão tropical, com o Rio de Janeiro, cidade à beira mar, calor quese o ano inteiro, que Zizi, acostumada a viajar pelo mundo, descobriu que havia público para este mercado, quando sentiu a necessidade de se preparar, em seu próprio país, o Brasil, e na sua cidade, o Rio, para dar apoio e planejar roteiros em que as baixas temperaturas são uma constante. Hoje ela é um referencial para quem tem na agenda a prática de esportes na neve. Também aponta caminhos, esclarece usos e costumes de culturas em metrópoles com inverso rigoroso e em gélidos locais exóticos espalhados pelo mundo, dá dicas para a utilização de trajes e acessórios testados no dia-a-dia das ruas, das montanhas, dos cruzeiros marítimos e das estações de esportes invernais. Na Loja de Inverno você vai encontrar um bonito manteau, uma necessaire chic, um cachecol de pele moderno e outros produtos especiais sempre em quantidade limitada. As grifes Alpine Skate, Columbia , Cross, Rossignol, as roupas de ski do estilista Emilio Pucci e dos estilista francês Jean-Charlse de Castelbajac, compõem o mix da marca. Lojas RJ: Barra Garden, Ipanema, Vertical Shopping-Centro e Icaraí-Niterói.
    Iorane, 2263* CEP Barra da Tijuca
  Av. das Américas, 3255 lj.247 - Shopping Barra Garden - Rio de Janeiro, RJ           
Uma das mais importantes grifes das Minas Gerais, dirigida pela estilista Iorane Rabello e destinadas a mulheres chiquérrimas, a marca está comprometida em preservar o cuidado no estilo e no desenvolvimento do produto e captar as tendências internacionais adaptando-as às necessidades de uma clientela composta por mulheres elegantes e adeptas da moda feminina de alto nível.
    Maria.Valentina, 2263* CEP Barra da Tijuca
  Av. das Américas, 3555 Bl., 1 sala 122 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ           
O público alvo da grife do Grupo Morena Rosa, a paranaense Maria Valentina, é a de mulher na faixa etária de 25 a 30 anos, saindo do clássico para o moderno. Elas se fazem notar por sua independência, elegância, confiança e modernidade.
A marca se destaca ainda pelos acessórios que produz como: bolsas, sapatos e cintos.
MARIA.VALENTINA FITNESS
Atende, também, a um público com faixa etária entre 25 a 30 anos, oferecendo roupas que proporcionam conforto, estilo e elegância para a prática de atividades esportivas.
Com as peças versáteis da grife, a mulher estará bem vestida, da academia à rua.
As criações de MARIA. VALENTINA FITNESS são desenvolvidas com tecidos que possibilitam movimentos leves, livres e confortáveis, compostos de poliamida e elastano, valorizando o corpo feminino sem abrir mão das tendências da moda e do design arrojado As fibras não retêm o suor do corpo, permitindo a secagem rápida das peças, ventilação e resistência
Oito endereços diferentes em vários bairros do rio de Janeiro. Consulte site..
    BobStore, 2263* CEP Barra da Tijuca
  Av. das Américas, 7777 ljs.129/130 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ           
A BobStore, grife criada por Raphael Sahyoun em 1996, criou um estilo próprio dirigido a mulher moderna, casual e chique. A cada coleção, a BobStore traz um amplo e sofisticado mix de produtos que inclui as linhas: Jeans, Fashion, Casual e Acessórios. São quatro lançamentos anuais - outono, inverno, primavera e verão, apresentados trimestralmente em sua revista exclusiva. A marca totaliza 28 lojas distribuídas nas principais cidades brasileiras.
    Osklen, 2264* CEP Barra da Tijuca
  Av. das Américas, 7777 ljs.119/120 - Rio Design Barra - Rio de Janeiro, RJ           
Criada em 1989 pelo médico e estilista Oskar Metsavaht, a Osklen se inspira no dinamismo da metrópole e na exuberância da natureza brasileira, dando vida a um estilo que une sofisticação e despojamento baseado na harmonização dos contrastes.
A marca representa o lifestyle da mulher e do homem contemporâneos, em um mundo no qual convivem o urbano e a natureza, o global e o local, o orgânico e o tecnológico.
E é justamente essa percepção integrada da natureza, da cultura e da sociedade, associada a uma estética apurada, que faz com que a Osklen do Oskar seja considerada pela WGSN, bíblia virtual do mundo da moda, uma das dez marcas mais influentes e inspiradoras do mundo.
Lojas RJ: Ipanema 1 e 2, Rio Sul 1 e 2, Fashion Mall, Barra Shopping, Rio Design Barra e Leblon, Shopping da Gávea, Shopping Tijuca, Norte Shopping, Búzios, Niterói, Petrópolis e Teresópolis. São Paulo: Oscar Freire, Shopping Iguatemi, Market Place, Pátio Higienópolis, e Shopping Villa Lobos. Brasília: Park Shopping. Belo Horizonte: BH Shopping e Pátio Savassi, Juiz de Fora-MG + 8 cidades
    Nine9, 2263* CEP Barra da Tijuca
  Av. das Américas, 3255 lj.258 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ           
“À frente da Nine9 está a empresária carioca Luciane Amorim, administradora de empresas, com 32 anos de idade. Com cinco anos de experiência no segmento de vestuário para gestantes e mãe de dois filhos, com idade de 5 e 3 anos, detectou carência muito grande em termos do que vestir durante a gestação, período de tantas modificações no corpo. As grávidas querem estar bem vestidas, por dentro da moda com peças confortáveis acima de tudo. A Nine9 é uma loja pensada para deixar clientes grávidas satisfeitas, elegantes, bem vestidas e bonitas, tanto no trabalho, quanto na vida social ou em casa. Propõe oferecer uma moda gestante seguindo tendências da estação, com produtos e serviços diferenciados em relação aos existentes no mercado. Na coleção da Nine9 sempre terá um estilista renomado assinando alguma peça; dessa vez Carlos Tufvesson, que assinou sua linha linha fashion de calça jeans, em vários tons e estilos, que fazem o maior sucesso.”
    Bintang House, 2261* CEP Barra da Tijuca
  Rua Prof. Júlio Lohman casa 626 - Joatinga - Rio de Janeiro, RJ           
A Cia de Marcas, formada a partir da associação das marcas cariocas Richards e Salinas, em 2007, acaba de incorporar mais uma marca de estilo de vida no seu portfólio, a Bintang.
Adotando um estilo puramente carioca, a Bintang com sete anos de experiência de mercado, é dirigida aos jovens que se dedicam a um estilo de vida autêntico, com cultura de praia e esportes radicais.
A marca nasceu com a vocação de celebrar momentos e memórias de um lugar em que se vive integrado à natureza, viagens frequentes, prática de esportes radicais e a espiritualidade